Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Sibiu – um bate e volta de Brasov

Eleita a capital europeia da cultura em um passado recente, Sibiu guarda monumentos góticos, renascentistas e barrocos, além de diversas casas antigas que dão todo um charme à cidade. Nós fizemos um bate e volta até lá partindo de Brasov. Por isso neste post você encontra o que fazer em Sibiu incluindo as facilidades de um roteiro que pode ser feito em poucas horas.

Além disso, Sibiu foi a maior e a mais rica das cidades muradas que foram construídas no século XII pelos colonos alemães, conhecidos como saxões da Transilvânia. Por isso, passear pela cidade é como fazer uma viagem pelo tempo. Vem ver quanta coisa legal!

O que fazer em Sibiu

Onde se hospedar em Sibiu

Nós acabamos não dormindo em Sibiu, mas separamos uma lista de hotéis com ótimas localizações e bons preços para você, basta clicar aqui para ver.

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas? Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Sibiu

Sibiu é uma cidade super fofa, embora alguns romenos torçam o nariz para ela. Tenho uma amiga da Romênia que define Sibiu como uma cidade “tumultuada e fedida”. Entretanto, eu não achei nada disso. Tumultuada sim, especialmente nos fins de semana, mas fedida nem um pouco. Mas considere que meu parâmetro de comparação é a Índia, né minha gente? hahaha.

Mas falando sério, nós fizemos um bate e volta de Brasov para Sibiu e eu achei que valeu super a pena. Por isso veja abaixo as principais atrações que nós visitamos nas 6 horas que passamos na cidade.

Holy Trinity Orthodox Cathedral

Já vou começar este post com a atração mais bonita de Sibiu, na minha humilde opinião, a Catedral Ortodoxa da Santa Trindade.

A nave da igreja foi inspirada (e por isso lembra muito) a Hagia Sofia, de Istambul. Mas o melhor desta igreja é que seu interior é inteiramente tomado por pinturas belíssimas e que, para admirá-las, não é necessário pagar nada e ainda é permitido tirar fotos. Olha que coisa mais linda:

o que fazer em sibiu
Interior da Holy Trinity Orthodox Cathedral

Porque quase todas as igrejas que nós já visitamos neste mundo e que tinham pinturas magníficas como estas, ou não podia tirar fotos, ou pagava-se para entrar.

Contudo esta catedral segue assim: linda, gratuita e sem chatices com relação a fotografia. Não é uma maravilha?

Interior da Holy Trinity Orthodox Cathedral
o que fazer em sibiu
Interior da Holy Trinity Orthodox Cathedral
o que fazer em Sibiu
Holy Trinity Orthodox Cathedral

Council Tower

Assim que você chegar na praça principal de Sibiu você já dará de cara com ela, a Council Tower.

A torre teve vários usos ao longo do tempo, já foi usada como celeiro, serviu como deck de observação de incêndios, como local para detenção temporária de presos e até como museu de ciências naturais em meados do século XVIII.

Entretanto, atualmente a torre é local de exposições artísticas que acontecem em seus 7 andares, guarda o mecanismo suíço original que faz seu relógio funcionar perfeitamente até hoje e ainda oferece uma bela vista da cidade, da praça e da Catedral Luterana que fica ali do ladinho.

Council Tower
Vista do topo da Council Tower

Quanto custa: para subir até o topo da torre e ter uma bonita vista da cidade é necessário pagar RON 2,00 (USD 0.45).

O Seguro Viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa! Por isso, para garantir uma passagem tranquila pela imigração, faça já o seu Seguro (com descontos) clicando aqui.

Piata Mare – Big Square

A Piata Mare é a praça central de Sibiu. Por ali você encontra uma série de restaurantes, cafés, supermercados (tem um carrefour express ali do lado) e é deste ponto que você poderá visitar todas as demais atrações da cidade.

Além disso, a praça é uma boa opção para terminar seu dia em Sibiu bebendo uma cervejinha gelada ou um bom vinho em dias mais frios. Sobretudo porque aqui na Romênia os valores, tanto das cervejas quanto dos vinhos, são maravilhosos! Por isso aproveite sem moderação…rs.

Piata Mare
Piata Mare

Basilica Sfanta Treime – Holy Trinity

E bem ali na praça principal também fica a Igreja Católica da Santa Trindade, construída pelos Jesuítas em 1726.

A igreja é famosa por seu estilo barroco vienense, com o exterior mais simples e com o interior rico em elementos decorativos. Um destaque para os vitrais, que são belíssimos!

Além disso, quando os Jesuítas construíram a igreja, eles também colocaram uma estátua de São João Nepomuceno ali no meio da praça. Mas em 1948 a estátua foi retirada pelos comunistas, sendo que hoje você poderá vê-la no pátio da igreja.

Basílica Romana Sfanta Treime

O Seguro Viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa. Por isso garanta uma viagem tranquila e clique aqui para fazer sua cotação agora mesmo!

Gothic Lutheran Cathedral

Eu diria que esta é a segunda atração mais bonita de Sibiu, a Catedral Evangélica. Reparou que a cidade tem uma bela catedral para as três principais religiões, né? Uma ortodoxa, uma católica e esta luterana, todas lindíssimas. Porque acho que assim ninguém ficaria com ciúmes de ninguém…rs.

Construída no século XIV, no lugar de uma antiga igreja romana do século XII, a Catedral é uma das construções mais bonitas da cidade. Eu fiquei boquiaberta com ela, especialmente com os detalhes do telhado.

A torre, que tem mais de 73 metros, é a mais alta da Transilvânia. Além disso, as quatro torres nos arredores da torre principal (veja a foto abaixo) serviam para indicar, na época, que a cidade tinha a pena de morte como sentença máxima aos condenados.

o que fazer em sibiu
gothic lutheran cathedral sibiu

No interior na catedral é possível ver alguns túmulos do século XVII (já que partir de 1496, por um período de 300 anos, a Igreja serviu como local de sepultamento para prefeitos, líderes administrativos do condado ou outras personalidades) e o maior órgão da Romênia.

Entretanto, quando estivemos por lá a igreja estava em obras e ela estava fechada. Por isso ficamos apenas com essas imagens belíssimas de seu exterior. Olha:

Gothic Lutheran Cathedral

Piata Mica – Small Square 

A Piata Mica é a pracinha de Sibiu. Menorzinha, mais modesta e de onde você terá uma bela oportunidade para ver as casinhas com seus telhados que “olham para você”…rs.

Acontece que no passado o sótão das casas era utilizado como local para armazenamento de alimentos, entre outras coisas. Por isso os telhados das construções mais antigas possuem essas pequenas janelas, que na verdade parecem olhos que ficam nos encarando o tempo todo. E parece mesmo, não parece?

o que fazer em sibiu
Não parecem olhinhos curiosos?

Ponte das Mentiras

E seguindo ali pela pracinha, em direção à cidade baixa, você também passará pela Ponte das Mentiras, outro símbolo da cidade de Sibiu.

Reza a lenda que se você contar uma mentirinha de leve enquanto passa pela ponte ela balança. Mas se contar uma mentirona pesada ela pode até cair…hahaha. Já pensou!? Entretanto, o Lázaro disse que me ama e ela se manteve firme, então por isso eu acredito! rs.

Ponte das Mentiras

Strada Nicolae Balcescu – Walking Street

A Walking Street é uma rua charmosa que tem seu início (ou seu fim) na praça principal de Sibiu e onde você encontra restaurantes, lojas, cafés e barraquinhas vendendo sorvetes, pães deliciosos e pizzas por ótimos preços.

o que fazer em sibiu
Strada Nicolae Balcescu
Strada Nicolae Balcescu

Cidade Baixa – Centro Antigo

Uma vez em Sibiu aproveite para andar pela cidade baixa, pelo Centro Antigo da cidade.

Por ali você encontra prédios não tão bem conservados como os do centrinho mais turístico, mas ainda assim vale a visita.

o que fazer em sibiu
Centro Antigo – Cidade Baixa
Centro Antigo – Cidade Baixa
o que fazer em sibiu
Centro Antigo – Cidade Baixa

Torres de Sibiu

Sibiu era uma cidade murada. Por isso ainda hoje é possível visitar algumas das torres da antiga fortificação que ainda permanecem de pé. E entre as principais torres estão:

  • Turnul Dulgherilor
  • Harquebusier’ss Tower
  • Arquebusier’s Tower
  • Portters Tower
o que fazer em sibiu
Arquebusier Tower
o que fazer em sibiu
Porters Tower

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Viajar sem seguro é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só com despesas hospitalares. Já pensou!?

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Para evitar problemas na imigração, faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo ⤵️

Como ir de Brasov para Sibiu

Você pode ir de trem para Sibiu e, se quiser, basta clicar aqui para consultar os horários e os valores dos bilhetes.

Entretanto, nós optamos pelo Blablacar. Você já ouviu falar? No blablacar você pega uma carona “paga” com uma pessoa que está indo para o mesmo destino que você. Nós acabamos pagando bem menos que o trem, fomos e voltamos no conforto de um carro confortável, pagamos diretamente para a motorista e não tivemos nenhum problema.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

Deixe uma resposta