Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como ir de New Delhi para Dharamshala, de ônibus

Uma maneira econômica de ir de New Delhi para Dharamshala é fazer a viagem em um ônibus noturno. Especialmente porque uma das grandes vantagens de viajar de noite é a economia que se tem com hospedagem!

Se você estiver planejando uma viagem para esta parte da Índia, veja neste post como ir de New Delhi até Dharamshala, de ônibus. Sobretudo como é a viagem, os custos envolvidos, fotos e informações práticas que poderão lhe ajudar.

Como ir de New Delhi para Dharamshala

Como ir de New Delhi até Dharamshala 

Nós fomos de New Delhi até Dharamshala em um ônibus noturno. Considerando que já fizemos essa viagem algumas vezes em nossas passagens pela Índia, decidimos escrever este post para falar sobre como é a viagem. Vem ver que legal!

Como são os ônibus que vão de New Delhi para Dharamshala

Esqueça as imagens dos ônibus velhos e caindo aos pedaços que normalmente você vê pelas ruas de diversas cidades da Índia.

Os ônibus que fazem o trajeto de New Delhi até Dharamshala são, via de regra, bem novos e super confortáveis.

Como ir de New Delhi para Dharamshala – Melhor que avião – olha o espaço para as pernas!

O que pode fugir a esta regra é que na baixa temporada (no período das monções, que ocorre entre julho e agosto) tem menos oferta de ônibus fazendo o trajeto e pode aparecer um ou outro mais velhinho. Mas é raro.

Como ir de New Delhi para Dharamshala - Um dos ônibus que fazem o trajeto

Como ir de New Delhi para Dharamshala – Um dos ônibus que fazem o trajeto

Os ônibus são semi-leitos, as poltronas reclinam bastante e tem até cobertor.

Ah! E graças à Lord Shiva o ar condicionado funciona super bem! Porque no calor de New Delhi, né minha gente!?

Porém, note que as informações que estamos colocando aqui são referentes aos ônibus semi leito. Mas também existem ônibus comuns fazendo o mesmo trajeto. E aliás, a passagem é bem mais barata.

Contudo eu não aconselho a fazer este trajeto no esquema “super barateza” porque a viagem é longa e pode ser bastante cansativo. But, it’s always up to you 😉

Como ir de New Delhi para Dharamshala – As poltronas reclináveis

Onde pegar o ônibus em Delhi para Dharamshala

Os ônibus para Dharamshala saem de alguns pontos específicos de New Delhi. E um deles é uma parada próxima à comunidade de refugiados do Tibet. O local exato é longe do centro e chegar até lá dá um certo trabalhinho.

Neste caso o melhor a se fazer é comprar o bilhete de ônibus na região do Main Bazaar, que aliás é uma ótima área para se hospedar em New Delhi. Já anota a dica aí!

➡️ Veja neste post os melhores bairros para se hospedar em New Delhi.

Main Bazaar New Delhi
Main Bazaar – é meio bagunçadinho à primiera vista, mas tem bons hotéis com preços justos por ali

Os bilhetes vendidos na região do Main Bazaar incluem o transfer até o local exato da saída do ônibus. A única chateação é que você terá que trocar de ônibus depois de 30 minutos do embarque. Falarei melhor mais abaixo.

Outra opção é pegar um ônibus que saia diretamente do Kashmere Gate ISBT. O ISBT é um dos maiores e mais antigos terminais de ônibus estaduais de New Delhi. Logo, é possível pegar um ônibus para Dharamshala por ali também. Clique aqui para consultar os horários e os respectivos valores.

Como é a viagem de ônibus de New Delhi para Dharamshala

A viagem que fizemos começou no Main Bazaar. O ponto de encontro pode ser tanto em seu hotel (caso esteja hospedado por ali) quanto na agência onde você comprou o ticket.

Contudo, o trajeto se dá em duas etapas. Primeiro você embarcará em um ônibus até um ponto próximo à comunidade de refugiados do Tibet. E somente lá é que você pegará o ônibus até o destino final. Porém, não se preocupe! Nesse vai e vem de ônibus e deslocamentos sempre terá alguém da cia de ônibus te orientando e andando junto com você para lá e para cá.

Você precisará de uma boa dose de paciência

Olha, já vou te avisar uma coisa, tá? Vá com o coração aberto e tente não se estressar com os atrasos.

Ao chegar no primeiro ponto (ainda no Main Bazaar) pediram para que aguardássemos por 5 minutos. Logo depois esses 5 minutos se tornaram quase 1 hora. Na sequência, depois de 30 minutos, já na parada para trocar de ônibus, nos pediram para aguardar 10 minutos. Que logo se tornaram 40 minutos.

Ou seja, chegamos no ponto combinado às 16h30m e o ônibus saiu efetivamente do segundo ponto às 19h30m.

Mas relaxa e pensa no lado bom! Sobretudo porque você vai encontrar um monte de viajantes na mesma situação e será uma ótima oportunidade para fazer amigos.

Como é a estrada entre New Delhi e Dharamshala

A estrada é boa. Porém, nós estamos falando da Índia né, gente? Então tem uns trechos esburacados, uns desvios inesperados que passam por dentro de lugares que mais parecem uns lixões enormes a céu aberto, tem vacas na pista, buzinas pra todo lado, etc. Mas são apenas detalhes. No geral a viagem é tranquila e dá pra ir dormindo sem ficar chacoalhando demasiadamente na poltrona do busão. Eu dormi que até babei…rs.

Chegando em Dharamshala a estrada tem muitas curvas, mas nada que te obrigue a tomar remédios para enjoo nem nada do tipo.

Como ir de New Delhi para Dharamshala
Como ir de New Delhi para Dharamshala – Paisagens pelo caminho

Paradas no caminho 

Fizemos apenas 2 paradas. Uma de 30 minutos para o jantar e outra bem rápida para o povo ir ao banheiro.

A primeira parada ocorreu em um lugar limpinho com um restaurante com comida boa. Um mini thali (que continha uma porção de lentilha, salada, yogurte e 4 rotis) custou apenas INR 120,00, que equivale a USD 1.70. Eu achei ótimo!

O banheiro era relativamente limpo, só não tinha papel higiênico. Até porque por aqui os banheiros quase nunca tem papel higiênico. Então leve sempre o seu na bolsa!

➡️ Clique aqui para ver como são os banheiros na Índia.

Quanto tempo dura a viagem de New Delhi até Dharamshala 

A viagem durou 12 horas. Contudo, esse tempo pode variar de acordo com o trânsito, especialmente na saída de Delhi.

Onde comprar o bilhete de ônibus de New Delhi para Dharamshala 

Nós compramos o ticket em uma agência no Main Bazaar. Tem diversas agências de turismo, e até mesmo lojas comuns, que vendem os bilhetes por ali. 

Mas também é possível comprar diretamente no Kashmere Gate ISBT e sair de lá.

Quanto custa a passagem de ônibus de New Delhi para Dharamshala 

Aí é que tá! Nós pagamos INR 1.000,00, que equivale a USD 14.30. Pesquisamos em 4 agências na região do Main Bazaar e achamos que o valor estava justo. Porém, no ônibus nós encontramos pessoas que pagaram INR 750,00, pela mesma viagem, no mesmo ônibus. E pior, compraram ali no Main Bazaar também…rs. 🤷🏼‍♀️

Portanto fique atento na hora de comprar e pesquise bem. Como tem diversas agências por ali, pesquise em várias. Inclusive tem até alguns hotéis que vendem os bilhetes. Vale a pena consultar o seu hotel também.

Esse valor é para o ônibus semi leito e com ar condicionado, porém existem ônibus comuns que fazem o trajeto e você encontra passagens por menos de INR 500,00, que equivale a USD 7.00.

A chegada em Dharamshala

Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia. Mas, como eu não ligo para os ditos populares eu vou te dar um conselho sim senhor! hehehe.

Compre o bilhete de ônibus para saltar em McLeodganj e não em Dharamshala (o valor é quase sempre o mesmo).

É na região de McLeodganj onde tudo acontece. É lá onde os mochileiros ficam, onde tem hospedagens mais baratas, restaurantes e cafés fofos e também é de lá que saem as trilhas para vários lugares.

Chegando no terminal de ônibus de McLeodganj (ou de Dharamshala) você já encontrará vários táxis. E aqui vale a regra de negociar bem a corrida antes dela começar.

Como ir de New Delhi para Dharamshala
Como ir de New Delhi para Dharamshala – Rodoviário em McLeodganj

Onde se hospedar

Nós sempre nos hospedamos na região de Bhagsu ou Dharamkot. Tem hotéis fofos e baratinhos por ali. Em Bhagsu nós amamos o La Vaca India McLeodganj. Pagamos USD 12.00 por um quarto duplo, com banheiro privativo, varanda e uma vista linda! Super recomendo.

Encontre seu hotel clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

Deixe uma resposta