Ainda vale a pena visitar Pamukkale, na Turquia?

Será que ainda vale a pena visitar Pamukkale, na Turquia? Veja aqui nossa experiência visitando o local recentemente em nossa passagem pelo país.

Incluímos dicas de como encaixar a atração em um deslocamento entre Istambul, Éfeso e Capadócia, já que assim você economiza tempo, dinheiro e não se frustra tanto. Mas segue aqui comigo que já já eu vou explicar o porquê da frustração.

ainda vale a pena visitar pamukkale
Ainda vale a pena visitar Pamukkale?

Onde se hospedar em Pamukkale

Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Pamukkale – o Castelo de Algodão da Turquia 

Pamukkale, que significa “Castelo de Algodão” em turco, é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que aparece na maioria das listas que encontramos por aí de coisas a se fazer (e ver) antes de morrer. Além disso, junto com as ruínas de Hieropolis o complexo faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1988.

Entretanto, não bastasse a beleza natural, as piscinas termais de Pamukkale já eram utilizadas com propósito de cura há milhares de anos. Mesmo hoje em dia muitas pessoas buscam por suas propriedades curativas, tanto das águas termais quanto da lama calcária que repousa no fundo das piscinas.

“Ai que delícia, quero ir até lá para relaxar nas águas termais e nas piscinas de água azul turquesa”, você pode pensar. Mas meu amigo (a) tenho que te dar uma má notícia, já que paz é item raro em uma visita à Pamukkale.

ainda vale a pena visitar pamukkale
Lázaro feliz da vida achando que tinha mais piscinas cheias no local

Nós já tínhamos decidido não visitar Pamukkale pois sabíamos que parte das piscinas já estavam vazias. Mas em nossa viagem de ônibus de Bodrum para a Capadócia nós faríamos uma parada de 6 horas em Denizli e entre ficar na rodoviária e ir até lá nós escolhemos a opção B.

Entretanto devo confessar que fui até Pamukkale sabendo que as fotos da internet já não mais correspondiam à realidade. Por isso não me frustrei. Mas qualquer pessoa que decida pesquisar por Pamukkale na internet, ou que compre um pacote com uma agência, certamente dará de cara com fotos VERSUS realidade completamente diferentes:

Como foi nossa visita à Pamukkale 

Contudo desde 1900 e guaraná com rolha (sempre uso essa expressão para denunciar a idade…hahaha) que eu assistia documentários que diziam que era preciso visitar Pamukkale o quanto antes, pois um dia todas as piscinas estariam secas. Pois bem, eu já lhe adianto que eu demorei demais…

Por isso decidi escrever esse post, pois com o advento dos filtros do Instagram (e do Photoshop) muita gente pode chegar em Pamukkale e ficar frustrado com a diferença absurda daquilo que se vende e da realidade atual.

ainda vale a pena visitar pamukkale
Piscinas completamente secas

Sim, as piscinas já foram belíssimas. Contudo hoje são poucas que permanecem cheias e, no verão, há um enorme acúmulo de turistas disputando um espaço nas mesmas.

ainda vale a pena visitar pamukkale
As únicas piscinas que não estão vazias ficam lotadas de gente!

Ainda vale a pena visitar Pamukkale?

Depende! Se você se programar para visitar o local no pôr do sol e visitar as ruínas de Hierápolis até que vale – exatamente pelo pôr do sol (que é lindo) e pelas ruínas. Mas só pelas piscinas em si eu acho que não vale a pena não.

Entretanto essa é minha opinião, super sincera aliás. Porque recentemente li o relato de uma moça que esteve por lá no inverno (com dias cinzas e temperaturas quase negativas) e ela amou. Por isso, como diz meu pai: “gosto é que nem pescoço, cada um tem o seu” e por isso mesmo devemos respeitar as diferentes opiniões, né?

O sol começando a se por em Pamukkale

Pôr do Sol em Pamukkale 

Mas nossa visita à Pamukkale não foi só frustração, nós amamos o pôr do sol que nós vimos por lá.

visitar pamukkale ainda vale a pena
Pôr do sol em Pamukkale

Depois de desviar das centenas de turistas nós achamos um espacinho na parte de cima das piscinas, depois que se passa o café, bem longe da muvuca e ficamos ali nos despedindo do astro rei.

Pôr do sol em Pamukkale

Entretanto nós cometemos um erro, pois tínhamos deixado Hierápolis para o fim da visita, mas depois que o sol se pôs tivemos que ir embora rápido pois nosso ônibus para a Capadócia sairia em breve. Por isso tente não fazer a mesma “cagada”: programe-se para visitar Hierápolis um pouco antes do sol se por.

Sem cometer o mesmo erro, tá? 🙂

Turismo em massa em Pamukkale 

Eu tenho uma amiga, a Rayane do Blog Passaporte Sustentável, que escreve matérias incríveis falando sobre turismo sustentável e sobre como o turismo em massa tem prejudicado lugares históricos. E infelizmente Pamukkale tá no pacote.

Todos os anos Pamukkale recebe 2 milhões de visitantes. É muita gente, e infelizmente MUITA gente sem noção. Porque durante toda a visita nós vimos pessoas entrando em lugares proibidos, escalando partes do local onde não era permitido pisar, várias delas desobedecendo na maior cara dura as orientações dos funcionários que, inutilmente tinham que ficar gritando e apitando o tempo todo. Algumas pessoas se comportavam como um bando de crianças desobedientes no primeiro dia na creche…rs.

Foto raríssima sem muvuca

Mas então você está me dizendo que eu não devo ir?

Não! Quem sou eu para dizer tal coisa!? Especialmente porque eu fui, né? Por isso dizer para alguém não ir seria uma baita hipocrisia. Contudo o que estou tentando fazer aqui é escrever um relato mais verdadeiro e não com o tom glamuroso que se vê por aí.

Mas na verdade o ideal mesmo seria não ir…rs. Mas quem aguenta!? Porque nós temos sonhos né, gente!? E tem lugares que fazem parte da lista de desejo de muita gente, desde criança. Por isso eu acho que é possível visitar Pamukkale contribuindo para uma visitação mais sustentável. Veja só:

  • Fique sempre nas trilhas indicadas para os visitantes e nunca suba ou ande por lugares proibidos.
  • Leve o seu lixo com você – alias, isso é o mínimo né, minha gente!? Mas tem turista que é fogo!
  • Seja respeitoso e siga as instruções da equipe que trabalha no local.
  • Leve uma bolsa grande, mochila ou uma sacola para levar seus sapatos, pois você tem que andar descalço pela parte branquinha. Lembrando que também não pode colocar a mochila ou a sacola na parte branquinha do local – sim, porque suja e ninguém quer ver o Castelo de Algodão com marcas de sujeira.
  • E também seria legal passar uma noite na vila próxima à Pamukkale ou mesmo em Denizli porque assim você ajuda a movimentar a economia local da região.

Como ir até Pamukkale 

Nós fomos até Pamukkale porque estávamos viajando de Bodrum para a Capadócia e teríamos que trocar de ônibus em Denizli. Entretanto tem tour para Pamukkale sendo vendido por toda a Turquia.

Mas uma boa dica, especialmente para quem tem pouco tempo, seria fazer esse roteiro de ônibus e por conta própria:

Chegando em Denizli 

Denizli é a cidade base para visitar Pamukkale, já que os ônibus param por ali. Por isso tem minivan saindo da rodoviária de Denizli até Pamukkale a cada 15 minutos. A passagem custa TRY 4,50 (USD 0.80) por pessoa.

Quanto Custa a entrada para Pamukkale 

A entrada para Pamukkale custava TRY 60,00 (USD 10.00) + TRY 12,00 para visitar Hierápolis. E quando eu digo “custava” é porque vimos preços de poucos meses antes de nossa visita e estava tudo bem mais barato. Não sei se tudo aumenta de preço no verão por conta da alta temporada ou se demos o azar de chegar lá quando mudaram a tabela de preços…rs.

O horário de visitação é das 8h às 21h nos meses de junho a setembro e em outubro das 8h às 20h. Entretanto o horário de visitação no inverno é reduzido.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários

  1. Amei seu relato super sincero!! Esse era um dos locais que sempre despertava aquela curiosidade justamente por fotos de redes sociais, mas depois li alguns relatos parecidos com o seu.
    Acho que todo lugar vale a pena a visita, mas realmente temos que nos preparar para não ficarmos tão desapontados.

    • É isso, Gabi!
      Não que não valha a pena, mas as pessoas precisam ver que o que vendem na internet já não tem quase nada a ver com a realidade.
      Quis ajudar o povo a não chegar lá com altas expectativas…hehehe
      Mas sim, vale a pena visitar Pamukkale. Pelo pôr do sol e pelas ruínas – que aliás não conseguimos visitar porque ficamos lá…. curtindo o pôr do sol e perdemos a noção da hora, acredita? hahahaa
      Bjão!