O que fazer em Joanesburgo – 10 Atrações Imperdíveis!
Veja neste post o que fazer em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul. Listamos as 10 principais atrações de Joanesburgo incluindo dicas de como se locomover, onde se hospedar e uma atração extra que normalmente não está nos guias de viagem. Segue com a gente!
Onde se Hospedar em Joanesburgo
Clique aqui para ver a seleção de hotéis que nós preparamos. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.
Todavia ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas!
O que fazer em Joanesburgo
Para visitar as atrações que mencionaremos a seguir nós utilizamos o ônibus de turismo, aquele de dois andares com o sistema Hop-On Hop-Off, onde você pode embarcar e desembarcar em diversos pontos da cidade. Nós compramos o bilhete válido para 2 dias e pagamos USD 40 por pessoa, incluindo o Soweto. Contudo para ir no Cradle of Humankind nós alugamos um carro, como falaremos mais adiante nesse post.
Não utilizamos o transporte público pois as atrações são bem espalhadas por toda a cidade e teríamos de ter mais tempo. E nós achamos que o ônibus de turismo foi uma boa pedida pois Joanesburgo é uma cidade um tanto perigosa, especialmente na região central.
1 – Constitution Hill
Este importante museu de Joanesburgo foi construído sobre as ruínas de um antigo forte militar e prisão. Aqui alguns grandes nomes da história da humanidade ficaram presos, tais como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi.
Por isso na visita você poderá entender melhor como funcionava a segregação racial, mesmo antes do Apartheid e algumas das humilhações as quais os negros eram submetidos.
Nós achamos o museu tão interessante que fizemos um post específico sobre ele – veja aqui.
💰 QUANTO CUSTA
A entrada, incluindo um tour guiado pelo museu, custa USD 5,00 por pessoa. A duração do tour é de aproximadamente 1 hora.
2 – Mining District Walk
Uma caminhada por um museu a céu aberto no coração de Joanesburgo, onde a maior reserva de ouro do mundo foi descoberta e onde a cidade teve início.
Mas peraí!? Joanesburgo não é uma cidade perigosa para se andar à pé pelo centro? Infelizmente é sim. Mas especificamente nessa área (especialmente porque é um ponto de parada do ônibus de turismo) você encontrará um monte de seguranças e poderá caminhar tranquilamente por lá.
Entretanto o local abriga os escritórios das maiores mineradoras do mundo, além de diversos monumentos que contam a história do legado da mineração na África do Sul.
💰 QUANTO CUSTA
Não é necessário pagar nada para visitar a região.
3 – Origins Centre Museum
O Origins Centre é o único museu do mundo dedicado a explorar e celebrar a história da humanidade moderna. Ele fica dentro da Universidade de Witwatersrand de Joanesburgo.
Mas o museu também é o lar de uma vasta gama de materiais paleo-antropológicos, arqueológicos e genéticos que traçam as origens da humanidade. Veja mais informações aqui.
💰 QUANTO CUSTA
A entrada custa USD 3,00 por pessoa.
4 – SAB World of Beer
O tour explora as origens antigas da cerveja, passando pelo antigo Egito até a Mesopotâmia, fala um pouco da história da produção da cerveja na África e explica o processo de produção atual desse líquido dos deuses!
Ademais é um tour bem bacana para aqueles interessados sobre o passado, atualidade e futuro da cerveja, e se você gosta de apreciá-la, esse é o lugar perfeito para terminar seu dia.
💰 QUANTO CUSTA
O tour custa USD 8,50 por pessoa, e no final você poderá saborear duas pints de 500ml – olha só que beleza!
5 – Carlton Center
Ter uma visão geral da cidade láaaaa do alto do Carlton Center é uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Joanesburgo.
O “Top of Africa”, ou o Topo da África, possui 223 metros e 50 andares, e é o prédio mais alto do continente africano – até agora, já que estão construindo um prédio em Nairóbi que terá 300 metros!
💰 QUANTO CUSTA
A entrada custa USD 1,20 por pessoa.
6 – Soweto
Um dos grandes símbolos do Apartheid, esse imenso distrito de Joanesburgo é muito mais que uma grande favela – como muitas vezes é chamado. Por isso uma manhã inteira pelo local é uma ótima pedida para conhecer melhor a história da luta contra a segregação racial.
Entretanto é no Soweto que fica a única rua do mundo que abrigou dois ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. Na Rua Vilakazi, dois antigos moradores receberam este prêmio: Nelson Mandela e o Arcebispo Desmond Tutu. E se você quiser, poderá visitar a casa onde Mandela morou.
▶️ Veja aqui um post completo sobre o Soweto!
7 – Gold Reff City Theme Park
Cassino, restaurantes, parque de diversões, cinema 4-D, visitação a uma antiga mina subterrânea, o Gold Reff City Theme Park tem atrações para todos os gostos e bolsos.
