Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Plovdiv – Roteiro de 1 dia

Nós viajamos de ônibus de Istambul para a Bulgária. Nesta viagem passamos pelas cidades de Plovdiv, Sofia e Veliko Tarnovo. Por isso, se você estiver pensando em fazer um roteiro parecido, veja neste post o que fazer em Plovdiv, a charmosa cidade eleita capital cultural da Europa em 2019.

Nesta publicação você encontra dicas do que fazer em Plovdiv, onde se hospedar, como se locomover e, especialmente, um roteiro completo que pode ser feito em um único dia super bem aproveitado. Vem ver que legal.

o que fazer em Plovdiv
O que fazer em Plovdiv

Onde se hospedar em Plovdiv

Em Plovdiv nós nos hospedamos no Hotel Dimitrov, pagamos USD 30 por um quarto enorme, com ar condicionado e banheiro privativo. Mas o melhor do Hotel Dimitrov é que ele fica bem no coração de Plovdiv, o que te permite visitar TODAS as atrações da cidade a pé. Um maravilha!

onde se hospedar em Plovdiv
Nosso quarto no Hotel Dimitrov

Você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Plovdiv

Plovdiv foi uma surpresa para mim, confesso. Especialmente porque até então eu nunca tinha ouvido falar dela #shameonme!

Eleita a Capital Cultural da Europa em 2019 esta, que é a cidade mais antiga e continuamente habitada de toda a Europa, reserva belas surpresas para aqueles que decidem incluí-la em seu roteiro.

Por isso veja abaixo as atrações que nós visitamos neste único dia super bem aproveitado por lá.

Kapana Art District

Se você gosta de arte, especialmente arte de rua, tente começar o seu dia caminhando pela região de Kapana.

Até pouco tempo atrás Kapana era uma área negligenciada no centro de Plovdiv, com prédios desmoronando e calçadas cheias de carros velhos estacionados. Mas hoje a região é o coração cultural da cidade, onde você encontrará galerias de arte, restaurantes, cafés e os coloridos painéis de arte de rua espalhados por todo canto.

Kapana Art District
Kapana Art District

Nebet Tepe

Plovdiv é a cidade continuamente habitada mas antiga de toda a Europa. E, em Nebet Tepe foram encontradas evidências que comprovam atividade humana e religiosa dos séculos IV ao século II a.C. Mas também assume-se que tais atividades já aconteciam por ali entre os séculos XII e VI a.C. Veja os povos que já passaram por essas bandas:

  • Trácios V – I a.C.
  • Romanos I – IV d.C.
  • Bizantinos V -VI d.C
  • Idade Média IX – XIV
  • Otomanos – XV – XIX
O que fazer em Plovdiv – Nebet Tepe

O nome turco Nebet Tepe foi mantido nos últimos séculos representando a importância desse monte como ponto de observação do Rio Maritsa e da região. Ele serviu de residência e fortificação militar, e hoje oferece uma linda vista da cidade, olha só:

o que fazer em plovdiv
O que fazer em Plovdiv – Nebet Tepe

A caminhada até lá é super tranquila, dá para ir seguindo a rota traçada pelo Maps.me ou Google Maps e nem requer muitos esforços.

Aliás, nós visitamos TODAS as atrações de Plovdiv caminhando porque a localização do Hotel Dimitrov era MARA!

o que fazer em plovdiv
O que fazer em Plovdiv – Nebet Tepe

Georgiadi House

Plovdiv tem várias casas antigas que podem ser visitadas e, se você quiser conhecer todas elas, pode incluir pelo menos mais um dia em seu roteiro.

Nós passamos pela Georgiadi House em nosso caminho de descida de Nebet Tepe. Mas como ainda era muito cedo não conseguimos entrar, já que o horário de visitação é das 9h30 às 17h. Por isso ficamos apenas com essa linda imagem do lado de fora da construção.

o que fazer em Plovdiv
Georgiadi House

Quanto custa: A entrada custa BGN 4,00 (USD 2.20) mas é grátis toda primeira quinta-feira do mês.

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Por isso, para evitar problemas na imigração garanta logo o seu clicando AQUI ou no link abaixo ⤵️

Além disso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

Church of St Constantine and Helena

A Igreja de São Constantino e Helena é uma igreja ortodoxa super bonita. Assim como todas as igrejas ortodoxas ela não possui estátuas de santos em seu interior, mas sim pinturas belíssimas que ornamentam suas paredes e púlpito.

Além disso, ela é a igreja mais antiga de Plovdiv. Foi construída sobre as ruínas de um santuário cristão que remonta ao início do século IV.

Ela foi totalmente reformada em 1832, quando o templo anterior teria sido destruído e um novo construído no local. A nova igreja foi uma das maiores da época e atualmente a construção é um exemplo típico da arquitetura ortodoxa do século XIX. Entretanto, é proibido tirar fotos de seu interior.

