O que fazer em Mardin – no Curdistão Turco
Visitar o Curdistão Turco e Iraquiano era uma certeza que nós tínhamos desde que colocamos nossos pés na Turquia. Nós traçamos nossa rota pelo Curdistão Turco, passando pelo Iraque até chegar no Irã. Fizemos todos os trajetos por terra, sem pegar nenhum voo. Por isso nossa segunda cidade nesta região foi Mardin e nós gostamos tanto que decidi escrever este post sobre O que fazer em Mardin, incluindo dicas práticas de como se locomover e onde se hospedar.
Além disso, se você pretende fazer este mesmo trajeto, saiba que eu deixarei logo abaixo os links para todos os posts que escrevi sobre nossa viagem por essa parte do mundo. Vem ver que legal!
Onde se hospedar em Mardin
Em Mardin nós nos hospedamos no Mardin Osmanli Konagi. Pagamos USD 30.00 por um quarto super bacana, com ar condicionado e um delicioso café da manhã – daqueles que te deixam sem fome até o dia seguinte, sabe? rs. Eu super recomendo esse hotel!
Aliás, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
O que fazer em Mardin
Nós gostamos muito de Mardin, não só do famoso café da manhã, que mencionarei mais abaixo, mas também achamos a cidade fofa, com cara de cidadezinha de interior, sabe? E outro ponto bacana foi que a excelente localização do nosso hotel permitiu que visitássemos todas as atrações da cidade a pé, sem gastar com transporte. Do jeitinho que a gente gosta!
Além disso, nos 2 dias que nós passamos em Mardin nós vimos pores do sol lindíssimos enquanto olhávamos para a vasta planície desta região que, um dia, já foi chamada de Mesopotâmia. O Lázaro pira nesses lugares!
Veja abaixo as atrações que nós visitamos em Mardin:
Zinciriye Medresesi
A palavra Madrassa deriva do árabe madrsa, que designa qualquer tipo de escola, secular ou religiosa (de qualquer religião), seja ela pública ou privada. Ou seja, uma Madrassa é uma escola que pode ser ativa ou não.
Construída em 1385, a Madrassa Zinciriye oferece uma linda vista para a cidade de Mardin. Além disso o pátio interno tem uma pequena fonte cuja água corrente reflete a geometria perfeita de sua construção.
Saímos do hotel e fomos caminhando até lá. Não é necessário pagar para entrar mas tem uns meninos por ali que sugerem várias ideias bacanas para fotos, aí é só dar uma gorjeta. Olha que legal!?
Ulu Mosque
Depois seguimos caminhando até a Ulu Mosque. A entrada é gratuita e eles emprestam um lenço (Hijab) para as mulheres cobrirem os cabelos, já que esta é uma exigência para entrar em grande parte das mesquitas espalhadas pelo mundo.
A Mesquita Ulu é pequena, o portão de entrada fica meio escondido mas para chegar até lá você ainda passa pelo Bazaar (mercado) da cidade. Vale a visita! Olha que linda:
Forty Martyrs Church (Mor Behnam Kirklar Kilisesi)
Depois seguimos caminhando até a Forty Martyrs Church, que fica na parte antiga da cidade de Mardin. A igreja, que é ortodoxa, recebeu esse nome depois que 1170 relíquias de 40 mártires foram trazidas até o local.
Quando estivemos por lá a igreja estava fechada e, ao contrário do que lemos no guia do Lonely Planet, não tinha nenhum zelador ali para abrir a porta para que pudéssemos ver o seu interior…rs.
Kasımiye Medresesi
A única atração que nós visitamos em Mardin e que deu trabalho para chegar. Não pela dificuldade do caminho, mas porque andamos quase 3 km para chegar e na volta ainda tivemos que subir uma baita ladeira. Sedentarismo que fala, minha gente? 😂
Mas o universo é tão incrível que quando estávamos no meio da ladeira pudemos assistir a um pôr do sol super bonito, daqueles que pintam o céu de laranja, enquanto olhávamos para as planícies da Mesopotâmia.
Pôr do sol em Mardin
Mardin tem uma série de restaurantes e cafés onde é possível assistir ao pôr do sol bebendo um chazinho. Contudo, preciso te dizer, não vimos nenhum lugar vendendo cerveja, ohhh tristeza, né? Mas outra ótima pedida para o pôr do sol é subir até o Mardin Castle. Porque é de lá de cima que se tem uma linda vista da cidade.
Mas esse pôr do sol da foto abaixo nós vimos no meio do caminho quando estávamos voltando da Kasımiye Medresesi. Coisa mais linda, não?
Şehidiye Mosque
A Şehidiye Mosque ficava pertinho do nosso hotel. E pouco antes do portão de entrada tem um café onde você pode sentar-se para curtir a paisagem.
Sim, eu estou repetitiva com relação a paisagem de Mardin, mas gente…. isso aqui era a Mesopotâmia! Não tem como não ficar de queijo caído!
The post office
O edifício construído por um arquiteto armênio em 1890 é um dos melhores exemplos da arquitetura de Mardin. Ele fica bem em frente a Mesquita Şehidiye e tem um café no rooftop que oferece uma vista bonitona da cidade.
Como a atração ficava praticamente em frente ao nosso hotel, nós fomos até lá umas duas vezes só para curtir o visual. Fala se não é de babar!?
Mardın Castle
O Castelo de Mardin foi construído a mais de 3.000 anos e foi nos arredores dele que a cidade se desenvolveu. Além disso, foi o castelo que deu o nome moderno à cidade, já que na época do Império Romano ele era conhecido como Marida (Merida) e com o passar do tempo, o nome Marida se transformou em Mardin.
No decorrer da história o Castelo recebeu vários governantes, incluindo Assírios, Persas, Romanos e Bizantinos até Otomanos. O castelo já foi usado para fins residenciais e de proteção. Por isso as salas de armazenamento do castelo podiam armazenar enormes quantidades de munição e comida.
Bazaar de Mardin
Toda cidade dessas bandas tem o seu Bazaar, o mercado onde você encontra de tudo para comprar. E em Mardin não é diferente.
Contudo o Bazaar de Mardin é menorzinho e bem mais tímido, especialmente quando nos lembramos no Grand Bazaar de Istambul. Mas ainda assim vale a pena dar uma passadinha por ele.
Sakıp Sabancı City Museum
Se você quiser entender melhor a história de Mardin não deixe de visitar o Sakıp Sabancı Mardin City Museum. O Museu foi construído no edifício histórico antigo que abrigava o quartel do exército em 1889.
Veja as informações sobre exposições, horários de funcionamento e etc. clicando aqui para visitar o site oficial.
Como ir para Mardin
Nós chegamos em Mardin com um ônibus partindo da cidade de Sanliurfa. Viajamos com a empresa Mardin Tour, o ônibus saiu às 18h30m e nós chegamos em Mardin às 22h. Logo quando descemos do ônibus (no bairro Yenisehir) nós já conseguimos pegar um micro-ônibus para ir até o centro. São os micro-ônibus que fazem o transporte de pessoas dentro da cidade, e uma das rotas passava bem na porta do nosso hotel. Óia que beleza!
Na hora de ir embora nós pegamos novamente um micro-ônibus bem em frente ao nosso hotel e fomos até a rodoviária de Mardin. E de lá nós seguimos de ônibus até Erbil, no Iraque.
Ah! Segue uma dica que pode te ajudar: viajando pela Turquia nós compramos diversos bilhetes de ônibus com a Busbud. Os valores eram sempre os mesmos para comprar online ou nas lojas físicas das companhias.
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!
Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:
Viajar pelo Curdistão é seguro?
Antes de mais nada gostaria de te dizer que este post não é um incentivo. Ele é apenas o relato de nossa viagem por esta região do mundo. E esta, infelizmente, é uma área de conflitos e por isso vira e mexe “o bicho pega”. Por isso nós pesquisamos muito antes de ir.
Os curdos são uma etnia originária do Oriente Médio e calcula-se que existam cerca de 30 milhões de curdos espalhados pelo mundo. Eles já fizeram parte do Império Turco-Otomano, mas depois da Primeira Guerra Mundial eles não receberam um território para constituir um país independente. Por isso lutam constantemente por sua independência, muitas vezes pagando preços bem altos.
Além disso, além de lutar por um território autônomo, os curdos estão na linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico. Por isso meu amigo, como você pode ver, a “treta” é grande.
Espero que este post tenha lhe ajudado a planejar sua viagem pela Turquia. Aproveite e veja também:
- O que fazer em Istambul – 20 Principais Atrações
- Roteiro de 3 dias em Istambul
- O que fazer na Turquia – Dicas Práticas para sua viagem
- Mochilão de 15 dias pela Turquia
- O que fazer na Capadócia
- Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando pouco
- Comidas Típicas da Turquia – 10 delícias para você provar
- O que fazer em Izmir – Incluindo Éfeso
- Ainda vale a pena visitar Pamukkale?
- O que fazer em Sanliurfa
- Roteiro de 2 dias em Madrid
- Roteiro de cervejas e tapas em Madrid
- O que fazer em Mykonos
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Queria dizer que eu já li nesse post 3 vezes! Tô tentando decorar tudo
Te amo!