O que fazer em Sofia – Roteiro de 1 ou 2 dias

Planejando uma viagem pelo Leste Europeu passando pela Bulgária? Então saiba que neste post você encontra o que fazer em Sofia, a maior cidade do país.

Sofia é uma cidade vibrante e com cara de capital. Mas ao mesmo tempo ela ainda preserva um ar de cidade do interior, sabe? Além disso, as atrações indicadas neste post cabem perfeitamente em um roteiro folgado de 2 dias ou até mesmo em 1 dia, caso você visite Sofia no verão e tenha pique para bater pernas desde cedo até tarde da noite. Por isso siga comigo na leitura para ver quanta coisa legal!

O que fazer em Sofia
O que fazer em Sofia

Onde se hospedar em Sofia

Nós nos hospedamos no Rila Hotel Sofia, um hotel bem no coração da cidade, com quartos amplos e confortáveis e um maravilhooooso café da manhã incluído na diária. Por isso eu recomendo muito, especialmente porque ao se hospedar no Rila Hotel Sofia você pode conhecer todas as atrações da cidades caminhando. Mas caso precise, saiba que tem uma estação de metrô ali pertinho. Uma maravilha!

onde se hospedar em sofia
Nosso quarto no Rila Hotel Sofia

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Ah! Pode ser que você queira ver também:

O que fazer em Sofia

Uma cidade com pelo menos 6.000 anos de história. Só por aí já dá para ter uma ideia das surpresas que te aguardam em Sofia, né?

Obs.: eu coloco os nomes das atrações em inglês pois é assim que você as encontra mais facilmente no Google Maps ou no Maps.Me. Beleza?

Alexander Nevsky Cathedral

A Igreja de São Alexandre Nevsky é um dos símbolos mais reconhecidos de Sofia, o cartão postal da cidade.

Esta igreja, que na verdade é um memorial aos 200.000 soldados russos que morreram lutando pela independência da Bulgária durante a Guerra Russo-Turca (1877 a 1878), foi construída em 1912 e foi projetada pelo arquiteto russo Alexander Pomerantsev. Sua torre tem uma altura de 53 metros e abriga 53 sinos, o mais pesado com 10 toneladas.

o que fazer em Sofia
Alexander Nevsky Cathedral

Entretanto, mesmo sendo um dos destinos turísticos mais populares de Sofia, a igreja “só” consegue acomodar cerca de 5.000 pessoas em seu interior. Por isso, em feriados cristãos importantes ela entope de gente.

Nós estivemos por lá em uma quinta-feira à tarde e tudo estava bem tranquilo. Aliás, essa é a dica: procure visitá-la mais no fim do dia, quando o sol dá a ela esse dourado super especial.

Alexander Nevsky Cathedral

Além disso, o seu interior ostenta algumas pinturas e lustres gigantes que dão todo um charme ao seu estilo meio “dark”, no bom sentido da palavra. Mas para tirar fotos lá dentro é preciso pagar uma taxa.

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada é gratuita, só paga se você quiser tirar fotos lá dentro.

Saint Sophia Church

Ali pertinho da atração mencionada acima está a Basílica de Santa Sofia. Fundada durante o reinado de Justiniano (entre 527-565), ela é uma das igrejas mais antigas da capital. Era a igreja principal da cidade durante a Idade Média e, sob o domínio dos otomanos, foi usada como mesquita.

Além disso, foi esta igreja que deu nome à cidade pois, quando os viajantes se aproximavam eles logo avistavam a igreja e diziam “chegamos em Sofia”, ou “lá está Sofia”, já que a igreja ficava em uma colina um tanto afastada da cidade em si e era a primeira coisa que os viajantes viam. Finalmente, de tanto repetirem “lá está Sofia” ou “chegamos em Sofia” a cidade passou mesmo a ser chamada assim, Sofia.

Sofia Church

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada é gratuita e fotos em seu interior são proibidas.

National Palace of Culture

O Palácio Nacional da Cultura, que abreviado em búlgaro é conhecido como NDK, é o maior centro do leste europeu para congressos, conferências, convenções e exposições. Além disso, por ali também acontecem alguns shows.

Mas como não tinha nada programado para os dias em que nós estivemos em Sofia, acabamos ficando apenas com esta bela vista do lado de fora.

National Palace of Culture

Curiosidade: 10.000 toneladas de aço foram utilizadas para a construção do NDK. Isso significa 3.000 toneladas a mais que a Torre Eiffel 😱

National Palace of Culture
Fonte em frente ao National Palace of Culture

Como chegar: pegamos o metrô e descemos na estação National Palace of Culture (NDK).

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO!

Viajar sem Seguro Viagem é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só com despesas hospitalares. Já pensou!? Sem contar que na Europa o Seguro Viagem é obrigatório!

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Bulgaria Square

E ali, do ladinho da atração mencionada mais acima, fica a Bulgaria Square. Uma praça com esse jardim tão florido que dá vontade de sentar por ali e não ir embora nunca mais…rs. Ainda mais em dias de calor quando o sol está ardendo e as fontes trazem uma brisa bem fresquinha. Olha que coisa mais linda:

Bulgaria Square

Seven Saints Church

A Igreja dos Sete Santos foi uma surpresa inesperada em nosso roteiro por Sofia. Porque nós só passamos por ela quando estávamos a caminho do Tsar Ivan Shishman Street, que aliás é uma rua que não tem nada demais…rs.

A igreja foi construída em 1902 na base de uma mesquita otomana abandonada. Além disso, quem sugeriu a conversão da antiga mesquita otomana em uma igreja cristã foi o russo Alexander Pomerantsev (o mesmo que projetou a Alexander Nevsky Cathedral).

Sveti Sedmochislenitsi Church
Street Art ali pelas redondezas

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Quanto custa: a entrada é gratuita e fotos em seu interior são proibidas.

Open Museum – Ancient Serdica

Essas ruínas foram descobertas em 2010 na construção de uma das linhas do metrô. Arqueólogos foram chamados e hoje as escavações descobertas se tornaram um museu a céu aberto.

E por que esse nome Serdica? Porque Sofia foi chamada pelos romanos de Serdica, ou seja, “a cidade dos Serdi”, que era uma tribo que vivia por ali no primeiro século a.C.

o que fazer em Sofia
Open Museum Ancient Serdica

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica bem na saída da estação Serdika do metrô.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Banya Bashi Mosque 

A Banya Bashi Mosque, essa bonitona da foto abaixo, foi projetada pelo mesmo arquiteto que projetou a Süleymaniye Mosque em Istambul.

Aliás, você já leu nosso post com as 20 principais atrações de Istambul? Ainda não!? Então clique AQUI para ver!

Os muçulmanos são minoria na Bulgária, especialmente em Sofia onde eles representam apenas 1% da população. Por isso esta é a única mesquita ativa na cidade. 

Banya Bashi Mosque

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica bem na saída da estação Serdika do metrô.

Party House

Construído em 1953, o imponente prédio do Party House foi a sede do Partido Comunista da Bulgária. Contudo, atualmente o prédio acomoda escritórios do governo e não é aberto ao público.

Mas o mais interessante deste prédio é a estrela vermelha que ficava bem lá no topo, onde hoje podemos ver a bandeira da Bulgária. Na época comunista diziam que a estrela era feita de rubi puro, uma peça valiosíssima. #SQN! hahaha.

Porque quando o comunismo foi derrubado e a estrela foi retirada do topo do prédio as pessoas acabaram descobrindo, decepcionadas imagino, que na verdade a famigerada estrela do topo era de plástico.

National Assembly
O que fazer em Sofia
National Assembly

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas também fica perto da estação Serdika do metrô.

Sofia History Museum

O Sofia History Museum fica neste belíssimo prédio construído em 1913, e que era usado como local para banho. Isso porque nem todas as pessoas tinham lugares específicos para tomar banho em casa (podiam até ter água, mas não um lugar bacanão, sabe?), então era comum que famílias inteiras frequentassem este tipo de local.

Além disso, era tão comum que as pessoas passassem um bom tempo nos locais para banho que estes hoje são chamados de “Facebook dos tempos antigos”, onde as pessoas iam para se atualizar dos assuntos e das fofocas, além de tomar aquele banho gostoso…hehehe.

History Museum sofia
History Museum sofia

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas também fica perto da estação Serdika do metrô.

Quanto custa: a entrada custa BGN 10,00 (USD 5.60).

Hot Spring Water

E logo ali, pertinho do museu, você encontra essas fontes de águas termais. Em um primeiro momento foi até engraçado porque a moça do Free Walking Tour falou em água termal, eu entendi “água mineral” e corri para encher a minha garrafinha. Mas aí percebi que a água saia beeeeem quente, fervendo!

Entretanto, acredita-se que a água tenha propriedades curativas. Por isso, na dúvida, tome uns goles quentes mesmo. Vai quê? Né?

Central Mineral Water

Encontre seu hotel COM DESCONTO em Sofia clicando AQUI.

Palace of Justice

A primeira informação que você precisa saber sobre o Palácio da Justiça de Sofia é que é daqui que sai o Free Walking Tour que acontece todos os dias na cidade. Mas eu falarei sobre ele mais abaixo, peraí.

Além disso, o prédio que acomoda todos os tribunais de Sofia, foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial, não ele em si, mas a região nos arredores. Por isso hoje em dia, se você olhar com atenção, ainda conseguirá ver as marcas dos estilhaços das bombas nas colunas e nas paredes do prédio.

O que fazer em Sofia
Palace of Justice Sofia

St Nedelya Church

Esta igreja ortodoxa guarda uma história trágica e curiosa. Ela foi alvo de um atentado terrorista em 16 de abril de 1925, quando um grupo do Partido Comunista da Bulgária detonou 25 kg de explosivos dentro dela na tentativa de matar o monarca da época, que estaria ali para participar de um funeral.

No atentado cerca de 150 pessoas morreram, menos o monarca, que era o alvo principal. Isso tudo porque o rei se atrasou. Porque antes de ir para este funeral, ele decidiu participar de outro evento, o funeral de seu guarda-costas, que teria morrido em outro atentado. Ou seja, prestar a última homenagem àquele que havia salvado sua vida acabou salvando novamente a vida do monarca.

Por isso, por conta dessa história, quando os búlgaros se atrasam eles costumam se justificar dizendo que um atraso muitas vezes pode salvar uma vida…rs. Mas brincadeiras à parte, o desfecho do atentado também foi trágico, cerca de 450 pessoas foram presas e mortas sem sequer terem sido julgadas depois da primeira tragédia.

o que fazer em sofia
St. Nedelya Church

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica perto da estação Serdika do metrô.

Church of St Petka of the Saddlers

Esta igreja de nome comprido e difícil de se pronunciar (mas é assim que você a encontra do Maps.Me ou no Google Maps) é uma igreja ortodoxa búlgara medieval, e ela fica pertinho da atração anterior.

Meio sem graça do lado de fora (será que é pecado dizer isso?), a igreja guarda belos afrescos em seu interior.

o que fazer em sofia
Church of St Petka of the Saddlers

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica bem na saída da estação Serdika do metrô.

Quanto custa: para ver os afrescos no interior da igreja é preciso pagar uma taxa de BGN 2,00.

Statue of Sveta Sofia – Estátua de Santa Sofia

A estátua mais polêmica de Sofia. Por isso algumas pessoas a odeiam com o mesmo fervor com que outras a adoram.

O fato é que a estátua era para ser uma homenagem à Santa Sofia. Mas o artista deu alguns toques um tanto não comuns para estátuas de santos. Primeiro porque ela está usando um decotão (repare) e segundo porque ela segura 3 símbolos pagãos. A igreja não ficou nada feliz.

E o pior de tudo é que dizem que se olhar bem para o rosto da estátua ainda é possível notar que ela se parece com a esposa do prefeito que encomendou a obra…rs. Pense num rolo!? hahaha.

o que fazer em sofia

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica bem na saída da estação Serdika do metrô.

St George Rotunda 

A igreja mais antiga de Sofia é a St George Rotunda. Acredita-se que um templo pagão que ali existia teria sido convertido em igreja no século VI, durante o reinado de Constantino, o Grande. Em seu interior é possível ver afrescos que foram pintados entre os séculos VI e XIV.

Além disso, durante o império otomano a igreja foi transformada em uma mesquita, mas depois voltou a ser convertida em igreja.

o que fazer em sofia
St George Rotunda

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas ela fica perto da estação Serdika do metrô.

Boyana Church 

Construída no século X e ampliada nos séculos XIII e XIX, a Boyana Church entrou para a lista de Patrimônios da UNESCO em 1979. Ela possui em seu interior afrescos de diferentes períodos, mas os mais famosos são os afrescos de 1259.

Entretanto, para preservar os afrescos foi instalado um sistema de ar condicionado dentro da igreja e o número máximo de visitantes permitido em seu interior é de 8 a 10 pessoas que podem ficar lá dentro por um tempo máximo de 10 minutos. E fotos lá dentro também são proibidas.

o que fazer em sofia

Como chegar: está é a atração mais longe do centro. Por isso nós pegamos o ônibus número 64 para ir até lá. 

Quanto custa: o ingresso custa BGN 10,00 (USD 5.60).

Ivan Vazov National Theatre

O Teatro Nacional “Ivan Vazov” é o maior teatro da Bulgária, bem como o teatro mais antigo do país.

O Teatro foi fundado em 1904 e inicialmente foi chamado simplesmente de Teatro Nacional. Mas logo depois acabou recebendo o nome do escritor búlgaro Ivan Vazov. A arquitetura neoclássica do teatro, projetada pelos famosos arquitetos do teatro vienense Hermann Helmer e Ferdinand Fellner, foi concluído em 1906 e inaugurado em 1907.

o que fazer em sofia
Ivan Vazov National Theatre

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Encontre seu hotel com DESCONTO em Sofia clicando AQUI!

St Nicholas the Miracle Maker Church 

Esta igreja que também é chamada de Igreja Russa de Sofia foi construída por trabalhadores russos, alguns deles inclusive que também trabalharam na construção da Catedral Alexander Nevsky, de 1912 a 1914.

O interior é bonito mas também paga-se uma taxa para entrar. Eu confesso que não entrei e me dei por satisfeita com essa beleza colorida do lado de fora mesmo. Olha:

o que fazer em sofia
St Nicholas the Miracle Maker Church
o que fazer em sofia
St Nicholas the Miracle Maker Church

Como chegar: fomos caminhando até lá.

Borisova Gradina Park

Vou contar uma coisa bem feia pra vocês…hahaha. Nós chegamos no Borisova Gradina Park, descemos do metrô, começamos a andar e eu fiquei com preguiça e quis ir embora.

Mas isso porque o parque é gigante, já era no fim do dia e meus pés latejavam dentro do meu All Star velho de guerra. Entretanto, se você não for preguiçoso (a) você pode explorar o parque de acordo e me contar o que achou. Porque eu fiquei só com essa foto de uns grafites que tinha no caminho do metrô até a parte onde caminhamos.

o que fazer em sofia
Borisova Gradina Park

Como chegar: nós fomos até o parque com o metrô, descemos na estação Vasil Levski Stadium.

O que fazer em Sofia – Central Market

Eu confesso que esperava mais, mas o Central Market de Sofia também tem lá o seu charme. E como fica ali pela região central, vale a pena dar uma passadinha.

Mas mesmo sendo bem sem graça nós acabamos almoçando por ali. No canto esquerdo para quem entra tem uma banca que vende comida pronta. Nós compramos arroz, salada e frango por BGN 8,00 (USD 4.50). E por ali mesmo tem uma mesinha onde almoçamos felizes da vida, nós dois por menos de USD 5.00!

Central Market

Nós não chegamos a tomar, mas vimos que esse quiosque aí do meio vendia chopp por ótimos preços.

Como chegar: fomos caminhando até lá, mas o mercado fica bem na saída da estação Serdika do metrô.

Museum of Socialist Art

É aqui onde quase todas as estátuas de Lênin vieram parar. E também é aqui a nova casa da estrela vermelha que ficava no topo do Party House, que falei mais acima, lembra? A de plástico que todos juravam que era de rubi.

Por isso logo na chegada você poderá ver a grande estrela vermelha no jardim. E em seu interior você poderá ver obras do período do regime socialista na Bulgária, entre os anos de 1944 a 1989.

Museum of Socialist Art

Como chegar: nós fomos de metrô, na direção de Mladost e descemos na estação G.M. Dimitrov.

Quanto custa: a entrada para o museu custa BGN 6,00 (USD 3.40).

Free Sofia Walking Tour 

O Free Sofia Walking Tour sai todos os dias da frente do Palace of Justice às 11h e às 18h no verão. O tour dura mais ou menos 2h30m e vale super a pena, na minha opinião.

E o mais legal é que o tour termina perto de um parque onde tem supermercados e bares vendendo cerveja por ótimos preços. Uma maneira deliciosa de terminar o dia, caso você faça o tour das 18h, como nós fizemos.

Tente acha a gente 🙂

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Melhor época para visitar Sofia

A melhor época para visitar a Bulgária é durante a primavera – de março a maio – ou durante o outono – de setembro a novembro.

Nós estivemos em Sofia em outubro e o clima estava delicioso, pelo menos na opinião desta pessoa que vos escreve, que odeia o calor…rs. Já fazia frio mas ainda tinha aquele solzinho gostoso do outono, sabe? Eu amei! Não precisamos de blusas nem roupas muitas pesadas e nem chegávamos suados em bicas no hotel depois de um dia inteiro na rua.

melhor época para visitar a Polônia

O que comer na Bulgária – Pratos Típicos

Veja abaixo as delícias que nós provamos:

Parlenka – com alho e queijo

Parece uma pizza mas é um pão delicioso e custa menos de USD 1.00.

Parlenka

Kebapche

É o Kebab, a carne moída no espeto.

Kebapche

Sirene Po Shopski

Um prato super tradicional da Bulgária, uma delícia feita de batatas, carne e queijos e que vem nesses potes (ou barquinhos) quentes. Eu AMEI!

Sirene Po Shopski

Schnitzel

É um prato austríaco (em alemão significa escalope à moda de Viena). Mas por aqui come-se muito também. Parece um hambúrguer grelhado. Super gostoso!

Schnitzel

Como ir de Plovdiv para Sofia

Nós fomos de trem de Plovdiv para Sofia. Pagamos BGN 9,00 (USD 5.10) e Lázaro comprou o bilhete na estação um dia antes, para garantir. Mas é possível comprar lá na hora também. Além disso, você pode consultar os preços e horários dos trens neste site:

Uma outra opção seria ir de ônibus, mas sairia um pouco mais caro. O bilhete de ônibus de Plovdiv para Sofia custa em média BGN 15,00 (USD 8.50). Contudo, a viagem de ônibus me parece ser mais confortável do que a viagem de trem. E você também pode consultar os preços e horários nestes sites:

Lázaro todo feliz assistindo seus desenhos no celular…rs

O que fazer em Sofia – Como se locomover 

Nós visitamos as principais atrações de Sofia caminhando. Mas a cidade conta com um bom sistema de transporte público que inclui metrô, tram (trem de superfície) e ônibus.

Mas a maior maravilha do sistema de transporte público de Sofia é o bilhete único que pode ser usado durante um dia inteiro tanto nos ônibus quanto no tram e no metrô. 

Bilhete para uso em um dia

O cartão custa BGN 4,00 (USD 2.20) e, como disse mais acima, pode ser utilizado em todos os meios de transporte, quantas vezes for preciso durante um dia inteirinho! Uma super mão na roda.

Além disso, esse tipo de bilhete pode ser comprado até nas bancas de jornais espalhadas pela cidade, além é claro, dos guichês em algumas das principais estações do metrô.

O que fazer em Sofia – Onde comer

Sofia tem diversos bares, cafés e restaurante bacanas. Mas o maior sucesso mesmo são os pães.

Oh, gente! Não sei vocês, mas eu adoro pão. Por isso em Sofia eu me esbaldei, já que por toda a cidade era possível encontrar essas mini-padarias que vendiam pães de tudo que é tipo por ótimos preços.

o que fazer em sofia
Pães
o que fazer em sofia
Pães vendidos no metrô

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária

Todos os nossos posts sobre a Turquia

Todos os nossos posts sobre a Romênia

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.