Church of St Constantine and Helena

Encontre seu hotel em Plovdiv com DESCONTO clicando aqui 😀

Small Basilica

Assim como acontece com muitas ruínas, a Small Basilica também foi descoberta acidentalmente. Durante a construção de um prédio em 1988 é que foram descobertas as ruínas desta uma igreja cristã que remonta a meados do século V ao final do século VI.

Além disso, descobriu-se que o chão da igreja estava coberto de belos mosaicos geométricos que logo foram retirados dali para que pudessem ser restaurados e estudados. Depois de um bom tempo, em 2013, os mosaicos removidos foram levados de volta ao local, batizado de Pequena Basílica e convertido no museu arqueológico que podemos visitar hoje.

o que fazer em Plovdiv
Small Basilica

Quanto custa: A entrada custa BGN 5,00 (USD 2.50) + BGN 6,00 (USD 3.00) para tirar foto + BGN 12,00 (USD 6.00) para filmar.

Cathedral of St Louis

A Cathedral of St Louis é uma das principais e maiores igrejas católicas da Bulgária e nós passamos por lá por puro acaso, enquanto voltávamos da Small Basilica.

A catedral foi construída no período entre 1858 e 1861 e recebeu o nome de Luís IX – rei da França, mais conhecido como “São Luís”. A igreja foi construída em estilo barroco. Por isso por lá você poderá ver muitos elementos barrocos – estátuas, semi-pilares e ornamentos decorativos. Vale dar uma paradinha por ali também.

Sveti Ludvig

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa! Mas saiba que utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando no link abaixo!

Plovdiv Roman Stadium

O Estádio Romano de Plovdiv, que foi construído no início do século II d.C. durante o reinado do imperador Adriano, está entre os mais bem preservados edifícios da época da Roma Antiga, na península balcânica. 

Entretanto, olhando para a foto abaixo não é possível ter uma real ideia do que um dia teria sido este lugar que, em seus tempos gloriosos tinha capacidade para acomodar 30.000. Por isso existe um cinema 3D por ali, onde você pode assistir a um filme sobre o estádio e sobre a cidade de Plovdiv. 

Plovdiv Roman Stadium

Quanto custa: a entrada para o Estádio é gratuita. O cinema custa BGN 7,00 (USD 4).

Dzhumaya Mosque

Depois de termos visitado umas 200 mesquitas entre Egito, Malásia, Marrocos, Turquia e Irã, confesso que as mesquitas não mais me chamam a atenção. Tanto que acabamos nem entrando na Dzhumaya Mosque, especialmente porque ela parecia mesmo estar fechada nas várias vezes em que passamos por ela. A mesquita fica bem do ladinho do Plovdiv Roman Stadium e seu design colorido dá um super charme ao local.

Além disso, o que me surpreendeu mesmo foi o restaurante que fica praticamente do lado da mesquita e que vende vinho e cerveja. Isso porque tínhamos acabado de sair do Irã, país onde o álcool é proibido e o governo teocrático controla até a maneira como as mulheres se vestem. Por isso foi interessante ver um “bar” bem do lado de uma mesquita. E confesso que senti um certo alívio ao ver que em muitos lugares a liberdade ainda existe! 🙌🏼

Dzhumaya Mosque

Veja a lista de hotéis em Plovdiv que eu separei especialmente para você. Clique para ver os descontos!

Garden of Tsar Simeon

Depois da mesquita e do bar (que Allah não me “ouça”) seguimos caminhando até o Garden of Tsar Simeon, um parque super gostoso, cheio de área verde e famílias com crianças alegrando e movimentando a paisagem, especialmente nos dias quentes de verão.

Caminhamos por ali e fomos até a fonte onde, às quintas, sextas e sábados acontece um show de luzes e música.

Garden of Tsar Simeon

Singing Fountains

Como menciono mais acima, às quintas, sextas e sábados à noite é possível ver um show de músicas e luzes na Singing Fountains. Contudo nós estivemos por lá em um domingo e ficamos apenas com essa imagem dela em um fim de tarde ensolarado.

Além disso, tem um restaurante bem de frente para a fonte e, em dias de calor é uma boa pedida para uma bebida geladinha no fim de tarde.

Singing Fountains

Walking Street

O Walking Street é um calçadão de 1,8 km, que dizem ser o maior da Europa. Será?

Seja lá como for, andar por ali é uma delícia. Porque você encontra pelo caminho uma série de lojas, restaurantes, barraquinhas vendendo sorvete, kebabs, pizzas e etc. Além disso eu achei o máximo essa faixa de tecido que eles colocaram para cobrir o local, ajuda demais nos dias em que o sol está rachando mamona de tão quente…rs.

Walking Street

Ancient Theater of Philippopolis

O Teatro Antigo de Filipópolis é um dos teatros antigos mais bem preservados do mundo. Descoberto por arqueólogos de Plovdiv e reconstruído no início dos anos 80, o antigo antigo está entre as descobertas mais significativas do período romano.

Além de apresentações teatrais, o local também era usado para os famosos jogos de gladiadores. Além disso, ele continuou em uso até o final do século IV e tinha capacidade para cerca de 6.000 espectadores.

Da mesma forma hoje o teatro antigo é um símbolo de Plovdiv e também funciona como um palco para peças de ópera e concertos musicais em geral. Alguns dos melhores eventos anuais são o Festival Internacional de Folclore, o Festival de Ópera “Opera Open” e o Festival de Rock “Sons of Ages”.

Ancient Theater of Philippopolis

East Gate of Philippopolis – “Hisar Kapia”

O East Gate é o mais estudado das três entradas para o antigo ducado de Filipópolis. Mas hoje o que resta do portão são apenas ruínas que não fazem muito sentido aos nossos olhos leigos. Mas mesmo assim é um “must see” em Plovdiv, porque nos ajuda a entender um pouquinho melhor a história da cidade.

Conhecida como Eumolpia, no ano 342 a.C., a cidade foi conquistada pelo rei Filipe II da Macedônia, pai de outro grande personagem da história, nada mais nada menos que Alexandre, o Grande. Após a conquista “Filipão” (desculpa gente, sou íntima) mudou o nome da cidade para Philippopolis (Filipópolis).

Além disso, durante a Quarta Cruzada foi estabelecido por ali o Ducado de Filipópolis. E este portão ficava justamente na estrada que ligava a cidade a Bizâncio (que depois passou a ser chamada de Constantinopla e hoje conhecemos como Istambul) e ao Bósforo.

Cassinos

Não sei se esta é a sua praia, mas se for, saiba que os Cassinos existem e são liberados na Bulgária.

Nós não chegamos a entrar em nenhum Cassino em Plovdiv porque não tivemos tempo, mas vimos vários espalhados pela cidade. Mas o mais legal dos Cassinos é que normalmente bebidas alcóolicas costumam ser bem baratas – já que quanto mais bêbado você tiver, mais $$ você gastará nos jogos. Em Las Vegas a gente ía para os Cassinos só para beber! hahaha.

o que fazer em Plovdiv
Cassinos em Plovdiv

Museu Etnográfico

O Museu Etnográfico de Plovdiv é o segundo maior museu deste tipo na Bulgária. Foi fundado em 1917 e desde 1938 está localizado na casa de Kuyumdzhieva, um monumento cultural de importância nacional.

Kuyumdzhieva House

Além disso, hoje o Museu possui uma coleção de mais de 40.000 peças distribuídas entre a agricultura, artesanato, tecidos e roupas, móveis, instrumentos musicais, artigos religiosos e exposições de obras de arte.

o que fazer em Plovdiv
Museu Etnográfico de Plovdiv

Quanto custa: BGN 6,00 (USD 3.40) + BGN 6,00 (USD 3.40) se você quiser tirar fotos, nós só pagamos pela entrada.

Free Walking Tour 

Assim como em diversas outras cidades europeias (e de outros continentes também), Plovdiv tem um Free Walking Tour. Que nada mais é que uma caminhada pelo centro cultural da cidade, acompanhado de um guia voluntário que vai explicando sobre a história, arquitetura e a cultura do local. 

Além disso, o Free Plovdiv Walking Tour acontece todos os dias às 11h e às 18h (de maio a setembro) e às 14h (de outubro a abril). O encontro acontece em frente ao prédio da Prefeitura de Plovdiv (Municipality) na rua principal da cidade. Se quiser, veja mais informações clicando aqui.

Como se locomover 

Nós visitamos todas as atrações de Plovdiv caminhando. Nesse dia super bem aproveitado nós andamos quase 15 km. É claro, sempre devagar e parando para descansar quando as pernas começavam a doer.

Entretanto o ônibus da cidade atente super bem e é bem fácil de usar. Você pode pagar pelo bilhete diretamente para o motorista ou para o cobrador, embora muitos também tenham a facilidade de pagar com o cartão de transporte recarregáveis. Porém, como tínhamos apenas um dia na cidade nós não achamos que seria vantajoso comprar o cartão.

Da rodoviária ao centro de Plovdiv nós pegamos o ônibus número 18, mas o 20 também teria servido. O bilhete custa BGN 1,00 (USD 0.50) mas é necessário pagar mais BGN 1,00 pela mochila grande.

Como ir de Istambul para Plovdiv

Em Istambul nós pegamos um ônibus até Plovdiv. Compramos a passagem com a empresa Metro e pagamos USD 20 por pessoa. O ônibus era super confortável, com poltronas espaçosas, espaço gigante para as pernas e até lanchinho.

A viagem durou 7 horas e a passagem pela fronteira foi SUPER tranquila, o oficial apenas nos perguntou qual era nosso destino, dissemos que iríamos para Plovdiv e depois para Sofia e ele carimbou o passaporte. Easy, easy, like a Sunday morning 😌

➡️ Veja aqui o post completo sobre como ir de Istambul para a Bulgária.

Como ir de Plovdiv para Sofia

Nós fomos de trem de Plovdiv para Sofia. Pagamos BGN 9,00 (USD 5.10) e Lázaro comprou o bilhete um dia antes para garantir. Mas é possível comprar lá na hora também. Além disso, você pode consultar os preços e horários dos trens neste site:

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta