Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Roteiro de 3 dias em Istambul – Dicas Práticas

Planejando uma viagem pela Turquia? Então veja nesse post uma sugestão de Roteiro de 3 dias em Istambul, incluindo dicas práticas de como aproveitar a cidade e como conhecer todas as atrações caminhando ou utilizando o transporte público. Vem ver que legal!

O que fazer na Turquia Roteiro de 3 dias em Istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul

Roteiro de 3 dias em Istambul 

Veja abaixo todas as atrações que nós visitamos nesse roteiro de 3 dias em Istambul.

➡️ Ah! Pode ser que você goste de ver nosso post completo com TODAS as atrações de Istambul – É só clicar AQUI!

Onde se hospedar em Istambul

Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão para continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Roteiro em Istambul – Dia 1 

No primeiro dia em Istambul nós já aproveitamos para conhecer as atrações mais famosas da cidade, tais como a Hagia Sophia, a Blue Mosque e mais um monte de atrações que ficam ali pertinho. Olha só:

Hagia Sophia 

No início da manhã nós fomos até a Hagia Sophia. Chegamos cedo por lá na intenção de evitar as enormes filas, comuns na alta temporada, visto que estivemos em Istambul em pleno mês de julho. 

A Hagia Sophia já foi uma igreja, foi transformada em uma mesquita e hoje é um museu aberto à visitação. Veja mais sobre a Hagia Sophia neste outro post.

De lá nós seguimos caminhando até a Blue Mosque, que fica bem em frente. 

Roteiro de 3 dias em Istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul – Hagia Sophia

Blue Mosque

A Blue Mosque é uma mesquita ativa, ou seja, onde os muçulmanos vão para fazer suas orações, que acontecem pelo menos 5 vezes por dia. Por isso tente evitar estes horários, já que ela fica fechada.

Contudo os horários exatos são difíceis de prever porque eles podem variar, mas se você tiver curiosidade aqui neste site é possível consultar. Quando estivemos por lá ela ficou fechada entre às 13h às 14h30m na parte da tarde.

O que fazer em Istambul Blue Mosque
Roteiro de 3 dias em Istambul – Blue Mosque

Hipódromo Romano de Constantinopla

Da Blue Mosque seguimos caminhando até o Hipódromo Romano de Constantinopla, também chamado de Praça Sultan Ahmet Square. É ali do ladinho.

E é nesta praça onde você poderá ver este belo Obelisco, que foi enviado para Constantinopla diretamente de Luxor, no Egito.

Roteiro de 3 dias em Istambul
Obelisco do Hipódaromo Romano de Constantinopla

Cisterna Yerebatan

Depois seguimos caminhado até a Cisterna Yetebatan, a Cisterna da Basílica, onde ficam as pilastras com as famosas cabeças de Medusa em sua base.

O horário de funcionamento é das 9h às 18h30m. Contudo estes horários variam nos meses de verão e nos meses de inverno.

o que fazer em istambul cisterna yerebatan
Roteiro de 3 dias em Istambul – Cisterna Yerebatan

Este é um post com uma sugestão de Roteiro de 3 dias em Istambul. Contudo, se você quiser ver nosso post completo com TODAS as atrações de Istambul, onde comer e onde se hospedar, basta clicar no link abaixo ⤵️

➡️ Veja nosso post completo com as 20 principais atrações de Istambul.

Topkapi Palace Museum

Na parte da tarde você pode visitar dois museus: o Topkapi Palace Museum e o Museu de Arqueologia de Istambul. Ambos interessantíssimos e que vão precisar de pelo menos 1h30m para cada um. Ou até mais! Por isso reserve a parte da tarde deste primeiro dia para estes museus.

Roteiro de 3 dias em Istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul – Topkapi Palace Museum

Archaeological Museum

Saindo do Topkapi Palace Museum você pode ir caminhando até o Archaeological Museum, um complexo de 3 museus super interessantes: o Museu Arqueológico de Istambul, o Museu do Oriente Antigo e o Museu de Azulejos.

Por lá você poderá ver o Tratado de Kadesh (o tratado de paz mais antigo do mundo, escrito em escrita cuneiforme e assinado em 1274 a.C.) e o Sarcófago de Alexandre, O Grande, decorado com cenas de batalhas de Alexandre mas que na verdade teria pertencido a um rei.

roteiro de 3 dias em Istambul
Tratado de Kadesh

Roteiro em Istambul – Dia 2

Nesse segundo dia na cidade nós incluímos dois dos mais famosos mercados de Istambul e algumas atrações não tão visitadas pelas massas do turismo. Quer ver só?

Muralhas de Constantinopla

Nós optamos por visitar as ruínas das Muralhas de Constantinopla logo no começo do dia porque elas ficam um tanto na contramão das demais atrações. Quer dizer, é possível ver partes das Muralhas em diversos pontos de Istambul. Mas nós escolhemos ir até este ponto específico porque são as partes da Muralha que estão mais conservadas.

Pegamos o metrô até a estação Ulubatli e caminhamos por ali por aproximadamente 1 hora.

Roteiro de 3 dias em Istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul – Muralhas de Constantinopla

Grand Bazaar

Depois das Muralhas nós pegamos o metrô até a estação Vezneciler e seguimos caminhando até o Grand Bazaar, que é um parque de diversões para quem gosta de comprar, já que são mais 4.000 lojas espalhadas por 64 ruas.

Por isso, a depender do seu grau de consumismo (hahaha), você precisará de pelo menos 1 dia inteiro por lá. Mas aqui estamos deixando como sugestão pelo menos 2 horas só para olhar tudo com calma.

o que fazer em istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul – Grand Bazaar

Süleymaniye Mosque

Depois do mercado seguimos andando até a Süleymaniye Mosque, são só 10 minutinhos de caminhada até lá seguindo a rota traçada pelo Maps.Me ou Goggle Maps.

Além disso, na minha humilde opinião, essa mesquita é bem mais bonita que a Blue Mosque, tem muito menos gente e você ainda poderá conversar com voluntários muçulmanos que trabalham por ali e que ficarão felizes em te explicar sobre a arquitetura da mesquita, sobre o islã e etc.

Roteiro de 3 dias em Istambul – Süleymaniye Mosque

Roteiro de 3 dias em Istambul – Aqueduto de Valente 

Depois da mesquita seguimos andando até o Aqueduto de Valente, esse bonitão aí da foto. Até lá foi uma caminhada de 15 minutos.

Roteiro de 3 dias em Istambul – Valens Aqueducts

Egyptian Spice Bazaar

Esse é o melhor mercado de Istambul, de novo, na minha humilde opinião. No Egyptian Spice Bazaar você encontra pistaches, queijos, azeitonas, doces, castanhas, nozes e mais um monte de delícias por preços incríveis!

Ah! E esteja com o estômago preparado para provar amostrinhas gratuitas de um monte de coisas 😋

Do Aqueduto até lá foram uns 20 minutos de pernada.

O que fazer em Istambul
Roteiro de 3 dias em Istambul – Egyptian Spice Bazaar

Galata Bridge

Saindo do mercado nós fomos caminhar pela Galata Bridge, um dos cartões postais de Istambul e que vale a pena ser visitado no fim do dia, para ver o pôr do sol.

Pôr do sol

Entretanto, caso você não queira pagar para assistir ao pôr do sol de um dos famosos cafés e restaurantes da Galata Bridge, ou mesmo se estiver procurando por um lugar menos tumultuado para curtir esse momento do dia, então saca só essa super dica:

Da ponte da Estação Haliç do metrô é possível ter uma vista incrível da cidade enquanto o sol se põe. É de graça e nas duas vezes que estivemos por lá não tinha quase ninguém. Quantos “améns” esta dica merece? hahaha. 

O pôr do sol visto da estação Haliç

Roteiro em Istambul – Dia 3

No terceiro dia em Istambul nós visitamos as atrações mais coloridas e fotogênicas da cidade. Além disso ainda fomos conhecer uma linda mesquita recém inaugurada, a maior da cidade! Olha só:

Galata Tower

Você pode subir no topo da Galata Tower para ter uma vista bacana da cidade. Mas caso você, assim como nós, queira evitar a muvuca, saiba que as vielas nos arredores da torre rendem vistas lindas dela própria. E o melhor de tudo: de graça!

Roteiro de 3 dias em Istambul – Galata Tower

Istiklal Avenue 

A Avenida Istiklal vai da Taskim Square até a Galata Tower. É um calçadão para pedestres repleto de lojas, cafés e restaurantes e por onde passa o icônico bondinho de Istambul. 

Entretanto se compras não for o seu forte, saiba que por ali você também encontra um monte de restaurantes vendendo os famosos (e deliciosos) shawarmas.

O que fazer na Turquia Roteiro de 3 dias em Istambul
Istiklal Avenue

Taksim Square

Começando pela Galata Tower e terminando na Taksim Square ou vice-versa, não importa. Porque importante mesmo é usar um sapato e roupas confortáveis e incluir essa caminhada delícia pelo centro histórico de Istambul em seu roteiro pela cidade.

Além disso, assim como a Praça Tahir, no Cairo, a Taksim Square também é palco de manifestações, protestos e atos políticos.

Roteiro de 3 dias em Istambul – Taksim Square

Ortakoy Square

Dizem que a Vida noturna em Ortakoy é um must do em Istambul. Mas nós estamos velhos para isso e por isso não fomos conferir as baladas…rs.

Contudo passeamos por lá durante o dia e provamos o famoso Kumpir, a batata recheada que é vendida em todo canto por ali. Dá até para escolher um restaurante com rooftop e curtir o pôr do sol enquanto saboreia esse prato tradicional ali da região.

Roteiro de 3 dias em Istambul – Ortakoy Square

Camlica Mosque

A Camlica Mosque fica do lado asiático de Istambul. Ela é super nova, tendo sido inaugurada agora, no início de 2019. Por isso ela ainda não está incluída em quase nenhum roteiro pela cidade.

Vá até lá e aproveite essa belezura todinha para você! Olha que privilégio:

Camlica Mosque

Cruzeiro no Bósforo

Não tem maneira melhor de terminar o dia em Istambul do que assistindo esses pores do sol mais LINDOS desse mundo. Olha a foto abaixo e me diga se não é de babar?

Por isso nós escrevemos um post específico sobre como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando quase nada e ainda terminando o dia vendo esse espetáculo da natureza. É só clicar no link abaixo para ver o post completinho, com detalhes de valores e rotas:

➡️ Cruzeiro pelo Bósforo gastando quase nada – Incluindo pôr do sol.

cruzeiro pelo bósforo pôr do sol
Pôr do Sol visto do Barco

Lembre-se do seguro viagem!

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é obrigatório em uma viagem pela Europa. Porque na imigração eles podem solicitar o seguro e caso você não tenha isso poderá impedi-lo de entrar em alguns países 😣

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Todavia, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

Espero que este post possa lhe ajudar. Mas caso você queira ver mais informações sobre Istambul e outras cidades da Turquia, basta clicar nos posts indicados abaixo. Veja só:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta