Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer na Turquia – Dicas e Informações Práticas

Planejando uma viagem pela Turquia? Pois então este post poderá lhe ajudar. Aqui você encontra o que fazer na Turquia, roteiros pelas cidades por onde passamos e diversas informações práticas sobre o país. Sobretudo como se locomover de maneira independente entre as principais cidades e atrações.

Süleymaniye Mosque em Istambul

O que fazer na Turquia

Nós passamos 15 dias na Turquia e visitamos as cidades listadas abaixo. Clique em cada uma delas para ver o roteiro completo:

Pôr do sol em Istambul

Visto para a Turquia

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Turquia. Assim como em alguns outros países europeus, uma autorização de permanência de até 90 dias é concedida em sua chegada ao país. Óia que beleza!?

Preço da cerveja

Beber podia ser algo mais barato na Turquia, é verdade. Entretanto nos supermercados o elixir dos deuses não custa muito caro.

Entretanto é possível encontrar cerveja por TYR 11,00 (USD 1.90) nos supermercados e nos restaurantes nós vimos chopp de 500 ml por TYR 20,00 (USD 3.50). Até que não tá ruim, né? Mas quando comparamos com as cervejas de USD 0.50 do sudeste asiático… aí dói bastante o coração.

o que fazer na Turquia
@Efes – A cerveja mais famosa da Turquia

Onde se hospedar pela Turquia

Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Observação importantíssima: o Booking.com é bloqueado na Turquia, por isso, para garantir, faça suas reservas ANTES de chegar no país!

Chip de Telefone e Internet na Turquia

Quando comparamos o preço dos pacotes de dados que estávamos comprando na Índia, Tailândia e etc., podemos dizer que internet na Turquia é algo um tanto caro. Entretanto ainda sai mais barato comprar um chip local e um pacote de dados quando chegar no país do que comprar os caríssimos chips de internet ilimitada que são vendidos no Brasil. 

Por isso nós compramos um pacote de dados assim que chegamos, escolhemos a empresa Türk Telekom, pagamos TRY 140,00 (USD 24.00) por um chip + ligações locais + 9 GB de dados válidos por 30 dias. Porém tem pacotes sendo vendidos pela Vodacom e pela Turkcell (que também são ótimas empresas) mas estes custavam um pouco mais caro.

Entretanto para comprar um chip na Turquia será necessário apresentar o seu passaporte na loja. Mas a parte boa é que tem lojas destas empresas espalhadas por todas as cidades, nós compramos no centro de Istambul em um shopping center.

O que fazer na Turquia
O chip que compramos na Turquia

ATM e Saque de Dinheiro

A maioria dos ATMs na Turquia cobra uma taxinha meio salgada para saques. Nós pagamos uma média de 5% a cada saque.

Entretanto a parte boa é que na maioria dos ATMs você pode sacar dólares americanos e euros, o que é uma maravilha para quem seguir viagem para outros países.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Posso beber água da torneira na Turquia?

Nos disseram que era melhor não beber da torneira pela Turquia. Por isso sempre procuramos beber água mineral ou filtrada. Mas quando chegamos na Capadócia nos disseram que era tranquilo beber água da torneira por lá, nós bebemos e sobrevivemos sem nenhuma dor de barriga.

Contudo, quando necessário, nós sempre comprávamos galões de 5 litros nos supermercados e íamos enchendo nossas garrafinhas. Porque esta é uma boa maneira de economizar e também um caminho para gerar menos resíduos plásticos.

Melhor época para visitar a Turquia 

Nós estivemos na Turquia no começo do mês de julho e o clima estava bom. Já era verão mas ainda não fazia tanto calor, especialmente em Istambul. Entretanto as multidões já formavam filas na maioria das atrações e restaurantes.

Os meses entre junho e agosto são os meses de alta temporada na Europa em geral. Na Turquia faz um calor danado, as atrações ficam lotadas de gente e até os valores das acomodações costumam subir nesse período. Mas se você, assim como nós, não conseguir fugir do verão, hidrate-se bastante, abuse do protetor solar e programe-se para visitar as atrações bem no início da manhã e no fim dos dias. Mas essa última parte não será um problema porque os dias estarão claros até às 21h e você poderá passear bastante no entardecer.

Por isso a melhor época para visitar Istambul é na primavera (de março a maio) ou no outono (de setembro a novembro), já que nestes meses as temperaturas são mais amenas e o fluxo de visitantes não é tão intenso quanto no verão. Entretanto no inverno (de dezembro a fevereiro) faz bastante frio e tem até neve em algumas cidades ⛄️ 

O que fazer na Turquia
Médias das temperaturas anuais em Istambul

Como se locomover pela Turquia

Locomover-se de ônibus pela Turquia é super seguro e relativamente barato, mais caro que pelo Sudeste Asiático, mas bem mais barato que pelo Brasil, por exemplo.

