Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando bem pouco

Planejando uma viagem para Istambul? Então que tal fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando bem pouquinho?

Pois saiba que é possível e eu vou te contar tudinho. Até rimou 😅 Mas deixando os trocadilhos bestas de lado, vamos lá. Né, minha gente?

cruzeiro pelo bósforo
Cruzeiro pelo Bósforo – Pôr do Sol

Onde se hospedar em Istambul

Em Istambul nós nos hospedamos no hotel PALMERA OLD CITY. Achamos a localização excelente e o preço muito justo – pagamos USD 35 por um quarto duplo com banheiro privativo. Mas o melhor de tudo é que o hotel fica pertinho de diversas atrações da cidade. Uma baita mão na roda para te ajudar a conhecer quase tudo caminhando, sem gastar com transporte.

Além disso, agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar, ou seja, é a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking. Por isso clique aqui para ver a lista de apartamentos que nós separamos para você em Istambul.

Nosso quarto no hotel Palmera Old City

Aliás, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando quase nada

Desde 1900 e guaraná com rolha quando eu estudava em uma escola estadual lá em Toledo (MG) que eu sonhava em conhecer Istambul, a antiga Constantinopla, capital do Império Bizantino.

Mas não era só pisar na cidade, o que eu queria mesmo era navegar pelo Bósforo, essa tripinha que separa Istambul entre os continentes europeu e asiático.

como fazer um cruzeiro pelo bósforo
Cruzeiro pelo Bósforo

O Bósforo é um estreito que liga o Mar de Mármara (e sua extensão, o Mar Mediterrâneo) com o Mar Negro e que também marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. E isso faz com que Istambul seja a única cidade no mundo dividida entre dois continentes.

Você também pode gostar de ler nosso post completo com 20 atrações de Istambul – incluindo dicas de como conhecer a cidade inteira utilizando transporte público!

Além disso, por ser uma ligação natural entre os dois continentes, o Bósforo possui uma importância geopolítica tamanha! Quando Constantinopla foi tomada em 1453, os europeus foram impedidos de se deslocar até a Ásia Oriental em busca de matérias-primas, o que os forçou a investir nas navegações marítimas a fim de descobrir novas rotas para a Índia. Por isso hoje existem diversos acordos internacionais para a utilização comercial desse estreito.

Então imagine que emoção fazer um passeio por esse tão importante pedaço do mundo atual e antigo? Eu queria muito!

Cruzeiro pelo Bósforo
Cruzeiro pelo Bósforo

O que ver em um Cruzeiro pelo Bósforo

A princípio nos iríamos pegar o barco de turismo, são dezenas deles saindo ali pertinho da Ponte de Gálata. Entretanto descobrimos que poderíamos fazer o mesmo trajeto com os barcos públicos que atendem a população local, cujos quais custam bem mais barato e não tem a mesma muvuca de turistas. Óia que maravilha!? 😃

Além disso, pegando os barcos públicos também é possível ver uma série de construções nas margens do Bósforo. Digo isso porque os barcos turísticos tem trajetos específicos justamente para ver estas construções. Mas quem opta pelo barco público não perde absolutamente nada. Veja abaixo todas as atrações que nós vimos:

cruzeiro pelo bósforo torre de leandro
Torre de Leandro
Palácio Kuçüksü
cruzeiro pelo bósforo hagia sophia
Hagia Sophia
Mesquita Süleymaniye
Outra Mesquita que não sei o nome…rs
cruzeiro pelo bósforo
Mesquita de Ortakoy
cruzeiro pelo bósforo
Forte Rumeli Hisar

Quanto custa um Cruzeiro pelo Bósforo 

Por toda a cidade de Istambul existem agências oferecendo o Cruzeiro pelo Bósforo. 

Os preços variam e os mais luxuosos podem chegar a USD 70.00 (ai que dor no coração). Contudo existem algumas opções mais em conta, por volta de TL 25,00 (USD 5.00). Mas a parte ruim destes mais baratinhos é que os barcos saem abarrotados de turistas, sobretudo no verão, e a maioria das pessoas disputam os lugares para sentar na parte externa afim de ver a vista e tirar boas fotos 😬

Cruzeiro pelo Bósforo – Maior sossego no barco público

Como economizar em um Cruzeiro pelo Bósforo 

Por isso nós decidimos pegar um dos barcos públicos que também fazem o trajeto pelo Bósforo, pagamos bem mais barato e ficamos bem felizes com a nossa escolha. Por isso fizemos 2 trajetos diferentes durante nossa passagem por Istambul, falarei melhor mais abaixo.

Além disso, os barcos públicos são grandes e super bons, com banheiro na parte interna e muitas vezes até com restaurantes que servem chá, sucos e snacks.

Mas certamente a grande vantagem é que custa bem menos e tem BEM MENOS gente, especialmente longe da hora do rush, quando a população os utiliza como meio de transporte para voltar pra casa. Veja:

cruzeiro pelo bósforo
Quase ninguém no barco em plena alta temporada, olha que beleza!?

Nós fizemos um trajeto de 1h para ir e 1h para voltar entre as estações Üsküdar e Beykoz. O barco estava praticamente vazio às 14h. 

Entretanto você pode fazer vários roteiros: de Beşiktaş até Üsküdar ou até Kadikoy; de Üsküdar ou Kadikoy até Şişhane; de Karakoy ou Eminonu até Kadikoy; etc. São várias opções.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Ver o Pôr do sol em um Cruzeiro pelo Bósforo 

Mas a parte mais linda de um Cruzeiro pelo Bósforo definitivamente é o pôr do sol. Sobretudo quando se tem essa vista:

por do sol em istambul
Pôr do Sol visto da Estação Kadıköy

Para ver esse momento específico, e para ter essa vista privilegiada, nós fomos de barco até a estação Kadikoy. O sol estava se pondo às 20h e nós pegamos a embarcação por volta das 19h30m em Karakoy. 

Contudo já te adianto que no fim do dia mesmo os barcos públicos acabam ficando mais cheios. Mas fique tranquilo que ainda assim você encontra bons lugares para se sentar. Porque a maioria das pessoas que estará no barco são trabalhadores locais voltando pra casa depois de um longo dia, o lado de fora da embarcação não fica muito cheio, permitindo que você aprecie a vista na maior tranquilidade.

cruzeiro pelo bósforo pôr do sol
Pôr do Sol visto do Barco

Mas para nossa surpresa quando desembarcamos na estação Kadikoy nós ainda descobrimos que a estação em si também é um ótimo lugar para curtir esse momento do dia. Pode ser que um monte de gente já saiba disso, mas nós não sabíamos e achamos o máximo! rs.

Vimos algumas pessoas sentadas por ali bebendo uma cervejinha comprada nos supermercados da região. Cerveja custa meio caro na Turquia. Mas nos supermercados é possível encontrar o elixir dos deuses por TYR 10,00 (USD 1.75). Nada mal, né?

Quais os horários dos barcos públicos 

Consulte os horários e os trajetos dos barcos no site oficial clicando neste link.

Quanto custa 

Nós pegamos o barco público na estação Üsküdar e fomos até a estação Beykoz. A passagem custou TYR 2,60 (USD 0.45). Bem baratinho, né?

Nós fizemos um trajeto de 2 horas (1h para ir e 1h para voltar) entre as estações Üsküdar e Beykoz e depois outro até a estação Kadikoy para assistir ao pôr do sol. 

Mas você pode fazer vários roteiros: de Beşiktaş até Üsküdar ou Kadikoy, de Üsküdar ou Kadikoy até Şişhane, de Karakoy ou Eminonu até Kadikoy, etc. São várias opções de rotas que custam baratinho e que te proporcionarão vistas bonitas ao longo do Bósforo.

Um dos barcos públicos que utilizamos

Melhor época para visitar Istambul 

Nós estivemos em Istambul no começo do mês de julho e o clima estava perfeito. Já era verão mas ainda não fazia tanto calor. Entretanto as multidões já formavam filas na maioria das atrações e os valores dos hotéis já estavam subindo.

Os meses entre junho e agosto são os meses de alta temporada em Istambul. Contudo se você, assim como nós, não conseguir fugir do verão, reserve seu hotel com antecedência, hidrate-se bastante, abuse do protetor solar e programe-se para visitar as atrações bem no início da manhã e/ou no fim dos dias.

Por isso a melhor época para visitar Istambul é na primavera (de março a maio) ou no outono (de setembro a novembro), já que nestes meses as temperaturas são mais amenas e o fluxo de visitantes não é tão intenso. Entretanto no inverno (de dezembro a fevereiro) faz bastante frio. ⛄️ 

O que fazer na Turquia
Médias das temperaturas anuais em Istambul

Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

7 comentários sobre “Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando bem pouco

Deixe uma resposta