Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão

Se você estiver viajando pela Índia e, especialmente se estiver planejando uma passada por Amritsar, saiba que você terá uma ótima oportunidade para ver a divertida cerimônia que acontece na fronteira entre a Índia e o Paquistão. 

Nós estivemos por lá recentemente e decidimos escrever este post incluindo dicas de como ir até fronteira de maneira econômica, detalhes de como é a cerimônia e informações práticas que poderão lhe ajudar. Vem ver que legal 😀

O que fazer em Amritsar - Cerimônia na Fronteira com o Paquistão
Cerimônia na Fronteira entre a Índia e o Paquistão

Onde se hospedar em Amritsar

Antes de mais nada já vou te dar uma boa notícia: você sabia que é possível se hospedar de maneira gratuita no Golden Temple? Pois saiba que é! Entretanto o alojamento para estrangeiros é super simples e as camas não são das mais confortáveis. Mas em contrapartida tem até ar condicionado, olha que maravilha!?

Contudo caso você queira se hospedar nos hotéis da região saiba que tem opções por ótimos preços. Por isso veja aqui a seleção que nós separamos para você no Booking.com. Lembrando que ao fazer as suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas. 

Cerimônia na fronteira Attari-Wagah – entre a Índia e o Paquistão

Tudo começa com uma boa dose de música de Bollywood do lado indiano, que aliás é o lado mais animado. Bem como a participação do público, que fica tão animado que parece até final de Copa do Mundo, tem até animador de torcida e pintura de bandeirinhas no rosto…rs.

o que fazer em amritsar cerimonia fronteira Attari Wagah
Cerimônia na Fronteira entre a Índia e o Paquistão

Contudo o agito já começa às 16h30 quando o DJ do lado indiano coloca para tocar umas músicas mega animadas, no melhor estilo de Bollywood.

Neste momento o público tem acesso à avenida principal e todo mundo começa a dançar na maior animação, até eu fiquei tentada a descer até lá, mas acabei desistindo porque fazia muito calor…rs. Mas esse é um dos momentos mais animados de toda a cerimônia, quando crianças, famílias, adultos e até pessoas de mais idade dançam juntos ao som das mais animadas músicas indianas.

Entretanto no lado paquistanês também tem música e até um certo movimento, mas nada que se compare a animação indiana. Que eles não me “ouçam” mas o Paquistão perdeu feio no quesito animação…hehehe.

cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão
Olha a galera tentando escapar do calor com as sombrinhas…rs
cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão
Teve até bandeira gigante do lado indiano

Como é a cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão  

Mas é após às 17h que a cerimônia propriamente dita tem início. Tanto do lado indiano quanto do lado paquistanês os soldados, que são recrutados e preparados para este momento, começam a exibir suas manobras. 

Contudo todo o “show” na verdade gira em torno de uma espécie de competição de quem chuta mais alto. Os soldados de ambos os lados exibem seus chutes “no ar” enquanto carregam seu armamento pesado.

Tudo bem que nenhum deles é tão elástico quanto os artistas do Cirque Du Soleil, mas mesmo assim é bem interessante de se ver. Eu não teria habilidade para fazer nada parecido….rs.

Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão
Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão

Como é ambiente da cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão

Atualmente a provocação entre os soldados indianos e paquistaneses é mais teatral, já que o teor meio agressivo que um dia fez parte da apresentação foi retirado em 2010.

Contudo hoje em dia, mesmo com a tensão constante que existe entre os países, a cerimônia ocorre em um clima bem animado e sem hostilidade. Mas do lado indiano tem sempre alguém animando a torcida, incentivando a galera para gritar mais alto que o pessoal do lado do Paquistão.

Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão
Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão

O encerramento da cerimônia é quando a bandeira dos dois países começa a descer em um movimento sincronizado. Depois a bandeira é retirada, dobrada, o portão é fechado e os soldados deixam o local.

Nesta foto dá para ver o pessoal do lado do Paquistão

Como é a fronteira onde ocorre a cerimônia 

Ouvimos dizer que o lado do Paquistão ficava sempre vazio. E de fato o espaço construído do lado de lá é bem menor. Mas como era domingo ambos as arquibancadas estavam super lotadas, o que deixou tudo ainda mais amimado.

Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão – Lado Paquistanês
Cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão – Lado Paquistanês

Entretanto o que nos deixou impressionados foi a grandiosidade das arquibancadas construídas para o público do lado indiano. Parecia que estávamos em um estádio de cricket…rs. O lugar é gigante!

As arquibancadas da cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão
As arquibancadas

Mas tem um espaço VIP reservado para estrangeiros e a sessão tem uma vista super privilegiada. Por isso você não precisa se preocupar em chegar muito cedo porque sempre haverá um espacinho para você se sentar bem na frente.

Espaço VIP para estrangeiros

Até mesmo na chegada ao local as filas são diferentes para estrangeiros e indianos. Eu não sei você, mas eu sempre me sinto um pouco incomodada com esse tipo de privilégio. Olha o tamanho da fila de indianos para entrar e o vazio do lado reservado para estrangeiros:

Chegada para a cerimônia – Fila para entrar – O lado esquerdo é reservado para estrangeiros

Nossa opinião sobre a cerimônia na fronteira entre a Índia e o Paquistão 

Lázaro disse que a cerimônia superou as expectativas dele, que ele achava que seria algo “forçado” e sem muita graça. E eu também adorei! Tanto que quero voltar um dia para ver a cerimônia do lado paquistanês. Porque quero ter as duas percepções.

Entretanto o que mais me encantou foi a animação dos indianos, especialmente quando começaram a tocar as músicas no mais alto volume. Eu me senti em um filme de Bollywood 😀 Mas pode ser que essa animação toda se deu porque era um domingo do mês de julho (férias), não sei como é nos dias de semana. Mas de qualquer maneira eu acho que é uma experiência que vale a pena.

Por isso, se você estiver em Amritsar e decidir ir até a fronteira para assistir a cerimônia, volta aqui no post para deixar sua opinião nos comentários. Queremos saber sua opinião.

Como ir de Amritsar até a fronteira Attari-Wagah

Nós fomos até a fronteira com um táxi compartilhado, pagamos INR 150,00 por pessoa (USD 2.20).

Entretanto você encontra diversas pessoas, taxistas e agências vendendo este serviço pela cidade. Nós contratamos o serviço de táxi compartilhado em uma pequena agência que fica bem na entrada para o alojamento do Golden Temple, na entrada para os dormitórios, do lado esquerdo. Foi ali onde conseguimos o melhor preço.

Contudo uma boa opção é pegar o ônibus de turismo hop-on hop-off, você pode pagar INR 250,00 somente para ir até a fronteira ou INR 350,00 para fazer um tour de um dia por Amritsar – incluindo a ida até a fronteira. Eu achei uma boa pedida. 

Ônibus hop-on-hop-off de Amritsar

Lembre-se do seguro viagem!

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Índia. Eu fiquei doente por lá e se não fosse pelo seguro eu estaria lascada 😣

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Todavia, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

➡️ Clique aqui para ver o post completo sobre a viagem de ônibus de Dharamshala para Amritsar.

Dicas que vão te ajudar:

Dicas do que fazer:

Dicas de como se locomover:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta