O que fazer em Minsk – 15 Atrações Imperdíveis!
O que fazer em Minsk – Já começo a escrever este post indo direto ao ponto: Minsk foi uma grata surpresa durante nosso mochilão pelo Leste Europeu. Sobretudo porque, até começarmos a planejar a viagem, eu só tinha ouvido falar de Minsk em um episódio de Friends, quando um namorado da Phoebe ía se mudar para lá. Alguém aí se lembra? rs.
Mas o fato é que Minsk ganhou meu coração, pela limpeza das ruas, organização, pelos preços (pense em uma cidade barata!?) e especialmente porque a capital de Belarus (ou Bielorrússia, como preferir) ainda não recebe tantos turistas. O turismo em massa ainda não chegou por ali, e isso é maravilhoso! Vem ver quanta coisa bacana tem para se fazer em Minsk.
Aproveitando, pode ser que você queira ver também:
- O que fazer em Bucareste, na Romênia
- O que fazer em Chisinau, na Moldávia
- O que fazer em Sofia, na Bulgária
- O que fazer em Istambul, na Turquia
- O que fazer em Kiev, na Ucrânia
Onde se hospedar em Minsk
Em Minsk nós nos hospedamos no Orbita Hotel. O hotel não fica na área central da cidade, mas fica do lado da estação de metrô Pushkinskaya. Pagamos USD 35 por um quarto enoooorme. Nós gostamos bastante.
Entretanto, agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar, ou seja, é a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking. Por isso, clique AQUI para ver a lista de apartamentos em Minsk que nós separamos para você, tem opções por até USD 25 para um apartamento inteiro!
Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
O que fazer em Minsk
Veja abaixo as 15 principais atrações de Minsk. Nós passamos 3 dias na cidade, especialmente porque fomos duas vezes ao teatro – que aliás, é SUPER barato, falarei melhor mais abaixo. Mas saiba que em 2 dias você consegue ver muita coisa também. Olha só:
KGB Building
Vou começar logo pela “atração” mais curiosa de Minsk, que não é atração turística em si, mas é curioso pra chuchu: o imponente Prédio da KGB.
Entretanto, esse não é o prédio da “antiga” KGB não meu amigo, é da KGB dos dias atuais mesmo. Isso porque a Agência de Segurança do Estado da República da Bielorrússia é a única agência de inteligência que manteve o nome KGB (do russo) após a dissolução da União Soviética. Além disso, para quem não sabe, KGB é a sigla para Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti (Comitê de Segurança do Estado), o serviço secreto da antiga URSS, um dos mais temidos e eficientes serviços secretos do mundo.
Soubemos que dentro do prédio tem um museu. Contudo, não conseguimos encontrar informações concretas se ele é aberto ou não para visitação do público em geral, parece que não é. Mas descobrimos que dá para fazer um tour virtual pelo museu no site oficial da KGB, basta clicar aqui.
Red Church
Do prédio da KGB nós seguimos caminhando até a Independence Square onde, além de outras atrações, também fica a Red Church, uma igreja católica.
A igreja vermelha também é conhecida como Igreja de São Simão e Santa Helena. Isso porque o casal que financiou sua construção queria que ela levasse o nome de seus dois filhos que haviam falecido quando crianças. Além disso, ela é um dos cartões postais da cidade e definitivamente não vai passar desapercebida durante uma caminhada pela praça.
Independence Square
A Praça da Independência é onde você encontra vários prédios administrativos do governo da República da Bielorrússia. Mas definitivamente o que mais lhe chamará a atenção é o Palácio do Governo, que ainda exibe uma gigantesca estátua de Lênin, bem na frente. Aliás, você sabia que Belarus é conhecida por ser a última ditadura da Europa? Também falarei melhor sobre isso mais abaixo.
A praça, cuja construção teve início na década de 1930, foi durante décadas chamada de Lenin Square e só recebeu o nome Praça da Independência em 1991, após a dissolução da antiga União Soviética.
Além disso, existe uma galeria subterrânea bem debaixo da praça, por lá você encontra uma série de lojas, um supermercado e, o melhor de tudo, uma unidade do Burger King. Mas não estou mencionando a famosa rede de fast-food por conta de seus hambúrgueres, é que em Minsk o Burger King vende chopp! Eu achei o máximo! ahahaha.
House of Government
E a poucos passos do centro da praça você poderá ver a imponente estátua de Lênin, que fica bem na frente do Palácio do Governo.
Confesso que ver a estátua de Lênin ali foi quase um choque, especialmente porque tínhamos acabado de passar por países que fizeram questão de remover todas as memórias ligadas ao comunismo, como a Bulgária, Moldávia, entre outros. Mas considerando que Minsk mantém uma prisão que ainda aplica a sentença de morte, que aliás são cumpridas na “surdina”, o que mais podíamos esperar, né? Veja aqui uma matéria completa da BBC falando das execuções “secretas” que ainda acontecem em Minsk.
City Gates
Da praça seguimos caminhando até os Portões da Cidade, que aliás ficam bem pertinho do terminal rodoviário e ferroviário de Minsk. Por isso, se você chegar na cidade de ônibus ou de trem, a imponente dupla estará a poucos passos do local de sua chegada.
São dois edifícios idênticos, sendo que um deles é carinhosamente chamado “A hora de Minsk”, por conta do relógio situado em sua torre, enquanto o outro é chamado de “Brasão da Bielorrússia”
Minsk Old Town
Dos portões da cidade nós seguimos até o Centro Antigo de Minsk, uma área próxima à prefeitura da cidade, com uma bela vista para o rio e também com algumas lojinhas (quiosques) vendendo lembrancinhas. Aliás, foi por ali que compramos nosso novo ímã de geladeira. Já comentei que temos uma coleção de ímãs? 😀
City Hall
E é por ali, no centro antigo, onde fica a Prefeitura de Minsk, que vamos combinar? Mais parece uma igreja, não parece?
Mas o detalhe mais charmoso fica por conta do jardim florido e dessa carruagem que enfeitam o seu exterior, especialmente de noite, quando a carruagem fica toda iluminada.
Holy Spirit Cathedral
E por falar em igreja, bem em frente à prefeitura você encontra a Holy Spirit Cathedral, ou a Igreja das Duas Torres, como também é conhecida, uma igreja ortodoxa e um dos símbolos de Minsk.
Aproveitando, você já visitou alguma igreja ortodoxa? Sabia que igrejas ortodoxas, diferentemente de igrejas católicas, não possuem estátuas de santos em seu interior, apenas pinturas? Além disso, a Holy Spirit Cathedral guarda o mosaico “Mother of God”, conhecido como o Ícone de Minsk. Porque reza uma lenda popular que a virgem teria chorado lágrimas de diamantes ao ver pessoas pobres pelo local e que estes diamantes foram capazes de ajudar essas pessoas. Será!? 🤔
Palace of the Republic
E esse prédio “quadradão” das fotos abaixo é o Palácio da República. Nós não tivemos oportunidade de entrar, mas no interior do palácio acontecem concertos de convidados ou da orquestra presidencial, além de conferências e reuniões políticas.
Além disso, o Palácio também abriga um cinema em 3D e até bares e cafés. Se o bar é bom e a cerveja é barata, não sei dizer, ficou para uma próxima visita à Minsk.
O que fazer em Minsk – State Circus
Uma das atrações mais famosas de Minsk é o State Circus, o famoso circo da cidade. Nós estávamos até animados para ir ao circo, mas depois que vimos que eles ainda usam animais nos espetáculos, acabemos desistindo.
Não sei você, mas eu não consigo mais achar graça nestas atrações que exploram animais. Por isso nós optamos por gastar nosso $$ comprando cerveja. Mas caso você queira ver mais informações sobre o State Circus, clique aqui para acessar o site oficial.
National Academic Bolshoi Opera and Ballet
Agora, se você também não curte atrações envolvendo animais, guarde o valor do ingresso do circo para gastar no National Academic Bolshoi Opera and Ballet. Porque em Minsk você poderá assistir óperas e ballets por menos de USD 5, uma SUPER oportunidade para quem estiver na cidade!
Nós assistimos à peça de ballet O Pequeno Príncipe e amamos. Mas o mais legal de tudo é que mesmo os lugares mais baratinhos e mais distantes do palco também tinham uma visibilidade ótima. Foi INCRÍVEL poder assistir à um Ballet Bolshoi por USD 5. Quando outra vez na vida!? Por esse precinho?
Por isso vou repetir: uma vez em Minsk, pelo amor de Dionísio, vá ao teatro!
Clique aqui para consultar o site oficial, para ver os espetáculos em cartaz e consultar os preços. Além disso, o prédio é lindo! Veja:
Victory Square
Como tem acontecido conosco há um tempão nesta viagem pelo leste europeu e pelo mundo, a principal atração da Victory Square estava em reforma e cheia de tapumes, estragando todas as fotos…rs.
Anteriormente conhecida como “The Circus”, a Victory Square foi renomeada e transformada em memorial em 1954, quando o obelisco foi construído. O enorme obelisco de 40 metros é um memorial aos mortos de guerra do país.
National Library of Belarus
A Biblioteca Nacional é mais do que uma rica coleção de livros. Assim como a Nova Biblioteca de Alexandria, ela também é um centro multiuso que combina alta tecnologia, design ultramoderno, além de uma arquitetura bastante incomum.
Os autores do projeto de construção da biblioteca queriam que a forma de diamante lapidado simbolizasse o valor do conhecimento e a infinidade do mundo perceptível. Bonito, né?
Great Patriotic War Museum
O Great Patriotic War Museum é um dos maiores museus do mundo dedicados à Segunda Guerra Mundial, e também um dos primeiros museus no mundo a se dedicar a este tema específico.
Os primeiros itens para sua coleção foram recolhidos em 1942. São 24 salas de exposições com mais de 140.000 itens expostos. Por isso reserve no mínimo umas 2 horas para a visita.
Mir Castle
Se você ficar com um tempinho sobrando em Minsk, saiba que é possível fazer um Day Trip (viagem de um dia) para visitar o Mir Castle. Dá para ir de ônibus até lá e a viagem dura pouco mais de 2 horas.
Entretanto, como nós tínhamos acabado de passar pela Romênia, nós estávamos saturados de castelos e decidimos não ir até lá por pura preguiça. #shameonus! rs.
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!
Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Como se locomover em Minsk
Nós conhecemos todas as atrações de Minsk caminhando e utilizando o sistema de transporte público (ônibus e metrô). Os ônibus são numerados e relativamente fáceis de usar, mesmo que você não fale bielorrusso, que é o nosso caso, inclusive…rs.
Você paga a passagem direto para o motorista, recebe seu ticket, precisando apenas validar o mesmo, inserindo o ticket nas maquininhas que ficam dentro do ônibus. Mas caso tenha dúvidas, fique de olho nos locais e veja como eles fazem. Contudo, saiba que o metrô é mais tranquilo de usar e as estações tem os nomes escritos em inglês também.
Mas caso você tenha acesso à internet, saiba que é possível usar o Y.Taxi, que funciona como Uber em Minsk e é tão prático e barato quanto (clique aqui para baixar o APP para seu iPhone ou aqui para Android).
Onde comer em Minsk
Nós comemos alguns dias no Vasilki Restaurant. Principalmente porque a comida era deliciosa, mas também porque o cardápio continha fotos, o que facilitava demais na hora de pedir os pratos. Veja abaixo os valores que pagamos:
- Chopp de 500ml por USD 4
- Pratos principais por USD 9
- Entradas por USD 8
Mas se você se hospedar nos apartamentos disponíveis no Booking.com você pode cozinhar em casa, o que definitivamente deixará sua passagem por Minsk bem mais barata. Além disso, nós comprávamos cerveja de 2 litros no supermercado por pouco mais de USD 1, uma maravilha!
Chegando em Minsk
De Kiev, na Ucrânia, nós pegamos um ônibus até Minsk. Pagamos UAH 715,00 pela passagem (USD 29). Compramos o bilhete com a empresa Ecolines e os ônibus saiam da estação chamada Vydubychi, onde também tem uma estação de metrô. Super fácil de chegar e ainda tem um locker onde você pode deixar sua mala (ou mochila) enquanto passeia pela cidade.
➡️ Veja como foi a viagem de Kiev para Minsk clicando aqui.
Saindo de Minsk
De Minsk nós compramos um bilhete de ônibus para Tallinn, na Estônia. O bilhete custou BYR 62,00 (USD 30). Entretanto, o ônibus não seguia direto, nós tivemos que parar em Riga e pegar outro ônibus para Tallinn. Mas assim que chegamos no terminal rodoviário nós já embarcamos no outro ônibus, não esperamos nem 10 minutos.
Fronteira de Belarus com a Letônia
Depois de 3 horas de viagem chegamos na fronteira de Belarus com a Letônia. Tivemos que descer do ônibus carregando todas as malas e o raio-X não estava funcionando. Por isso uma oficial é que decidia qual mala ela gostaria de inspecionar. Eu achei bastante engraçado porque isso me fez lembrar Moçambique, lá em 2012, quando me mudei para o país. Eu achava que as coisas fossem mais modernas por essas bandas, mas pelo visto me enganei.
Todavia, depois da demorada fila para apresentar os passaportes nós voltamos para o ônibus. A princípio a demora se deu porque os policiais, com seus gigantes quepes de cor verde-escura, inspecionavam minuciosamente (com lupas) todos os passaportes, um por um, procurando sabe-se lá deus o quê. Depois voltamos para o ônibus e esperamos pelo menos uns 40 minutos até todos passarem pela imigração da Letônia, que foi muito tranquila, aliás.
Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:
Todos os nossos posts sobre a Romênia:
- O que fazer em Bucareste
- O que fazer em Sibiu
- Castelo de Peles, em Sinaia
- Bran e o Castelo do Conde Drácula
- Como ir de Bucareste para Brasov
Todos os nossos posts sobre a Bulgária:
- O que fazer em Sofia
- O que fazer em Plovdiv
- O que fazer em Veliko Tarnovo
- Como ir de Sofia para Veliko Tarnovo
- Como ir de Istambul para a Bulgária
- Como ir de Veliko Tarnovo para Bucareste
Todos os nossos posts sobre a Turquia:
- Mochilão de 15 dias na Turquia
- O que fazer em Istambul – 20 Principais Atrações
- Roteiro de 3 dias em Istambul
- O que fazer na Turquia – Dicas Práticas para sua viagem
- O que fazer na Capadócia
- Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando pouco
- Comidas Típicas da Turquia – 10 delícias para você provar
- O que fazer em Izmir – Incluindo Éfeso
- Ainda vale a pena visitar Pamukkale?
- O que fazer em Mardin
- O que fazer em Sanliurfa
SHow!!! Parabéns, o Blog está recheadíssimo!
Aiiiinnnnn!
Te amo