O que fazer em Cape Town – 30 Principais Atrações – 2020
O que fazer em Cape Town – Sabe aquela cidade que te ganha logo de cara? Cape Town é assim. O cantinho mais charmoso da África do Sul tem de tudo: belezas naturais, praias, história, cultura, museus, cervejarias, vinícolas e (ai meu deus, que delícia) comida barata.
Por isso, depois de passar dois meses em Cape Town nós resolvemos escrever esse post para listar todas as atrações que visitamos, incluindo um guia completo de como conhecer a cidade utilizando transporte público.
→ Post atualizado em 2020 ←

Onde se hospedar em Cape Town
Durante nossos dias em Cape Town nós nos hospedamos no Cape Town Lodge Hotel. Um hotel super bem localizado, pertinho do V&A Waterfront, com piscina e vista para a Table Mountain. Nós gostamos muito!
Mas caso queira checar outras boas opções de hospedagem, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você.

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
O que fazer em Cape Town
Veja abaixo 30 opções do que fazer em Cape Town. E clique aqui para ver como nós fizemos para rodar pela cidade de ônibus e gastando bem pouco.
1 – Trilha da Lion’s Head
Foi do alto da Lion’s Head que nós vimos, o que foi para nós, o pôr do sol mais bonito de Cape Town. E é também da Wally’s Cave (essa da foto abaixo), que se tem uma vista privilegiada da Table Mountain.
Além disso, nós fizemos um post caprichado sobre a trilha para chegar até o topo da Lion’s Head, incluindo instruções específicas sobre como encontrar a Wally’s Cave.
➡️ Veja aqui nosso post completo sobre a Trilha da Lions Head.

2 – Table Mountain – o cartão postal de Cape Town
A Table Mountain – ou Montanha da Mesa, em português – é o maior cartão postal de Cape Town. Além disso, a vista de lá de cima é deslumbrante e você definitivamente precisa ir até lá para comprovar.
É possível subir até o alto da Table Mountain de bondinho. Mas nós subimos caminhando pela trilha mais fácil, a Platteklip Gorge, foram quase três horas de caminhada até o topo. Foi bem cansativo, mas foi incrível mesmo assim, e caso você queira ver o post completo sobre a trilha basta clicar no link abaixo.
➡️ Veja aqui nosso relato completo sobre a trilha para subir a Table Mountain.

3 – O que fazer em Cape Town – Waterfront
O Victoria & Alfred Waterfront, ou simplesmente V&A Waterfront, é um parque de diversões, literalmente. Já que agora tem até uma enorme roda gigante por lá. Um aglomerado de lojas, restaurantes e o local de onde saem passeios de barco e até de helicóptero, para os mais afortunados.
Mas se você, assim como nós, também não curte muito esses shopping centers imensos, saiba que só pelas paisagens dos arredores do V&A já vale a visita. Saca só esse entardecer:

4 – Cape of Good Hope
Isso pode parecer confuso, mas dentro do parque existem duas atrações, dois cabos: o Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope) e o Cape Point. Por isso muitas pessoas pensam, erroneamente, que trata-se apenas dessa placa bacana aí da foto abaixo, placa esta que indica o ponto mais a sudoeste do continente africano.
Mas não é só isso não, já que o Cabo da Boa Esperança fica dentro de uma área enorme e por lá você também poderá ver animais selvagens, admirar a bela paisagem, nadar em piscinas naturais (se você aguentar as baixas temperaturas da água), sendo possível até fazer um churrasco e hospedar-se por ali.
➡️ Veja aqui nosso relato completo sobre o Cape of Good Hope – como chegar e o que fazer.

5 – Kirstenbosch
O Kirstenbosch é o jardim botânico de Cape Town e fica a 13 km do centro da cidade. São mais de 7.000 espécies de plantas, incluindo algumas ameaçadas de extinção.
“Ahhh, mas eu não entendo nada de plantas!”. Nem a gente! Mas só a vista para a Table Mountain e a vibe do lugar já farão sua visita valer a pena.
➡️ Veja aqui nosso relato completo sobre o Kirstenbosch.

6 – Pinguins na Boulders Beach
Os habitantes mais fofos de Cape Town moram na Boulders Beach. E a Boulders Beach é um dos únicos lugares no mundo onde você terá a oportunidade de nadar com eles! Imagine que legal!? Entretanto, nós estivemos por lá no inverno e não deu coragem de entrar na água 😒
➡️ Veja aqui nosso relato completo sobre a Boulders Beach – como chegar e o que fazer.

7 – Company’s Garden
Quando chegamos em Cape Town um amigo sul-africano nos disse que o Company’s Garden era o Central Park da África. Claro, resguardadas as devidas proporções, nós concordamos bastante com ele.
Criado em 1652 o parque fica bem no coração da cidade e oferece uma ótima área para descansar, ler um livro, fazer um piquenique, ou somente passear por ali, curtindo a natureza.

8 – Robben Island
Para quem gosta de história esse definitivamente é um passeio imperdível. O passeio para a Robben Island parte em um catamarã do V&A. Os bilhetes custam ZAR 340,00 ou USD 26 e são super concorridos. Por isso reserve com uma ou duas semana de antecedência, especialmente de novembro a fevereiro, que são os meses de alta temporada na cidade.
Além disso, foi na Robben Island que Nelson Madela passou 18 dos 27 anos em que esteve preso. Por isso, essa famosa prisão de segurança máxima onde prisioneiros políticos eram mantidos durante o regime do Apartheid se tornou museu em 1997 e Patrimônio Mundial da Humanidade em 1999.

9 – Pôr do sol no Milnerton Lighthouse
No Milnerton Lighthouse, além de poder admirar o farol de 21 metros de altura que existe por lá, você também encontrará a praia perfeita para assistir a este maravilhoso pôr do sol em Cape Town.
E se você der sorte e o tempo virar (sim, isso é uma sorte tremenda) o céu ficará assim:

10 – Camps Bay
Entretanto, foi na praia de Camps Bay, uma das mais famosas da cidade, que nós também registramos esse coloridíssimo pôr do sol em Cape Town. Parece até cena de filme, não parece? ❤️
Além disso, ali na região de Camps Bay você encontra uma enorme variedade de restaurantes, bares e cafés.

11 – Bloubergstrand
A Bloubergstrand é outra praia famosa de Cape Town para você assistir ao pôr do sol. Assim como é daqui que boa parte das fotos dos cartões postais com a Table Montain ao fundo são tiradas, o cenário é mesmo lindo.
➡️ Veja aqui nosso relato com os mais lindos pores do sol em Cape Town.

12 – Muizenberg
Muizenberg possui 20 km de praia, que vão desde False Bay até Strand. Mas o bacana mesmo é o contraste do marzão azul de fundo com as essas casinhas coloridas. Nós fomos até lá de trem.
Além disso, em um primeiro momento nós achamos que essas casinhas eram uma espécie de hostel, mas ao chegar mais perto percebemos que na verdade são pequenos quartinhos, onde os banhistas podem trocar de roupa e guardar seus pertences.
➡️ Veja aqui nosso post completo sobre Muizenberg – Como chegar e o que fazer por lá.

13 – Old Biscuit Mil
Um dos mercados mais badalados da cidade, o Old Biscuit Mill está aberto diariamente com várias opções de barraquinhas vendendo artesanatos e roupas.
Mas é aos sábados que o lugar realmente bomba. Porque além das bancadas tradicionais, são adicionadas várias opções de comida, cervejas artesanais e música ao vivo – um ótimo lugar pra experimentar alguns pratos tradicionais e tomar uma breja bem geladinha!

14 – Eastern Food Bazaar
Quer um lugar para comer barato? Então visite o Eastern Food Bazzar, o mais tradicional dos mercados de rua de Cape Town, uma mistura da cozinha indiana, chinesa, paquistanesa e turca. No Eastern Food Bazaar você encontrará opções desde noodles (o famoso macarrãozinho) até shawarmas deliciosos feitos com o tradicional pão indiano, o roti.
Esse shawarma aí da foto custou apenas ZAR 55,00 ou USD 4.
➡️ Veja aqui nosso relato completo de onde comer barato em Cape Town.

15 – O que fazer em Cape Town – Mzoli’s
Mas se você quiser viver uma experiência tipicamente sul-africana, não deixe de comer um “braai” no Mzoli’s, um dos lugares mais tradicionais de Cape Town, frequentado por famílias locais, turistas e até algumas celebridades.
Além disso, o Mzoli’s é um restaurante super diferentão, onde você escolhe sua carne, o molho desejado e o churrasqueiro prepara tudo pra você ali na hora. Nós amamos! E claro que fizemos um relato completo:
➡️ Veja aqui nosso relato completo sobre o Mzoli’s – como chegar e valores.

16 – Degustação de Vinho
Visitar a África do Sul sem provar seus deliciosos vinhos é um grande desperdício, não é verdade? Por isso existem inúmeras vinícolas onde a degustação de vinho custa em média ZAR 40,00 ou seja USD 3. Fala sério! Bons vinhos e por um precinho tão camarada assim? Não dá para perder.
⚠️ Mas tenha cuidado caso esteja dirigindo, pois além de ser perigoso, por aqui a tolerância é zero para esse tipo de infração.

17 – Beer House
Não gosta de vinho? Não tem problema! Além dos vinhos a África do Sul também possui uma grande tradição cervejeira. Você sabia?
Mas nós também só descobrimos isso quando chegamos por aqui, e foi no Beer House, na Long Street, onde nós provamos vários tipos de cerveja. São 25 opções de chopp e 99 tipos de cervejas em garrafas, desde as locais até algumas importadas.
➡️ Veja aqui nosso post cervejeiro de Cape Town – vai te dar sede na hora!

18 – Free Walking Tour
Acima de tudo, você precisa saber que são quatro os tipos de Free Walking Tours oferecidos em cape Town, nós fizemos todos eles e recomendamos muito! O Free Walking Tour é uma espécie de caminhada a pé onde voluntários vão contando a história dos lugares.
Contudo, mesmo levando o nome de “free” os voluntários sempre pedem uma doação no final do tour. Tenha isso em mente e veja as opções:
- Historic City Tour – conta um pouco sobre a história da cidade de Cape Town;
- Bo Kaap Walking Tour – conta a história do famoso bairro;
- V&A Waterfront Tour – tour pelo Waterfront contanto um pouco sobre sua história;
- Apartheid to Freedom Tour – fala sobre o Apartheid, passando pela história de Nelson Mandela. O mais interessante de todos, em nossa opinião.

19 – Chapman’s Peak Drive
Está com um carro alugado em Cape Town? Então não deixe de dirigir pela Chapman’s Peak Drive, uma das estradas mais bonitas do mundo. Nós passamos por ela em nosso caminho até o Cape Point.
Entretanto, a estrada fica fechada em dias com tempo ruim. Por isso consulte aqui no site oficial as condições climáticas antes de embarcar nessa bela viagem.

20 – Long Street
A Long Street está para Cape Town assim como a Khao San Road está para Bangkok. A rua conta com diversas opções de bares, restaurantes e albergues. É uma das áreas mais badaladas da cidade. E se você gosta de vida noturna, aqui é seu lugar. Mas se você, assim como nós, não curte muito sair à noite, aproveite a Long Street durante o dia mesmo.
21 – City Hall
Foi no City Hall que Nelson Mandela discursou pela primeira vez em 1990, apenas algumas horas depois de ter deixado a prisão. E também em 1994, mas desta vez como o atual presidente da África do Sul.
Por isso, além da bela arquitetura, o City Hall também é um dos marcos de Cape Town, e ali pertinho fica o Grand Parade, local utilizado muitas vezes para manifestações políticas.

22 – Signal Hill
Quer ter uma bela visão da cidade de Cape Town? Então dê uma passada pelo Signal Hill. Foi de lá que nós tivemos essa bela vista de Cape Town toda iluminada.

23 – Sands Bay em Cape Town
Quer sair do roteiro turístico clássico? Então que tal fazer a trilha de Sands Bay, passando pela mais famosa praia de nudismo de Cape Town. Mas calma que você não precisa necessariamente ficar pelado, só ficará se quiser. Além disso, pela trilha é possível chegar até o ponto onde fica esse navio naufragado.
➡️ Clique para ver o post sobre essa trilha nada turística.

24 – Sea Point Promenade
Uma das orlas mais utilizadas pelos moradores de Cape Town. O Sea Point Promenade é visitado tanto por aqueles que buscam somente um lugar para relaxar vendo o mar, quanto pelos esportistas que gostam de correr, andar de bicicleta ou skate por ali. Além disso, o lugar também conta com parquinhos que fazem a alegria da criançada.

25 – Hout Bay
Há muito o que fazer em Hout Bay, desde passear pela praia, tomar um café no tradicional Fish on The Rocks, e até sair para pescar, quem sabe!? Além disso, é de lá que saem os passeios para a llha das focas. Mas calma, veja no tópico abaixo que dá para ver as foquinhas por ali mesmo, e de graça.
E uma vez em Hout Bay, não deixe de conhecer o mercado Bay Harbor Market.

26 – Focas em Hout Bay
E o ponto alto de nossa parada em Hout Bay foram as focas! Essas fofuras que vivem por lá. Veja esse vídeo do flagrante que demos em duas delas namorando. Um amor!
Mas estamos aqui na dúvida: são focas ou leões marinhos? Ajuda aí 😅
27 – Bo Kaap
Uma das áreas residenciais mais antigas de Cape Town. Em 1700 o Bo Kaap recebeu exilados políticos, escravos e condenados vindos da Índia, do Sri Lanka, da Malásia e da Indonésia. Esses indivíduos e seus descendentes foram conhecidos como Cape Malays. Além disso, em meados do século XX, o governo do Apartheid declarou o Bo Kaap uma área específica para os muçulmanos e obrigou as pessoas de outras religiões e etnias a deixar o local.
Mas hoje o Bo Kaap é um dos pontos turísticos de Cape Town, o bairro das casinhas coloridas, onde também é possível experimentar a Cape Malay Cuisine, e é no Bo Kaap que fica a primeira mesquita construída na África do Sul. Definitivamente um “must see” na cidade.

28 – Bo Kaap Museum
Além disso, se você quiser entender melhor a história de Bo Kaap e um pouco mais sobre o regime do Apartheid, não deixe de visitar o Bo Kaap Museum.
A entrada custa apenas ZAR 20,00 ou USD 1.50.
29 – Green Market Square
Situado no coração do centro comercial de Cape Town, o local era usado para o comércio desde frutas até escravos. Mas hoje em dia a praça é local de uma feira permanente onde é possível encontrar todos os tipos de artesanato e roupas tradicionais.

30 – Slave Lodge Museum
O prédio, um dos mais antigos de Cape Town, onde os escravos eram mantidos até serem vendidos, atualmente abriga um museu que conta como funcionava o comércio de escravos em Cape Town e no mundo. Além disso, a exposição também mostra como era o funcionamento das rotas de comércio de escravos negros, asiáticos, e oriundos da Indonésia, Siri Lanka, Índia, etc.
A entrada custa ZAR 30,00 ou USD 2.30.

31 – Castle of Good Hope
Por certo um marco da cidade de Cape Town, o Castle of Good Hope, ou Castelo da Boa Esperança, é um maravilhoso exemplar de um “forte estrela”. Construído entre 1666 e 1679 pela Dutch East India Company, é o edifício colonial mais antigo existente na África do Sul. Além disso, os materiais utilizados para construir o castelo incluíram cortes de rocha transportados diretamente da Robben Island.
Nós o visitamos em um dia de chuva e tempo fechado, mas com sol você poderá ter uma bela visão da Table Mountain.
A entrada custa ZAR 30,00 ou USD 2.30.

32 – Museu de História Natural e Planetário de Cape Town
Com mais de 200 anos de existência, o Museu de História Natural é interessante para adultos e crianças. Além disso, o museu ainda conta com exibições sobre a vida selvagem atual e do passado, sobre o processo de formação da terra e até mesmo sobre o Apartheid.
Não apenas, dentro do museu ainda fica o Planetário que tem exibições diárias levando os visitantes a conhecer melhor o nosso universo através de um dome digital tridimensional, um show à parte, considerado um dos melhores planetários do mundo. Nós amamos!
A entrada para os dois custa ZAR 60,00 ou USD 4.60.

O que fazer em Cape Town – A cidade possui muitas atrações. E você poderá montar seu roteiro de 1 a 30 dias, a depender de seu tempo. Mas nós sugeriríamos pelo menos uma semana para poder explorar a cidade de acordo.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila para a África do Sul. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
O que fazer em Cape Town – Quando Visitar
A melhor época para visitar Cape Town é entre os meses de janeiro e abril, quando chove menos. Mas eu estive por lá em agosto e também entre os meses de junho e julho e gostei muito do clima mais frio.

✅ Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:
- Onde comer barato em Cape Town
- Como conhecer a cidade de ônibus
- Como utilizar o MyCiti, o ônibus de Cape Town
- Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil
- Trilha para subir a Lion’s Head
- Como encontrar a Wally’s Cave
- Visitando o Cabo da Boa Esperança
- Cape Town fora da rota turística
- 5 lugares incríveis para assistir ao pôr do sol em Cape Town
- Mzoli’s: uma experiência tipicamente sul-africana
- Custos básicos de Cape Town
- Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul
- Cape Town: a Mecca Africana das Cervejas Artesanais
Sobre a Garden Route
- Roteiro de 8 dias pela Garden Route
- O que fazer em Mossel Bay
- O que fazer em Plettenberg
- O que fazer em Knysna
- O que fazer em Jeffrey’s Bay
- O que fazer em Port Elizabeth
- Beer tour em Port Elizabeth
- Ver baleias em Hermanus, como é e quanto custa
- Cango Caves: como chegar, valores e tours
Sobre a África do Sul
- Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul
- Curiosidades sobre a África do Sul
- O que fazer em Durban
- O que fazer em Joanesburgo
🌎 Além disso, acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Adorei a riqueza das dicas que vocês compartilham aqui! Já fiz uma agenda aonde estou anotando tudo. Apenas uma observação na foto achei de cara a Camila de rosa mas não achei o Lázaro ….kkkk…. tenho direito de alguma dica? Continuo orando por vocês e acompanhando essa espetacular volta ao mundo.
Você é a pessoa mais linda desse mundo, Paulinha!
Seus comentários sempre me enchem de alegria, obrigada!
Lázaro está láaaaa atrás, só dá para ver a ponta da cabeça dele…rs
Um beijo cheio de amor pra vc!
Vamos supor que eu queira ver tudo isso, qtos dias vocês acham que preciso ficar na cidade? Eu sou lerda, mas posso acelerar o passo e ver muitas coisas num dia só
Mi,
Pelo menos uma semana!
Cape Town é incrível! Nós passamos um mês por lá e eu ainda achei pouco…rs
Mas em uma semana dá para ver MUITA coisa 🙂
Bjão!
Eu queria parabenizar ao casal peio incrível blog. Passei 11 dias na África do Sul, me guiei pelo seu blog e deu tudo certo. Muito obrigado, Pessoas como vocês facilitam e muito a vida de viajantes principiantes como eu :)))).
Oi Miguel!
Que delícia receber esse tipo de mensagem. É o que nos motiva a continuar escrevendo.
Super obrigada pelo carinho!
Ganhamos o dia 🙂
Completo, espetacular, excelente…parabéns por tantas informações úteis. Estamos nos guiando por vocês. Muito obrigado.
MUITO OBRIGADAAAA!!!
Ficamos muito felizes em ajudar 🙂
Abração!