Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Mossel Bay, na África do Sul

Mossel Bay foi uma das cidades onde paramos por alguns dias durante nossa viagem pela Garden Route. O hotel bacaninha onde nos hospedamos, a comida barata, a receptividade das pessoas e especialmente as paisagens de tirar o fôlego! Tudo isso fez com que nós estendêssemos nossa estadia por lá.

Cape St. Blaize

Onde se hospedar em Mossel Bay

Nós ficamos 3 noites no The Backpack Shack, um hostel construído recentemente dentro do hotel Portao Diaz. A ideia é ótima! Você pode se hospedar nesses quartos novinhos, com móveis feitos a partir de material reciclado, pagando razoavelmente barato e ainda aproveitar as comodidades do hotel – inclusive a piscina. Nós pagamos USD 18,00 por um quarto duplo com banheiro privativo, mas também há opção de quartos compartilhados.

Mas Mossel Bay possui várias opções de hospedagem, em vários estilos e para todos os bolsos. Clique aqui para ver a seleção que nós preparamos. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Quarto do hotel em Mossel Bay

Quarto do hotel em Mossel Bay

Principais atrações de Mossel Bay

Veja nesse post algumas das principais atrações da cidade, incluindo dicas de como se locomover e os respectivos valores.

Santos Beach

Mossel Bay tem 4 das 23 praias da Bandeira Azul no Cabo Ocidental. A “Blue Flag” é um prêmio internacional dado às praias, barcos e marinas que atingem excelência nas áreas de segurança, limpeza e padrões ambientais. E a Santos Beach é uma delas.

Santos Beach 

A Santos Beach é também um dos pontos de observação de baleias e golfinhos da África do Sul. Infelizmente não avistamos nenhum dos dois. Mas só essa imensidão de areia em contraste com esse mar verde e esse céu azul já foram suficientes para nós adorarmos!

Curiosidade: a praia recebeu esse nome após uma escuna alemã chamada Santos ter afundado em sua costa. E nós jurávamos que a razão tinha a ver com Portugal..rs.

Cape St Blaize Lighthouse

O farol de Cape St Blaize ajuda navegadores desde 1864. Atualmente está aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 10h00 às 15h00. Porém, fica fechado nos fins de semana e feriados. E é do mirante do farol que se tem uma bela vista da cidade e da baía.

💰  A entrada custa USD 1,50.

Cape St. Blaize Lighthouse

Cape St Blaize Cave

A caverna que fica na entrada para a trilha de Cape St Blaize é um ótimo ponto para observação de baleias. Mas mesmo sem as baleias, só de poder sentar-se por ali e observar esse mar mais lindo, já é uma maravilha. Concorda?

Mossel Bay

Cape St Blaize Cave

Piscina Natural de Cape St Blaize

Logo abaixo da entrada para a trilha de Cape St Blaize há um miradouro onde você poderá ver essa piscina natural de água azul celeste. Nós estivemos lá no inverno, mas mesmo assim deu uma vontade gigante de mergulhar nessa água. Quem resiste a tamanha beleza?

→ Encontre seu hotel em Mossel Bay clicando aqui ←

 

Mossel Bay

Piscina Natural de Cape St Blaize

Museu Bartolomeu Dias

O português Bartolomeu Dias foi o primeiro navegador europeu a dobrar o Cabo da Boa Esperança e chegar ao oceano Índico a partir do Atlântico.

Ele chegou em Mossel Bay em 1488 e no museu você poderá ver uma réplica em tamanho real da embarcação utilizada por ele.

Réplica em tamanho real da embarcação utilizada por Bartolomeu Dias em 1488

A réplica da caravela foi feita em Portugal e demorou três meses para chegar em Mossel Bay – metade do tempo que Bartolomeu Dias gastou em sua viagem. Em 1988 houve uma grande celebração na cidade para receber a embarcação e sua tripulação.

O museu conta ainda com uma exposição de mapas de navegação originais, artefatos antigos e uma grande variedade de outras telas que contam um pouco da história dos navegadores e exploradores holandeses, ingleses e portugueses.

Museu de Conchas

Dentro do complexo do museu Bartolomeu Dias você poderá visitar também o maior museu de conchas do mundo. E na entrada do museu há um aquário onde você poderá tocar nos bichinhos, estrelas do mar, ouriços, moluscos, etc. Deve ser bacana para quem estiver viajando com crianças.

Mossel Bay

Museu de Conchas

Post Office Tree

Diz a lenda que em 1500 Pedro de Ataíde, comandante de um dos navios de Pedro Álvares Cabral, deixou uma importante carta dentro de uma bota debaixo de uma grande árvore. E em 1501, esta carta foi encontrada por João da Nova, que estava passando por ali a caminho da Índia.

Desta forma, foi criado o primeiro Correio na África do Sul. A grande árvore foi declarada monumento nacional e hoje é conhecida como o Post Office Tree (Árvore do Correio). Foi então que correios de Mossel Bay tiveram uma ideia super bacana. Hoje, na grande bota construída no local, há uma abertura por onde você poderá enviar cartas e cartões postais para sua família e amigos.

Mossel Bay

Post Office Tree

💰  A entrada para o complexo do museu custa USD 1,50, mas se você quiser entrar na caravela de Bartolomeu Dias para ver seu interior, a visita guiada custará USD 3,00.

Mercado de rua de Hartenbos

Bem pertinho de Mossel Bay fica o mercado de rua de Hartenbos. Ele funciona diariamente até as 13h.

Por lá você encontrará diversas opções de comidas, doces, cervejas, etc. Há uma série de antiguidades sendo vendidas por ali e uma sessão para coisas usadas, inclusive roupas. Eu comprei um casaco super bacana para baixas temperaturas por apenas USD 14,00. Uma pechincha!

Mercado de rua de Hartenbos

Point Of Human Origins

Uma atração muito importante por vários motivos: a primeira escavação ocorreu por aqui em 1888 e foi uma das primeiras escavações arqueológicas da África do Sul. E durante as escavações foram encontrados vestígios deixados pelo San Peolpe, os primeiros povos a habitar a região.

No final dos anos 2000 a caverna foi explorada pelo Mossel Bay Archaeology Project (MAP). E uma das descobertas que ocorreram nas Grutas Pinnacle Point resultou em uma pesquisa genética que mostrou que todos os seres humanos vivos hoje provêm de uma população central de cerca de 600 indivíduos que viveram na região de Mossel Bay a cerca de 165 mil anos atrás.

➡️  O acesso às Grutas Pinnacle Point só é possível através de um tour, pois o local não é aberto ao público. Veja mais informações aqui.

Mossel Bay

Point Of Human Origins – Foto: https://www.humanorigin.co.za/

Saltar de Paraquedas

Assim como em diversas outras cidades pela Garden Route, Mossel Bay oferece a opção de salto de paraquedas. O salto custa em média USD 230,00. Veja mais informações no site oficial da operadora dos saltos clicando aqui. É uma experiência sensacional!

Nós não saltamos em Mossel Bay, mas veja neste post como foi a experiência de saltar de paraquedas em Dubai.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles! Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!

Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta (USA) e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque!  Faça já sua cotação clicando aqui.

Como chegar?

Nós viajamos pela Garden Route utilizando um carro alugado. Mas há também a opção do Baz Bus.

Mapa do Baz Bus

Trata-se de um ônibus que percorre toda a Garden Route, entre outras cidades, tais como Cape Town, Port ElizabethJoanesburgoDurban, etc. Ele para nas diversas cidades apontadas no mapa acima e passa por vários backpackers (albergues). Não é uma opção muito barata mas é super bacana para quem estiver sozinho e também uma ótima oportunidade para fazer amigos. Veja os preços e demais detalhes no site oficial do Baz Bus.

Quando visitar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, em algumas cidades da África do Sul faz frio, e muito. Veja no gráfico abaixo a média de temperatura anual em Mossel Bay:

Veja outras cidades e atrações que visitamos em nossa viagem pela Garden Route:

Tudo sobre Cape Town ⤵️

Sobre a África do Sul ⤵️

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

14 comentários sobre “O que fazer em Mossel Bay, na África do Sul

  1. Paula Cristina Gargantini Marques

    Fiquei encantada com a piscina natural de Cape e não me canso de olhar e admirar! Que paisagem maravilhosa gente! Já fiz uma agenda aqui e estou anotando todas as dicas dadas por vocês e continua acompanhando tudo por aqui. Um beijo!

  2. marisa

    Lindo os passeios amei as fotos e que coragem hem descer mais de duzentos metros abaixo eu não iria conseguir kkk mas Parabéns estou amando viajar com voces Deus os abençoe

  3. Michele Martins

    Quanta coisa pra fazer nessa cidade
    Eu quero ir aí tb… rs
    Acho que quando chegarmos na África vou imprimir todas as portagens de vocês e assim já teremos nosso guia da África

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Mi,
      Vcs vão adorar tudo por aqui. Tem muita história, muitos lugares lindos e a comida é uma delícia e baratinha – pelo menos na África do Sul.
      Estamos apaixonados.
      Bjos

  4. Joyce

    Ola! Vamos fazer a Garden Route em poucos dias. Se passarmos por Mossel Bay, eh possivel visitar o farol e a Cape St Blaize Cove e a piscina natural sem fazer a trilha? Tipo passadinha para fotos em alguns minutos? Obrigada

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Oi Luca!
      Tudo bem?
      Então, o salto que eu parcelei em 10x foi em Boituva/SP. Em Dubai teve que ser à vista mesmo. E me lembro de ter pago em dinheiro vivo, o que me doeu mais ainda…hahaha.
      Mas valeu CADA centavo!
      Abração!

  5. Mario de Lima Bastos Neto

    Olá!!! Estou procurando informações sobre o mercadinho de rua de Hartenbos e não consigo encontrar em lugar nenhuma. Você tem o endereço de lá? É fácil encontrar?

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Oi Mário!
      Online não achamos nada também, mas os locais conhecem bem. Vc pode perguntar por lá quando chegar.
      É pequeno, parece uma feirinha de domingo em cidade do interior, sabe? Mas nós gostamos. Comprei um casaco ótimo por uma pechincha lá!
      Abração!

  6. Thamy

    Olá, estou adorando as dicas. Vou fim de setembro e gostaria de saber se consigo avistar as baleias em mossel bay. Não gostaria de fazer o passeio de barco pois enjoo muito. Ou para vê-las de longe tenho q passar por hermanus? Obrigada

    1. CASAL WANDERLUST Autor da Postagem

      Oi Thammy, tudo bem?
      Vê-las ou não, além da época, também depende um pouco da sorte, delas resolverem pintar na parte não tão profunda do mar. Sabe?
      Espero que você consiga vê-las, mas é difícil dizer se será possível ou não.
      Nós só as vimos bem de pertinho no passeio de barco em Hermanus mesmo.
      Abração!

Deixe uma resposta