Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Bucareste – Romênia

Procurando o que fazer na capital da Romênia? Então este post poderá lhe ajudar. Já que aqui você encontra o que fazer em Bucareste, incluindo dicas práticas de como se locomover e onde se hospedar para poder conhecer todas as atrações caminhando, sem gastar quase nada com transporte.

Nós passamos 3 dias em Bucareste e conseguimos visitar as principais atrações da cidade, incluindo um bate e volta para ver o belíssimo Castelo de Peles, em Sinaia. Vem ver que legal!

Castelo de Peles

Onde se hospedar em Bucareste

Agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar. Ou seja, é a facilidade do Airbnb com a segurança e a praticidade do Booking. Por isso em Bucareste nós alugamos um apartamento inteiro para nós, o BEST Location Old Town – New Studio, super bem localizado. Mas o melhor de tudo é o que apartamento ainda tinha cozinha, assim economizamos nas refeições também, já que podíamos cozinhar em “casa”. Uma maravilha!

Clique aqui para ver as demais opções de apartamentos para alugar por poucos dias em Bucareste e por ótimos preços!

Do lado do metrô e perto das principais atrações de Bucareste

Entretanto, caso você prefira um hotel, nós indicamos o Concorde Old Bucharest Hotel. Igualmente super bem localizado e com café da manhã incluído na diária.

Você sabia que ao reservar seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você? Então que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Bucareste

Eu tinha vontade de conhecer Bucareste desde 1900 e guaraná com rolha, quando ganhei um DVD de um show que Michael Jackson tinha feito por lá (sou super fã do Michael, aliás falarei sobre ele mais adiante). 

Contudo, ao contrário de outros destinos onde cheguei com expectativa zero, em Bucareste eu cheguei cheia de ansiedade, especialmente depois de ter lido que a cidade era conhecida como “a Pequena Paris”. O que é um perigo né minha gente!? Já que ir para um destino esperando muito dele pode ser uma grande furada. Mas já adianto que não me desapontei.

Ah! Eu sempre escrevo os nomes das atrações em inglês, ou na língua local, pois é assim que você as encontra mais facilmente no Maps.me ou no Google Maps. Beleza?

Bate e volta para Sinaia

Nós fizemos um bate e volta de Bucareste para Sinaia para conhecer o Castelo de Peles, o castelo mais bonito da Romênia.

Para ir até lá nós pegamos um trem às 6h22m da manhã (porque era mais barato) e voltamos no trem das 14h19m (que também era mais barato). Passamos 5h horas na cidade, visitamos o castelo e diversas outras atrações.

Veja o post completo com o nosso bate e volta para o Castelo de Peles clicando aqui.

o que fazer em bucareste
Castelo de Peles
o que fazer em bucareste
Castelo de Peles

Piata Unirii – Praça da União

A Praça da União é uma das maiores praças de Bucareste. Ela fica bem no centro da cidade e é atravessada pelo Bulevar da União, construído durante a era comunista como Bulevar da Vitória do Socialismo e rebatizado depois da revolução de 1989.

É dali da praça que sai um dos Free Walking Tours, mais especificamente do relógio que fica ali no cantinho dela.

Além disso, a praça tem várias fontes lindas e que exibem um show de luzes durante o verão, toda sexta, sábado e domingo. Mas o horário varia, no começo do verão costuma ser às 21h mas depois eles mudam para às 20h, quando anoitece mais cedo.

Piata Unirii – Praça da União
o que fazer em bucareste
Piata Unirii – Praça da União

Palace of the Parliament

O imponente Palácio do Parlamento de Bucareste é o maior elefante branco de toda a Romênia. E olha que quando eu digo “maior” é porque ele é gigante de fato.

O “bicho” só perde em tamanho para o Pentágono. Entretanto, o Pentágono é um prédio administrativo, que também abriga os serviços de inteligência e segurança dos Estados Unidos, e esse aqui foi construído com a intenção de ser apenas o prédio do parlamento, na era comunista.

Além disso, para você ter uma ideia do tamanho, para dar uma volta completa em torno dele gasta-se uma hora. Pense? E ainda, o que nossos olhos podem ver não representa quase nada do que é a construção em si, já que são 92 metros terra abaixo, no subsolo, sendo que essa parte foi projetada para funcionar como abrigo em caso de ataque nuclear. 

Palace of the Parliament

Foram necessárias 45.000 pessoas para que o complexo todo pudesse ser construído. Contudo ele nunca foi completamente finalizado, somente  95% do projeto inicial foi concluído. Porque em 1989 houve a queda do comunismo e as obras pararam.

Mas o que mais me impressionou foi saber que nem 30% do prédio é utilizado atualmente, e que só quando acontecem eventos por ali é que o uso chega a 40%. Porque gasta-se (PASME) 6 milhões de euros por ano só de manutenção. Pense no tamanho nesse prejuízo para os cofres públicos?

o que fazer em bucareste
Palace of the Parliament

Quanto custa: existem visitas guiadas para visitar o interior do Palácio do Parlamento. Entretanto, você precisa estar em posse de seu passaporte e pagar BGN 40,00 (USD 22). Veja mais informações clicando aqui.

Carturesti Carusel

A Carturesti Carusel é a famosa livraria que você já deve ter visto no seu Instagram, caso tenha procurado por Budapeste lá.

Tudo quanto é turista vai lá para tirar foto. Mas de fato ela é bem fofinha, olha:

Cărtureşti Carusel

Ela fica bem no centrinho da cidade e uma hora ou outra você vai mesmo acabar passando por ela. Além disso, ela tem uma pequena sessão sobre viagens, onde você encontra alguns bons guias, como os do Lonely Planet, em promoção.

Cărtureşti Carusel
Cărtureşti Carusel

Pasajul Victoria 

A Pasajul Victoria é a rua dos guarda-chuvas coloridos, também famosa lá no Instagram.

Mas além das fotos bonitas por ali você também encontra restaurantes vendendo cerveja. Olha que maravilha?

Pasajul Victoria

Ateneu Romeno 

O Ateneu Romeno é o prédio mais lindo de Bucareste, na minha humilde opinião. Ele funciona como uma casa de concertos e foi totalmente construído com dinheiro arrecadado através de doações. E é o Ateneu Romeno que figura as cédulas de RON 5,00.

Quando estivemos por lá estava acontecendo um concerto e por isso não pudemos entrar. Mas o que eu achei mais legal é que do lado de fora foi montado um palco com telão, para que as pessoas pudessem acompanhar o concerto de graça. Olha que ideia bacana!

Ateneu Romeno

Old Town – Distrito de Lipscani 

Uma pernada pelo Centro Antigo de Bucareste é um “must do” na cidade. Certamente você passará por lá com o Free Walking Tour, mas mesmo assim vale a pena voltar depois para perambular pela região com calma. E por que não beber umas cervejinhas em algum restaurante bacana também? Já que os preços das cervejas são ótimos por essas bandas.

Além disso, é por ali que você poderá ver a estátua do Vlad III, o Empalador, o “Miseravão” que serviu de inspiração para o Conde Drácula dos livros e filmes 🧛🏻‍♂️ 

Estátua de Vlad Drácula

Caru’ cu Bere cervejaria

A antiga cervejaria que se transformou no restaurante mais badalado de Bucareste. A Caru’ cu Bere entra na lista das atrações da cidade porque de fato o interior do prédio é belíssimo!

Caru’ cu Bere

Além disso, por ser o restaurante mais famoso da cidade eu nem achei os preços absurdos. Porque um lugar desses em uma cidade como São Paulo custaria 3 vezes mais.

Um chopp da casa de 500ml, que aliás é o mais famoso, custa RON 11,00 (USD 2.50) e o de 1 litro custa RON 23,00 (USD 5.30). E ainda tem happy hour com double chopp das 16h às 18h.

Caru’ cu Bere Restaurant

Church of the Annunciation or St. Antony’s Church

A Igreja da Anunciação, também conhecida como Igreja de Santo Antônio, foi construída em 1559 e é o monumento religioso mais antigo mantido em seu aspecto original em Bucareste.

Além disso, durante três séculos a igreja também foi o local de coroação dos príncipes da Valáquia. Ali eles recebiam a bênção de Deus, a coroa, a capa, o cinto e a espada (os acessórios “tudo”). Mas não só isso, ao saírem da igreja, os recém-designados príncipes, teriam que pisar no sangue fresco de dois carneiros, que, segundo uma antiga tradição, daria a eles a coragem e a força necessária. Eu hein…

Annunciation Church of St Anthony

Stavropoleos Monastery

Do lado do restaurante mais badalado de Bucareste e escondido entre os prédios mais altos da região, você encontra o Monastério Stavropoleos.

Você também passará por ali rapidinho com o Free Walking Tour. Mas poderá voltar em um outro momento para ver o seu charmoso jardim, tão pequeno quanto a igreja, mas que vale uma passada rápida para conhecer.

Stravopoleos Monastery
Stravopoleos Monastery

Arco do Triunfo

Bucareste sonha tanto em ser Paris que até Arco do Triunfo você encontra por lá. Ele fica no King Mihai I Parque, que aliás é uma graça.

Arco do Triunfo

Eu achei o parque super fofo. Nós fomos de metrô até lá no fim do dia e passamos pelo menos uma hora caminhando por ali. Além disso, essa foi a única atração de Bucareste que precisamos usar o transporte público para visitar, já que todas as demais nós visitamos a pé.

King Mihai I Parque

Mas sério gente! Bucareste é conhecida como “Little Paris”. Mas não é só a arquitetura que foi copiada em alguns prédios, até as plaquinhas que dão nomes às ruas são iguaizinhas. Olha:

Entretanto, a maior vantagem é que Bucareste é tão charmosa quanto Paris só que com preços bem mais em conta do que a capital da França.

Free Walking Tour Bucareste

Praticamente todas as atrações que menciono neste post nós visitamos com o Free Walking Tour, um programa que a gente adora! Já que é nesses tours que você aprende sobre detalhes da história da cidade que não são encontrados facilmente na internet.

Por isso em Bucareste nós participamos de dois:

  • The Story of Bucharest – que sai às 10h30m e às 18h da frente do relógio que fica na praça Piata Unirii (Praça da União);
  • The Royal Century – que sai às 17h perto da bandeira gigante que fica em frente ao Cercul Militar National.

Mas é bom que você saiba que o Free Walking Tour na verdade não é tão “free” assim, já que o tour é feito por voluntários e é bem legal deixar uma gorjeta para eles no final. Veja mais informações aqui.

o que fazer em bucareste
Relógio da Piata Unirii (Praça da União)

University Square

A Praça da Universidade foi nosso ponto de chegada em Bucareste. Foi aqui que nós chegamos de metrô, depois de nossa viagem de ônibus de Veliko Tarnovo, na Bulgária.

A praça abriga quatro importante estátuas, sendo que a principal é a do príncipe medieval Mihai Viteazul (Michael, o Bravo), que governou no início dos anos 1600. Foi ele que conseguiu unir pela primeira vez todas as províncias romenas: Valáquia, Transilvânia e a Moldávia.

Além disso, e esse é o motivo do nome da praça, é ali que fica a Universidade de Bucareste, a maior da Romênia.

o que fazer em bucareste
University Square
University Square

St. Nicholas Russian Church 

A St. Nicholas Russian Church fica ali pertinho da Praça da Universidade. Ela estava em reforma quando por lá estivemos e estava fechada para visitas. Mas eu a estou incluindo aqui na lista de atrações de Bucareste porque mesmo só vista do lado de fora ela é linda. Especialmente as cúpulas douradas, típicas da arquitetura das igrejas russas.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa! Garanta já o seu seguro com DESCONTO clicando aqui.

St. Nicholas Russian Church

Museum of National Bank of Romania

O prédio que abriga o Museu do Banco Nacional da Romênia é lindo! Mas além de sua arquitetura, ao visitar o museu você poderá ver a moeda mais antiga cunhada no território da atual Romênia, o menor papel-moeda impresso na Romênia e conhecer a história da moeda romena.

Além disso, atualmente as cédulas de Leu Romeno, a moeda da Romênia, são feitas de plástico, e os romenos se orgulham muito disso, inclusive.

Museum of National Bank of Romania

Revolution Square

Esse monumento que fica bem no meio da Praça da Revolução deveria simbolizar a espada da democracia removendo o câncer do comunismo. Mas o monumento acabou virando motivo de piada entre os moradores da cidade, já que ele mais parece uma batata no espeto. 

E parece mesmo, não parece? rs.

Revolution Square

Saint Joseph Cathedral

A Igreja Católica de São José chama a atenção na cidade de Bucareste não pelo seu design em si (embora ela seja bem bonita) mas pela confusão criada por conta da construção desse prédio branco atrás dela.

O prédio administrativo que foi construído na parte de trás da igreja está pronto desde 2011. Entretanto o uso está embargado devido a uma disputa judicial com a igreja, que ganhou a causa e o direito de proibir sua utilização.

Mas o lance é que teve corrupção no meio (sempre essa merda, né?), 70 milhões de euros precisaram ser pagos para a construtora e, se quiserem demolir o bicho, de acordo com o desejo da igreja, mais 16 milhões de euros terão de ser desembolsados. Ou seja, o prédio também entrou para a lista dos elefantes brancos da cidade…

Saint Joseph Cathedral

Basilica Ortodoxa Zlătari

A Igreja Zlătari é uma igreja ortodoxa construída em 1850 e dedicada à Natividade de Nossa Senhora. 

Ela fica perto da cervejaria Caru’cu Bere, e nós passamos por lá antes de ir beber umas cervejinhas. Mas acho que isso não é pecado, né? Porque pecado teria sido ir na igreja depois…rs. O que você acha?

Basilica Ortodoxa Zlatari

Holocaust Monument 

O Monumento ao Holocausto foi erguido para lembrar os mortos durante o regime nazista.

De 1940 até 1944 a Romênia foi responsável pela morte de 280.000 judeus, que foram enviados para campos de concentração. 

Holocaust Memorial

The National History Museum of Romania

Também passamos por lá com o tour, tão rapidinho que não conseguimos entrar, prometemos voltar no dia seguinte e não cumprimos a promessa porque fomos para Sinaia…rs.

Mas o Museu Nacional tem aproximadamente 60 salas de exposições, as exibições permanentes incluem um molde de gesso da Coluna de Trajano (que fica em Roma), as jóias da coroa romena e o tesouro de Pietroasele.

Além disso, o prédio que hoje abriga o museu é o Antigo Palácio de Serviços Postais (correios) e só essa vista do lado de fora já enche os olhos da gente, né?

o que fazer em bucareste
The National History Museum of Romania

Saint Demetrius Church

Passamos pela Basílica de São Demétrio com o Free Walking Tour. Mas só a estou incluindo aqui na lista porque achei ela fofinha. Mas se você não fizer o tour não vale a pena colocar no mapa e ir atrás dela não…rs.

o que fazer em bucareste
Saint Demetrius Church

Cișmigiu Gardens

O Cișmigiu Gardens estava incluído no segundo Walking Tour que fizemos e uma passada por lá no fim do dia foi bem bacana. Embora eu não tenha achado nada demais no parque em si. Sou sincera, gente! 

Por isso, se você não for fazer o Free Walking Tour e se seu roteiro estiver mais apertado, eu acho que não vale a pernada até lá não.

o que fazer em bucareste
Cișmigiu Gardens

Pasajele Macca – Villacrosse

A Villacrosse é uma pequena passagem, uma ruazinha estreita, que aos poucos foi se transformando em um dos lugares mais famosos de Bucareste para fumar narguilé, que por aqui é chamado de shisha.

Por todo o beco você encontra cafés e restaurantes vendendo essa iguaria que a gente tanto fumou quando estivemos no Irã. Mas mesmo se fumar não for sua praia, vale uma passada por ali, já que a arquitetura do local é super bonita.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Como se locomover em Bucareste

Como comento mais acima, graça a ótima localização do apartamento que alugamos, nós visitamos todas as atrações de Bucareste caminhando, com exceção do Arco do Triunfo. Por isso acabamos não gastando quase nada com transporte.

➡️ Clique aqui para ver todos os hotéis na região central de Bucareste.

Mas a cidade conta com um bom sistema de metrô e de ônibus que custam bem baratinho. Especialmente o metrô, que é bem mais barato que o metrô de SP, por exemplo.

Você tem a opção de comprar cartões com 2 ou 10 viagens nas máquinas automáticas ou nos guichês de todas as estações. Mas comprando o cartão de 10 viagens você ainda paga um pouquinho mais barato.

  • 2 viagens – RON 5,00 (USD 1.15)
  • 10 viagens – RON 20.00 (USD 4.70)

Como saber para onde ir

Nos posts aqui do blog eu sempre deixo os nomes das atrações em inglês. Porque é assim que você as encontra mais facilmente em APPs como o Maps.me e o Google Maps.

Nós usamos mais o Maps.me, porque ele funciona off-line. Mas se você baixar o mapa da cidade no Google Maps ele vai ser uma baita mão na roda também.

Além disso, fazendo os Free Walking Tours você passará por todas as principais atrações de Bucareste sem nem precisar de mapas e localizações exatas. A visita com o tour é meio corrida, é verdade. Mas aí é só voltar depois para ver tudo com mais calma 😉

É Bucareste e não Budapeste! Viu!?

Pelo amor de Jesus, não confunda. Já que os romenos inclusive guardam um trauma sobre essa troca de nomes. 

Ocorre que, assim como eu, na década de 90 muitos romenos eram fãs de Michael Jackson. Então, quando ele anunciou que faria um show em Bucareste o país inteiro ficou animado.

Contudo quando Michael lá estava, em um de seus primeiros discursos, para milhares de pessoas, ele pegou o microfone e disse, super animado, que estava muito feliz em estar ali (nessa parte centenas de pessoas desmaiaram, de emoção), e logo completou: “estou muito feliz por estar aqui, em BUDAPESTE”. Aí nessa parte muitos desmaiaram de raiva…hahaha. 

Mentira! Porque ninguém desmaiou de raiva. Mas muitos romenos ficaram #chateados.

Comidas típicas da Romênia

Papanasi 

O Papanasi (Papanași) é uma sobremesa que contém 6.985 calorias…rs. Mas que vale cada quilo engordado!

São donuts (fritos) cobertos com creme e calda de frutas. Uma perdição e uma delícia. Nós provamos no restaurante Caru’ cu Bere. Custou RON 23,00 (USD 5.30) e ainda dividimos entre 3 pessoas.

Papanasi

Mici 

O Mici é um bolinho de carne moída grelhado, na versão gourmet, e um dos pratos tradicionais da Romênia.

Minha tia costumava fazer quando o dinheiro faltava, já que a carne moída era mais barata. Por isso eu adoro desde quando era criança.

Fonte: https://www.carucubere.ro/

Sarmale

O Sarmale são rolinhos de repolho recheados, os mais famosos são os recheados com carne defumada.

Palavras Úteis para sua viagem pela Romênia

  • Buna – Oi
  • Noroc – Saúde 🍺
  • Mersi – Obrigado
  • O bere rece, va rog – Uma cerveja gelada por favor!

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

Deixe uma resposta