O que fazer em Cracóvia – 20 Atrações Imperdíveis!
Se você está planejando uma viagem pela Polônia e, especialmente, se estiver buscando O que fazer em Cracóvia, então saiba que esse post foi feito especialmente para você.
Nós passamos 4 dias em Cracóvia e destacamos neste post as principais atrações da cidade, incluindo dicas de hospedagem barata e como se locomover gastando quase nada. Vem ver quanta coisa legal!
Onde se hospedar em Cracóvia
Em Cracóvia nós alugamos um apartamento inteirinho para nós através do Booking.com, escolhemos o Flower Residence. O apartamento fica a 15 minutinhos de caminhada da praça central e nós conseguimos visitar quase todas as atrações de Cracóvia caminhando, sem gastar quase nada com transporte. Além disso, conseguimos fazer nossas próprias refeições “em casa”, o que nos trouxe ainda mais economia, uma maravilha!
Isso mesmo, agora o Booking também tem apartamentos para alugar, ou seja, é a facilidade do Airbnb com a praticidade e a segurança do Booking. Por isso clique AQUI para ver a lista de apartamentos em Cracóvia que nós separamos para você, tem opções por até USD 30.
Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é! Reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
Ah! Pode ser que você queira ver também:
- O que fazer em Varsóvia
- O que fazer em Kiev, na Ucrânia
- O que fazer em Bucareste, na Romênia
- O que fazer em Chisinau, na Moldávia
- O que fazer em Sofia, na Bulgária
- O que fazer em Istambul, na Turquia
O que fazer em Cracóvia
Nós amamos a Polônia. Gente do céu! Vocês não tem noção de como a cerveja é barata por lá…hahaha. Mas não só por isso, o país é incrível, com cidades bacanas e super preparadas para o turismo, com ótimos preços para hospedagem, a comida é boa e barata e ainda tem muita cultura e história guardadas em suas principais atrações.
Nós passamos 4 dias em Cracóvia e saímos de lá com aquela vontade de morar. Sabe como é? Por isso, decidimos escrever este post sobre O que fazer em Cracóvia, incluindo as 20 principais atrações da cidade.
Obs.: embora este seja um post escrito em português, eu mantenho os nomes das atrações em inglês, pois é assim que você encontra os locais com mais facilidade em APPs como o Google Maps e o Maps.me. Beleza? 🙂
The Collegiate Church of St. Florian
A primeira atração que nós vistamos em Cracóvia foi a Church of St. Florian. Ela é de fato bem bonita, como você pode ver nas fotos abaixo. Mas na verdade nós só passamos por ela pois estávamos a caminho da praça e do monumento que menciono a seguir.
St. Florian na verdade nem tinha muito a ver com a Polônia. Mas depois que relíquias do mártir foram doadas ao então rei, Casimir, ele foi eleito o santo padroeiro do país. Contudo, na verdade a escolha se deu mais por razões políticas do que qualquer outra coisa.
Além disso, a Igreja de St. Florian estava situada no início da Estrada Real, rota esta que atravessava o Barbican, o portão de St. Florian e terminava no castelo Wawel. Por isso, durante séculos, desfiles comemorativos, marchas de coroação e procissões fúnebres eram realizadas nessa rota.
Grunwald Monument
A Batalha de Grunwald foi uma das maiores batalhas da Europa Medieval. Ao lado da Lituânia, em 15 de julho de 1410, a Polônia lutou contra os Cavaleiros da Ordem Teutônica, um exército alemão de uma ordem religiosa cristã da Idade Média cuja missão era converter os pagãos ao cristianismo. Preguiça né minha gente!? Oh mania que o povo tem de querer converter “ozoto”. 🙄
Enfim, o Grunwald Monument foi erguido em 1910 para comemorar o 500º aniversário desta batalha. Entretanto, o monumento que podemos ver hoje é apenas uma réplica de sua versão original, que foi completamente destruída na Segunda Guerra Mundial durante a ocupação nazista.
Barbican
Lembra da Rota Real que comentei mais acima? Ela passava aqui pelo Barbican, esta estrutura gótica construída em 1499 e que fazia parte das fortificações construídas em Cracóvia para defender a cidade dos ataques turcos e tártaros.
Por isso, ali pertinho você já encontra o St. Florian’s Gate, que também fazia parte da fortificação.
St. Florian’s Gate
Antes de mais nada, saiba que todo este roteiro foi feito a pé. Porque conhecer Cracóvia caminhando é o melhor jeito de desbravar a cidade todinha. Por isso, seguindo pelo Barbican, logo a sua frente estará o St. Florian’s Gate, cujo nome deriva da primeira igreja mencionada aqui no post, lembra? 🙃
O St. Florian’s Gate era o principal de 7 portões que levavam à cidade. Também conhecido como Portão da Glória, era por aqui que os reis entravam triunfantes depois de vencer suas batalhas. Mas voltando à atualidade, hoje você encontra um MC Donald’s ali pertinho, uma boa pedida caso você precise usar o banheiro.
St. Mary’s Basilica
Andando mais 500 metros partindo do St. Florian’s Gate você chegará a praça principal de Cracóvia. E a St. Mary’s Basilica é uma de suas principais atrações.
Nós não entramos na igreja porque decidimos que agora só visitamos igrejas cujo acesso à seu interior é gratuito. Por isso ficamos apenas com essa bela imagem do lado de fora. Mas caso você queira ver mais informações, horários dos tours e valores dos ingressos, basta clicar aqui para acessar o site oficial.
Town Hall / Market Square
Mas se você, assim como nós, também decidir não pagar para entrar na St. Mary’s Basilica (ou mesmo que decidida pagar) saiba que ali do ladinho tem um Hard Rock Cafe e também outras opções de restaurantes, onde você poderá descansar e beber uma cervejinha bem gelada no verão ou uma taça de vinho no inverno.
Aliás, a Praça do Mercado por si só é uma delícia! Mas cuidado com os vendedores de passeio de charrete que sempre tentam tirar $$ de turistas desavisados. Aliás, gente, andar de charrete puxada por animais cansados é bem desnecessário, né não?
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO!
Viajar sem Seguro Viagem é a maior furada! Nós temos uma amiga que teve uma crise renal no exterior e se não fosse pelo seguro ela teria desembolsado mais de USD 20.000 só com despesas hospitalares. Já pensou!?
Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Tem opções super econômicas, por menos de R$ 80,00 para 10 dias. Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Town Hall Tower
Esta construção de 70 metros é tudo que restou da antiga prefeitura do século XIV. Também apelidada de Torre Inclinada, a Town Hall Tower é de fato meio “tortinha” quando você consegue treinar seus olhos para ver a inclinação de 55 cm que, segundo uma lenda, ocorreu depois de uma ventania em 1703.
Atualmente a torre abriga um museu, além de uma vista panorâmica da praça. São 110 degraus até o topo e é necessário pagar PLN 12,00 (USD 3).
O que fazer em Cracóvia – Church of St Adalbert
E ali mesmo pela praça, pertinho da Town Hall Tower, você avistará a Church of St Adalbert, a igreja mais antiga de Cracóvia, cujas partes mais antigas datam do século XI.
Vale a pena dar uma olhada dentro da igreja, especialmente porque o piso fica a uns 2 metros abaixo da superfície da praça principal. A entrada é gratuita, você só paga se quiser ver uma exposição separada (somente em polonês) organizada pelo Museu Arqueológico sobre a história da igreja e da praça do mercado.
Plac Bohaterów Getta
Desde 1836, a Plac Zgody (como era chamada) já serviu de mercado, estábulo de cavalos, local de execuções e até ponto de táxi. Mas foi definitivamente durante a Segunda Guerra, na época dos Guetos de Cracóvia, que ela viveu seus dias mais tristes.
Não apenas serviu como um local de execução de pessoas que viviam nos Guetos, como também era daqui que muita gente era enviada para os Campos de Concentração. Por isso, quando os Guetos foram liquidados, a praça ficou cheia de sapatos, roupas e pertences daqueles que haviam sido enviados para a morte.
Contudo, com o fim da guerra o local ganhou um novo nome: Plac Bohaterów Getta (Praça dos Heróis do Gueto). Mas foi só em 2005 que a praça foi reformada e recebeu essas esculturas, 70 cadeiras gigantes e vazias, que simbolizam a partida e a ausência…
Se você estiver bem disposto, você pode ir caminhando da Praça do Mercado até a Plac Bohaterów Getta, assim como nós fizemos. São aproximadamente 30 minutos de caminhada.
Mocak Museum of Contemporary Art
Em pouco mais de 10 minutos de caminhada você pode ir da praça mencionada acima até o Mocak Museum of Contemporary Art, que aliás fica pertinho de uma das grandes atrações de Cracóvia, a fábrica de Oskar Schindler.
O ingresso custa PLN 14,00 (USD 4) e você precisará passar pelo menos umas 2 horas por lá. São diversas exposições, algumas permanentes e outras itinerantes. Nós amamos a exposição World War II – Drama, Symbol, Trauma. Mas você pode consultar toda a programação clicando aqui.
Oskar Schindler Factory
O museu da Fábrica de Oskar Schindler dispensa apresentações, né? Porque acredito que você já tenha assistido ao filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler, vencedor do Oscar de melhor filme em 1994.
Mas caso não tenha assistido, saiba que Oskar Schindler foi um alemão que, de maneira um tanto controversa no início, acabou dedicando toda sua fortuna para salvar a vida de 1.200 pessoas do Holocausto.
A fábrica de Schindler ficava em Cracóvia e reabriu como museu em 2010. Bem recente, né? Por lá você poderá ver exibições interessantíssimas, como a exposição “Cracóvia durante a ocupação nazista de 1939-1945”. Exposição esta que traz depoimentos dos moradores de Cracóvia no período da Guerra, além de fotos, gravações e filmes. Por isso, se você gosta de história, saiba que o museu é um “must do” em Cracóvia.
Além disso, saiba que a entrada ao museu é de graça nas segundas-feiras. Mas os ingressos são limitados. Por isso, caso esteja planejando visitar o museu e tenha a sorte de estar em Cracóvia em uma segundona, clique aqui e reserve seu ingresso diretamente no site oficial do museu.
Contudo, seja lá qual for o seu caso, te aconselho a reservar os tickets com bastante antecedência. Nós quase ficamos sem ingressos por ter deixado para a última hora. Veja também os horários de funcionamento:
- Durante o inverno (de novembro a março) Segunda-feira: das 10h às 14h. Terça a Domingo: das 10h às 18h.
- Durante verão (de abril – outubro) Segunda-feira: das 10h às 16h, sendo que toda primeira segunda-feira do mês somente até às 14h. Terça a Domingo: das 9h às 20.
- Lembrando que a última admissão ocorre 90 minutos antes da hora de fechamento.
Quanto custa: o ingresso para visitar o museu custa PLN 24,00 (USD 6.30).
St. Joseph’s Church
Da Fábrica de Schindler nós demos mais uma pernada de 20 minutos até essa igreja bonitona aí da foto abaixo, a St. Joseph’s Church. Já deu pra perceber que a gente gosta mesmo de andar, né? rs.
Imponente com sua bela fachada de tijolos durante o dia, ela também fica lindamente iluminada durante a noite. Vale uma passada por lá.
Father Bernatek’s Bridge
Já que você decidiu caminhar até a igreja mencionada acima, então siga andando por mais 10 minutos até chegar na Father Bernatek’s Bridge, essa ponte super fofa.
Mas perceba pela foto abaixo que a mania imbecil (minhas sinceras desculpas se você já fez isso) de colocar cadeados na ponte já chegou por aqui também.
Essas esculturas de acrobatas foram idealizadas por Jerzy Kędziora e colocadas na ponte em 2016. E eu achei uma delícia caminhar por ali no fim desse longo dia.
Corpus Christi Church
Depois da ponte, MORTOS de tanto andar, confesso que só passamos rapidinho pela Corpus Christi Church e seguimos correndo para jantar no Kuchnia u Doroty, um restaurante super fofo, com comida deliciosa e com ótimos preço que fica ali pertinho.
Veja a localização exata no Google Maps clicando aqui. Eu sei, eu sei… eu sou um amor 😁
Wawel Castle
Símbolo nacional, o Wawel Castle serviu durante séculos como residência oficial da realeza e foi o coração político e cultural da Polônia até o século XVI. Essa belezura, um dos maiores castelos do país, reúne quase todos os estilos arquitetônicos europeus dos períodos medieval, renascentista e barroco. Além disso, o cartão postal de Cracóvia também é um museu aberto à visitação.
Mas saiba que o Castelo oferece diversas atrações e exibições, sendo que as 5 principais exibições são cobradas à parte. Por isso, prepare o bolso e reserve pelo menos uma manhã inteira para explorar o local de acordo.
Entretanto, mesmo os arredores do Castelo, na parte gratuita, já são de encher os olhos. Olha essa vista que coisa mais linda!
Wawel Dragon Statue
Mas é na parte de fora do Castelo que fica a atração mais inusitada desta parte da cidade, o Wawel Dragon Statue, um dragão que cospe fogo de verdade! rs.
Reza a lenda que o Dragão Wawel aterrorizava a vida dos moradores de Cracóvia, destruindo suas casas e comendo criancinhas inocentes. Por isso, desesperado, o Rei Krakus ofereceu a mão de sua única filha em casamento àquele que finalmente desse cabo do bicho cuspidor de fogo.
Desta maneira, um sapateiro da região recheou um cordeiro com enxofre e deixou a iguaria na porta da caverna onde vivia o dragão. O dragão, guloso que só ele, mandou o cordeiro pra dentro, ficou morrendo de sede, bebeu 500 litros de água do rio Vístula e explodiu.
Mas não é só isso, na entrada do castelo existe um amontoado de ossos que dizem ser do tal dragão, e muitas pessoas acreditam que esses ossos protegem a cidade, e que por isso Cracóvia não foi destruída durante a ocupação nazista na Segunda Guerra. Vá saber, né? rs.
O que fazer em Cracóvia – Wawel Cathedral
É na Wawel Cathedral onde os monarcas poloneses eram coroados e enterrados.
O acesso à igreja é gratuito. Você só paga PLN 14,00 (USD 4), caso queira, para visitar o Sigismund Bell, os Túmulos Reais e o Museu da Catedral.
Church of Saints Peter and Paul
Sim, mais uma igreja. Mas na Church of Saints Peter and Paul você poderá ver um pêndulo de Foucault – um dispositivo inventado pelo físico francês Leon Foucault em 1851 que comprova a rotação da Terra. Demonstrações públicas de seu uso são realizadas toda quinta-feira às 10h, 11h e 12h.
Zakrzówek Lake
Por fim, deixo aqui o registro da última atração que visitamos em Cracóvia, mas sinceramente te digo que a pernada até lá não vale muito a pena não.
Isso porque após duas mortes no verão de 2019, o Zakrzówek Lake foi oficialmente fechado (bem como atividades na região, tais como mergulho, etc.) até 2021. Essa foto bonitona foi tirada do lado de fora da cerca que hoje protege o lago…fué… fué… fuééééé…..rs.
O que fazer em Cracóvia – Auschwitz
Como esse post já está deveras longo, prometo que logo logo volto aqui para deixar o link para um post específico sobre nossa visita a Auschwitz.
Você pode visitar os Campos de Concentração de Auschwitz, partindo de Cracóvia, de maneira independente ou com um dos diversos tours que partem todos os dias pela manhã. Seja lá como for, prepare o estômago 😞
O Seguro Viagem é OBRIGATÓRIO em uma viagem pela Europa!
Além de ser obrigatório e exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso, nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando AQUI ou no link abaixo:
Melhor época para visitar Cracóvia
A melhor época para visitar a Polônia é durante a primavera – de março a maio – ou durante o outono – de setembro a novembro.
Nós estivemos em Cracóvia em outubro e o clima estava delicioso, pelo menos na opinião desta pessoa que vos escreve, que odeia o calor…rs. Já fazia frio mas ainda tinha aquele solzinho gostoso do outono, sabe? Eu amei! Não precisamos de blusas nem roupas muitas pesadas e nem chegávamos suados em bicas no hotel depois de um dia inteiro na rua.
Onde comer bem e barato em Cracóvia
Tenho duas indicações maravilhosas de onde comer bem e barato em Cracóvia, já anota aí: Kuchinia U Doroty e Polakowski.
Jantamos no Kuchinia U Doroty depois que passamos pela Corpus Christ Church. O prato principal custava PLN 18,00 e entradas custavam apenas PLN 6,00. O ambiente é super fofo e o atendimento muito bom.
Mas também almoçamos no Polakowski – e tem pelo menos 3 unidades dessa rede espalhadas por Cracóvia. A comida é uma delícia! Bem caseira, sabe? E ainda tinha os pratos tradicionais da Polônia: o Bigos e o Pierogi custavam PLN 15,00 cada. Além disso, as sopas custam PLN 8,00 e a cerveja era geladinha.
Como se locomover em Cracóvia
Em Cracóvia nós visitamos quase todas as atrações caminhando. Mas também usamos os ônibus, que são numerados e bem fáceis de usar. Além disso, o Google Maps te ajuda a saber qual número de ônibus você deve pegar para ir do ponto A ao ponto B. A única chateação é que nem todos os pontos de ônibus tem máquinas vendendo os bilhetes, diferente de Varsóvia.
Entretanto, não é possível comprar o bilhete diretamente com o motorista, você precisa comprar o ticket nas máquinas que ficam dentro do busão. Mas as máquinas não aceitam cédulas, você precisa pagar com moedas e elas também não dão troco, ou seja, você precisa ter as moedinhas no valor correto. O valor do bilhete é de PLN 3,50, que equivale a USD 1.
Além disso, é importante saber que as portas dos ônibus e do tram não abrem automaticamente durante o inverno, ou seja, é necessário apertar o botão que fica na porta para que ela se abra e para que você possa entrar.
O que fazer em Cracóvia – Chegando
De Lviv nós pegamos um ônibus para Cracóvia. Sim, voltamos da Ucrânia para a Polônia. Mas logisticamente falando, era assim que ficava melhor.
Compramos o bilhete de ônibus com a empresa Ecolines pela internet e pagamos UAH 550,00 (USD 22). Os ônibus da Ecolines e de diversas outras empresas saem de um estacionamento que fica na estação de trem. Mas você encontra o ponto exato da estação no mapa digitando o nome “Zaliznychnyi Vokzal” Railway Station.
O que fazer em Cracóvia – Saindo
De Cracóvia nós pegamos um ônibus para Budapeste. Compramos o bilhete pela internet com a empresa Flixbus e pagamos PLN 55 (USD 14).
Entretanto, a FlixBus cobra € 2 para que você possa escolher o seu assento. Mas eu te aconselho fortemente a pagar para ter o lugar marcado, pois caso contrário em cada parada você terá que sair do seu lugar, se acontecer de embarcar alguém que tenha escolhido aquele assento específico previamente. Em viagens mais longas isso é um saco, acredite. Porque o ônibus vai sempre lotado e quem não pagou para garantir um lugar marcado fica sendo jogado pra lá e pra cá.
Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e leia também:
Todos os nossos posts sobre a Turquia
- Mochilão de 15 dias na Turquia
- O que fazer em Istambul – 20 Principais Atrações
- Roteiro de 3 dias em Istambul
- O que fazer na Turquia – Dicas Práticas para sua viagem
- O que fazer na Capadócia
- Como fazer um Cruzeiro pelo Bósforo gastando pouco
- Comidas Típicas da Turquia – 10 delícias para você provar
- O que fazer em Izmir – Incluindo Éfeso
- Ainda vale a pena visitar Pamukkale?
- O que fazer em Mardin
- O que fazer em Sanliurfa
Todos os nossos posts sobre a Romênia
- O que fazer em Bucareste
- O que fazer em Sibiu
- Castelo de Peles, em Sinaia
- Bran e o Castelo do Conde Drácula
- Como ir de Bucareste para Brasov
Todos os nossos posts sobre a Bulgária
- O que fazer em Sofia
- O que fazer em Plovdiv
- O que fazer em Veliko Tarnovo
- Como ir de Sofia para Veliko Tarnovo
- Como ir de Istambul para a Bulgária
- Como ir de Veliko Tarnovo para Bucareste
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Deixe um comentário