Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Veliko Tarnovo – Bulgária

Procurando o que fazer em Veliko Tarnovo? Então saiba que neste post você encontrará dicas práticas que lhe ajudarão a planejar sua viagem.

Veliko Tarnovo foi uma grande surpresa para mim, confesso. E admito que antes do planejamento de nossa viagem pelo leste europeu eu nunca tinha ouvido falar desta charmosa cidade da Bulgária. Por isso veja abaixo as principais atrações que podem ser visitadas neste roteiro de um único dia.

O que fazer em veliko tarnovo
O que fazer em Veliko Tarnovo

Hospedagem em Veliko Tarnovo

Em Veliko Tarnovo nós nos hospedamos no Hotel Studio. O quarto era super confortável e a diária incluía um delicioso café da manhã. Mas o melhor de tudo é que a localização do Hotel Studio é EXCELENTE e isso permitiu que visitássemos todas as atrações da cidade caminhando.

onde se hospedar em veliko tarnovo
Nosso quarto no Hotel Studio

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Veliko Tarnovo

Nós caminhamos durante um dia inteiro em Veliko Tarnovo e tivemos várias surpresas pelo caminho. A cidade é super fofa e mesmo no verão a temperatura estava bem agradável. Isso sem contar que a cada esquina é possível encontrar restaurantes vendendo cerveja e chopp por precinhos maravilhosos! rs.

A única complicação para nós foi encontrar a localização das atrações no Maps.Me – aplicativo que normalmente nós usamos para nos locomover. Por isso deixarei abaixo de cada atração o nome tal qual como aparece no APP. Eu sei, eu sou um amor!

Fortress Tsarevets

O castelo é o cartão postal de Veliko Tarnovo. Antiga casa dos czares medievais, o Fortress Tsarevets é a principal atração da cidade.

Ele fica no topo de uma colina, em uma localização estratégica que os trácios e romanos usavam como posição defensiva. Mas foram os bizantinos que construíram a primeira fortaleza por aqui entre os séculos V e VII d.C.

o que fazer em veliko tarnovo
Fortress Tsarevets

A fortaleza teve seu auge durante o Segundo Império Búlgaro, mas foi saqueada e destruída durante a invasão turca em 1393. Os comunistas é que reconstruíram os prédios que podemos visitar hoje.

Reserve pelo menos umas duas horas para visitar a atração e, de preferência, vá até lá bem no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol não estiver tão forte.

Fortress Tsarevets

Além disso, não perca o light & show (show de luzes) que acontece no castelo. Veja mais informações sobre horários e preços clicando aqui.

Alguns dias são gratuitos e isso é muito legal. Mas você também pode ter uma bela vista para o show de luzes em alguns hotéis da região e também do pátio da Catedral Rozhdestvo Bogorodichno, neste último caso sem ter que pagar nada!

Fonte: https://www.soundandlight.bg/en/

Nome no Maps.Me: Tsarevets.

Quanto custa: o bilhete para entrar no complexo custa BGN 6,00 (USD 3.40).

Cathedral Rozhdestvo Bogorodichno

Além do Castelo mencionado mais acima, a Catedral Rozhdestvo Bogorodichno (eita nome difícil) é provavelmente a segunda construção que você verá logo em sua chegada a Veliko Tarnovo, até mesmo do ônibus, quando ele se aproxima da cidade.

Contudo nós não conseguimos entrar na igreja em nenhuma das vezes que tentamos. De manhã ela estava fechada e à tarde estava acontecendo um casamento… fué, fué, fuééééé…rs.

Mas ela é belíssima mesmo quando é vista só do lado de fora. Além disso, é dali do pátio da catedral você pode ter uma bela vista para o show de luzes que acontece no Castelo, tudo isso de graça. Óia que beleza!?

o que fazer em veliko tarnovo
Cathedral Rozhdestvo Bogorodichno
Cathedral Rozhdestvo Bogorodichno

Nome no Mps.Me: Tsarkva Rozhdestvo Bogorodichmo.

Asenevtsi Monument

Essa espada gigante que pode ser vista bem no centro da cidade de Veliko Tarnovo é o Monumento Asenevtsi, que foi construído em 1985 para homenagear três reis e também para celebrar o poder búlgaro medieval.

Os cavaleiros no centro do monumento são os Asenevtsi (Asen): Petar, Kaloyan e Ivan Asen II, os três irmãos que governaram a Bulgária após a libertação do domínio bizantino. Eles governaram o estado medieval búlgaro, também chamado de Segundo Reino Búlgaro, entre 1187 e 1280.

Uma caminhada até lá é uma boa pedida para começar o dia, de manhã ou no fim de tarde quando o sol não está tão quente.

o que fazer em veliko tarnovo
Asenevtsi Monument
Asenevtsi Monument

Nome no Mps.Me: ele não aparece no Maps.Me. Por isso você terá que procurar pela galeria de arte que fica ali do lado como The Gallery, fica nem no centro da cidade em uma área verde e fácil de ver no mapa.

Gurko Street

A Gurko Street é uma rua super fofinha que você poderá passar na volta do monumento anterior. E também é desta rua que se tem uma vista bonita da Stambolov Bridge, cuja qual não tirei foto. Sorry 😬

Gurko Street

Nome no Mps.Me: a rua não está no Maps.Me. Mas você encontra facilmente a localização se colocar “Gurko Hotel“.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e ser exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Stefan Stambolov Street

A Stefan Stambolov é uma das ruas centrais de Veliko Tarnovo e é por lá onde você também poderá ver esses murais coloridos.

Além disso, lojas de lembrancinhas, cafés e restaurantes tem de monte por ali. Uma boa pedida para terminar o dia ou caminhar no fim da tarde.

Stefan Stambolov Street
Stefan Stambolov Street

Nome no Mps.Me: adivinha? Também não está no Maps.Me…rs. Mas é só colocar “Lion Guest House” e olhar a rua do lado esquerdo, que é a Boulevard Stefan Stambolov.

Monument of Mother Bulgaria

O monumento da Mãe Bulgária é dedicado aos búlgaros mortos nas guerras russo-turca, sérvia-búlgara, balcânica e na primeira guerra mundial.

A mulher no topo do monumento (que saiu de costas na minha foto, sorry) representa a “mãe Bulgária”. Ela está ajoelhada e prestando respeito aos búlgaros mortos nestes conflitos. E dos lados é possível ver estátuas dos soldados mortos nas diferentes guerras.

Além disso, o monumento fica em um pracinha rodeada de jardins, com bancos e um brisa fresca onde você pode se refrescar do calor do verão.

Nome no Mps.Me: você encontra o monumento no Maps.Me como pl. Maika Bulgariya.

Church of Saints Peter and Paul

Nós gastamos uma pernada para ir até lá e quando chegamos descobrimos que é preciso pagar BGN 6,00 para entrar na igreja e desistimos. Não é pelo valor. Mas ocorre que nesta altura desta viagem que começou na Turquia nós já tínhamos pagado para entrar em várias igrejas e mesquitas e por isso decidimos passar a vez.

A Igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em português, é uma igreja ortodoxa que guarda belos afrescos em seu interior, mas nós não os vimos porque neste caso preferimos gastar o $$ com cerveja. Sim, deve ser pecado, eu sei! hahaha. Mas tava calor e acho que deus perdoa.

Church of Saints Peter and Paul

Quanto custa: a entrada custa BGN 6,00 (USD 3.40).

Nome no Mps.Me: você encontra o monumento no Maps.Me como Church of Saints Peter and Paul.

Trapezitsa Hill

No Trapezitsa Hill você poderá visitar as ruínas da segunda principal fortaleza de Veliko Tarnovo, que foi construída provavelmente em algum momento do século XIII, durante o Segundo Império Búlgaro.

O que restou das muralhas lembram demais as ruínas das Muralhas de Constantinopla que nós visitamos em Istambul.

Entretanto, dá para se ter uma boa vista do local do pátio da Catedral Rozhdestvo Bogorodichno e por isso nós não fomos até lá não. Sobretudo porque as ruínas não estão muito bem conservadas, uma pena.

Trapezitsa Hill

Nome no Mps.Me: você encontra o monumento no Maps.Me como Trapezitza.

Church of St Demetrius of Thessaloniki

Lembra a igreja que eu comentei mais acima, que pagava para entrar e nós desistimos dela? Pois bem. Seguindo indicações do que visitar em Veliko Tarnovo nós fomos caminhando até esta outra e encontramos a igreja fechada. Eu acho que foi castigo porque não quisemos pagar para entrar na anterior…rs.

A Igreja de São Demétrio de Tessalônica (Sveti Dimitar Solunski) também é uma igreja ortodoxa que já fez parte de um grande mosteiro que ali existia. Ela foi destruída e reconstruída várias vezes. Por isso mesmo sendo super antiga ela tem essa cara de novinha.

Church of St Demetrius of Thessaloniki

Nome no Mps.Me: essa eu não achei de jeito nenhum. Mas também acho que não vale a pernada até lá não.

Free Walking Tour

 O Free Walking Tour (que tem esse nome de “free” mas que na verdade é bacana deixar uma gorjeta para o guia no final) é aquele tipo de passeio que vale super a pena para conhecer melhor a cidade. Além disso, é nesses tours que a gente ouve histórias que normalmente não encontramos na internet e nem nos guias de viagem. Eu adoro!

O Free Walking Tour de Veliko Tarnovo sai às 11h e às 14h da frente do centro de informações turísticas da cidade. Esse da foto abaixo:

Andar a pé pela cidade

Além disso, saiba que as nossas pernadas até a igreja que pagava e a igreja que estava fechada nos renderam boas surpresas pelo caminho.

Por isso sair caminhando sem destino certo por Veliko Tarnovo é uma boa maneira de conhecer cantinhos escondidos da cidade. Claro, sempre parando nos cafés e restaurantes para beber uma cervejinha gelada. Porque ninguém é de ferro, né minha gente?

Onde comer em Veliko Tarnovo

Os restaurantes mais badalados da cidade (e indicados em todos os guias de viagem) são o Ego e o Shtastlivetsa. Nós não comemos por lá, mas a vibe de ambos parecia super boa.

Porque não gostamos de ir nos lugares da moda para comer e, além disso, nós sempre preferimos os lugares mais baratinhos e não muito badalados. Mas em uma viagem de férias e com orçamento mais folgado vale a pena comer por lá. Passamos em frente do Ego várias vezes e os pratos pareciam deliciosos!

Contudo, mesmo em restaurantes mais afastados do centro é possível ter boas refeições e provar os pratos típicos. Nós comemos várias vezes no The Actors Snack Bar. Mas eu não achei a localização nem no Maps.Me nem no Google Maps para deixar aqui. Mas quem sabe perguntando por lá você encontra!? Eu recomendo muito! Veja abaixo o que provar em qualquer restaurante búlgaro:

Parlenka – com alho e queijo

Parece uma pizza mas é um pão delicioso e custa menos de USD 1.00.

Parlenka

Kebapche

É o Kebab, a carne moída no espeto.

Kebapche

Sirene Po Shopski

Um prato super tradicional da Bulgária, uma delícia feita de batatas, carne e queijos e que vem nesses potes (ou barquinhos) quentes. Eu AMEI!

Sirene Po Shopski

Schnitzel

É um prato austríaco (em alemão significa escalope à moda de Viena). Mas por aqui come-se muito também. Parece um hambúrguer grelhado. Super gostoso!

Schnitzel

Lembre-se do Seguro Viagem!

Viajar sem Seguro Viagem é furada! Eu tenho uma amiga que teve uma crise renal nos USA e se não fosse pelo Seguro ela teria que desembolsar USD 25.000,00 com despesas hospitalares. Já pensou!? Deus me livre!

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta