Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Chisinau – na Moldávia – Roteiro de 1 dia

O que fazer em Chisinau – uma pergunta que não saía da nossa cabeça. Mas quando fomos pesquisar sobre as atrações da cidade, encontramos pouquíssimos posts em português. Por isso decidimos ir até lá para mostrar para vocês as atrações desta charmosa cidade do leste europeu.

E como bem disse o Lázaro, sair do Brasil apenas para visitar a Moldávia pode não valer a pena, mas se você estiver viajando pela Bulgária, Romênia ou pela Ucrânia, definitivamente vale a pena incluir o país no roteiro. Mesmo porque, em apenas dois dias você ainda inclui uma passagem pela Transnístria. Vem ver que legal.

O que fazer em Chisinau
O que fazer em Chisinau

Onde se hospedar em Chisinau

Em Chisinau nós nos hospedamos no City Park Hotel, e já te falo que a localização era MARAVILHOSA! Por isso visitamos todas as atrações da cidade caminhando, não gastamos nenhum centavo com transporte.

Contudo agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar, ou seja, é a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking. Por isso clique aqui para ver a lista de apartamentos que nós separamos para você.

O que fazer em Chisinau
Nosso quarto no City Park Hotel

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Chisinau

Mas o que vocês vão fazer em Chisinau? Vocês não sabem que a Moldávia é um dos países menos visitados da Europa? Sim, nós sabíamos! Entretanto, as pessoas que nos fizeram essas perguntas é que não sabiam que o que a gente mais gosta é de desbravar destinos pouco visitados, lugares que não estão na moda e cidadezinhas charmosas que guardam histórias ainda pouco exploradas pelas redes sociais. E foi assim que fomos parar em Chisinau, na Moldávia.

Nós passamos apenas um dia em Chisinau, e no dia seguinte aproveitamos para dar um pulinho na Transnístria. Por isso neste post eu falo sobre as atrações que visitamos na cidade incluindo uma super dica de um restaurante delicioso e com precinhos maravilhosos! Vamos lá?

Conhecer Tiraspol, na Transnístria

Se você tiver um dia sobrando em seu roteiro, saiba que é possível dar um pulinho em Tiraspol, a capital da Transnístria, o país que não existe.

Nós estivemos por lá e você pode ver como é a curiosa cidade, e a viagem até lá, clicando no link abaixo:

O que fazer em Tiraspol, na Transnístria.

o que fazer em tiraspol
O que fazer em Tiraspol

Valea Morilor Park

Vou começar pelo maior parque da cidade, o Valea Morilor. Aliás, você sabia que Chisinau é uma das cidades mais arborizadas da Europa? Olha só que legal!

Nós estivemos em Chisinau no finalzinho do verão, e soubemos desse parque graças à nossa visita ao centro de informações turísticas da cidade. Demos uma baita pernada até lá e não nos arrependemos.

O parque é super bonito, limpo, com um lago enorme no meio e essa fonte fofinha e romântica! Por isso encontramos pelo menos duas noivas fazendo ensaios fotográficos por ali.

O que fazer em Chisinau
Valea Morilor Park
O que fazer em Chisinau
Valea Morilor Park

Bell Tower

Mas voltando ao início do nosso dia em Chisinau, nós começamos nossa visita pela parte central da cidade, e nossa primeira parada foi na região onde fica a basílica (atração mencionada mais abaixo) e a Bell Tower.

Mas esse post é em português, então porque diabos os nomes das atrações estão em inglês? Você pode se perguntar. É porque eu mantenho os nomes tais como você os encontra mais facilmente em APPs como Maps.me ou Google Maps. Tá vendo só? Eu sou um amor! rs.

Bell Tower
O que fazer em Chisinau
Bell Tower

Nativity Cathedral 

E ali do ladinho fica a Catedral da Natividade de Cristo. Construída em 1830 e com bonitos afrescos em seu interior. Mas deixa eu te contar, o interior das igrejas ortodoxas de fato guardam afrescos belíssimos, só que nada vai superar a igreja ortodoxa que nós vimos em Sibiu, na Romênia. Clique aqui para ver o post o completo.

Entretanto, a catedral que nós podemos ver hoje foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e durante o período comunista a torre do sino foi completamente destruída, sendo reconstruída somente em 1997. Além disso, durante o período soviético, o culto foi proibido e a igreja foi transformada em um centro de exposições.

Nativity Cathedral 

Triumphal Arch

O Arco do Triunfo de Chisinau foi construído para comemorar a vitória do Império Russo sobre o Império Otomano durante a Guerra Russo-Turca (1828-1829). Ele fica na principal avenida da cidade, não tem o mesmo charme do seu parente lá de Paris, especialmente porque não é possível subir até o topo dele, mas até que ele tem lá o seu charme. Não tem?

Além disso, por muito tempo o arco abrigou um sino gigante e pesadíssimo, fundido com o cobre dos canhões capturados do Império Otomano pelas forças russas. O abacaxi, quer dizer, o sino, deveria ter sido colocado na catedral, mas com esse peso, né minha gente!? rs. Não deu muito certo e ele veio parar aqui.

o que fazer em chisinau
Triumphal Arch
Triumphal Arch

Town Hall – City Hall

O prédio que abriga a Prefeitura de Chisinau é super bonito, construído em estilo gótico italiano.

Mas não é só por isso que ele aparece por aqui, é que é em sua base que você também encontra o centro de informações turísticas da cidade.

Town Hall – City Hall
Town Hall – City Hall

O que fazer em Chisinau – Organ Hall

O Salão de Órgãos de Chisinau, que fica ali do ladinho da prefeitura, é o local responsável por receber concertos e apresentações de diversos artistas, músicos, orquestras, cantores e etc., do país e do exterior, até artistas do Brasil já se apresentaram por ali.

Quando estivemos por lá não tinha nenhum evento acontecendo no dia. Mas para consultar o cronograma do local e, de repente, até assistir a um concerto, basta clicar aqui para acessar o site oficial.

o que fazer em chisinau
Organ Hall

Monument to the Victims of the Soviet Occupation 

Continuando nossa caminhada pela cidade nós passamos pelo Monumento às Vítimas da Ocupação Soviética, uma pedra comemorativa que foi ali colocada no dia 28 de junho de 2010 em memória às vítimas da ocupação soviética e do regime comunista totalitário.

Monument to the Victims of the Soviet Occupation 

O Seguro Viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa! Por isso, para garantir uma passagem tranquila pela imigração, faça já o seu Seguro (com descontos) clicando aqui.

Stephen the Great Monument

Andando mais um pouquinho em direção a um restaurante delicioso que eu comentarei mais abaixo, nós também passamos pelo Monumento a Stephen, the Great (Estêvão, o Grande).

Estêvão, o Grande, ficou famoso em toda a Europa depois de ter bravamente resistido ao alargamento do Império Otomano. Ele lutou 46 grandes batalhas e perdeu apenas duas.

Além disso, após a sua morte, ele foi canonizado pela Igreja Ortodoxa Romena e em 2006 foi eleito em um programa de TV, por cerca de 40.000 telespectadores, como “o maior moldavo de todos os tempos”.

Stephen, the Great

Onde comer bem e barato em Chisinau

Meu amigo, já anota aí esse nome: LaPlacinte.

O LaPlacinte é uma rede e você encontra mais de uma opção em Chisinau. Eu amei! Ótimo para comer, com bons preços e, o melhor de tudo é que o cardápio tem fotos de todos os pratos. Uma mão na roda em um país onde o idioma pode ser uma barreira na hora de encher a pança…rs.

O prato típico da Moldávia é a Placinte, uma espécie de massa folhada recheada, uma delícia. E claro que nesse restaurante homônimo você encontra a iguaria para provar. Contudo você também encontra em toda esquina da cidade, até nos supermercados.

Além disso, o prato principal neste restaurante custa em média MDL 70,00 (USD 4) e a cerveja de 500ml custa MDL 20,00 (USD 1.10). Olha que maravilha!

Prato principal
Cerveja da casa

Presidential Palace

Depois de termos enchido a barriga, seguimos caminhando pela cidade. E nossa segunda parada foi no Palácio Presidencial.

Grande, não? Fiquei pensando em quantas pessoas cabem ali dentro…rs.

Presidential Palace

Parliament of the Republic of Moldova

E logo ali do lado também fica o Parlamento da República da Moldávia, a sede do poder legislativo do país.

Parliament of the Republic of Moldova

Stefan cel Mare Park

E também por ali fica o Stefan cel Mare Park, também conhecido como Central Park. Mais um parque verdinho, super limpo e bem no centrinho da cidade. Vale a pena uma caminhada por lá para ajudar na digestão depois do almoço.

Além disso, esse parque era conhecido entre os locais como “parque dos casais”, já que era comum que encontros românticos fossem marcados por ali. Mas tudo isso foi antes do Tinder, né minha gente!?

o que fazer em chisinau
Stefan cel Mare Park
o que fazer em chisinau
Stefan cel Mare Park

National Museum of History of Moldova 

Nós acabamos não entrando no Museu de História da Moldávia porque tivemos pouco tempo na cidade. Mas você consegue ver todas as informações sobre horários e exposições clicando aqui.

O que fazer em Chisinau

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Chegando em Chisinau

Nós fomos até Chisinau de ônibus, partindo de Brasov, na Romênia.

➡️ Clique aqui para ver como foi a viagem, os custos e a fronteira.

Saindo de Chisinau

De Chisinau nós pegamos um ônibus para Kiev, na Ucrânia. Pagamos MDL 353,00 pelo bilhete (USD 20), já incluindo a bagagem despachada. Sim, por aqui eles também cobram pela bagagem nas viagens de ônibus, mas é baratinho, apenas MDL 34 (USD 2) por unidade.

Os ônibus partem do Terminal Gare du Nord e nós compramos os bilhetes indo até lá no dia anterior. Tem ônibus partindo dali para cidades como Odessa, Moscow, São Petersburgo e vários outros destinos.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Deixe uma resposta