O que fazer em Lviv – Ucrânia – Roteiro de 2 dias

Veja neste post O que fazer em Lviv, a segunda cidade que visitamos em nosso mochilão pela Ucrânia. Aliás, já anota aí: a Ucrânia é um país super barato de se viajar. O preço da cerveja, da comida e até mesmo de hospedagem foram os mais baratos que encontramos em todo o Leste Europeu. É pra louvar de pé! Né não!? rs

Por isso, se você estiver planejando uma viagem para essa parte do mundo, veja abaixo as atrações que visitamos em Lviv em um Roteiro de 2 dias, além de diversas dicas úteis de como se locomover e onde se hospedar de maneira econômica. Vem ver que legal!

O que fazer em Lviv

Onde se hospedar em Lviv

Em Lviv nós nos hospedamos no Lviv Central Jam Hotel. Pagamos USD 30 por um quarto enorme com banheiro privativo e um café da manhã super delícia incluído na diária. Mas sem dúvida o melhor desse hotel é sua localização, bem no coração de Lviv, o que te permite conhecer todas as atrações da cidade caminhando, sem gastar quase nada com transporte. Uma maravilha!

Entretanto, agora o Booking.com também tem apartamentos para alugar, ou seja, é a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking. Por isso clique aqui para ver a lista de apartamentos em Lviv que nós separamos para você, tem opções por até USD 20 para um apartamento inteirinho!

o que fazer em lviv
Nosso quarto

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

O que fazer em Lviv

Nós amamos Lviv! Primeiramente, como comento mais acima, pelos preços. Mas não só por isso, é que a cidade é de fato belíssima e cheia de atrações gratuitas. Lviv é tão única que desde 1998 figura a lista de Patrimônios da Unesco.

Por isso tudo, Leópolis – a cidade do leão, merece ser incluída em seu roteiro de viagem. Mas se ainda assim você não estiver convencidx, veja abaixo quanta coisa bacana.

Ah! Pode ser que você queira ver também:

Lviv Latin Cathedral

A Lviv Latin Cathedral, também chamada de Archcathedral Basilica of the Assumption of the Blessed Virgin Mary (que nome comprido, não!?), foi a primeira parada do free walking tour – falarei sobre este mais abaixo.

Este exemplo da influência gótica da antiga Lviv pode ser melhor visto do alto, é verdade. Mas ainda assim, escondida entre outros prédios e árvores, a arquitetura da igreja de fato enche os olhos. Dureza mesmo foi conseguir uma foto decente para colocar aqui no post…rs.

o que faze em lviv
Lviv Latin Cathedral

The Boim Chapel

Logo depois seguimos caminhando até a Boim Chapel, construída entre 1609 e 1615 onde originalmente localizava-se o principal cemitério de Lviv.

O exterior da capela é super ornamentado, como você pode ver nas fotos abaixo. Entretanto, nós não conseguimos visitar seu interior, pois bem nesse dia estavam gravando um filme por ali.

o que fazer em lviv
The Boim Chapel

Leopold von Sacher-Masoch Statue

Você sabia que o termo masoquismo deriva do sobrenome de Leopold von Sacher-Masoch, escritor nascido em Lviv? Pois eu não sabia! Aliás, são poucas as vezes que paro para pensar e pesquisar a origem desses termos e nomenclaturas tão comuns e que fazem parte do nosso cotidiano.

Leopold von Sacher-Masoch em seu livro “A Vênus das Peles” relata a trajetória de Severin, personagem que sente extremo prazer em vivenciar as dores e humilhações impostas por sua amada, Wanda. Por isso, com base nesta obra, o psiquiatra austríaco Richard von Krafft-Ebing criou o termo “masoquismo”, para definir àqueles que também sentem prazer ao se colocar em situações de sofrimento e/ou humilhação.

Além disso, a estátua de Leopold em Lviv fica em frente a um café um tanto, digamos, curioso. No Masoch Cafe os atendentes podem dar chicotadas, amarrar as mãos, pingar gotas de cera derretida no abdômen dos clientes, etc. Ou seja, o sofrimento é a gosto do freguês. Mas se masoquismo não é a sua praia (confesso que não é a minha), você pode colocar a mão no bolso da estátua de Leopold e tocar a “surpresa” que tem lá dentro…hahaha.

o que fazer em lviv
Estátua de Leopold von Sacher Masoch

Obs.: embora este seja um post em português, eu mantenho os nomes das atrações em inglês pois é assim que você encontra os locais com mais facilidade em APPs como o Google Maps e o Maps.me. Beleza? 🙂

City Hall Tower

A City Hall Tower, Torre da Prefeitura em português, tem 65 metros de altura e oferece uma bela vista da cidade para aqueles que decidirem encarar seus 480 degraus para chegar até o topo. Só de pensar já me cansei…rs.

o que fazer em lviv
City Hall Tower

Encontre seu hotel com desconto em Lviv clicando AQUI.

House of Legends 

Nós passamos pelo House of Legends com o pessoal do Free Walking Tour, decidimos que voltaríamos mais tarde e acabou que a preguiça nos venceu…rs.

Mas não foi só pela preguiça que nós acabamos não voltando, outro fator importante a se considerar é que o lugar é super famoso e, exatamente por isso, a depender do dia, você terá que aguardar na fila para poder entrar. Todavia, se você tiver um pouquinho de paciência vale a pena conhecer o restaurante, especialmente pela decoração, que inclui até um carro no rooftop.

o que fazer em lviv
House of Legends

Golden Rose Synagogue Memorial

Do House of Legends nós seguimos caminhando até o Golden Rose Synagogue Memorial, um memorial construído no local onde ficava a sinagoga destruída pelos nazistas em 1943.

Golden Rose Synagogue Memorial

Lviv Arsenal Museum

O Lviv Arsenal Museum exibe uma coleção de armas de mais de 30 países e um enorme arsenal de espadas medievais. Mas definitivamente o local não é apenas famoso pelo museu em si, e sim pelo restaurante que fica no subsolo do prédio.

Por lá você poderá se deliciar com costelinhas de porco tão deliciosas que deixariam minha tia (especialista neste tipo de prato) com inveja. Além disso, a maneira de comê-las também te trará lembranças da roça, já que não são oferecidos talheres, ou seja, todos comem com as mãos, assim como na Índia.

Lviv Arsenal Museum

Market Square

Depois seguimos caminhando até o Market Square que, como o nome sugere, abriga uma feirinha que vende todo tipo de cacareco que você possa imaginar.

Por ali nós vimos discos de vinil, medalhas, livros e mais uma série de itens sendo vendidos por tiozinhos super simpáticos. Por isso, mesmo que você não pretenda comprar nada, ainda assim vale a pena dar uma passada pela feira, especialmente porque não é um evento turístico, a feira é totalmente voltada para a população local.

o que fazer em lviv
Market Square
Market Square

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO!

Viajar sem Seguro Viagem é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só com despesas hospitalares. Já pensou!?

Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:

Dominican Church 

A Dominican Church, assim como outras igrejas na Ucrânia, guarda uma curiosidade bastante interessante. Você já ouviu falar do conceito de igreja mista?

Pois é! Esta é uma das igrejas mistas do país, igrejas estas que são ortodoxas e católicas ao mesmo tempo. Por isso mesmo uma visita ao seu interior é um “must do” em Lviv, para que você possa perceber essa bonita (e respeitosa) mistura na decoração, nas pinturas e nos santos. 

Dominican Church

The Church of Transfiguration

E ali pertinho também fica a Church of Transfiguration, ou Igreja da Transfiguração. Entretanto, nós acabamos não entrando nesta igreja, ficamos apenas com esta imagem do lado de fora.

Church of the Transfiguration

St. George’s Cathedral 

A St. George’s Cathedral foi uma das atrações mais afastadas que nós visitamos em Lviv. E também uma das igrejas mais bonitas que visitamos na cidade. Olha só que coisa mais linda:

St. George’s Cathedral

Um dos melhores exemplos da arquitetura rococó na Europa, a Catedral de São Jorge entrou para a nossa lista porque Lázaro é super devoto de São Jorge – ele tem até uma tatuagem em homenagem ao santo. Será que eu já havia comentado isso por aqui?

Mas não só por isso, nós também queríamos ver as pinturas do interior da igreja, que são belíssimas. O complexo todo é bem bacana, e nós achamos que super valeu a caminhada até lá.

St. George’s Cathedral

Potocki Palace 

Patrimônio da Unesco, o Potocki Palace  abriga o Lviv National Art Gallery desde 2011.

Mas confesso que o que mais me chamou atenção foi descobrir que em 22 de novembro de 1919 o avião do piloto americano E. Graves caiu bem no meio do palácio durante um voo de demonstração. Pense!? 😳

Potocki Palace

Citadel

A antiga Cidadela atualmente se transformou em hotel bonitão e caríssimo. Mas ainda assim vale a visita, especialmente se você estiver disposto a fazer uma caminhada morro acima. Porque a vista é super bonita, olha só:

Lviv Citadel
Lviv Citadel – Vista

Free Walkative Tour

O Free Walkative Tour de Lviv acontece todos os dias às 11h e sai do ponto em frente à estátua de Netuno, que fica na praça principal da cidade, perto do teatro.

Mas há diversas opções de tours e outros horários que você pode consultar no site oficial clicando aqui.

Lviv Opera and Ballet

Em que outro lugar do mundo você poderia assistir a uma ópera ou ballet pagando menos de USD 5? Pois saiba que em Lviv e também em Kiev isso é super possível. Uma oportunidade única que você não pode perder!

Nós fomos duas vezes ao teatro em nossa passagem pela cidade. Assistimos ao ballet Dom Quixote e à uma ópera.

Consulte a programação do teatro clicando aqui.

Lviv Opera and Ballet

O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!

Além de ser obrigatório e exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Onde comer em Lviv

Lviv tem uma rede de restaurantes chamada Puzata Khata, uma espécie de self-service onde você vai passando com a bandeja e pegando as porções que, via de regra, já ficam montadas e dispostas no balcão.

Nós comemos nesta rede nos 2 dias que passamos na cidade. Primeiramente porque nesse esquema você já vê a comida pronta e não precisa passar pelo stress do cardápio em outra língua. Mas sobretudo porque os restaurantes são ótimos, vendem chopp geladinho e o mais importante de tudo, porque é super barato. Nós gastávamos em média UAH 150,00 (USD 6) por pessoa incluindo a cerveja.

Contudo, o nome da rede Puzata Khata aparece nos displays como na foto abaixo, nem dá pra ler, né? rs. Mas no Maps.me você encontra super fácil, é só digitar: Puzata Khata que você encontra todos eles, aí é só escolher o mais pertinho de você.

o que fazer em kiev
Puzata Khata

Como se locomover em Lviv

O bilhete de ônibus e dos micro-ônibus custa UAH 7,00 (USD 0.30) e podem ser comprados diretamente com o motorista. O bilhete para o tram (trem de superfície) custa UAH 5,00 (USD 0.20) e também pode ser comprado diretamente com o motorista. Mas neste caso você precisa validar o bilhete nas maquininhas que ficam dentro do tram.

E para saber qual ônibus te leva para os pontos turísticos, basta usar o Google Maps, já que ele te indica quais os números dos ônibus que você precisa pegar para ir do ponto “A” para o ponto “B”. É super simples, pois todos os ônibus são numerados e mesmo com o idioma sendo uma barreira você conseguirá se virar super bem.

Melhor época para visitar a Ucrânia

Os melhores meses para visitar a Ucrânia são os meses de verão que começam em junho e continuam até setembro.

Nós estivemos no país justamente em setembro e o clima estava uma delícia. Dias de sol e noites mais frias, mas ainda sem necessidade de usar casacos mais pesados, sabe? Nós amamos!

melhor época para visitar a Ucrânia

Internet e Telefonia na Ucrânia

Assim que chegamos na Ucrânia nós compramos um pacote de internet com a operadora Kyivstar. Compramos em uma loja aleatória no shopping que vendia celulares e acessórios. Pagamos UAH 150,00 (equivalente a USD 6) por um chip local com internet e ligações ilimitadas. Nós achamos MUITO barato!

E por falar em preços, nós compramos vinhos de 1,5 litro no supermercado por UAH 90,00 (USD 3.50), cerveja de 2,5 litros por UAH 39,00 (USD 1.50) e vinhos normais (750ml) por UAH 50,00 (USD 2).

Chegando em Lviv

Nós fomos de ônibus de Varsóvia para Lviv. Compramos os bilhetes com a empresa polonesa chamada Polanus. Compramos a passagem no terminal rodoviário Zachodni, custou PLN 72,00 (USD 18). Fomos até lá de ônibus mas dá para ir de trem também.

Veja nosso post com as principais atrações de Varsóvia clicando AQUI.

Saindo de Lviv

De Lviv nós pegamos um ônibus para Cracóvia, sim, voltamos para a Polônia. Mas logisticamente falando era nossa melhor opção, olha lá no mapa pra você ver…rs.

Compramos o bilhete de ônibus com a empresa Ecolines e pagamos UAH 550,00 (USD 22). Os ônibus da Ecolines e de diversas outras empresas saem do estacionamento que fica na estação de trem, e você encontra a estação no mapa com o nome “Zaliznychnyi Vokzal” Railway Station.

Veja nosso post com as principais atrações de Cracóvia clicando AQUI.

Como saber para onde ir?

Nós usamos o APP Maps.me para nos locomover por Lviv, salvamos as atrações mencionadas acima e andamos pela cidade toda a pé ou com o tram, o trem de superfície. O Maps.me funciona off-line e é uma baita mão na roda. Entretanto, o Google Maps pode ser bem útil também, caso você tenha internet no celular ou baixe o mapa da cidade para que ele funcione off-line.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:

Todos os nossos posts sobre a Romênia:

Todos os nossos posts sobre a Bulgária:

Todos os nossos posts sobre a Turquia:

2 Comentários

  1. Gostei do relato da viagem. Tenho vontade de conhecer Kiev e Minsk . Vou tentar colocar Lviv, pelo visto é muito interessante. Obrigado

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.