Como ir para Leh – Ladakh, de ônibus
Se você estiver viajando pela Índia, e se estiver disposto a viver uma super aventura, veja neste post como ir para Leh – Ladakh – uma das regiões mais lindas do mundo!
Nós já passamos por mais de 50 países e, de longe, essa foi a viagem mais linda que nós fizemos. Acho que foi por isso que me empolguei e exagerei nas fotos 😁 Aliás, todas as fotos deste post foram tiradas através da janela do ônibus em movimento, só para você ter uma ideia. Vem ver que coisa mais linda.
Nós ainda não estivemos na Suíça, onde suponho que as paisagens sejam super parecidas com as que vimos pelo caminho. E acho que depois de Leh nós não queremos mais visitar o país do chocolate, acho que nos demos por satisfeitos…rs.
Sem exagero, ficamos muito impressionados! Foram as paisagens mais lindas que nós vimos nestes quase dois anos viajando pelo mundo.
O norte da Índia não deixa nada a desejar aos cenários vistos nos filmes “O Senhor dos Anéis”, cujo qual teve diversas cenas gravadas na Nova Zelândia – outro país belíssimo e cheio de paisagens surreais.
➡️ Veja aqui um roteiro completo de 15 dias pela Nova Zelândia.
Todavia, a melhor parte é que viajar pelo norte da Índia é MUITO mais barato. Olha que coisa boa!
Como ir para Leh – Ladakh
Você pode ir de avião até Leh. Tem voos saindo de New Delhi por menos USD 100 o trecho. Porém, indo de avião você perde as lindas paisagens pelo caminho. E foi exatamente por isso que nós optamos por ir de ônibus.
A rota mais comum para chegar até Leh por terra é via Manali. Contudo, até o início no mês de junho a estrada continuava fechada por conta da espessa camada de neve. Por isso nós utilizamos a rota que passa por Srinagar.
➡️ Veja aqui nosso post completo com TODAS as atrações de Srinagar.
Nesta segunda passagem por Srinagar nós nos hospedamos no Shamus Javed Home Stay. Pagamos USD 4.50 por um quarto duplo com banheiro privativo. Saímos do hotel às 6h30m para pegar o ônibus em direção à Leh.
Ônibus de Srinagar para Leh
Não tem ônibus seguindo direto de Srinagar para Leh, então tivemos que primeiramente ir até Kargil. Ah! E também não tem saída de ônibus todos os dias de Srinagar para Kargil, os ônibus só saem quando tem passageiros para completar a lotação…rs. Porém, depois de junho a procura começa a aumentar e a oferta de ônibus é maior. Fique tranquilo e aproveite para conhecer Srinagar enquanto aguarda.
Ônibus de Srinagar para Kargil
Os ônibus públicos (muito comuns nesta região) saem da rodoviária de Srinagar. Todos os donos de hotéis, taxistas e moradores sabem onde fica a rodoviária, fique tranquilo.
Os ônibus não são mto confortáveis mas têm valores super acessíveis. Uma maravilha para os mochileiros de plantão. Eu ouvi um Amém!? 🙌🏼
O bilhete de ônibus de Srinagar para Kargil custou INR 380,00, que equivale a USD 5.40.
Como é a viagem entre Srinagar e Kargil
Parte do ônibus estava lotado com sacos enormes contendo mercadorias variadas, conforme você pode ver na foto acima. Somente metade do ônibus estava disponível para comportar os passageiros.
Não é uma viagem muito confortável, já vou logo te avisando. Nós (Lázaro, um amigo e eu) nos apertamos em um banco feito para comportar 3 pequenos indianos…rs. Mas a vantagem é que, além de ser barato, a paisagem compensa qualquer sufoco.
Paisagens em Sumal
As paisagens na região de Sumal são belíssimas! Montanhas cheias de verde e com neve no topo de alguns picos. Incrivelmente bonito. Olha:
Paisagens em Sonamarg
A região de Sonamarg também é linda! Cheia de glaciais. Paramos por ali por 30 minutos para o café da manhã.
Eu poderia citar todos os nomes dos lugares por onde passamos, mas o fato é que pouco importa, depois de Sonamarg TODO o caminho é muito lindo! Olha:
Em Zoji La Pass tem até atividades na neve. Vimos várias famílias indianas por ali. Pouco antes de Drass nós paramos em um posto de controle para registrar nossos passaportes. Seguimos com paisagens deslumbrantes pelo caminho e paramos em Drass para almoçar. Depois deste ponto o cenário mudou completamente, já não vimos mais árvores, apenas montanhas rochosas cobertas de neve.
Até este ponto foram 140 km e mais 8h de viagem. Gastamos 10h no total, de Srinagar até Kargil 😱
Como ir para Leh – Parada em Kargil
Chegamos em Kargil às 18h. Pouco antes da cidade tem um posto policial e por lá nós conhecemos um morador que nos indicou um hotel. Passamos a noite no Hotel Brown Hill. Pagamos INR 450,00 (USD 6.40) por um quarto duplo com banheiro privativo e água quente. O hotel era super novo e tinha até um restaurante, jantamos por lá mesmo.
Encontre seu hotel em Kargil clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.
Ônibus de Kargil para Leh
Quer saber a melhor parte dessa aventura? Descobrimos que o mesmo ônibus que pegamos em Srinagar seguiria na manhã seguinte para Leh. Olha que maravilha!?
Pagamos mais INR 450,00 (USD 6.50) e seguimos no mesmo ônibus até Leh. A única diferença é que tinha menos passageiros neste trecho final, um alívio porque pudemos nos sentar com mais conforto. Viajamos com mais um casal de indianos, um casal de argentinos e nosso amigo Alper, da Turquia.
Como são as estradas até Leh
Até chegarmos em Leh nós passamos por estradas relativamente boas (com asfalto em boa condição), mas também passamos por estradas de terra beirando precipícios assustadores, por partes onde ainda tinha bastante gelo, por buracos imensos e diversos trechos em construção.
Quando chegamos em Leh nós tínhamos poeira até dentro dos olhos….hahaha. Definitivamente não é uma viagem para qualquer um. Muitas vezes a estada é fechada sem maiores avisos e todo mundo fica preso por horas no caminho. Os horários de ônibus não são certos, tampouco a frequência com que eles fazem o trajeto. Ou seja, é uma viagem para se fazer sem pressa e com o coração aberto para encarar a aventura.
Mas ainda assim eu acho que vale MUITO a pena. Nós sonhávamos em fazer essa viagem e realizar esse desejo foi uma das melhores coisas que nós fizemos.
Melhor época para visitar Leh
Leh (Ladakh) é uma região no norte da Índia que fica isolada durante os meses de inverno. De novembro a março as estradas ficam fechadas e o acesso se dá somente através de voos. Neste período grande parte dos hotéis e restaurantes também permanecem fechados devido ao frio congelante.
Entre abril e maio a estrada que liga Srinagar à Leh é aberta e os primeiros hotéis e restaurantes começam a fervilhar. Normalmente no início de junho a estrada que liga Manali à Leh é aberta. Do final de julho até setembro as moções aparecem por essas bandas e as estradas podem ficar escorregadias e perigosas. Contudo, de setembro a outubro é uma boa época para visitação, já que as monções levaram parte da poeira embora. Mas saiba que o frio já começa a aparecer.
A melhor época para visitar Leh é entre os meses de maio e julho, quando não está tão frio e as condições das estradas estão mais favoráveis. Espere dias lindos de sol e céu absurdamente azul, especialmente em junho.
Temperaturas Médias em Leh
Veja abaixo as temperaturas médias em Leh:
É isso! Espero que este post possa lhe ajudar! Aproveite para ver todos nossos posts sobre a Índia:
Dicas que vão te ajudar:
- Índia – guia de sobrevivência para sua viagem
- Como tirar o Visto indiano pela internet
- Melhores meses para visitar a Índia
- Como são os banheiros na Índia
- 15 curiosidades sobre a Índia
- Conheça a história do Taj Mahal
- Melhores bairros para se hospedar em New Delhi
- Melhor lugar para comprar eletrônicos em New Delhi
- Como comprar bilhetes de trem na Índia
- Como evitar os golpes em Pushkar
- Comidas de rua da Índia, comer ou não?
Dicas do que fazer:
- O que fazer em Leh
- O que fazer em New Delhi
- O que fazer em Jaipur
- O que fazer em Rishikesh
- O que fazer em Pushkar
- O que fazer em Agra, além do Taj Mahal
- O que fazer em Srinagar, na Caxemira
- Como é ficar hospedado em um Ashram para aprender Yoga
- Roteiro de 21 dias pela Índia
Como se locomover:
- Como ir de New Delhi até Jaipur
- Como ir para Srinagar
- Como ir de New Delhi para Dharamshala
- Como ir de New Delhi para Jaipur
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:
Deixe um comentário