Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil

Existem duas opções para subir até o topo do cartão postal mais famoso de Cape Town, a Table Mountain. Você pode subir de bondinho, o chamado “Cableway”, assim como no Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, ou você pode fazer uma das trilhas que te permite chegar até lá em cima de graça. 

Veja neste post como nós fizemos ☺️

Vista do alto da Table Mountain

Onde se hospedar em Cape Town

Durante nossos dias em Cape Town nós nos hospedamos no Cape Town Lodge Hotel. Um hotel super bem localizado, perto do V&A Waterfront, com piscina e vista para a Table Mountain. Nós gostamos muito! Mas caso queira ver outras boas opções clique aqui para ver a seleção de hotéis que nós preparamos.

Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Nosso quarto no Cape Town Lodge Hotel

As trilhas para Subir a Table Mountain

Existem 5 trilhas populares para se chegar até o topo da Table Mountain. São opções desde rotas mais tranquilas, como a Platteklip Gorge, até mais adventures, como a India Venster.

Como nós somos meios sedentários (que vergonha) nós escolhemos a trilha Platteklip Gorge, a mais fácil de todas, e a mais demorada também.

Table Mountain – Começo da trilha Platteklip Gorge

Como Começar

Para chegar até a base da Table Mountain nós pegamos o ônibus MyCiti (linha 107) e saltamos na estação Kloof Nek.  E nesta parada, caminhando mais um minutinho e atravessando a rua para a sua esquerda, há um ônibus shuttle que te leva até o pé da montanha, e este é de graça.

Mas para chegar até este ponto você também pode ir com o ônibus de turismo Cityseeing ou com um Uber ou táxi.

A Trilha Platteklip Gorge

Do lugar onde os ônibus param, à direita, já está o início da trilha Platteklip Gorge. E o local é bem fácil de ser encontrado. Mas caso esteja em duvida, é só perguntar para qualquer uma das pessoas que trabalham por ali sobre a trilha mais fácil, ou “the easy way to go up” e qualquer um deles te indicará a direção para o local onde a trilha se inicia.

A partir deste ponto você vai subindo paralelamente ao bondinho. E é uma ótima oportunidade para admira-lo sob outra perspectiva. A trilha é basicamente feita de alguns degraus de pedras e estrada de chão batido.

Table Mountain – Até a Margarida subiu

A primeira hora caminhando é bem suave. Mas depois desta bifurcação você começa literalmente a subir e o caminho é composto de grandes degraus de pedras.

Table Mountain

Table Mountain – Sinalizações na trilha

Como Saber se Estou na Direção Certa

Esta é a trilha mais fácil e também a mais longa. São quase 3 horas andando em direção ao topo. Em alguns momentos você irá se perguntar se realmente está na direção certa, pois ao invés de subir parecerá que você está andando em linha reta. Mas acredite, você estará na direção correta.

Caso queira se certificar, sempre poderá contar com sinalizações pelo caminho:

Sinalização indicando a trilha Platteklip Gorge e informando que a trilha India Venster pode ser perigosa!

Paisagens pelo Caminho

Claro que ao subir com o Cableway renderá uma linda vista da cidade de Cape Town. Mas nada como ir subindo devagar, no seu tempo, e aproveitando este visual.

table mountain

Table Mountain – Paisagens

Table Mountain

Table Mountain – Paisagens

A Chegada

Logo na chegada você terá uma intersecção. À esquerda há uma outra trilha para te levar ao ponto mais alto da montanha. São mais uns 40 minutos de caminhada e a vista não é tão bonita, pois é contra costa. E à direita tem a trilha que levará para o ponto da montanha onde há a maior concentração de turistas, paisagens bonitas e também o local onde chega o “cableway”, o bondinho. E por lá, nos dias em que o bondinho estiver operando, tem um café e uma lojinha de souvenirs.

Obs.: você pode subir pela trilha e descer de bondinho, por exemplo. Porém, quando nós estivemos lá o “cableway” não estava funcionando em função do vento. Era um dia lindo de sol mas com um vento forte do caramba!

O Vídeo

Nós fizemos um vídeo mostrando como foi nosso caminho até o topo. Basta clicar no link abaixo.

A Vista de Lá de Cima

vista table mountain

O que Levar

  • Boné ou chapéu;
  • Água;
  • Lanchinhos;
  • Protetor solar;
  • Câmera fotográfica;
  • Botas ou tênis apropriados;
  • Camiseta de manga comprida;
  • Jaqueta – especialmente no inverno porque o frio lá em cima é de doer os ossos.

Cuidados Necessários

  • Evite ir sozinho;
  • Escolha sua rota com cuidado e permaneça nela;
  • Comece cedo, de preferência;
  • Siga as trilhas recomendadas pelo parque;
  • Não pegue atalhos se não souber exatamente onde estes te levarão;
  • Hidrate-se! Principalmente no verão.

Veja mais orientações de segurança no site do parque clicando aqui.

Quanto Custa para Subir a Trilha

Para subir pela trilha? Nada, nadinha. É de graça! E você ainda poderá encher sua garrafinha em uma das diversas fontes de água pura que encontrará pelo caminho.

Quanto Custa para Subir com o Cableway

Em Agosto de 2017 o valor para subir e descer de bondinho, ou seja, com o Cableway, era de ZAR 255,00, ou USD 19,00. Veja mais informações no site oficial clicando aqui.

⚠️  Para esta opção você terá que se programar bastante, visto que o cableway pode parar de funcionar em caso de ventos fortes ou chuva.

Caso queira saber como é, veja o relato da Fernanda, do blog Tá Indo Pra Onde, ela subiu de bondinho e conta como foi a experiência.

Quando Visitar

Nós estivemos em Cape Town no inverno. Tinha sol, mas não fazia calor. Pelo contrário, quase congelamos de frio no alto da montanha.

Tenha cuidado ao fazer a trilha no verão! O sol pode ser bem severo e tornar sua subida bastante difícil. Veja abaixo a média de temperaturas em Cape Town no decorrer dos meses:

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem a África do Sul. Afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparado para eles! Para escolher o melhor tipo de seguro para a sua viagem eu indico a Segurospromo. Especialmente porque ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Segurospromo é um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro com um resumo bem detalhado de preços, cobertura e etc. Uma mão na roda!

✅  Planejando uma viagem para Cape Town? Veja todos os posts que escrevemos sobre a cidade:

Tudo sobre Cape Town ⤵️

Tudo sobre a Garden Route ⤵️

Sobre a África do Sul ⤵️

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 comentários sobre “Subindo a Table Mountain pela trilha mais fácil

  1. ferscafi

    Que legal! Depois vou add o seu relato lá no meu post tb! Mas acho que eu não conseguiria subir a pé não. Preparo físico é zero!!! hahahaha

    1. Mariana regina de oliveira

      Ah.. e tem como comprar o ticket do bondinho lá em cima? Queria subir de trilha e descer de bondinho.

Deixe uma resposta