Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Amritsar – Roteiro de 1 dia

Planejando uma viagem pela Índia? Já pensou em visitar o Templo Dourado de Amritsar? Pois saiba que dá para fazer uma visita rápida a este templo que é um dos cartões postais da Índia em um roteiro de 1 dia. Por isso veja neste post o que fazer em Amritsar, incluindo dicas de como se locomover e até como se hospedar por lá de maneira gratuita. Vem ver que legal!

O que fazer em Amritsar - Roteiro de 1 dia
O que fazer em Amritsar – Roteiro de 1 dia

Onde se hospedar em Amritsar

Antes de mais nada já vou te dar uma boa notícia: você sabia que é possível se hospedar de maneira gratuita no Golden Temple? Pois saiba que é! Entretanto o alojamento para estrangeiros é super simples e as camas não são das mais confortáveis. Mas em contrapartida tem até ar condicionado, olha que maravilha!?

Contudo caso você queira se hospedar nos hotéis da região saiba que tem opções por ótimos preços. Por isso veja aqui a seleção que nós separamos para você no Booking.com. Lembrando que ao fazer as suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas. 

O que fazer em Amritsar

Veja abaixo todas as atrações que nós conseguimos visitar no único dia que estivemos em Amritsar. Incluímos o Templo Dourado, a Cerimônia das Bandeiras na Fronteira com o Paquistão e mais algumas opções que você pode visitar caminhando, sem ter que gastar com transporte. Eu sei… eu sou super legal 😆

O que fazer em Amritsar – Golden Temple

Golden Temple de Amritsar

Antes de mais nada, você já deve ter ouvido falar sobre o Golden Temple de Amritsar, ou Sri Harmandir Sahib, já que definitivamente ele é o cartão postal da cidade e também um dos cartões postais da Índia. Desde “1900 e guaraná com rolha”, quando eu vi uma matéria no Fantástico, que eu sonhava em conhecer esse lugar.

Entretanto o Golden Temple não é só um lugar bonito, ele é um exemplo da generosidade do Sikhismo, religião que une o hinduísmo e o islamismo, fundada no estado de Punjab e responsável inclusive pela criação da cidade de Amritsar.

Um dos pilares do Sikhismo é a generosidade de compartilhar suas posses com os mais necessitados. Por isso em todos os templos Sikhs (Gurudwaras) espalhados pelo mundo existe um restaurante comunitário (Langa) que serve refeições vegetarianas gratuitamente. Entretanto o Templo Dourado de Amritsar é o maior do mundo, chegando a fornecer mais de 120.000 refeições todos os dia.

roteiro de 1 dia em amritsar
O que fazer em Amritsar – Golden Temple

Contudo, deixando essa parte generosa de lado, o Golden Temple também é um exemplo de riqueza. Porque ele é todo coberto de ouro 24 quilates meu bem. Pense!? Entretanto sua última cobertura com o metal precioso aconteceu nos anos 90 quando mais de 500 kg de ouro foram utilizados, e o valor desse ouro todo na época chegava a 1,5 bilhões de rúpias (USD 22 milhões). 😱

golden temple de amritsar
O que fazer em Amritsar – Golden Temple

Mas voltando ao assunto, é graças à generosidade dos Sikhs que é possível se hospedar e comer de graça lá no templo. Por isso aproveite a oportunidade, pois fazer uma refeição no restaurante comunitário (Langa) é um must do para quem estiver em Amritsar, uma experiência que você precisa viver.

➡️ Clique aqui para visitar o site oficial do Golden Temple.

O que fazer em Amritsar – Golden Temple

Cerimônia na fronteira Wagah-Attari entre a Índia e o Paquistão

A Cerimônia das Bandeiras que acontece na fronteira Wagah-Attari, entre a Índia e o Paquistão, é aquela coisa para turista ver mas que ao mesmo tempo é super legal e vale a visita.

➡️ Clique aqui para ver o post completo sobre a Cerimônia na Fronteira entre a Índia e o Paquistão.

A cerimônia que acontece todos os dias no pôr do sol teve início em 1959 e até hoje é mantida. Tudo começa com uma boa dose de música de Bollywood do lado indiano, que aliás é o mais animado, seguido de muita animação e dança. Bem como a participação do público, que fica tão animado que parece até final de Copa do Mundo, tem até pintura de bandeirinhas no rosto…rs.

o que fazer em amritsar cerimonia fronteira Attari Wagah
O que fazer em Amritsar – Cerimônia na Fronteira com o Paquistão

Entretanto é após às 17h que a cerimônia começa de fato, quando há um desfile dos soldados no lado indiano e também no lado paquistanês. É uma espécie de competição de quem chuta mais alto, até existe uma leve provocação de ambos os lados, mas o teor mais agressivo foi abolido em 2010.

A cerimônia se encerra com a descida de ambas as bandeiras de maneira simultânea nos dois lados. Eu achei bem legal, especialmente porque estivemos por lá em um domingo e até o lado do Paquistão (que quase sempre é vazio) tava super lotado. Foi mega divertido!

O que fazer em Amritsar - Cerimônia na Fronteira com o Paquistão
O que fazer em Amritsar – Cerimônia na Fronteira com o Paquistão
O que fazer em Amritsar – Cerimônia na Fronteira com o Paquistão

Quanto custa: a entrada para ver a cerimônia na fronteira é gratuita. Contudo é bom chegar lá antes das 16h30m. Mas não precisa se apressar, já que tem cadeiras VIPs reservadas para estrangeiros.

Como chegar: nós fomos até a fronteira com um táxi compartilhado, pagamos INR 150,00 por pessoa (USD 2.20). Contudo uma boa opção é pegar o ônibus de turismo hop-on hop-off, você pode pagar INR 250,00 só para ir até a fronteira ou INR 350,00 e fazer um tour de um dia por Amritsar. 

Jallianwala Bagh

Saímos do alojamento pela manhã e seguimos caminhando até o Jallianwala Bagh, um monumento criado em 1951 em homenagem aos mais de 370 mortos que foram assassinados durante um protesto pacífico em 1919 durante o Ano Novo de Punjab.

O Jardim fica bem pertinho do Templo Dourado e vale dar uma passada por lá para entender um pouquinho da história desse passado tão triste de Amritsar…

Jallianwala Bagh

Quanto custa: a entrada para o Jallianwala Bagh é gratuita.

Como chegar: o Jallianwala Bagh fica praticamente ao lado do Golden Temple, nós fomos caminhando até lá.

Baba Atal Sahib

Depois do Jallianwala Bagh seguimos caminhando até o Baba Atal Sahib, uma torre de 40 metros de altura que tem uma vista bacana da cidade, já que é o edifício mais alto de Amritsar.

Baba Atal Sahib em Amritsar
Baba Atal Sahib
Baba Atal Sahib

Quanto custa: a entrada para o Baba Atal Sahib Bagh é gratuita. Contudo, é necessário tirar os sapatos para entrar.

Como chegar: nós fomos caminhando da atração anterior até lá, gastamos uns 10 minutos para chegar.

Durgiana Mandir

Olhando assim de relance o Durgiana Mandir lembra bem o Golden Temple, não lembra? Contudo ele é um templo hindu, sendo que seu nome deriva do nome da deusa Durga.

Entretanto ele é menor e bem menos lotado de gente que o Golden Temple. Por isso definitivamente vale a pena dar uma passadinha por lá também.

O que fazer em Amritsar – Durgiana Mandir

Quanto custa: entrada para o Durgiana Mandir é gratuita.

Quanto custa: o templo fica a 4 km do Golden Temple, e como tava bem quente nós decidimos pegar um tuk-tuk para ir até lá. Mas a corrida custou bem baratinho, pagamos INR 150,00 (USD 2.20).

Gobindgarh Fort

Na sequência fomos caminhando até o Gobindgarh Fort. Entretanto confesso que esperava mais do forte, sinceramente minha impressão foi de que o lugar já viveu dias melhores. Porque ele me pareceu um parque de diversões em decadência, oh judiação…rs.

Entretanto dá para perceber que estão trabalhando para fazer com que o Fort seja um centro de visitação, especialmente para quem viaja com crianças, já que vi até alguns brinquedos por lá, sem contar os cinemas em 3D. Por isso se tiver um tempinho sobrando, vale a visita.

Gobindgarh Fort
Gobindgarh Fort

Quanto custa: existem alguns combos de ingresso para visitar o Gobindgarh Fort. Tem combo incluindo um filme em 3D e até com combo incluindo um passeio a cavalo e/ou camelo. Mas caso você, assim como eu, não se interesse pelos combos, basta pagar INR 150,00 para entrar (USD 2.20).

Como chegar: o Gobindgarh Fort fica pertinho da atração anterior e nós fomos até lá caminhando.

Lembre-se do seguro viagem!

Acima de tudo, saiba que o seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Índia. Eu fiquei doente por lá e se não fosse pelo seguro eu estaria lascada 😣

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. Todavia, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Por isso faça já sua cotação clicando aqui.

Melhor época para visitar Amritsar

A melhor época para visitar Amritsar é entre os meses de outubro e maio, quando os dias não estão tão quentes.

Entretanto nós estivemos por lá em julho (um dos meses mais quentes) e quase morremos de calor. Por isso se puder evite os meses de junho, julho e agosto porque é super quente e sua visita pode ser bem sofrida. Espia só:

Temperaturas médias em Amritsar

Temperaturas médias em Amritsar – Fonte: https://www.meteoblue.com

 

Como ir até Amritsar

É possível ir até Amritsar de avião, de trem ou de ônibus. Contudo caso você opte por ir de trem saiba que é necessário comprar a passagem com bastante antecedência, já que os lugares nas classes mais confortáveis costumam lotar bem rápido.

Entretanto nós optamos por ir de Dharamshala até Amritsar com os ônibus públicos que circulam pela região. Por isso clique no link abaixo para ver como foi a viagem, os custos e todos os detalhes:

➡️ Clique aqui para ver o post completo sobre a viagem de ônibus de Dharamshala para Amritsar.

De Amritsar nós pegamos um ônibus até New Delhi. O bilhete custou INR 600,00 e nós compramos em uma agência que fica bem na entrada (do lado esquerdo) do alojamento para estrangeiros.

Aproveite e veja também:

Dicas que vão te ajudar:

Dicas do que fazer:

Dicas de como se locomover:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta