O que fazer em Mossel Bay, na África do Sul
Mossel Bay foi uma das cidades onde paramos por alguns dias durante nossa viagem pela Garden Route. O hotel bacaninha onde nos hospedamos, a comida barata, a receptividade das pessoas e especialmente as paisagens de tirar o fôlego! Tudo isso fez com que nós estendêssemos nossa estadia por lá.
Onde se hospedar em Mossel Bay
Nós ficamos 3 noites no The Backpack Shack, um hostel construído recentemente dentro do hotel Portao Diaz. A ideia é ótima! Porque você pode se hospedar nesses quartos novinhos, com móveis feitos a partir de material reciclado, pagando razoavelmente barato e ainda aproveitar as comodidades do hotel, inclusive a piscina.
Nós pagamos USD 18 por um quarto duplo com banheiro privativo, mas também há opção de quartos compartilhados.
Entretanto, Mossel Bay possui várias opções de hospedagem, em vários estilos e para todos os bolsos. Por isso Clique AQUI para ver a seleção que nós preparamos para você.
Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.
Principais atrações de Mossel Bay
Veja nesse post algumas das principais atrações da cidade, incluindo dicas de como se locomover e os respectivos valores.
Santos Beach
Mossel Bay tem 4 das 23 praias da Bandeira Azul no Cabo Ocidental. A “Blue Flag” é um prêmio internacional dado às praias, barcos e marinas que atingem excelência nas áreas de segurança, limpeza e padrões ambientais. E a Santos Beach é uma delas.
Além disso, a Santos Beach é também um dos pontos de observação de baleias e golfinhos da África do Sul. Infelizmente não avistamos nenhum dos dois. Mas só essa imensidão de areia em contraste com esse mar verde e esse céu azul já foram suficientes para nós adorarmos!
Curiosidade: a praia recebeu esse nome após uma escuna alemã chamada Santos ter afundado em sua costa. E nós jurávamos que a razão tinha a ver com Portugal..rs.
Cape St Blaize Lighthouse
O farol de Cape St Blaize ajuda navegadores desde 1864. Atualmente está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 10h00 às 15h00. Porém, fica fechado nos fins de semana e feriados. E é do mirante do farol que se tem uma bela vista da cidade e da baía.
💰 A entrada custa USD 1,50.
Cape St Blaize Cave
A caverna que fica na entrada para a trilha de Cape St Blaize é um ótimo ponto para observação de baleias. Mas mesmo sem as baleias, só de poder sentar-se por ali e observar esse mar mais lindo, já é uma maravilha. Concorda?
Piscina Natural de Cape St Blaize
Logo abaixo da entrada para a trilha de Cape St Blaize há um miradouro onde você poderá ver essa piscina natural de água azul celeste. Nós estivemos lá no inverno, mas mesmo assim deu uma vontade gigante de mergulhar nessa água. Quem resiste a tamanha beleza?
→ Encontre seu hotel em Mossel Bay clicando aqui ←
Museu Bartolomeu Dias
O português Bartolomeu Dias foi o primeiro navegador europeu a dobrar o Cabo da Boa Esperança e chegar ao oceano Índico a partir do Atlântico.
Ele chegou em Mossel Bay em 1488 e no museu você poderá ver uma réplica em tamanho real da embarcação utilizada por ele.
A réplica da caravela foi feita em Portugal e demorou três meses para chegar em Mossel Bay – metade do tempo que Bartolomeu Dias gastou em sua viagem. Em 1988 houve uma grande celebração na cidade para receber a embarcação e sua tripulação.
Além disso, o museu conta ainda com uma exposição de mapas de navegação originais, artefatos antigos e uma grande variedade de outras telas que contam um pouco da história dos navegadores e exploradores holandeses, ingleses e portugueses.
Museu de Conchas
Dentro do complexo do museu Bartolomeu Dias você poderá visitar também o maior museu de conchas do mundo. E na entrada do museu há um aquário onde você poderá tocar nos bichinhos, estrelas do mar, ouriços, moluscos, etc. Deve ser bacana para quem estiver viajando com crianças.
Mossel Bay – Post Office Tree
Diz a lenda que em 1500 Pedro de Ataíde, comandante de um dos navios de Pedro Álvares Cabral, deixou uma importante carta dentro de uma bota debaixo de uma grande árvore. E em 1501, esta carta foi encontrada por João da Nova, que estava passando por ali a caminho da Índia.
Desta forma, foi criado o primeiro Correio na África do Sul. A grande árvore foi declarada monumento nacional e hoje é conhecida como o Post Office Tree (Árvore do Correio). Foi então que correios de Mossel Bay tiveram uma ideia super bacana. Hoje, na grande bota construída no local, há uma abertura por onde você poderá enviar cartas e cartões postais para sua família e amigos.
💰 A entrada para o complexo do museu custa USD 1,50, mas se você quiser entrar na caravela de Bartolomeu Dias para ver seu interior, a visita guiada custará USD 3,00.
Mercado de rua de Hartenbos
Bem pertinho de Mossel Bay fica o mercado de rua de Hartenbos. Ele funciona diariamente até as 13h.
Por lá você encontrará diversas opções de comidas, doces, cervejas, etc. Além disso há uma série de antiguidades sendo vendidas por ali e uma sessão para coisas usadas, inclusive roupas. Eu comprei um casaco super bacana para baixas temperaturas por apenas USD 14,00. Uma pechincha!
Point Of Human Origins
Uma atração muito importante por vários motivos: a primeira escavação ocorreu por aqui em 1888 e foi uma das primeiras escavações arqueológicas da África do Sul. E durante as escavações foram encontrados vestígios deixados pelo San Peolpe, os primeiros povos a habitar a região.
No final dos anos 2000 a caverna foi explorada pelo Mossel Bay Archaeology Project (MAP). E uma das descobertas que ocorreram nas Grutas Pinnacle Point resultou em uma pesquisa genética que mostrou que todos os seres humanos vivos hoje provêm de uma população central de cerca de 600 indivíduos que viveram na região de Mossel Bay a cerca de 165 mil anos atrás.
➡️ O acesso às Grutas Pinnacle Point só é possível através de um tour, pois o local não é aberto ao público. Veja mais informações aqui.
Saltar de Paraquedas em Mossel Bay
Assim como em diversas outras cidades pela Garden Route, Mossel Bay oferece a opção de salto de paraquedas. O salto custa em média USD 230. Veja mais informações no site oficial da operadora dos saltos clicando aqui. É uma experiência sensacional!
Nós não saltamos em Mossel Bay, mas veja neste post como foi a experiência de saltar de paraquedas em Dubai.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora – faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila para a África do Sul. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
Como chegar em Mossel Bay?
Nós viajamos pela Garden Route utilizando um carro alugado. Mas há também a opção do Baz Bus.
Trata-se de um ônibus que percorre toda a Garden Route, entre outras cidades, tais como Cape Town, Port Elizabeth, Joanesburgo, Durban, etc.
Além disso, ele para nas diversas cidades apontadas no mapa acima e passa por vários backpackers (albergues). Não é uma opção muito barata mas é super bacana para quem estiver sozinho e também uma ótima oportunidade para fazer amigos. Veja os preços e demais detalhes no site oficial do Baz Bus.
Mossel Bay – Quando visitar
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, em algumas cidades da África do Sul faz frio, e muito. Veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual em Mossel Bay:
✅ Planejando uma viagem para a África do Sul? Veja todos os posts que escrevemos sobre o país:
Tudo sobre a Garden Route
- Roteiro de 8 dias pela Garden Route
- O que fazer em Mossel Bay
- O que fazer em Plettenberg
- O que fazer em Knysna
- O que fazer em Jeffrey’s Bay
- Ver baleias em Hermanus, como é e quanto custa
- Salto do maior Bungy Jump DO MUNDO
- Cango Caves: como chegar, valores e tours
Tudo sobre Cape Town
- O que fazer em Cape Town
- Onde comer barato em Cape Town
- Como conhecer Cape Town de ônibus
- Como utilizar o MyCiti, o ônibus de Cape Town
- Muizenberg e Boulders beach de trem
- Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil
- Trilha para subir a Lion’s Head
- Como encontrar a Wally’s Cave
- Visitando o Cabo da Boa Esperança
- Cape Town fora da rota turística
- 5 lugares incríveis para assistir ao pôr do sol em Cape Town
- Mzoli’s: uma experiência tipicamente sul-africana
- Custos básicos de Cape Town
- Cape Town: a Mecca Africana das Cervejas Artesanais
- West Coast, um bate e volta de Cape Town
- Kirstenbosch, o jardim botânico de Cape Town
Sobre a África do Sul
- Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul
- Curiosidades sobre a África do Sul
- O que fazer em Durban
- O que fazer em Joanesburgo
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Fiquei encantada com a piscina natural de Cape e não me canso de olhar e admirar! Que paisagem maravilhosa gente! Já fiz uma agenda aqui e estou anotando todas as dicas dadas por vocês e continua acompanhando tudo por aqui. Um beijo!
Obrigada, Paulinha!
Bjão
Lindo os passeios amei as fotos e que coragem hem descer mais de duzentos metros abaixo eu não iria conseguir kkk mas Parabéns estou amando viajar com voces Deus os abençoe
Obrigada, Ma!
Quanta coisa pra fazer nessa cidade
Eu quero ir aí tb… rs
Acho que quando chegarmos na África vou imprimir todas as portagens de vocês e assim já teremos nosso guia da África
Mi,
Vcs vão adorar tudo por aqui. Tem muita história, muitos lugares lindos e a comida é uma delícia e baratinha – pelo menos na África do Sul.
Estamos apaixonados.
Bjos
Ola! Vamos fazer a Garden Route em poucos dias. Se passarmos por Mossel Bay, eh possivel visitar o farol e a Cape St Blaize Cove e a piscina natural sem fazer a trilha? Tipo passadinha para fotos em alguns minutos? Obrigada
Oi Luca!
Tudo bem?
Então, o salto que eu parcelei em 10x foi em Boituva/SP. Em Dubai teve que ser à vista mesmo. E me lembro de ter pago em dinheiro vivo, o que me doeu mais ainda…hahaha.
Mas valeu CADA centavo!
Abração!
é possível nadar nessa piscina natural? Estou indo para Mossel Bay agora em Janeiro!
Olá Elisa!
Possível até que é, mas a água é tão gelada que mesmo no calor deve ser desafiador para nós, brasileiros…hehehe
Olá!!! Estou procurando informações sobre o mercadinho de rua de Hartenbos e não consigo encontrar em lugar nenhuma. Você tem o endereço de lá? É fácil encontrar?
Oi Mário!
Online não achamos nada também, mas os locais conhecem bem. Vc pode perguntar por lá quando chegar.
É pequeno, parece uma feirinha de domingo em cidade do interior, sabe? Mas nós gostamos. Comprei um casaco ótimo por uma pechincha lá!
Abração!
Olá, estou adorando as dicas. Vou fim de setembro e gostaria de saber se consigo avistar as baleias em mossel bay. Não gostaria de fazer o passeio de barco pois enjoo muito. Ou para vê-las de longe tenho q passar por hermanus? Obrigada
Oi Thammy, tudo bem?
Vê-las ou não, além da época, também depende um pouco da sorte, delas resolverem pintar na parte não tão profunda do mar. Sabe?
Espero que você consiga vê-las, mas é difícil dizer se será possível ou não.
Nós só as vimos bem de pertinho no passeio de barco em Hermanus mesmo.
Abração!