8 – Apartheid Museum
Se o tempo fosse escasso e nós tivéssemos que escolher apenas um lugar de Joanesburgo para visitar, nós certamente escolheríamos este museu.
Contudo logo na entrada você já será levado a refletir sobre como era a vida das pessoas na época da segregação racial.
O museu conta a história da África do Sul no século XX com foco no Apartheid, esse sistema de segregação racial imposto por mais de 50 anos – oficialmente, pois mesmo antes da imposição do Apartheid o sistema de segregação racial já existia.
Entre fotos, vídeos, depoimentos e relatos o museu te levará até esse ponto triste do passado recente do país, mostrando também a luta das pessoas que brigaram por igualdade.
💰 QUANTO CUSTA
A entrada custa USD 6,50 por pessoa.
9 – Cradle of Humankind
O Cradle of Humankind, ou o Berço da Humanidade, é um sítio arqueológico que abrange 47.000 hectares na região noroeste da província de Gauteng, a 50 km de Joanesburgo.
Todavia lá foram encontrados alguns dos fósseis de hominídeos (família da ordem dos primatas cuja única espécie atual é o homem: Homo sapiens sapiens) mais antigos do planeta, com alguns milhões de anos.
Você sabia que o homem moderno surgiu na África há 75.000 anos e não há 40.000 na Europa, como se acreditava até pouco tempo? Pois é!
Contudo esse local, que é Patrimônio da Humanidade desde 1999, abriga cerca de 40% dos fósseis de antepassados humanos do mundo e ajudou a provar a teoria “Fora da África” ou “Modelo de Origem Única”, que diz que os seres humanos e seus antepassados evoluíram na África e depois se espalharam para o resto do mundo.
As duas principais atrações são a Sterkfontein Caves e o Maropeng Visitor Centre, mas a região também conta com hotéis, atrações naturais e é possível até se casar por lá. Imagine só, que legal!
10 – Sterkfontein Caves
As Cavernas Sterkfontein são um conjunto de grutas onde cientistas descobriram uma grande quantidade de fósseis de hominídeos e de outros animais, com idade superior a 4 milhões de anos. E foram justamente essas descobertas que fizeram com que o lugar fosse considerado o berço da humanidade.
Entretanto os fósseis mais famosos e mais importantes encontrados por lá foram Mrs. Ples e Little Foot.
Entretanto a visitação é feita através de um tour guiado, em grupos, onde todos colocam esse lindos capacetes laranjas e seguem para dentro de um pequeno museu (foto acima), que fala sobre os achados do local e também exibe informações sobre a evolução humana.
Após a passagem pelo museu todos seguem juntos para a visitação ao interior das cavernas.
11 – Maropeng Visitor Centre
A apenas 10 km das cavernas está o Maropeng Visitor Centre, ou Maropeng Museum. A palavra Maropeng significa “retornando ao lugar de origem”.
Contudo trata-se um museu SUPER interativo, com diversas exibições que interessam a adultos e crianças. A visita começa com uma exposição sobre o surgimento do planeta e de todos os elementos. Além disso você embarcará em um passeio de barco, entrará em um túnel que vai fazer com que você se sinta bêbado e terminará no salão principais, que é cheio de exposições interativas sobre a evolução de diversas espécies, terminando em uma reflexão sobre o aquecimento global e os dias atuais.
💰 QUANTO CUSTA
A entrada para as cavernas Sterkfontein custa USD 13,00
A entrada para Maropeng Visitor Centre custa USD 9,50
A combinação das duas sai por USD 15,00
Como chegar
O site fica a 50 km de Joanesburgo e para chegar até lá é necessário contratar um tour ou alugar um carro, já que não há linhas de ônibus indo para o local. Dá para ir de Uber também, mas vai ficar bem mais caro.
Entretanto nós alugamos um carro por um dia para irmos até lá, pagamos USD 40,00 já incluindo o combustível, com a First Car Rental. Se quiser dar um olhada no site deles é só clicar aqui.
O que fazer em Joanesburgo – Fordsburg – Mercado de rua de Fordsburg
Uma atração que não está nos guias de turismo mas que se sobrar um tempinho você precisa conhecer: o Mercado de rua de Fordsburg!
Entretanto em Fordsburg tem um mercado de rua formado por indianos, paquistaneses e sul-africanos vendendo todo tipo de coisas. Desde deliciosas comidas e temperos indianos até CD’s e bugigangas chinesas.
Contudo o vai e vem de diferentes pessoas, mulheres vestindo burca, homens com roupas tradicionais muçulmanas, indianas usando seus sáris, tudo isso dá um ar característico e fascinante a esse local que nós amamos.
Como dissemos, o mercado de Fordsburg não aparece em muitos guias turísticos e nós só o descobrimos porque o Farid (amigo que nos acolheu através do Couchsurfing), nos apresentou o local.
🚘 Nós fomos até lá utilizando o Uber.
Como se locomover em Joanesburgo
Primeiramente vamos dar nomes aos meios de transporte, ok? 😊
Isso mesmo, aqui no continente africano as minivans (que nós conhecemos como lotações) são chamadas de diversos nomes, de acordo com o país. Na África do Sul funciona assim:
- Minivans são chamadas de “táxis”;
- Táxis são chamados de “cabs” ou “meter cabs”;
- Ônibus são chamados de “bus” (buses, no plural);
- E Uber é Uber mesmo…rs.
Táxis
As corridas curtas custam em média USD 2,00. Mas o problema é que os táxis não possuem placas indicando o destino. Normalmente o cobrador fica com o braço de fora da van gritando e gesticulando com as mãos enquanto recolhem passageiros pelas ruas. Como a cidade é gigante e os pontos turísticos são bem espalhados, você vai precisar de tempo para se dar bem com esse tipo de transporte.
CUIDADO! Joanesburgo não é uma cidade muito segura, especialmente a parte central. Normalmente nos jogamos nesse tipo de transporte mais barato pelas cidades onde passamos, mas neste caso não quisemos arriscar.
Cabs (táxis)
Os táxis aqui são chamados de “cabs” ou “meter cabs”. Alguns até possuem taxímetros mas normalmente ficam desligados – o que te permite negociar a corrida antes da mesma começar. Fique atento e sempre pergunte o preço antes de iniciar a viagem ou peça ao motorista para ligar o taxímetro.
Uber
Funciona perfeitamente na cidade, tanto para pagamentos com cartão como para pagamentos em dinheiro. Uma corrida curta custa em média USD 3,00. Ou seja, se você estiver em dupla ou com mais pessoas vai valer a pena.
Ônibus
O ônibus Rea Vaya foi introduzido na cidade na Copa do Mundo de 2010 em uma tentativa de tornar o transporte público mais seguro. Mas parte do sistema é interligado com o Gautrain (trem) também.
Gautrain
O Gautrain (que se pronuncia “rautrain) é o trem que faz conexão entre a cidade e o aeroporto, passando por outras áreas de Joanesburgo e indo até Pretória.
Em sua primeira utilização você precisará comprar o Gauntrain Gold Card (assim como o cartão do metrô de SP). O cartão é recarregável e serve tanto para o metrô quanto para o Rea Vaya Bus.
Ônibus City Sightseeing
O ônibus de turismo que nós utilizamos para visitar as principais atrações turísticas da cidade.
Valores:
💰 Bilhete para 1 dia – USD 13,10
💰 Bilhete para 2 dias – USD 32,20
💰 Bilhete para 2 dias incluindo Soweto – USD 40,00
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar o nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora – faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila para a África do Sul. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!
O que fazer em Joanesburgo – Visto
Brasileiros não precisam de visto para a África do Sul. Precisam apenas portar o Certificado de Vacinação de Febre Amarela.
O que fazer em Joanesburgo – Segurança
Não tivemos nenhum problema em Joanesburgo, mas também não nos sentimos muito seguros na região central da cidade. Porém, tomando os devidos cuidados, que nós brasileiros já nascemos sabendo, tais como: evitar andar sozinho a noite, evitar áreas desertas, não usar jóias e relógios caros e não pendurar a câmera fotográfica no pescoço (em muitos momentos nem levávamos a câmera) sua passagem por Joanesburgo será bem tranquila.
Moeda da África do Sul
A moeda da África do Sul é o Rand.
Em Julho de 2019 a cotação do Rand era de 1 USD = 14,20 ZAR.
O que fazer em Joanesburgo – Preço da Cerveja
A cerveja mais famosa por aqui é a Castle Lite. Ela custa em média USD 1,30 nos bares e USD 0,90 nos supermercados.
Melhor época para visitar Joanesburgo
O clima por aqui acompanha o do Brasil, ou seja, quando for verão na terrinha, será verão por aqui também, idem no inverno.
O inverno é considerado a estação mais seca (ideal para fazer safári), com temperaturas amenas; e o verão é a estação chuvosa e mais quente. No verão a média é de 20 graus, passando dos 30 graus com frequência, e no inverno as médias ficam em torno de 12 graus, mas nas noites frias a temperatura é inferior aos 10 graus.
O que fazer em Joanesburgo – Tomadas
As tomadas aqui na África no Sul são assim:
Mas é comum encontrar adaptadores para os plugs brasileiros nos hotéis e mesmo nas casas dos sul-africanos.
O que fazer em Joanesburgo – Idiomas
Inglês, africâner, zulu, xhosa e mais outras sete línguas oficiais são faladas na África do Sul – são onze no total.
✅ Planejando uma viagem para a África do Sul? Veja todos os posts que escrevemos sobre o país:
Tudo sobre a Garden Route
- Roteiro de 8 dias pela Garden Route
- O que fazer em Mossel Bay
- O que fazer em Plettenberg
- O que fazer em Knysna
- O que fazer em Jeffrey’s Bay
- Ver baleias em Hermanus, como é e quanto custa
- Salto do maior Bungy Jump DO MUNDO
- Cango Caves: como chegar, valores e tours
Tudo sobre Cape Town
- O que fazer em Cape Town
- Onde comer barato em Cape Town
- Como conhecer Cape Town de ônibus
- Como utilizar o MyCiti, o ônibus de Cape Town
- Muizenberg e Boulders beach de trem
- Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil
- Trilha para subir a Lion’s Head
- Como encontrar a Wally’s Cave
- Visitando o Cabo da Boa Esperança
- Cape Town fora da rota turística
- 5 lugares incríveis para assistir ao pôr do sol em Cape Town
- Mzoli’s: uma experiência tipicamente sul-africana
- Custos básicos de Cape Town
- Cape Town: a Mecca Africana das Cervejas Artesanais
- West Coast, um bate e volta de Cape Town
- Kirstenbosch, o jardim botânico de Cape Town
Sobre a África do Sul
- Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a África do Sul
- Curiosidades sobre a África do Sul
- O que fazer em Durban
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Eu conheço Gold Reff City Theme Park, estive lá em 2010 em uma viagem a trabalho, quase morri do coração nas motonhas russas de lá! Kkkkkk Delícia ler este poste, pois sou apaixonada pela África do Sul.
Eu queria tanto ter ido, Cumadi! Mas achamos meio caro…hehehe.
Beijos com saudades!
Que delícia ler esse post! Deu uma saudade da África do Sul. Preciso voltar urgente!
Vem encontrar com a gente, Ray!
Amei o post!!! Minhas horas de pesquisa se resumiu unicamente a ele.
Muito obrigado,…
Poxa, que alegria! Ficamos felizes que vc tenha gostado, amigo!
Abraços!
Gente, quanta coisa pra fazer nessa cidade!
Vocês ficaram quantos dias pra ver tudo?
Nós ficamos 5 dias! E achamos que foi tempo suficiente para ver quase tudo 🙂
Olá! Eu e meu marido iremos para a África do Sul em setembro e teremos um dia e meio em Joanesburgo. Estamos com uma dúvida cruel: quais destes passeios vocês consideram obrigatórios? Soweto, Pretoria, Cradle of The Human Kind, Apartheid Museum, Constitutional Hill. Não sabemos se teremos tempo para visitar todos… Você tem algum guia para indicar? Obrigada.
Olá Mariana!
Dúvida cruel mesmo, viu?
Se eu tivesse pouco tempo eu faria nesta ordem (pq adoro conhecer melhor a história do lugar):
Dia 1 – Apartheid Museum e Soweto em um dia com o ônibus de turismo – se der tempo vcs podem terminar o dia no SAB World of a Beer e beber umas cervejinhas.
Dia 2 – Carlton Center e Constitution Hill na metade do outro dia.
Opção para 1 dia: Cradle of Humankind – neste caso precisaria de um dia inteiro, a atração fica a 50 km de Joanesburgo.
Nós fomos com um carro alugado e adoramos!
Espero ter ajudado!
Qualquer coisa é só escrever.
Bjos
Olá! Adorei o post, resumi toda a pesquisa em um único lugar. De todas as cidades que estou indo viajar pego as referências nos posts de vocês. Minha dúvida é a seguinte: Quanto tempo em média leva para fazer este tour com o ônibus incluindo o Soweto? Meu voo de volta para o Brasil é ás 17hrs saindo do aeroporto JNB. Será que dá tempo? Obrigada, Fernanda.
Obrigada, Fê!
Eu acho que no total são umas 4/5h. O ônibus não vai até o Soweto, vc precisa trocar para uma minivan que segue até lá. Então sugiro que vc comece o tour logo no primeiro horário, vá direto para o Soweto e volte para ir para o aeroporto. Se seu voo é às 17h é bom vc chegar lá umas 15h no máximo.
Abração!
Muito obrigada pelo breve retorno e pela dica! Vou fazer desta forma. Abração!
Olá! Amei o post, estou planejando visitar a África provavelmente sozinha. Se você Camila, estivesse viajando sozinha, deixaria de conhecer alguma dessas cidades por ser uma mulher sozinha? Estava pesquisando sobre essas atrações e li que o SAB esta fechado desde novembro de 2019, sabem me falar se essa informação é verdadeira?
A pagina esta me ajudando bastante no planejamento das viagens. Obrigada