Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como ir de Sofia para Veliko Tarnovo – Bulgária

Planejando uma viagem pela Bulgária? Então veja neste post como ir de Sofia até Veliko Tarnovo. Dicas práticas que poderão lhe ajudar!

como ir de sofia para veliko tarnovo
Como ir de Sofia para Veliko Tarnovo

Como ir de Sofia para Veliko Tarnovo

Veliko Tarnovo foi a terceira cidade que visitamos em nossa viagem pela Bulgária. E nós fomos até lá partindo de Sofia.

Por isso veja abaixo as opções mais econômicas para viajar entre estas cidades e a opção que nós escolhemos.

1. de ônibus

Na impossibilidade de voar entre essas cidades, as alternativas que lhe sobram é:

  • alugar um carro
  • ir de ônibus
  • ou de trem

Para chegar até a estação de onde saem os ônibus para Veliko Tarnovo você pode pegar o metrô até a estação Central Railway Station e comprar o seu bilhete por ali mesmo. Entretanto é possível consultar os horários e até mesmo comprar os bilhetes online nestes sites indicados abaixo. Veja:

Ao descer do metrô na Central Railway Station é só caminhar mais alguns passos até a Central Bus Station Sofia.

As passagens para os ônibus que vão para Veliko Tarnovo são vendidas no guichê número 7 – não é permitido tirar fotos lá dentro, por isso eu não tirei.

💰 O bilhete de ônibus custa BGN 20,00 (USD 11.30).

Nossa primeira opção era ir de ônibus, mas a moça do guichê foi TÃO mal-educada que nós desistimos, de raiva. Sério!

Porque gente, um dia vocês ainda vão conhecer o Lázaro pessoalmente e comprovar o quanto ele é amável e gentil. Ele comprou os bilhetes e, educadamente pediu para a moça se era possível trocar os assentos pois ela tinha nos colocado (sem perguntar antes) nos últimos lugares do busão. Ela disse que não. Lázaro perguntou de novo, com todo jeitinho, se não tinha melhores opções de assentos disponíveis e ela (PASMEM) jogou o dinheiro, quase na cara do Lázaro e pegou os bilhetes de volta….hahaha.

Depois dessa indelicadeza nós saímos de lá e fomos caminhando até a estação de trem, que fica ali bem pertinho.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Por isso, para evitar problemas na imigração garanta logo o seu clicando AQUI ou no link abaixo ⤵️

Além disso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

2. de Trem

Depois da decepção com o atendimento no guichê para venda da passagem de ônibus, nós seguimos caminhando inconformados até a estação de trem. Oh, gente! Custa ter educação, né? Mas a parte boa é que assim nós também conseguimos escrever sobre uma segunda opção para viajar entre as cidades. Óia que beleza!?

Entretanto, o único inconveniente é que o trem não vai direto até Veliko Tarnovo, você precisa comprar um bilhete para Gorna Oriahovitsa e, chegando lá, pegar um ônibus até Veliko Tarnovo, que fica a 9 km de distância.

💰 O bilhete para a segunda classe do trem até Gorna Oriahovitsa custou BGN 18,00 (USD 10).

Além disso, nós compramos o bilhete ali na hora, no piso subterrâneo da Central Railway Station e a moça do guichê era tão simpática que fez até algumas mímicas para nos ajudar, já que ela não falava inglês. Tá vendo como o universo recompensa a gente no final?

Ah! E também é possível consultar os horários dos trens neste site, veja:

O trem de Sofia para Veliko Tarnovo

Como é a viagem de trem de Sofia para Veliko Tarnovo

O trem é confortável. Mas tava super calor e não sei porque cargas d’água as outras pessoas do nosso vagão não queriam abrir a janela para entrar um ar. Será que isso é uma tradição aqui na Bulgária? Porque eu saí olhando pelo trem inteiro e todas as cabines estavam com as janelas fechadas e o povo cozinhando de calor lá dentro 🤷🏼‍♀️

Cada cabine da terceira classe possui 8 assentos, 4 de cada lado. É confortável e tem espaço para colocar os mochilas grandes em cima dos assentos, veja:

como ir de sofia para Veliko Tarnovo
Espaço para colocar as malas

Além disso, não sei se todos os trens são assim, mas neste que nós viajamos o ar condicionado ou não funcionava ou não dava conta. Porque viajamos pela Bulgária no começo do mês de setembro e pegamos o restinho do calor do verão.

Entretanto, é possível levantar-se e viajar de pé no corredor, onde entra uma brisa refrescante. Aleluia!

como ir de sofia para veliko tarnovo

Paisagens pelo caminho

Lázaro, que é da Ilha de Itaparica, se amarra em visuais montanhosos, já que por lá não se vê muitas montanhas. Por isso ele amou a viagem de trem, especialmente pelas paisagens que vimos no início da viagem, assim que saímos de Sofia. Contudo do meio da viagem para o fim, nós não achamos nada demais…rs.

A chegada em Gorna Oriahovitsa

Logo ao chegar em Gorna Oriahovitsa é só sair da da estação de trem e pegar o ônibus número 10 para ir até Veliko Tărnovo, o ônibus passa bem na porta da estação e é super fácil de encontrar o ponto exato. Qualquer dúvida é só perguntar para alguém por ali. 

💰 São 9 km até a cidade e o bilhete custa BGN 1,00 (USD 0,60). Entretanto é necessário pagar mais BGN 1,00 pelas mochilas grandes (ou mala).

Ônibus número 10

Conclusão 

Se conselho fosse bom a gente não dava, né? 😂 Mas a dica que eu te dou é: tenha paciência com a moça mal-educada do guichê número 7 e vá de ônibus! 

Eu achei a viagem de trem super lenta, desgastante, calorenta e no final nas contas acabou saindo pelo mesmo preço do ônibus. Veja:

  • Ônibus BGN 20,00
  • Trem BGN 18,00 + 1,00 (ônibus) + 1,00 (mochila) = BGN 20,00

Onde se hospedar

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta