Roteiro de 2 dias em Bratislava – Guia Completo!

Veja neste post um guia completo, incluindo um Roteiro de 2 dias em Bratislava, a capital da Eslováquia – uma das menores capitais da Europa, localizada na fronteira com a Áustria e a Hungria, ao longo do rio Danúbio.

Por aqui você encontra informações práticas que te ajudarão a planejar seu roteiro de 1 ou 2 dias em Bratislava (a depender de quanto tempo você tenha), incluindo dicas práticas de como se locomover, onde se hospedar e onde encontrar comida típica boa e barata! Vamos lá?

roteiro de 2 dias em Bratislava
Roteiro de 2 dias em Bratislava

Onde se hospedar em Bratislava

Em Bratislava nós optamos por alugar um apartamento com cozinha. Porque assim nós conseguiríamos economizar com alimentação, considerando que cozinhar “em casa” sai bem mais barato, né minha gente!?

O apartamento que alugamos foi o Downtown Apartment Amy. Pagamos USD 35 por noite e achamos a localização maravilhosa! Conseguimos conhecer todas as atrações caminhando, sem gastar nada com transporte.

Olha aí a geladeira para manter as cervejas geladas!

Além disso, esta é a novidade: agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar. Olha que maravilha! É a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking.com. Por isso clique AQUI para ver a lista de apartamentos em Bratislava que nós separamos para você.

Reservando seu hotel AQUI pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Aproveitando que você já está aqui, pode ser que você queira ver também:

Obs.: embora este seja um post escrito em português, saiba que eu mantenho os nomes das atrações em inglês, pois é assim que você encontra os locais com mais facilidade em APPs como o Google Maps e o Maps.me. Beleza? 🙂

Eslováquia, um país jovem

Se você por ventura não se recorda (digo isso porque minha memória também não é das melhores), a Eslováquia é um pequeno país da Europa Central. E quando digo que trata-se de um país jovem é porque entre 1918 e 1992 a Eslováquia fez parte da antiga Tchecoslováquia, lembra? Que integrava a Cortina de Ferro, que dividiu a Europa Ocidental do Leste Europeu comunista. O país tornou-se independente somente em janeiro de 1993 e só passou a fazer parte da União Européia em 2004. Bem #xovem, né?

Mas a Eslováquia nem sempre é lembrada por quem viaja por estas bandas, sendo comum que viajantes se concentrem apenas nos países mais famosos, tais como a República Tcheca, a Hungria e a Áustria. Um pecado! Já que a vizinha Eslováquia é super charmosa, interessante, culturalmente rica e bem mais barata que os colegas que dividem suas fronteiras.

Deixe-me ver o que tem para se fazer na capital da Eslováquia!? 🤔

Roteiro de 2 dias em Bratislava

Nós optamos por um Roteiro de 2 dias em Bratislava porque gostamos de conhecer tudo calma. Mas sobretudo porque já estamos naquela fase da vida em que rola uma certa preguiça de ir até um local só para dar um “check” na lista e sair correndo, sabe como é? Mas caso você tenha menos tempo, saiba que 1 dia também é suficiente para fazer muita coisa. Olha só:

Roteiro de 2 dias em Bratislava
O que fazer em Bratislava

Čumil – O famoso Observador

Na esquina da Rua Panská com a Laurinská está Čumil, a estátua mais famosa de Bratislava, por esta razão decidi começar este post por ela.

A tradução literal da palavra Čumil é “O Observador”, e existem duas versões que tentam explicar qual seria o significado dessa estátua que eterniza um cara saindo de um bueiro. Na primeira versão, reza a lenda que seria um trabalhador da época comunista que estaria por ali matando tempo. Já a segunda versão, um pouco mais machista, diz que seria a representação de um homem olhando por baixo das saias das moças. 🙄

Famosas Estátuas de Bratislava

Mas o fato é que desde 1997 a estátua tornou-se o símbolo da cidade velha, e diariamente atrai turistas curiosos que se aglomeram, especialmente nos dias de verão, para tirar fotos com ela – bateu até um tanto de saudade das aglomerações – referência para estiver lendo isso durante a pandemia de 2020.

Roteiro de 2 dias em Bratislava - Estátuas Famosas
Famosas Estátuas de Bratislava – Algumas tão famosas que têm até placa indicativa

Além do Čumil, por toda a cidade você encontrará outras estátuas famosas, entre elas podemos destacar o Paparazzi, o Napoleon Soldier e o Schöne Náci, da foto abaixo. Vale a pena fazer uma caça às estátuas. Além disso, você encontra as localizações exatas delas no Maps.Me, o que deixa tudo mais fácil.

Famosas Estátuas de Bratislava

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Michael’s Gate

O Michael’s Gate (ou Portão de São Miguel, em português) é o último portão ainda preservado da fortificação que circundava a cidade medieval. Um dos símbolos de Bratislava, sua torre pode ser vista de diversos pontos, não tem como passar despercebido – detalhe para a estátua do arcanjo Miguel matando um dragão láaaaa no topo.

Além disso, o último andar da torre de 51 metros construída no século XIV, além de abrigar um museu ainda oferece uma bela vista da Cidade Velha. Por isso, logo depois da torre você poderá seguir seu roteiro por Bratislava, passando por diversos restaurantes, cafés e lojas de lembrancinha, enquanto se dirige para o centro da cidade.

roteiro de 2 dias em bratislava
Michael’s Gate

Maximilian’s Fountain

A foto está horrível, sendo que sequer é possível ver a Maximilian’s Fountain. Mas é por uma boa causa, seu ângulo frontal já estava tomado pelas barraquinhas da feira de Natal que acontece em Bratislava no fim do ano. Por isso só consegui fazer essa foto desajeitada mesmo. Sorry 😬

Mas a fonte mais antiga de Bratislava também guarda uma lenda bem interessante, de que nas Sextas-Feiras Santas e no Ano Novo, a estátua no topo do pilar ganha vida. Entretanto, engana-se quem pensa que qualquer um pode observar o evento! Porque apenas um nativo de Bratislava e que tenha um coração puro é que pode presenciar esse fenômeno. Pena que coração puro ultimamente seja algo tão difícil de se encontrar, né não!?

roteiro de 2 dias em bratislava Maximilian’s Fountain
Maximilian’s Fountain

Historic Centre / Old Town

O Centro Histórico de Bratislava é o lugar onde talvez você mais encontre turistas, já que é por ali onde ficam muitos hotéis, cafés, restaurantes, lojinhas, museus e demais atrações da cidade.

Roteiro de 2 dias em Bratislava Old Town
Old Town

Sabe a fonte da foto (ruim) acima? Ela fica nesta região. Além da antiga sede do governo, que hoje abriga o Museu da Cidade de Bratislava, o museu mais antigo da Eslováquia, cuja torre também oferece uma bela vista da cidade.

Old Town Hall
Museum of the City History roteiro de 2 dias em Bratislava
Museum of the City History

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem para a Europa!

Antes de mais nada, saiba que viajar sem Seguro Viagem é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só pagar as despesas hospitalares. Já pensou!?

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Bratislava Castle

Construído no século IX, em uma colina acima do rio Danúbio e com uma linda vista da cidade, você encontrará a atração turística mais famosa de Bratislava, o Bratislava Castle.

Nós fomos caminhando até o Castelo e achamos que a pernada valeu a pena.

roteiro de 2 dias em bratislava - castelo de bratislava
Bratislava Castle

Most SNP – a Ponte OVNI

Em que outro lugar do mundo você poderá visitar uma ponte que tem um disco voador pousado no topo dela? rs. Mas é sério, a semelhança é tamanha que a Most SPN também é conhecida como UFO Bridge.

Além disso, a sétima ponte suspensa mais alta do mundo abriga em seu disco voador (detalhe para a foto desse gato, abaixo) um restaurante super requintado, um bar e um deck que também oferece uma das vistas mais bonitas de Bratislava. Por isso, mesmo que você não queira gastar seu rico $$ no restaurante, vale a visita! Nem que seja somente pela vista lá de cima.

Most SNP

Grassalkovich Palace – Planet of Peace Fountain

E quando o sol ameaçou sair nós corremos para o Grassalkovich Palace. Conhecido como a Casa Branca da Eslováquia, o palácio é a sede oficial do presidente do país.

Do Castelo nós fomos caminhando até lá, gastamos 20 minutinhos. Existe um dia específico no ano em que o Palácio abre as portas para que a plebe (nós) possamos visitar seu interior. Mas não foi o caso nesse dia específico em que estivemos na cidade. Por isso ficamos apenas com essa vista do lado de fora e da fonte, que simboliza a liberdade.

Planet of Peace Fountain

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Primate’s Palace

O palácio barroco-classicista que fica bem no coração de Bratislava, o Primate’s Palace, é onde Napoleão assinou um tratado de paz chamado ‘A Paz de Pressburg’ em 1805.

Hoje o edifício, que já foi a casa do arcebispo, abriga a sede do prefeito e também hospeda a Câmara Municipal da cidade. Nós só passamos em frente, mas alguns quartos do palácio são abertos à visitação, onde você poderá ver o famoso Salão dos Espelhos, onde acontecem diversos concertos ao longo da semana.

Primate’s Palace Roteiro de 2 dias em Bratislava
Primate’s Palace

St Martin’s Cathedral

A St Martin’s Cathedral serviu, entre 1563 e 1830, como igreja da coroação dos reis húngaros. Dez reis, uma rainha e sete esposas reais da dinastia dos Habsburgos foram coroados nesta catedral. Por isso hoje ela abriga uma réplica dourada de 300 kg da coroa real húngara, réplica esta que fica no topo da torre neogótica de 85 metros, esta da foto abaixo.

St Martin’s Cathedral

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Hviezdoslav Square

A praça que leva o nome do poeta eslovaco, Pavol Ország Hviezdoslav também abriga um Mercado de Natal nos meses de inverno. Entretanto, quando estivemos na cidade o mercado ainda estava começando a ser montado.

Hviezdoslavov Square

Slovak National Theatre

Depois de nossa passagem por países do Leste Europeu, onde pagamos super baratinho nos tickets para o teatro (uma média de 5 euros), nossa paixão por espetáculos, óperas e ballets cresceu exponencialmente.

Mas saiba que em Bratislava você encontrará não somente um, mas dois edifícios que abrigam o Slovak National Theatre, o antigo, inaugurado em 1920 (foto abaixo) e o prédio novo, todo moderno e bonitão, inaugurado em 2007.

Os dois prédios mantinham suas atividades normalmente, exibindo óperas, ballets e dramas, até que o Corona Vírus surgiu para jogar um balde água fria no mundo. Pausa aqui para esse sentimento de tristeza sem fim 😔 Por isso torcemos para que tudo volte ao normal o quanto antes, mas enquanto isso existem peças sendo exibidas online – clique aqui para ver mais.

Slovak National Theatre – Prédio antigo

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Slavín War Memorial

O maior memorial de guerra da Europa Central é também cemitério para quase 7.000 soldados do exército soviético que morreram durante a libertação de Bratislava na Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, o memorial, que fica em uma área super bonita da cidade, traz sentimentos conflituosos para os eslovacos. Porque entre o sentimento de gratidão pelo sacrifício dos russos e de outros soviéticos que derrotaram os nazistas em 1945 também existe o desconforto da tomada da Tchecoslováquia pelo Partido Comunista em 1948 e a invasão do país pelo Pacto de Varsóvia em 1968, que destituiu o líder eslovaco Alexander Dubček, colocando ponto final em seu legado.

Mas à parte desse ranço misturado com gratidão, vale a pena a visita, especialmente porque do centro histórico até o monumento são cerca de 35 minutos de caminhada. Uma ótima pedida para o fim do dia.

Slavín War Memorial

St Elizabeth’s Church – Blue Church

A Blue Church é o edifício art nouveau mais atraente de Bratislava. A igreja pintada em tonalidades de azul, incluindo o telhado azul claro, foi a última atração que nós visitamos nos dias que passamos na cidade.

Eu havia lido em um guia de viagens que a construção e seus detalhes em mosaicos de azulejos lembraria as obras de Gaudí, especialmente quando comparados com o Parque Güell, em Barcelona. Será!? Eu não achei não…rs.

St Elizabeth’s Church

Arte de Rua em Bratislava

Não sei você, mas a gente ama arte de rua! Por isso, se este também é o seu caso, além da caça às estátuas famosas, faça também uma caça às artes de rua da cidade. Nós vimos painéis muito bacanas durante nossas andanças aleatórias. Estes são alguns:

Arte de Rua

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Castelo de Devín

O Castelo de Devín, uma das principais atrações da Eslováquia, não fica em Bratislava, mas a 10 km da cidade. Mas é possível ir até lá com o ônibus número 29. Mas nós acabamos não indo até o castelo porque preferimos dedicar nossos 2 dias explorando a cidade com mais calma. Acabamos nos arrependendo depois. Faz parte…

Lembre-se do Seguro Viagem!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO, ou no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Onde comer bem e barato em Bratislava – Slovak Pub

Eita que nós amamos comida boa e barata! Aliás, quem é que não gosta, né? Por isso a primeira coisa que a gente faz assim que coloca os pés em um novo destino é tentar descobrir onde é possível experimentar a culinária local, mas sem ter que gastar um rim para isso.

Então imagine nossa surpresa ao descobrir que o Slovak Pub, que é um lugar super tradicional em Bratislava, servia pratos típicos e cervejas por preços super convidativos!? Se liga só nos valores:

  • Chopp 500ml – USD 1.90
  • Prato Típico Bryndzové halušky – USD 6.20
  • Snitzel – USD 5.90

Enquanto o Snitzel é um prato típico alemão, o Bryndzové halušky é um prato nacional eslovaco que você não pode deixar de provar. São bolinhos de queijo ovelha (tipo um gnocchi) preparados com batata, farinha, sal, queijo de ovelha e cobertos de bacon ou calabresa, como este da foto. Lázaro AMOU!

Bryndzove Halusky
Snitzel – é assim que se escreve por lá

Roteiro de 2 dias em Bratislava -Chegando

Nós fomos de ônibus de Budapeste, na Hungria, para Bratislava. Compramos a passagem com a empresa FlixBus e pagamos € 7 por pessoa.

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Saindo

Depois de Bratislava nós seguimos viagem até Praga, na República Tcheca. Desta vez optamos pela empresa Regio Jet. A passagem custou € 12 por pessoa e nós achamos o ônibus super confortável.

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Moeda da Eslováquia

A Eslováquia se uniu à União Europeia em 2004 e em 2009 adotou o euro como moeda oficial. Sim meu amigo(a), dá aquela dor no coração do mochileiro(a), né? Sobretudo porque no momento em que escrevo este post, em agosto de 2020, graças à pandemia que estamos enfrentando e a crise econômica mundial, o euro está sendo cotado a R$ 6,35 😳

Roteiro de 2 dias em Bratislava – Melhor época para visitar a cidade

A melhor época para visitar Bratislava é entre os meses de abril e setembro, quando a temperatura é mais amena, nem frio nem calor. Nós estivemos por lá no mês de novembro e pegamos o início do friozinho, eu amei! Além disso, a partir de novembro você já pode aproveitar a época dos mercados de natal, que acontecem em diversas cidades européias, incluindo Bratislava.

Por isso, se você também prefere temperaturas mais amenas, evite os meses de julho e agosto, quando acontece o pico do verão europeu e a temperatura em Bratislava pode chegar perto dos 40°C – deeeeus me free! rs.

Fonte: https://www.meteoblue.com/pt

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia

Todos os nossos posts sobre a Bulgária

Todos os nossos posts sobre a Turquia

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired