Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Ayutthaya – Roteiro de 1 dia

Seja fazendo um bate e volta partindo de Bangkok ou parando por alguns dias na cidade, visitar Ayutthaya é um “must do” em uma viagem pela Tailândia.

Depois de termos visto inúmeros templos em Chiang Mai, Chiang Rai, no Myanmar e até no Laos, nós pensamos que não nos surpreenderíamos tanto com a antiga capital do Reino de Sião. Entretanto Ayutthaya foi uma grata supresa para nós. Por isso decidimos escrever este post com todas as atrações que nós visitamos em um roteiro de 1 dia em Ayutthaya, incluímos os custos, dicas de como se locomover, onde se hospedar e onde comer. Vem ver que legal 😃

O que fazer em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya

Onde se Hospedar em Ayutthaya

Primeiramente, considere pernoitar em Ayutthaya, já que assim você terá mais tempo para explorar a cidade. Nós nos hospedamos no San Sook Place. Principalmente porque o hotel fica bem pertinho do centro antigo e de diversos templos. O café da manhã é super gostoso e eles alugam bicicletas por ótimos preços. Recomendo super!

Contudo, caso você queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$), não paga nada a mais por isso e nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas!

O que fazer em Ayutthaya

As principais atrações de Ayutthaya são os templos e as ruínas da cidade antiga. Contudo são vários templos espalhados pela cidade e visitar todos eles é missão quase impossível.

Por isso nós fizemos uma listinha com os principais templos de Ayutthaya e um roteiro que pode ser feito em 1 único dia. Vamos lá?

O que fazer em Ayutthaya
O que fazer em Ayutthaya

Wat Mahathat – a famosa Cabeça de Buda de Ayutthaya

Certamente a atração mais fotografada de Ayutthaya, a cabeça de Buda entrelaçada entre as raízes de uma árvore é um dos cartões postais da cidade.

Wat Mahathat

O Wat Mahathat chegou a ser o principal monastério do Reino de Ayutthaya e também um dos principais templos, já que ele abrigava uma relíquia de Buda. Contudo durante a invasão birmanesa em 1767 o templo foi severamente danificado e as cabeças das imagens de Buda foram cortadas.

Por isso reza a lenda que um ladrão teria escondido a, hoje super famosa, cabeça de Buda aos pés desta árvore. Entretanto ele nunca mais teria voltado para buscá-la e as raízes acabaram crescendo em torno dela. A versão oficial da história? Ninguém sabe. Mas o fato é que todo mundo tira uma foto por ali, inclusive eu…rs.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Mahathat

Além disso, o Wat Mahathat é um complexo grande e bem interessante, sendo um dos templos de Ayutthaya que entraram para a lista de Patrimônios Históricos da UNESCO no ano de 1991.

Wat Mahathat

Como chegar: nós fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Mahathat custa THB 50,00 por pessoa, que equivale a USD 1.60. Entretanto ele está incluído no combo de ingressos para visitar 6 templos, o valor do combo é de THB 220,00. Vale a pena!

Wat Lokayasutharam

Jogadores de Street Fighter II (Sagat Stage) entenderão a foto abaixo…haha. Porque gente, o cenário do jogo existe de verdade e ele fica aqui em Ayutthaya. 😃

O Wat Lokayasutharam (eita nome difícil, não!?) também é uma área enorme. Mas o que se destaca é esta gigante imagem de Buda reclinado medindo 37 metros de comprimento e 8 de altura. Contudo esta bela estátua vive sofrendo danos, desde a invasão em 1767, até recentemente em 2011 quando precisou ser reformada depois de uma grande enchente.

Wat Lokayasutharam

Mas fala se não é a coisa mais linda:

Wat Lokayasutharam

Como chegar: nós fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: a entrada é gratuita!

Wat Ratchaburana

O Wat Ratchaburana fica a poucos passos do Wat Mahathat. O templo foi construído depois que dois irmãos do rei lutaram até a morte pelo trono – grande vantagem, não? Se quem acabou ficando com o trono foi o terceiro irmão que nem quis participar da treta!? rs.

Wat Ratchaburana

Até poucos anos o templo abrigava algumas imagens de Buda e artefatos em ouro. Porém, em 1957 houve uma invasão e muitas das relíquias foram roubadas. Contudo algumas peças acabaram sendo recuperadas e hoje estão expostas no Museu Nacional Chao Sam Phraya.

Wat Ratchaburana

Como chegar: nós fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Ratchaburana custa THB 50,00 por pessoa, que equivale a USD 1.60. Entretanto ele está incluído no combo de 6 templos por THB 220,00.

Wat Phra Sri Sanphet

O Wat Phra Sri Sanphet era o templo da família real, utilizado para cerimônias reais, por isso nenhum monge teria morado por ali.

Em seus templos glórios o templo abrigou uma estátua de bronze de Buda, a estátua pesava 74 toneladas, tinha de 16 metros de altura e era coberta com 343 quilos de ouro. Pense que coisa mais linda que deveria ser!?

Entretanto durante a invasão de 1767 o templo foi completamente incendiado e o ouro derretido. Todavia em 1956 o processo de restauração foi iniciado e hoje o Wat Phra Sri Sanphet também faz parte da lista de Patrimônios da UNESCO.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Phra Sri (Si) Sanphet

Como chegar: nós fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Phra Sri Sanphet custa THB 50,00 por pessoa, que equivale a USD 1.60. Entretanto ele está incluído no combo de 6 templos por THB 220,00.

Wat Phra Ram 

O Wat Phra Ram faz parte dos principais templos de Ayutthaya e aparece em todos os roteiros de visitação. Entretanto, eu achei que este templo é o menos preservado de todos, especialmente quando comparamos com os demais, já que ele está quase totalmente em ruínas.

Mas em todo caso vale uma passada rápida por lá.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Phra Ram

Como chegar: nós fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Phra Ram custa THB 50,00 por pessoa, que equivale a USD 1.60. Entretanto ele está incluído no combo de 6 templos por THB 220,00.

Wat Phanan Shoeng

O Phanan Shoeng é o templo que tem o interior mais bonito de todos, na minha humilde opinião. Principalmente por conta desta linda imagem de Buda de 19 metros de altura. Ela é uma das maiores, mais belas, mais antigas e mais reverenciadas estátuas de Buda de toda a Tailândia.

Além disso, apesar da beleza, o templo ainda conta com algumas lendas, sendo que a mais famosa é de que quando houve a invasão birmanesa e posterior destruição de Ayutthaya em 1767, lágrimas teriam escorrido dos olhos desta estátua.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Phanan Shoeng

Como chegar: o Wat Phanan Shoeng fica bem na parada do barco. Atravessamos o rio de barco com as bicicletas. Pagamos THB 10,00 por pessoa pela travessia.

E quanto custa: a entrada para o templo é gratuita!

Wat Yai Chai Mongkon

O Wat Yai Chai Mongkon é um dos templos mais lindos de Ayutthaya e um dos que eu mais gostei de visitar. Acima de tudo porque o complexo é enorme, colorido e composto por diversos prédios, corredores e lindas estátuas de Buda espalhadas pelo local. Por isso reserve bastante tempo para tirar várias fotos por lá.

Além disso, ao contrário de muitos outros locais antigos em Ayutthaya, este ainda é um templo super ativo, já que o monastério foi restabelecido em 1957 e hoje é a casa de vários monges.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Yai Chaya Mongkol

Contudo este foi um dos templos que mais foram danificados durante a invasão birmanesa. Por isso a maioria das construções que podemos ver hoje são obra de um grande processo de restauração que ainda ocorre no local. Mas ainda assim vale a visita. Eu amei!

Wat Yai Chaya Mongkol

Além disso, não deixe de ir até a parte de trás do templo para ver esta bela imagem de Buda Reclinado, olha:

Wat Yai Chai Mongkhon

Como chegar: fomos até lá de bicicleta.

E quanto custa: a entrada é gratuita!

Para voltar para o outro lado da cidade nós travessamos o rio pela ponte. Tem uma parte segura para passagem de pedestres e ciclistas.

Wat Phutthai Sawan

O Wat Phutthai Sawan é um daqueles templos que quando você chega, você logo pensa: “grande coisa”. Mas que conforme você caminha templo adentro seu pensamento muda para “meu Deus, que coisa mais linda!”. Comigo foi assim.

O templo foi construído em 1353, quando Ayutthaya foi declarada a nova capital, provavelmente com mão de obra escrava trazida de Angkor para Ayutthaya, o que o torna um dos templos mais antigos. Entretanto ele foi um dos templos que sobreviveu à destruição birmanesa durante o colapso de Ayutthaya em 1767, o que o torna super especial.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Phutthai Sawan

Além disso o templo também abriga uma linda estátua de Buda reclinado na parte de trás. Não deixe de ir até lá. 

O que fazer em Ayutthaya
Wat Phutthai Sawan

Como chegar: fomos até lá de bicicleta.

E quanto custa: a entrada é gratuita!

Wat Chai Watthanaram 

Assim como outros importantes templos de Ayutthaya, o Wat Chai Watthanaram também era utilizado pela realeza para cerimônias e até como local de cremação dos membros da família real. Construído em 1630 foi um dos maiores monumentos do reino de Ayutthaya.

O templo foi saqueado e em grande parte destruído pelos exércitos birmaneses em 1767. Entretanto, somente no final dos anos 80 e início dos anos 90 é que o templo foi restaurado e aberto novamente para visitação em 1992.

Wat Chai Watthanaram
Wat Chai Watthanaram

Ele lembra o Angkok Wat, no Camboja, não lembra?

Wat Chai Watthanaram

Como chegar: fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Chai Watthanaram custa THB 50,00 por pessoa, que equivale a USD 1.60. Entretanto ele está incluído no combo de 6 templos por THB 220,00.

Phra Wat Phra Mongkhon Bophit

Por fim, já quase no fim do dia, nós paramos no Phra Wat Phra Mongkhon Bophit, eita que nome mais comprido! rs.

O templo abriga uma das maiores estátuas de bronze de Buda de toda a Tailândia. Definitivamente vale uma passada rápida por lá. Entretanto, ele fica do lado do Wat Phra Sri Sanphet, é que aqui no post ele acabou ficando fora de ordem…rs.

Wat Phra Mongkhon Bophit

Como chegar: fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Phra Mongkhon Bophit custa THB 20,00 por pessoa, que equivale a USD 0.60. Mas ele NÃO está no combo de 6 templos por THB 220,00.

Wat Na Phra Meru

O Wat Na Phra Meru possui a maior imagem de Buda do período antigo de Ayutthaya. A imagem é super reverenciada por moradores da região.

A parte interior do templo é de fato super bonita e também vale dar uma passadinha por lá, caso você tenha um tempinho de sobra.

O que fazer em Ayutthaya
Wat Na Phra Meru

Como chegar: fomos de bicicleta até lá.

E quanto custa: o ticket para o Wat Na Phra Meru custa THB 20,00 por pessoa, que equivale a USD 0.60. Mas ele NÃO está no combo de 6 templos por THB 220,00.

Portuguese Village em Ayutthaya

Você sabia que nossos colonizadores já estiveram por essas bandas também? Pois saiba que existiu uma Vila Portuguesa em Ayutthaya que em seu auge foi o lar de mais de 3.000 portugueses. E descendentes desses portugas ainda vivem em diversas partes de Bangkok.

Da mesma forma, você sabia que o a língua portuguesa já teve muita importância por aqui? Pois saiba que o português se tornou a língua oficial usada em Ayutthaya para negociar com outras nações europeias. Todos os nobres que viviam na cidade na época falavam o nosso bom e velho português. A língua permaneceu até o Reino de Rama IV de Rattanakosin quando foi então substituída pelo inglês. Olha que legal!

Então saiba que hoje em dia é possível visitar as ruínas da Vila em Ayutthaya, por lá você encontra um pequeno museu e uma escavação do que teria sido um cemitério na época.

Portuguese Village

Como chegar: fomos até lá de bicicleta.

E quanto custa: a entrada é gratuita!

Night Market em Ayutthaya

O Night Market de Ayutthaya é um ótimo lugar para terminar o dia, caso você esteja hospedado na cidade. Porque acredito que com o tour partindo de Bangkok não seja possível passar pelo mercado.

Mas caso você esteja hospedado em Ayutthaya, não deixe de terminar um de seus dias no mercado. Nós jantamos por ali e adoramos.

Night Market Ayutthaya

Onde comer em Ayutthaya

Nós almoçamos em um dos restaurantes que ficam na beira do rio. Tem várias opções por ali com ótimos preços. Nós pagamos THB 330,00 (USD 10.00) por 1 frango inteiro grelhado com arroz, salada e ainda 2 cervejas. Uma ótima pedida!

O que fazer em Ayutthaya – Como Chegar

Existem duas maneiras bem práticas de encaixar uma visita à Ayutthaya em sua viagem pela Tailândia.

Nós paramos em Ayutthaya em nossa volta de Chiang Mai, de ônibus. Passamos dois dias na cidade e seguimos para Bangkok de trem. O bilhete para a segunda classe do trem custou THB 15,00 por pessoa, que equivale a USD 0.50. Caso queira consultar os horários dos trens (e os respectivos valores) basta clicar no site abaixo:

www.thailandtrains.com

E da estação de trem até o centro de Bangkok nós pegamos o ônibus número 53, que passa próximo às famosas ruas Rambuttri e Khao San. O bilhete de ônibus custa THB 6,50, míseros USD 0.20.

Além disso, saiba que também tem tours de um dia que são vendidos em diversas agências e hotéis de Bangkok. Os tours custam entre THB 600,00 e THB 800,00 por pessoa, em torno de USD 18.00 e USD 25.00.

Vale a pena fazer um bate e volta de Bangkok para Ayuthaya?

Vale! E meu embasamento para esta resposta pode até desagradar algumas pessoas 😬 Mas vou te contar mesmo assim.

O ingresso para o Grand Palace, umas das principais atrações de Bangkok, está custando atualmente THB 500,00 por pessoa, cerca de USD 15.00. Entretanto, com este valor você faz um bate e volta para Ayutthaya, conhece uma cidade diferente, 6 templos super bonitos que nem estarão tão lotados de gente como o famoso templo de Bangkok.

Na verdade não é que visitar o Grand Palace não valha a pena. Pois vale! Mas pensando em um melhor uso do seu rico dinheirinho (e de seu precioso tempo), com o mesmo montante de $$ você pode fazer um passeio super diferente. Contudo caso você tenha tempo e dinheiro sobrando, conheça logo os dois! 😉

Vale a pena contratar um tour de Bangkok para Ayutthaya?

Os tours para Ayutthaya oferecidos em Bangkok valem super a pena, especialmente se você conseguir negociar o valor e pagar por volta de THB 500,00 ou 600,00.

Isto porque o combo de entrada para os 6 principais templos de Ayutthaya já custa THB 220,00. Ou seja, se você considerar que o tour inclui o almoço, transporte (com ar condicionado) de ida e volta para Bangkok e transporte para os templos da cidade, vale muito a pena!

Mas se você quiser fazer por conta também é possível. Veja os custos:

  • Ticket de trem para Ayutthaya – THB 15,00 – USD 0.50
  • Ônibus até a estação de trem – THB 6,60 – USD 0.20
  • Combo com 6 tickets para os principais templos – THB 220 – USD 6.90
  • Aluguel de uma bicicleta em Ayutthaya – THB 50,00 – USD 1.50
  • Aluguel de uma scooter – THB 200,00 – USD 6.30

Como se locomover em Ayutthaya

Nós nos locomovemos de bicicleta entre uma atração e outra em Ayutthaya. Porque alugar uma bike custa super baratinho e pedalar pelas ruas planas da cidade é uma boa pedida – sai mais barato e ainda queima calorias! Óia que beleza!?

Andar de bicicleta por Ayutthaya é super tranquilo. Porque diversas ruas têm ciclovias e até as pontes que atravessam o rio tem uma parte específica para passagem de pedestres e bicicletas.

⚠️ Contudo ao percorrer a cidade de bicicleta tenha cuidado com bolsas e mochilas no cestinho da bike. Ayutthaya é um lugar super turístico e vez ou outra ocorrem casos de furtos, inclusive de bicicletas. Por isso tranque a sua direitinho nos estacionamentos específicos.

Mas fique tranquilo que normalmente as locadores de bicicleta providenciam a corrente com cadeado no momento da locação.

Alugamos uma bicicleta em nosso hotel

Melhor época para visitar Ayutthaya

A melhor época para visitar Ayutthaya é entre os meses de novembro e abril, período da seca e sem dias de chuva para molhar seus dias de férias.

Contudo, do fim de fevereiro até meados de abril faz um calor danado. Nós estivemos por lá em abril e o sol judiou bastante de nós. Especialmente porque essa época também é conhecida como o período das queimadas. Em outras palavras, fique atento ao clima para não torrar debaixo do sol e nem acabar se molhando.

Espero que este post possa lhe ajudar. Aproveite e veja também:

Nossos posts sobre o Myanmar:

Aproveite e acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

🌍 https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta