Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Comidas típicas da Turquia – 10 delícias para você provar

A Turquia é famosa pelos kebabs, pelo chá e pelos doces, e isso a gente já sabia. Entretanto o que nós não sabíamos é que era possível comer bem e SUPER barato em uma viagem pelo país. Nós amamos os sabores e os valores da culinária turca. Por isso veja neste post todas as comidas típicas da Turquia que nós provamos, incluindo uma média de preço de cada uma delas.

Kahvaltı – Café da manhã Turco

Comidas típicas da Turquia

A Turquia foi o primeiro país onde nós não passamos aperto logo na chegada. Porque assim que colocamos os pés em Istambul, mesmo nos bairros não tão turístico onde nos hospedamos, nós encontramos inúmeras opções de restaurantes com precinhos super bons!

Entretanto é claro que estar só de passagem por um país implica em não ter tempo suficiente para provar todos os pratos típicos, especialmente um país que oferece tantas opções deliciosas como a Turquia. Por isso vou listar abaixo as comidas típicas que nós provamos e as que nós mais gostamos.

1 – Kahvaltı

Vamos começar pela refeição mais importante do dia, o Kahvaltı – café da manhã em turco.

Praticamente todos os restaurantes oferecem o Kahvaltı, desde os mais simples e baratinhos até os mais luxuosos. Entretanto é nos restaurantes mais baratos onde você se dará bem. Porque normalmente você paga um valor fixo por pessoa e eles trazem os diversos pratinhos com queijos variados, geléias, mel, salada, tahine, ovos, azeitonas, pães e chá à vontade. É sempre super bem servido e essa refeição vai te sustentar pelo dia todo.

Além disso, saiba que no café da manhã turco tem 3 coisas que nunca podem faltar: o Chá (Çay – A pronúncia é “Chai”, assim como na Índia, já que esse Ç tem som de X), o Pão (Ekmek) e as Azeitonas (Zeytin). Entretanto nessa combinação deliciosa eles sempre acrescentam queijos, geléias, mel, tahine, ovos, etc. Fala se não é de dar água na boca:

Comidas típicas da Turquia
Comidas típicas da Turquia – Kahvaltı

Preço médio do Kahvalti em restaurantes não luxuosos: TRY 20,00 por pessoa (USD 3.50).

2 – Menemen

Presente no café da manhã, o Menemen é um prato turco feito com ovos, tomate, pimentão e especiarias, tais como pimenta do reino e pimenta vermelha cozidas no azeite de oliva.

O Menemen era o favorito do Lázaro no café da manhã. Porque ele adora essas comidas que tem molho onde é possível chuchar o pão, sabe? Nós amamos! O Menemen também sustenta um montão e sempre é servido com pão em abundância.

comidas típicas da turquia menemen
Comidas típicas da Turquia – Menemen

Preço médio do Menemen em restaurantes não luxuosos: TRY 12,00 por prato (USD 2.00).

3 – Lahmacun

Lahmacun, que também é conhecido como a pizza turca, é uma pizza comprida normalmente com recheio de carne moída, cebola e cheiro verde. Mas que você também encontra nos sabores de queijo, pepperoni, entre outros.

Assim como o Kahvalti, o Lahmacun é vendido em cada esquina, em praticamente todos os restaurantes, barraquinhas e até nos shopping centers das cidades turcas.

Comidas típicas da Turquia – Lahmacun

Preço médio do Lahmacun em restaurantes não luxuosos: TRY 10,00 por prato (USD 1.75).

4 – Comidas típicas da Turquia – Os Doces 😱

Ohhh meu amigo, não venha para a Turquia caso esteja de dieta. Porque seria uma tentação do capeta….hahaha.

Sabe aqueles doces que ficam na vitrine, que são bonitos ao olhar mas na verdade o sabor é sempre horrível? Pois saiba que por aqui não tem nada disso! Porque TUDO o que lhe parecer bonito aos olhos será certamente super gostoso também.

Dentre os doces que nós mais gostamos estão o Sütlaç, o Trileçe e as Baklavas, mas qualquer docinho, especialmente os com pistache na receita, sempre serão ótimas pedidas para acompanhar um Çay no fim dos dias de passeio.

Comidas típicas da Turquia – Doces
Comidas típicas da Turquia – Doces
Comidas típicas da Turquia – Doces
Comidas típicas da Turquia – Doces
comidas típicas da Turquia
Pelo tanto de foto você logo percebe que comemos um monte de doces…rs

Preço médio dos doces em cafés e lugares não luxuosos: os doces normalmente são vendidos por quilo. Contudo nós nunca pagamos mais de TRY 20,00 por um pratinho cheio deles (USD 3.50).

5 – Çay – o Chá Turco

O Çay (chá) está para o coração turco assim como a cerveja está para o meu. É muito amor! Em toda esquina você encontra pessoas bebendo o chá nesses copinhos super característicos. Por isso beber Nescafé por aqui é 3 vezes mais caro do que beber chá. Aliás, quando você comparar o preço do chá com o preço da cerveja, aí você vai mesmo querer beber só chá, mesmo em dias de calor…rs.

Contudo o hábito de beber chá na Turquia é algo relativamente novo, especialmente quando comparamos com outros países europeus. Mas atualmente 767 milhões de m² de terra são usados ​​para cultivar chá no país e esta é a segunda bebida mais consumida pelos turcos, depois da água.

Comidas típicas da Turquia -
Comidas típicas da Turquia – Çay

Preço médio do Çay em cafés e lugares não luxuosos: super baratinho! Um copinho desses de Çay custa em média TRY 2,00 (USD 0.30).

Lembre-se do seguro viagem!

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa. Porque na imigração eles podem solicitar o seguro e caso você não tenha isso poderá impedi-lo de entrar em alguns países 😣

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pela Turquia. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

6 – Kumpir

Dizem que o Kumpir surgiu na antiga Iugoslávia e foi adotado pelos turcos, que acrescentaram ainda mais recheio. Mas o fato é que o prato nada mais é do que a nossa boa e velha batata recheada.

E um dos lugares mais famosos para se comer Kumpir em toda Turquia é na Ortakoy Square, em Istambul. São várias barraquinhas vendendo a batata e por ali você encontra alguns bons restaurantes com terraços com uma bela vista para o pôr do sol. Uma ótima pedida para o fim do dia, né?

➡️ Aproveite para ver nosso post com todas as atrações de Istambul.

Kumpir

Preço médio do Kumpir: na Ortakoy Square o preço é meio tabelado, custa TRY 25,00 (USD 4.50).

7 – Comidas típicas da Turquia – Döner Kebab

O Döner Kebab, assim como o Gyros da Grécia e o Shawarma dos países árabes, é essa delícia recheada com carne temperada e raspada de um rolo enorme…rs. Além disso alguns incluem batata frita e salada no recheio.

Existe uma rivalidade para saber onde a iguaria foi inventada, mas eu não pretendo entrar nesse mérito. Porque o mais importante é que o Döner Kebab (ou somente kebab, como é mundialmente conhecido) é delicioso e super baratinho. Uma ótima opção de lanche para dias de passeio.

Comidas típicas da Turquia Kebab
Kebab
Comidas típicas da Turquia kebab
Kebab

Preço médio do Kebab: tem de vários preços. Entretanto o mais barato que encontramos custou TRY 5,00 (USD 0.80) e era super gostoso!

8 – Ekmek – Pão

Pode ser baguete, redondo, comprido, com gergelim, feito com farinha branca ou integral, o Ekmek (pão) acompanha quase todos os pratos na Turquia e está presente em todas as refeições.

Nós amamos! Por isso depois de uma temporada sem comer muito pão pelos países do Sudeste Asiático nós chegamos na Turquia e tiramos a barriga da miséria…rs. Oh delícia!

Esses redondinhos são vendidos nas barraquinhas espalhadas pelas ruas de praticamente todas as cidades. Tem até algumas versões tipo sanduíche com salada e queijo dentro. Entretanto os com cream cheese eram os nossos favoritos!

Ekmek

Preço médio desse Ekmek da foto: o tradicional custa TRY 1,75,00 (USD 0.30) e a versão com cream cheese dentro custa TRY 3,00 (USD 0.50).

9 – Midye

Eu poderia me alongar falando sobre como inventaram esse prato que é servido em diversas cidades turcas, o Midye – mexilhão cozido com arroz dentro. Mas gente, a parte que mais importa aqui é: custa MUITO barato!

Em que outro lugar do planeta você comeria 1 kg de mexilhão cozido assim, com arroz dentro (fica tipo risoto, uma delícia), por pouco mais de USD 3.00!? NUNCA mais na vida! Por isso, caso você não seja alérgico a frutos do mar, aproveite e coma quilos e quilos em sua passagem pela Turquia 😋

Midye

10 – Ayran

Lázaro amou, eu confesso que não gostei tanto. O Ayran, uma espécie de iogurte meio salgado (até soa estranho quando a gente fala, né?) é super amado aqui na Turquia, embora também seja a maior sensação em países como Irã, Iraque, Líbano, Azerbaijão e nos Bálcãs.

Os ingredientes são iogurte, água e sal, tem para vender em diversos lugares. Mas as versões do supermercado também são super boas (de acordo com o Lázaro), com a vantagem que custa bem mais baratinho.

Eu vi até bebezinhos bebendo Ayran de canudinho. Achei super fofo porque definitivamente é bem mais saudável do que refrigerantes e sucos cheios de açúcar, né? Se você provar, volta aqui para me contar se você gostou.

Ayran

Onde se hospedar pela Turquia

Este post te ajudou? Você acha que as dicas poderão tornar sua viagem mais fácil? Então que tal fazer suas reservas aqui pelos links do blog? Porque você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas. 

Por isso veja aqui a seleção de hotéis que nós separamos para você no Booking.com, ou clique na foto abaixo para conferir.

Espero que tenha gostado deste post. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 comentários sobre “Comidas típicas da Turquia – 10 delícias para você provar

Deixe uma resposta