Nós viajamos entre as cidades turcas de ônibus e nos centros urbanos usamos e abusamos do sistema de transporte público, tais como metrôs, barcos e trens de superfície.

Por isso uma boa dica é comprar este cartão recarregável em cidades como Istambul, Izmir e etc. Aliás você já pode usá-lo para ir do aeroporto de Istambul para o centro.

O que fazer na Turquia
Istanbulkart

O cartão custa TYR 6,00 (USD 1.00), pode ser recarregado com qualquer valor sempre que precisar e é aceito nos ônibus, no metrô e até nos trens de superfície. Achamos uma super mão na roda porque com ele nós evitamos filas para comprar os bilhetes antes de cada viagem. 

Viajar pela Turquia é seguro?

Nós passamos 15 dias na Turquia e achamos tudo muito tranquilo. Contudo algumas pessoas ainda ficam meio receosas e preocupadas com a segurança, especialmente quando lembram dos atentados terroristas, especialmente os que ocorreram durante o ano de 2016.

Entretanto, infelizmente, coisas assim podem acontecer em qualquer lugar do mundo. Por isso o que nós podemos relatar aqui no blog é com base em nossa experiência viajando pela Turquia de maneira totalmente independente.

Visitamos Istambul, Izmir, Bodrum, Capadócia e até a parte do Curdistão Turco, nos hospedamos em hotéis, nas casas de pessoas locais, andamos somente de transporte público e nos sentimos super seguros. Mesmo em Istambul que é uma cidade super lotada de gente, nós andamos pra lá e pra cá a pé, com celulares e câmeras na mão e nada de ruim nos aconteceu. 

O que fazer na Turquia
Istiklal Avenue

Qual é a moeda da Turquia?

A moeda da Turquia é a Lira Turca.

Em agosto de 2019 a cotação era de USD 1.00 = TYR 5,00.

O que fazer na Turquia
Moeda da Turquia

Comidas típicas

Nem vou me arriscar nesse quesito. Porque a Turquia possui uma gastronomia riquíssima e acho que nem uma vida inteira seria suficiente para provar todos os sabores desse país. Entretanto vou mencionar os pratos que nós provamos e mais gostamos. Clique no link abaixo para ver o post completo:

➡️ Comidas Típicas da Turquia – 10 delícias para você provar!

  • Kumpir – a batata recheada super famosa.
  • Menemen – um prato que inclui ovos, tomate, pimentão e especiarias. Vem com pão e é uma delícia.
  • Lahmacun (a pizza turca) – essa você encontra em qualquer esquina. Tem de vários sabores e custa bem baratinho.
  • Doces – especialmente o Sütlaç, o Trileçe e qualquer um que tenha pistache na receita, são deliciosos.
  • Kahvaltı – o café da manhã turco que inclui todas essas delícias da foto abaixo. Normalmente você paga um valor por pessoa e eles trazem esses pratinhos com queijos, geléias, azeitonas, pães, salada, chá e etc.
O que fazer na Turquia
Café da manhã – Kahvalti

Idioma

A língua falada na Turquia é o Turco. Mas o país recebe tantos turistas que com inglês você consegue se virar sem passar muito aperto. Tudo bem que às vezes uma mímica se faz necessária, mas no geral não tivemos nenhum problema.

Os metrôs e ônibus tem indicações em inglês e na maioria dos restaurantes você encontra cardápios em inglês, especialmente nas áreas mais turísticas.

Padrão de tomadas na Turquia

O padrão de tomadas utilizado na Turquia são o C e o F. Mas nossos plugues do Brasil servem perfeitamente por aqui. Por isso não precisa sair comprando mil adaptadores…rs. Olha:

Myanmar
Padrões de tomada na Turquia

Gastos de um mochilão pela Turquia

Durante nossos 15 dias viajando pela Turquia nós gastamos USD 30.00 por pessoa, por dia. E neste valor estão incluídos todos os custos com acomodação, transporte, alimentação, passeios e etc.

Lembre-se do seguro viagem!

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa. Porque na imigração eles podem solicitar o seguro e caso você não tenha isso poderá impedi-lo de entrar na Turquia 😣 Sem contar que viajar sem seguro é arriscado. Nós temos uma amiga que teve uma crise renal nos USA e teve que desembolsar USD 25.000 para pagar as despesas hospitalares! Já pensou!?

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Todavia, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta