O que fazer em Sanliurfa – na Turquia

Nós viajamos pela Turquia durante 15 dias e depois seguimos de ônibus até o Irã. Neste caminho nós passamos por algumas cidades do Curdistão Turco e até do Curdistão Iraquiano. Mas uma das maiores surpresas para nós definitivamente foi Sanliurfa, na Turquia.

Por isso decidi escrever este post sobre o que fazer em Sanliurfa, incluindo dicas de como se locomover, onde se hospedar e como visitar o sítio arqueológico de Göbekli Tepe de maneira independente. Vem ver que legal!

o que fazer em sanliurfa
O que fazer em Sanliurfa

Onde se hospedar em Sanliurfa

Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Sanliurfa

A cereja do bolo de Sanliufa definitivamente é Göbekli Tepe, o templo mais antigo do mundo. Mas a cidade também tem dois museus super interessantes e outras atrações que valem a visita.

Nós decidimos passar 2 dias em Sanliurfa porque queríamos aproveitar bem o nosso tempo na cidade. Mas caso você tenha pouco tempo saiba que 1 dia inteiro também é suficiente para ver muita coisa. Olha só:

Göbekli Tepe – O Templo Mais Antigo do MUNDO!

O recém descoberto sítio arqueológico de Göbekli Tepe já se revelou como sendo o templo mais antigo do mundo. São 12 mil anos de história, bem mais antigo que as Pirâmides do Egito, e que marca a época em que a humanidade estava descobrindo a domesticação de animais e a agricultura. A descoberta está revolucionando muito do que se pensava sobre nossos antepassados.

“Até agora, pensava-se que nessa época os humanos conviviam em grupos de cerca de 15 pessoas, sem especialização em ofícios. Mas, para construir Göbekli Tepe, foram necessárias centenas de pessoas bem coordenadas” – palavras do arqueólogo turco Devrim Sönmez, em Istambul.

Göbekli Tepe

Além disso, a necessidade de manter um grande grupo de pessoas no mesmo lugar durante anos (para talhar, transportar e erguer as pedras) foi provavelmente o que impulsionou a mudança do antiga vida nômade para a vida sedentária. Porque até hoje se pensava que a transição da vida nômade para o sedentarismo se dava por conta do instinto de proteção e pelo medo da fome. Mas Göbekli Tepe “chegou” para mostrar que crenças religiosas também podem ter sido um fator determinante nesta transição.

Até agora estima-se que apenas 5% do complexo tenha sido escavado. São 16 conjuntos de Templos descobertos no local, sendo que até agora somente 4 deles foram devidamente explorados e abertos para visitação.

Os monólitos gigantes de Göbekli Tepe

Relevos em 3D!

Contudo o que mais chama atenção, além do tamanho dos monólitos, são suas decorações: relevos em 3D e gravuras de animais como raposas, touros, leões, patos, serpentes e até de seres humanos.

Além disso, todas as figuras foram talhadas nas pedras calcárias em uma época em que a humanidade ainda desconhecia os metais, com ferramentas de basalto e sílex. Não é incrível!? Olha isso, que perfeição:

o que fazer em sanliurfa
Animais talhados nos monólitos
Animais talhados nos monólitos

Göbekli Tepe – Patrimônio da UNESCO

A Unesco registrou Göbekli Tepe como Patrimônio Cultural da Humanidade em 2018. Desde então o local foi aberto à visitação e hoje é possível encontrar uma super infraestrutura construída para receber os visitantes.

Por isso eu confesso que saí de lá impressionada, especialmente com a parte interativa do centro de visitações, onde é possível assistir a um breve filme sobre as escavações e “brincar” nas telas interativas gigantes que trazem uma série de informações importantes.

o que fazer em sanliurfa
Foto de uma das telas interativas gigantes – todas touch screen

Quanto custa: a entrada para Göbekli Tepe custa TRY 36,00 (USD 6.50) mas pagando TRY 42,00 (USD 7.50) você pode acessar a área onde é possível assistir a um filme curtinho, uma animação super legal e mais algumas informações disponíveis em telas gigantes e interativas.

Como ir de Sanliurfa até Göbekli Tepe

Nós fomos até Göbekli Tepe usando o ônibus público. O ônibus que vai até o sítio arqueológico é o ônibus número 0 (zero).

O bilhete custa TRY 5,00 (USD 0.90). E os horários de ônibus de Şanlıurfa para Göbeklitepe são: às 10h, 13h e 16h. E de Göbeklitepe para Şanlıurfa: às 12h, 15h e 18h.

O que fazer em Saliurfa
Ônibus número 0 que vai para Göbekli Tepe

Şanliurfa Museum

O Museu de Sanliurfa é o maior museu de toda a Turquia. São 74.000 itens expostos, da Era Paleolítica até os dias atuais.

Além disso, é no Museu de Sanliurfa onde é possível ver a mais antiga estátua de homem em tamanho real que está intacta até hoje. Essa bonitona aí da foto abaixo:

Şanlıurfa Museum

Além disso, no Museu você poderá ver uma réplica de um dos conjuntos de Templos de Göbekli Tepe. O que é bem legal pois lá nas escavações não é possível chegar assim tão pertinho.

Şanlıurfa Museum

Haleplibahçe Mosaic Museum

O Museu de Mosaicos de Sanliurfa faz parte do mesmo complexo do Museu mencionado acima. Por lá é possível ver mosaicos retratando as cenas de batalhas das Amazonas, feministas “fodonas” que lutavam contra o patriarcado há 3.000 anos. Você já assistiu ao filme da Mulher Maravilha? Pois saiba que ela era uma Amazona ☺️

Além disso cenas da vida de Aquiles também podem ser vistas em outros mosaicos do museu. Eu gostei muito do que vi. Sem contar que a estrutura do local é incrível!

Haleplibahçe Mosaic Museum

Castelo – Sanliurfa Kalesi

Embora o Castelo de Sanliurfa funcione como um museu a céu aberto, na verdade o que de melhor ele oferece é uma bela vista da cidade. Especialmente no pôr do sol.

Nós subimos até lá no fim do dia e achamos que a pernada valeu a pena.

Şanliurfa Castle

Dergah Complex

Uma das áreas de peregrinação mais visitadas da Turquia, o distrito de Dergah é um complexo de mesquitas e jardins em torno da caverna onde teria nascido o Profeta Abraão e da piscina das carpas sagradas.

Nós passamos por lá antes de encarar as escadas para subir até o Castelo.

Mesquita Mevlid-i Halil

Caverna onde nasceu Abraão

Acredita-se que o profeta Abraão, importantíssimo para a crença islâmica e cristã, teria nascido nesta caverna, que fica na mesquita Mevlid-i Halil, no centro de Sanliurfa.

Além disso, também acredita-se que o profeta Abraão (Ibrahim, em inglês) teria vivido nesta caverna até completar sete anos de idade, e que a água encontrada na caverna seja curativa. Por isso muitas pessoas vão até lá para rezar e também para encher suas garrafinhas. Nós enchemos a nossa. Vai quê!? Né?

A caverna onde Abraão teria nascido

Gölbaşi Park e os Peixes Sagrados

Reza a lenda que Abraão estava Sanliurfa destruindo deuses pagãos quando Nimrod, o rei assírio local, ficou #chateado. Por isso Nimrod teria colocado Abraão em uma pira funerária para tacar-lhe fogo. Mas Deus teria transformado o fogo em água e as brasas transformadas em peixes. O Profeta foi salvo, tendo pousado em segurança em uma bela cama de rosas.

Por isso a área do Parque Gölbaşi de Saliurfa, com piscinas cheias de peixes e jardins cheios de rosas, é uma recriação simbólica desta história. Além disso, os peixes (carpas) que ficam nadando livremente por ali são considerados sagrados. Assim como também acredita-se que qualquer um que matar uma das carpas ficará cego. Será!? 😳

o que fazer em saliurfa
Gölbaşi Park

Bazaar

Como as outras cidades turcas, Sanliurfa também tem o seu Bazaar. Beeeem mais modesto que o Grand Brazaar de Istambul, é verdade. Mas ainda assim vale uma passada rápida para conhecer, ou para comprar frutas secas, que custam bem baratinho.

O melhor Kahvalti (café da manhã) da Turquia

Além disso, o Curdistão Turco é famoso pelo Kahvalti (café da manhã, em turco). Vimos vários restaurantes vendendo o rico café da manhã que inclui ovos, quejos, azeitonas, diferentes tipos de geleias, mel, batata frita, Nutella, tajine, pães e chá à vontade.

Nós comemos no Zahter Kahvalti no primeiro dia. Mas depois descobrimos um lugar ainda mais delicioso, o Dilim Pastanesi Kahvalti Salonu, pagamos TRY 17,50  (USD 3.00) por pessoa por um dos Kahvaltis mais incríveis que tivemos em toda a Turquia.

Olha que banquete!!!

Como ir para Sanliurfa

Nós pegamos um ônibus de Göreme (Capadócia) até Aksaray com a empresa Kamilkoc. Pagamos TRY 25,00 (USD 4.45) e a viagem durou 1 hora. Em Aksaray pegamos um ônibus noturno até Sanliurfa (também chamada de Urfa), a passagem custou TRY 120,00 (USD 21.00) com a empresa Midyat Seyyidoglu. Entretanto tem diversas empresas de ônibus que fazem estes trajetos.

Perto de Adana teve uma parada para controle de passaportes, mas foi tudo super tranquilo. Chegamos em Sanliurfa às 5h da manhã depois de 9 horas de viagem. Da rodoviária até o centro nós pegamos uma minivan – elas saem do lado de fora do terminal.

Como se locomover

Para utilizar os ônibus de Sanliurfa nós compramos este cartão que podia ser recarregado em diversos pontos e utilizados em todos os ônibus. Uma mão na roda!

Para saber qual ônibus pegar e etc., nós contamos com a gentileza das pessoas nos terminais. E, se o inglês não funcionar, vai na mímica que é sucesso!

O que fazer em Sanliurfa
Cartão para usar o ônibus

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 Comentários

  1. Oi, Camila!

    Não pude resistir em comentar e chamar à atenção para os graves erros históricos que cometeu neste post.
    Abraão, antes de ser “roubado” pelos muçulmanos, é antes de mais uma figura histórica judia. Como acontece como muitos locais invadidos e ocupados por muçulmanos, a história foi resescrita e falsificada por eles. Ibrahim é o falso nome em árabe, não é inglês. Basta vc verificar em qualquer bíblia em Inglês. Em um post sobre a India vc diz que tem amigos israelenses, talvez devesse ter perguntado a eles para verificar o que escreveu sobre Sanliurfa.

    • Olá Alfredo! Tudo bem? Espero que sim
      É por isso que no início de ambos os parágrafos vc encontrará a expressão “acredita-se”, porque esta foi a explicação que ouvimos do guia que nos acompanhou na visita, não se trata de uma afirmação.
      Este é um blog de viagens cujo principal objetivo é dar dicas de como viajar gastando menos, quais lugares visitar, quais as melhores rotas para se chegar nos destinos, onde comer, etc. Este não é um blog de história, tampouco de contextos religiosos.
      Fazemos pesquisas sobre os mais diversos temas antes de escrever os posts, procuramos ser muito cautelosos. Já escrevemos sobre mais de 40 países, diversas culturas, com suas identidades, diferenças e claro, conflitos. Justamente por isso, por não sermos especialistas em nenhuma cultura específica (e nem o pretendemos ser), vc pode sim, encontrar “graves” erros históricos em nossas escritas.
      Nossa intenção não é a de trazer nenhuma verdade absoluta. Nossa intenção aqui neste blog é somente a de tentar ajudar os leitores que até aqui chegam a planejar sua viagem.

      Agradecemos por seu comentário.

    • Estive lá no começo deste mês (11/22).
      Sanliurfa tem um aeroporto (um pouco distante da cidade) e eu fiz um bate e volta à partir de Istanbul:
      1 hora e 45 de vôo, cheguei 9:45 e parti às 20:45 (vôos domésticos com a Turquish).
      Deu para visitar tudo, exceto o bazaar.
      Para ir do aeroporto ao sitio arqueológico eu peguei taxi (140 reais). Achei o preço justo porque, além de não achar (ter ???) outra opção de transporte, a distância era uns 55 km. Importante: eles tem taxímetro e ele fica no espelho retrovisor, assim você consegue ver o valor da corrida.
      O sítio arqueológico tem uma estrutura muito bem montada, estacionamento, Centro de visitantes, banheiros, mas fica no meio do NADA, distante de Sanliurfa. Não havia taxis ou outros transportes, exceto o ônibus citado no blog (peguei o do meio dia para o centro de Sanliurfa), ou seja, USE ESSE ÔNIBUS. Note que até ele tem poucos horários!
      Em Sanliurfa, os pontos citados no blog são todos pertos e dâ para fazer a pé. São quase sequênciais, então se você vai caminhando de norte a sul, vai passando por todos eles: Museu, Museu de mosaicos, parque, caverna, mesquita e castelo.
      Dica: em frente ao museu de Sanliurfa tem um Shopping grande, com restaurantes. Foi providencial porque não vi muitos restaurantes nesta região!
      Assim, para quem for fazer o bate e volta eu recomendo: ir direto para o sitio arqueológico, pegar o ônibus para Sanliurfa, almoçar no Shopping, fazer as visitas (começando pelo museu) e pegar um taxi para o aeroporto (100 reais) no final da tarde.

      IMPORTANTE PARA QUEM VAI PARA TURQUIA: o aeroporto principal de Istanbul é novo (deve ter uns 4 anos) e foi construido muuuuito loooooonge do centro de Istanbul. Cuidado: tem um monte de blogs passando ainda informação desatualizada. A mudança foi:
      Aeroporto antigo = perto do centro e acesso a metrô
      Aeroporto novo = loooooonge do centro e sem metrô (ainda)

      Esses comentários e informações complementares são uma forma de agradecimento à este blog que usei e ajudou muito na minha viagem.

  2. Menina li sobre esse lugar em algum jornal por ai uns tempos atrás e hj fui pesquisar como visitar – único post q achei em portugues foi o seu!!! louca pra ir pra turquia agora!