Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

20 Curiosidades sobre o Sri Lanka

Você sabia que Sri Lanka é o novo nome do antigo Ceilão? Já ouviu falar que o país é um dos maiores produtores de chá do mundo? Que foi o país onde uma mulher tornou-se primeiro-ministro pela primeira vez? Ou ainda, você sabia que o Sri Lanka também teve influência portuguesa e que por isso mais de 100 palavras de seu vocabulário são em português? Veja esta e outras 20 curiosidades sobre o Sri Lanka.

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Nine Arches Bridge, em Ella

As pessoas mais simpáticas que encontramos!

Não vamos contar como curiosidade mas com sim como um fato: as pessoas mais acolhedoras, simpáticas e gentis que nós encontramos em nossa viagem até agora foram as pessoas do Sri Lanka.  O povo srilankês conquistou nosso coração, definitivamente.

Quem nasce no Sri Lanka é srilankês – e não “cingalês”, como dizem, erroneamente, muitos dicionários. Cingalês é o nome da língua e da etnia majoritárias no Sri Lanka. No entanto, nem todos os srilankeses são cingaleses: cerca de 10% dos habitantes do Sri Lanka pertencem à etnia tâmil.

1 – Água de coco “quente”

Uma das primeiras curiosidades sobre o Sri Lanka já vai fazer muito brasileiro torcer o nariz, assim como eu torci o meu.

A água de coco vendida nas praias e nos restaurantes vêm de um coco laranja. Mas nenhum problema até aí, certo? É só a cor do coco. A parte que me pareceu mais estranha é que eles são vendidos in natura, ou seja, em temperatura ambiente, e não gelados e deliciosos como nós estamos acostumados. Os gringos pareciam não se importar, mas eu não gostei não.

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka

2 – Homens usam saia

Os homens no Sri Lanka usam uma espécie de saia, são os chamados sarongues.

O sarongue original é um tubo de tecido dobrado e amarrado na cintura em comprimentos diferentes, dependendo do que o usuário está fazendo. No Sri Lanka, você verá homens de todas as culturas usando sarongues. Desde motoristas de tuk tuk, pescadores, cozinheiros e até mais recentemente, homens de negócios.

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka – um senhor , sua bicicleta e seu sarongue

3 – Influência portuguesa “oras pois”

O primeiro desembarque português no Sri Lanka ocorreu em 1505, quando a armada comandada por Lourenço de Almeida, ancorou na baía de Galle para abrigar-se de um temporal.

➡️ Falando em Galle, veja nosso post completo sobre a cidade clicando aqui.

Porém, nossos amigos portugueses não ficaram muito tempo por lá. Se no Brasil o domínio português durou mais de 300 anos, no Sri Lanka ele durou apenas entre 144. Depois disso, o país foi dominado pelos holandeses (1658-1880) e depois pelos britânicos (1880 até 1948).

O que sobrou de herança foram mais de 100 palavras de origem portuguesa que são usadas até hoje. Assim como sobrenomes portugueses tais como Rocha, Silva, Pereira e etc.

4 – Primeira fábrica da Lipton

Você sabia que a Lipton Tea foi fundada no Sri Lanka? Pois é. Em 1890, o comerciante Sir Thomas Lipton, nascido em Glasgow, comprou um pedaço de uma plantação de chá em uma região próxima a Ella e começou a exportar folhas de chá diretamente para suas lojas no Reino Unido.

A área da plantação cresceu e hoje em dia é também uma atração turística do país.

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Eu e meu amigo, Sir Thomas Lipton

5 – Um dos maiores produtores de chá do mundo

E por falar em chá… Você sabia que o Sri Lanka é um dos maiores produtores de chá do mundo? Ele fica atrás apenas de seus gigantes vizinhos, a Índia e a China.

Se considerarmos o tamanho da concorrência, lembrando que o Sri Lanka é apenas pouco maior que o Estado da Paraíba, podemos dizer que estar nesse lugar da lista significa que o Sri Lanka produz chá pra chuchu.

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Plantação de chá em Nuwara Eliya

6 – Poder alugar Tuk Tuk

O Tuk Tuk é uma adaptação de uma de moto, com de 3 rodas e cabine para transporte de passageiros ou mercadorias. É um meio de transporte muito comum nos países asiáticos. E no Sri Lanka você pode alugar um Tuk Tuk só pra você!

A locação de um Tuk Tuk custa em média USD 15,00 por dia, incluindo o seguro. Para nosso estilo de viagem ficaria meio caro, mas imagino que deva ser uma experiência super bacana poder percorrer o país com um bichinhos desses. Né não?

mirissa

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Vamo ai?

7 – Antigo Ceilão

Você sabia que o Sri Lanka costumava ser chamado de Ceilão? Na verdade, nos muitos milhares de anos que compõem a história do Sri Lanka, a ilha teve muitos nomes diferentes.

Da palavra árabe “saheelan” vieram as muitas variações. Celião em português, Selan em espanhol, Selon em francês. O nome foi posteriormente formalizado como Ceilão quando a ilha se tornou uma colônia britânica. E Ceilão é o nome que foi usado para nomear o famoso chá e muitos outros produtos exportados da ilha para terras distantes.

O país mudou seu nome para Sri Lanka quando se tornou uma república em 1972.

8 – O país tem de tudo!

O Sri Lanka é um país que agrada aos mais variados perfis de viajantes. Por lá você encontra parques para fazer safáris, montanhas, praias belíssimas, regiões mais frias, mais quentes. Ou seja, é um prato cheio. E mais bacana é que por conta de seu território não tão grande, em poucos dias você consegue explorar boa parte do país.

Ah! E o Sri Lanka ainda é considerado o único país do mundo onde é possível ver o maior mamífero terrestre do mundo, o elefante, e o maior mamífero marinho, a baleia azul, em um único dia.

hermanus whale

Curiosidades do Sri Lanka – Uma baleia dando tchau para você

9 – A lágrima da Índia

O Sri Lanka recebe o apelido de “lágrima da Índia”. E uma olhada rápida no mapa nos faz entender o por quê.

O Sri Lanka parece mesmo estar se afastando da Índia como uma gota de água no meio do Oceano Índico, olha:

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Mapa do Sri Lanka

10 – Respeito à imagem de Buda

As imagens de Budas espalhadas por todos os templos do Sri Lanka devem ser respeitadas. Em diversos templos é possível ver placas pedindo para que as pessoas não deem as costas para as imagens ou estátuas de Buda na hora de tirar fotos.

A exigência por respeito é tamanha que em 2010 o cantor Akon foi impedido de entrar no Sri Lanka. A confusão se deu depois que um de seus vídeos (Sexy Bitch, dele com o David Guetta ) mostrou uma festa na piscina que continha uma estátua do Buda ao fundo. O videoclipe gerou protestos violentos na capital do país, Colombo. Akon foi inclusive banido do Sri Lanka 😳

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Veja a imagem de Buda lá atrás

11 – Bandeira mais antiga do mundo

A Bandeira do Sri Lanka, também conhecida como Bandeira do Leão, é uma das bandeiras mais lindas na minha opinião. E ela é considerada uma das mais antigas do mundo, datada de 162 aC.

Acredita-se também que seja a única bandeira do mundo a reconhecer diferentes crenças religiosas, com as 4 folhas amarelas representando o budismo, a faixa laranja o hinduísmo e as verdes o islamismo.

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Bandeira do Sri Lanka

12 – Primeira mulher Primeiro-Ministro

Em julho de 1960, Sirimavo Bandaranaike, líder do Partido da Liberdade do Sri Lanka, conquistou a vitória nas eleições gerais e tornou-se a primeira mulher do mundo a ocupar o cargo de primeiro-ministro

Ela serviu o país por três mandatos antes de renunciar em agosto de 2000 por problemas de saúde. Morreu aos 84 anos em consequência de um ataque cardíaco.

13 – Maior taxa de alfabetização no sul da Ásia

O Sri Lanka atribui grande importância à educação e torna-a um direito fundamental na sua Constituição. O país tem uma taxa de alfabetização de 90%, tornando-se o mais alto no sul da Ásia, bem como um dos mais altos de todo o continente.

14 – Adam’s Peak – lugar onde Adão caiu do Paraíso

Cristãos acreditam que foi ali que Adão caiu, quando Deus o baniu do paraíso, lá nas histórias do Antigo Testamento na Bíblia. Mas não somente, no budismo, o pico é conhecido como Sri Pada, que significa pegada sagrada, e acredita-se que tenha sido deixado por Buda quando ele estava indo para o paraíso. Para os hindus ele é a pegada do deus Shiva.

Mesmo sem saber quem é que tem razão, o fato é que Adam’s Peak, ou Pico de Adão, é um dos destinos mais conhecidos do Sri Lanka.

15 – Canela

Além de ser um grande produtor de chá, o Sri Lanka sempre foi famoso pela canela, um ingrediente indispensável para muitos de seus alimentos deliciosos.

Sri Lanka era o principal produtor e exportador de canela do mundo antigo, transportando as especiarias até Roma. Hoje, ele continua sendo o terceiro maior produtor atrás apenas da Indonésia e da China. Olha a China aí de novo!

16 – Lion Rock

O Sri Lanka é o lar da Sigiriya Rock Fortress, ou Lion Rock, uma gigantesca rocha que se eleva a 200 metros das planícies.

Construído há mais de mil anos, e Patrimônio Mundial da UNESCO, é a atração mais popular de todo o Sri Lanka.

Sigiriya e Dambulla

Lion Rock

17 – A mais antiga árvore plantada pelo homem

A árvore mais antiga plantada pelo ser humano, e não por semeadura natural, está em Anuradhapura, uma das antigas capitais do Sri Lanka. É um figo sagrado, uma árvore de dois mil e setecentos anos chamada Sri Maha Bodhiya.

A árvore foi plantada em 288 aC. Dizem que sua árvore-mãe é a famosa árvore Bodhi sob a qual Buda alcançou a iluminação quando estava meditando.

Curiosidades sobre o Sri Lanka

Curiosidades sobre o Sri Lanka

18 – Guerra Civil

O Sri Lanka estave envolvido em uma guerra civil que durou 25 anos, onde morreram cerca de 70.000 pessoas. O conflito terminou em maio de 2009, quando as forças do governo tomaram a última fortaleza do Tigre Tâmil.

Mas hoje é super seguro viajar pelo país. Nós passamos 30 dias lá e amamos.

19 – Sexo? Oi?

Um dos fatos mais picantes sobre o Sri Lanka é que ele figura o terceiro lugar de uma lista curiosa do Google.

Há uma maneira de verificar qual a palavra mais buscada em uma região ou país e, de acordo com os dados do Google de 2004 até a atualidade, e a palavra “sexo” foi mais buscada no Sri Lanka do que em qualquer outro país do mundo – atrás apenas de Bangladesh.

20 – Curiosidades sobre o Sri Lanka – Tsunami

O Sri Lanka foi o segundo país mais atingido pelo tsunami que ocorreu em 2004 no Oceano Índico. Mais de 30.000 pessoas foram mortas com mais de meio milhão de desabrigados.

E o fato mais curioso é que os animais de todo o Sri Lanka sentiram o tsunami que se aproximava até uma hora antes do país ser atingido. Os relatórios incluem elefantes fugindo da praia e flamingos voando para um lugar mais alto no Parque Nacional de Yala.

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta