O que fazer na Capadócia – 10 Atrações – Roteiro de 2 dias
Nós passamos 2 dias inteiros na Capadócia, fizemos vários passeios de maneira independente pela região e decidimos escrever este post com algumas dicas práticas, especialmente com relação aos deslocamentos. Por isso se você estiver procurando O que fazer na Capadócia, ou ainda, buscando quais atrações visitar e como ir de um lugar para outro sem gastar muito, então saiba que este post poderá lhe ajudar.
Confesso com certa culpa que visitar a Capadócia não estava em nossos planos durante nossa passagem pela Turquia, porque achava que seria turístico demais. Mas depois de conversar com diversos amigos que fizemos pelo país, nós decidimos desviar nossa rota e ir lá. E olha, que sábia decisão a nossa. Porque saímos surpreendidos com as belezas da região!
Conheça o Egito com um guia egiptólogo e fluente em português. PROMOÇÃO 2022!
Onde se hospedar na Capadócia
A Capadócia não é uma cidade. Por isso na hora de buscar hospedagem pela região você se deparará com nomes como Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos. Além disso, se você não ficar bem atento pode acabar reservando um hotel super mal localizado e isso pode te fazer perder um tempo lascado.
Por isso, veja abaixo um breve descritivo de cada região para te ajudar na hora de encontrar seu hotel:
- Göreme – melhor área para explorar o centrinho a pé, para visitar os vales, para ver o nascer do sol com os balões no céu e ainda: os hotéis com melhores preços ficam nesta região;
- Ürgüp – uma região famosa pela vida noturna mais animada, pode ser uma boa ideia caso você goste de badalação;
- Uçhisar – uma região mais residencial, oferece mais sossego e lindos hotéis caverna com ótimas vistas.
Nós nos hospedamos em Göreme e achamos que foi ótimo. Escolhemos o Hotel Escape Cappadocia por conta do preço e da localização. Pagamos USD 25 por noite (incluindo café da manhã) e conseguimos fazer quase tudo a pé, como mencionarei mais abaixo.
Mas o melhor de tudo é que é possível ver os balões dali mesmo, da laje do hotel. Eu achei o máximo acordar com o balões voando em cima da gente!!!
Que tal fazer suas reservas de hotel na Capadócia aqui pelo blog?
Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
O que fazer na Capadócia
A primeira informação que você precisa ter em mente é que, como disse mais acima, a Capadócia não é uma cidade. É uma região composta por diversas cidades e vilas, e as principais atrações se espalham por Göreme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos.
Pode ser que você já saiba disso. Mas eu confesso que não sabia e por isso tive dificuldades no início do planejamento da viagem, especialmente na hora de buscar informações sobre rotas de ônibus e etc.
Entretanto, ao ler alguns relatos de viagem sobre o que fazer na Capadócia eu acabei encontrando algumas dicas que, pra mim, parecia mais “encheção de linguiça”. Especialmente uma lista que mencionava 20 coisas para se fazer, sendo que uma delas era “tirar foto com os cachorros na rua”. Oh gente, pelo amor de deus! rs. Eu amo cachorrinhos, mas você não precisa ir até a Turquia para tirar fotos com eles, né não?
Por isso, se você está buscando opções realmente bacanas do que fazer na Capadócia em um roteiro de 2 ou 3 dias, veja abaixo as atrações que nós visitamos.
1 – View Point para ver os Balões
Desde que tomamos a decisão de ir até a Capadócia nós já sabíamos que não faríamos o voo de balão. Não que não valha a pena, pois deve valer e muito. Mas no nosso caso o impeditivo foi o custo – por volta de 200 euros. Porque nós estávamos viajando há 2 anos e nessas alturas nós já tínhamos chegado na fase de contar moedas. Quem nunca!? hahaha.
Contudo, ver o nascer do sol e o momento em que os balões coloridos começam a subir é uma experiência quase tão fantástica quanto voar em um deles. Entretanto, nós pensávamos que o View Point que fica ali pertinho do centro de Göreme ficaria entupido de gente e até já estávamos desanimados…
Não que não fique, já que este é o local mais perto do centrinho e o mais famoso ponto para ver os balões. Mas a parte bacana é que o platô é enorme e se você procurar direitinho você certamente encontrará um cantinho vazio e sossegado para chamar de seu, podendo assim curtir em paz esse momento fantástico. Óia que beleza!?
Como evitar a muvuca no View Point
Por isso, se você decidir até o View Point, ao chegar no platô siga caminhando por ali, não pare em um ponto logo no início. Porque as pessoas ficam aglomeradas em pontos específicos, especialmente o povo famoso do Instagram que busca os lugares “Instagramáveis” para tirar fotos…rs. Mas não desanime não, pois sempre tem uma pedra ou um cantinho mais afastado e mais tranquilo, é só olhar com carinho.
Além disso, como este View Point fica pertinho do centro de Göreme nem é preciso acordar muito mais cedo que o sol. Nós visitamos a Capadócia no verão e o sol estava nascendo por volta das 5h15. Por isso nós saímos do nosso hotel às 4h30 para ir até lá. Entretanto, acho que se tivéssemos saído às 5h teria sido suficiente, especialmente porque nosso hotel tinha uma localização MARAVILHOSA!
Clique aqui para ver a disponibilidade do Escape Cappadocia Hotel
Como chegar: o View Point fica a 15 minutos de caminhada do centrinho de Göreme. Ele é facilmente encontrado tanto no Maps.Me como no Google Maps como “Sunset Point” – clique aqui para ver a localização no Maps.Me.
Quanto Custa: o acesso é gratuito.
2 – Voar de Balão
Voar de balão na Capadócia é o sonho de muita gente e de fato dever ser uma das experiências mais incríveis durante uma viagem pela Turquia. Por isso eu sugiro que você pesquise direitinho e, se puder, não seja muito mão de vaca nessa hora…rs.
Os preços variam entre 160 até 250 euros. Entretanto, os mais baratinhos não parecem ser muito legais. Porque nós vimos vários balões subindo bem alto e atravessando o Love Valley, mas também vimos muitos que apenas subiam e logo desciam, sem nem sair do lugar. Não sei você, mas nessas horas eu penso que se for para desembolsar alguns euros pela experiência, que seja pelo menos com um balão que saia do lugar, né? rs.
Veja aqui o relato da Liany do Blog Mochilão a Dois. Ela voou e conta como foi a experiência!
Quanto Custa: o voo de balão na Capadócia custa entre 160 e 250 euros.
3 – Love Valley
Algumas pessoas usam nomes mais polidos para descrever as formações fálicas encontradas no Love Valley, mas quem me conhece sabe que eu não tenho papas na língua. Por isso vou logo dizer, o Vale do Amor (Love Valley em inglês) é assim conhecido por conta dessas formações que parecem pintos gigantes…hahaha.
Entretanto, por toda a região de Göreme, Ürgüp e Uçhisar é possível ver o pintos enormes. Mas é que no Vale do Amor a caminhada é realmente muito legal e prazerosa, especialmente no fim do dia. Até eu que não gosto muito de trilhas adorei andar por lá, vendo as pirocas gigantes 🤣
Como chegar: fomos caminhando até o Love Valley. É super fácil encontrar a trilha no Maps.Me. Gastamos umas 2h30m para ir de Göreme até lá e para andar pelo Vale.
Quanto Custa: o acesso é gratuito.
4 – Göreme Open Air Museum
O Göreme Open Air Museum foi um dos primeiros lugares na Turquia a entrar para a lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO em 1984. Por ali você poderá ver diversas igrejas escavadas nas rochas e algumas estruturas do que teria sido um ambiente monástico. A maioria das igrejas do Museu ao Ar Livre de Göreme pertence aos séculos X, XI e XII.
Mas os afrescos (pinturas na parede) mais bonitos ficam na Dark Church – Karanlik Kilise, e para entrar nesta capela paga-se TRY 18,00 a mais. Entretanto, a Sandal Church e a Elmali (Apple Church) também guardam belos afrescos em seu interior e a entrada está incluída no bilhete de acesso ao local. Ah! Saiba também que fotos no interior das igrejas não são permitidas.
Como chegar: o Göreme Open Air Museum fica a 15 minutos de caminhada do centrinho de Göreme.
Quanto Custa: a entrada custa TRY 54,00 (USD 9.50) e paga-se mais TRY 25,00 (USD 4.50) pelo audio guide (opcional).
5 – Cidades Subterrâneas
Existem 36 cidades subterrâneas na região da Capadócia, mas vira e mexe descobrem uma nova. As cidades-cavernas foram escavadas desde os tempos dos hititas, expandiram-se ao longo dos séculos e serviram como abrigo temporário para diversas civilizações em tempos de perigo.
Mas as mais famosas cidades subterrâneas da Capadócia são a Kaymakli Underground City (a maior) e a Derinkuyu Underground City (a mais profunda). Nós optamos pela Derinkuyu sem nenhuma razão específica, acredito que tenha sido porque foi a primeira que nós pesquisamos.
Entretanto, confesso que fui até lá com expectativa ZERO, o que foi ótimo porque eu acabei gostando bastante. Tinha lido um relato de uma moça claustrofóbica que tinha odiado. Mas depois fiquei pensando porque raios uma pessoa claustrofóbica quis fazer um passeio desses!? Me explica!? rs.
Porque logo na entrada existem placas alertando que pessoas com claustrofobia, problemas cardíacos ou pressão alta devem pensar bem se querem ir ou não.
Contudo, eu também pensei que desceríamos diversos níveis cidade abaixo e que alguns seriam beeeeem apertados. Mas tirando uma dor ou outra no joelho, até que tinha lugares bem confortáveis, como na foto acima. Mas também outros mais apertadinhos como na foto abaixo. Achei a história das cidades subterrâneas interessantíssimas e já já pretendo escrever um post sobre elas.
Como chegar: nós pegamos um ônibus até Nevşehir, a passagem custou TYR 3,50 (USD 0.60), uma viagem de 20 minutos. Depois (do outro lado da rua na parada em Nevşehir) pegamos outro ônibus até Derinkuyu, este custou TRY 9,00 (USD 1.50) e a viagem durou 40 minutos. Super fácil!
Quanto Custa: a entrada para a cidade subterrânea custa TRY 42,00 (USD 7.50).
6 – Pigeon Valley
Gente, a melhor parte da trilha para o Pigeon Valley nem é o destino final, mas o caminho até lá. Nós fomos de Göreme até o Vale seguindo uma rota traçada pelo Maps.Me e encontramos vários pés de frutas pelo caminho. Enchemos a mochila de pêssegos, ameixas, maçãs e até uvas e amoras. Lázaro se esbaldou! Parava de pé em pé, feliz da vida 😋
Mas falando em frutas, o Pigeon Valley (Vale dos Pombos) tem esse nome porque os pombos eram bem queridos nesta parte do mundo. Porque, por acreditarem que o cocô deles deixava a terra mais fértil e as frutas mais doces, os agricultores da região construíram um monte de casinhas para eles nas rochas da região.
Além disso, quase no fim da trilha você passará por um café, os donos são super fofos e por lá também tem as famosas árvores cheias de olhos gregos.
Como chegar: fomos caminhando para o Pigeon Valley. É super fácil encontrar a trilha no Maps.Me. Gastamos 2h30m para ir e voltar.
Quanto Custa: o acesso é gratuito.
7 – Uçhisar Castle
Uma vez que você já fez a trilha até o Pigeon Valley vale a pena dar uma esticadinha até o Uçhisar Castle.
Uçhisar fica no ponto mais alto da Capadócia e o topo do Castelo oferece uma vista super bonita, especialmente no fim do dia.
Como chegar: fomos caminhando do Pigeon Valley até lá.
Quanto Custa: custa TRY 9,00 para subir ao topo do castelo.
8 – Panoramic View Point
Do Pigeon Valley nós seguimos caminhando e paramos em pelo menos 3 Panoramic View Points pelo caminho. Tem vários na estrada para Göreme e todos oferecem vistas super bacanas. Olha só:
Como chegar: do Pigeon Valley nós seguimos caminhando até lá. Mas do centro de Göreme até o mais próximo é uma caminhada de 20 minutos.
Quanto Custa: o acesso é gratuito.
9 – Pasabag – Monks Valley
Para ser bem sincera eu achei que o Pasabag – também chamado de Monks Valley – é apenas “mais do mesmo”. Mas se você tiver um tempinho sobrando e, especialmente se optar por um dos tours, vale a pena. Contudo, por ficar mais distante, esta atração não cabe em um roteiro de 2 dias feito de maneira independente.
Entretanto, é por lá que você poderá ver as “Chaminés de Fada” de pertinho. As formações de origem vulcânica chamadas chaminés de fada têm um “chapéu” maior do que suas colunas, elas têm formatos diferentes, podem ser parecidas com cogumelos, com colunas ou podem ser pontiagudas lembrando um pinto gigante também 😂
10 – Explorar o centrinho de Göreme
A impressão que se tem é que o povo chega em Göreme, faz o voo de balão, contrata um tour para o mesmo dia e vai embora correndo. Porque mesmo a Capadócia sendo uma das regiões mais turísticas da Turquia, o centrinho de Göreme é incrivelmente super tranquilo.
Além disso, por ali você encontra uma série de lojinhas, cafés e restaurantes, muitos deles com ótimos preços. Tomamos café da manhã por TRY 25,00, comemos deliciosos Kebabs por TRY 10,00 e tinha até lojas específicas vendendo cerveja por TRY 11,00. Óia que beleza!?
Sem contar que ao hospedar-se em Göreme você pode fazer várias caminhadas pela região e descobrir lugares bem legais.
Obs.: todos os valores indicados neste post são baseados nos preços que pagamos durante nossa passagem pela Capadócia em julho de 2019.
Como ir para a Capadócia
Nós fomos até a Capadócia depois de passar por Istambul, Izmir e Pamukkale. Viajamos sempre de ônibus por ser mais barato, mas quem tem menos tempo pode optar por ir de avião e tem até opção de ir de trem. Entretanto, para aqueles que optarem por ir de avião, notem que o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Nevşehir-Kapadokya (NEV).
Eu poderia me alongar neste post e colocar aqui as várias formas de se chegar na Capadócia partindo de diversas cidades da Turquia. Mas prefiro deixar o link para um post super completo com todas as opções. Eu sei, eu sou um amor 🙃
Melhor época para visitar a Capadócia
A melhor época para visitar a Capadócia é entre os meses de abril e maio e de setembro a outubro.
Entretanto, a alta temporada de verão é entre os meses de junho e agosto, quando faz bastante calor, os preços sobem e enche de gente. Nós estivemos por lá em julho e tudo já estava mais caro do que os valores que tínhamos visto na internet. Ah! E também fazia bastante calor durante o dia, sorte que a noite e o início da manhã eram super fresquinhos.
Mas o inverno, de dezembro a março, pode ser uma época chuvosa e com muito vento, o que pode atrapalhar os planos de quem quer voar de balão.
Como se locomover pela Capadócia
Nós visitamos todas as atrações caminhando e utilizando os ônibus públicos. Mas você pode alugar uma scooter, um triciclo ou contratar um tour.
Nós pensamos em alugar uma scooter mas achamos que não valeria a pena pois o valor de locação para 24h era de USD 25. Entretanto os tours custam em torno de USD 32 e incluem almoço e as entradas para as atrações.
Vale a pena contratar um tour na Capadócia?
Nós não contratamos tours porque gostamos de fazer tudo por conta, para economizar. Mas na Capadócia, especialmente para quem não tem muito tempo, os tours valem a pena. Especialmente para escapar do calorão dos dias de verão – porque entre 12h e 16h o sol é de fritar mamona! rs.
Por isso, veja as opções de tours que você encontra por lá:
Red Tour
O mais famoso. Custa 30 euros e inclui almoço, guia, entradas e transporte para as seguintes atrações:
- Uçhisar Castle
- Göreme Open Air Museum
- Love Valley
- Devrent Valley
- Monks Valley
- Avanos
Green Tour
Custa 33 euros e inclui almoço, guia, entradas e transporte para as seguintes atrações:
- Göreme Panoramic View
- Derinkuyu Underground City
- Ihlara Valley 3 km de caminhada
- Belisirma – Almoço
- Selime Castle
- Pigeon Valley
Blue Tour
Custa 45 euros e inclui almoço, guia, entradas e transporte para as seguintes atrações:
- Ortahisar Castle
- Keslik Monastery
- Sobesos Ancient City
- Soganli Valley 2 km de caminhada
- Taskinpasa (Islamic School Madrassa)
- Old Greek Village
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!
Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:
Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:
- O que fazer em Istambul – 20 Principais Atrações
- Roteiro de 3 dias em Istambul
- O que fazer na Turquia – Dicas Práticas para sua viagem
- Mochilão de 15 dias pela Turquia
- Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando pouco
- Comidas Típicas da Turquia – 10 delícias para você provar
- O que fazer em Izmir – Incluindo Éfeso
- Ainda vale a pena visitar Pamukkale?
- O que fazer em Mardin
- O que fazer em Sanliurfa
- Roteiro de 2 dias em Madrid
- Roteiro de cervejas e tapas em Madrid
- O que fazer em Mykonos
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Olá Camila tudo bem? Obrigada pelas dicas compartilhadas no post. Na verdade acho que vou ter apenas 1 dia inteiro para fazer o tour. Neste caso, qual dos três (red, green ou blue) vc acha o mais imperdível? Desde já agradeço
Oiii Nádia, tudo ótimo! E vc?
Acho o Göreme Open Air Museum e o Uçhisar Castle imperdíveis (ambos incluídos no Red Tour). Mas se vc quiser muito visitar as cidades subterrâneas (que não passam de túneis) aí vc teria que fazer o Green Tour.
Mas eu, Camila, optaria pelo Red Tour caso tivesse apenas 1 dia por lá.
Abração!
Olá Camila tudo bem?? Vou ficar um dia em um hotel em Goreme e dois dias em um hotel em Urgup. Qual a melhor maneira de transporte entre as duas cidades? Obrigada!!
Oiiii, Amanda!
São 9km de distância. Vc pode ir de ônibus ou de táxi (não me lembro de lá tem Uber – a Covid acabou com a minha memória…rs). Mas é tranquilo e isso certamente não será um problema.
Bjo
Bom dia, primeiro obrigado pela dica sobre o Egito é o incrível Guia Aly Sweda , foi uma viagem inesquecível ; Vendo agora estes posts sobre a Turquia já coloquei no roteiro . Apenas duas perguntas : um de meus principais objetivos é ir a Globek tep . Existe ónibus ou outro meio de transporte direto de Istambul para alguma cidade mais próxima ? A passagem mais em conta partindo do Brasil seria comprada via europa ? grande abraço
Olá Geraldo, tudo bem?
Você teria que ir de ônibus ou avião até Sanliurfa.
Com relação à passagem aérea, usamos sempre o Skyscanner para consultar 🙂
Abração!
Oieee…tem transporte publico fácil para sair do Aeroporto de Nev para Goreme? Ou o ideal é taxi.
Oi, Bruna.
Menina… se te disser que não me lembro você me perdoa? rs
Realmente foi a melhor explicaçao sobre esse lugar lindo!
Obrigadaaaa 🙂
Oii!! Pretendo ir de istambul à Capadócia e este post me ajudou muito, obrigada pelas dicas compartilhadas. Uma dúvida: acham que é seguro fazer os passeios que vocês fizeram por conta própria (tô indo sozinha) ou é melhor eu contratar um tour?
Oi, Carol. Tudo bem?
Eu acho tranquilo, sim 🙂
Oi Camila, adorei as dicas, estou indo a turquia em março de 2025 e esse post me tirou varias duvidas. Mas queria tirar uma duvida, andei procurando opções de voo de Istambul pra a Capadócia e encontrei uma companhia aérea chamada Pegasus, que tem preços ótimos, você indica?
Tenho medo de comprar sem conhecer antes hihihi
Oi, Vanessa! Tudo bem?
Eu nunca voei com a Pegasus. Nesses casos o que eu faço é ler as avaliações da cia aérea no Google, sabe? Dá pra ver a experiência de outras pessoas e ter uma ideia 🙂
Te desejo uma linda viagem pela Turquia. Um país que eu definitivamente ainda quero voltar.
Bjão