20 Curiosidades sobre o Sri Lanka
Você sabia que Sri Lanka é o novo nome do antigo Ceilão? Já ouviu falar que o país é um dos maiores produtores de chá do mundo? Que foi o país onde uma mulher tornou-se primeiro-ministro pela primeira vez? Ou ainda, você sabia que o Sri Lanka também teve influência portuguesa e que por isso mais de 100 palavras de seu vocabulário são em português? Veja esta e outras 20 curiosidades sobre o Sri Lanka.

As pessoas mais simpáticas que encontramos!
Não vamos contar como curiosidade mas com sim como um fato: as pessoas mais acolhedoras, simpáticas e gentis que nós encontramos em nossa viagem até agora foram as pessoas do Sri Lanka. O povo srilankês conquistou nosso coração, definitivamente.
Quem nasce no Sri Lanka é srilankês – e não “cingalês”, como dizem, erroneamente, muitos dicionários. Cingalês é o nome da língua e da etnia majoritárias no Sri Lanka. No entanto, nem todos os srilankeses são cingaleses: cerca de 10% dos habitantes do Sri Lanka pertencem à etnia tâmil.

1 – Água de coco “quente”
Uma das primeiras curiosidades sobre o Sri Lanka já vai fazer muito brasileiro torcer o nariz, assim como eu torci o meu.
A água de coco vendida nas praias e nos restaurantes vêm de um coco laranja. Mas nenhum problema até aí, certo? É só a cor do coco. A parte que me pareceu mais estranha é que eles são vendidos in natura, ou seja, em temperatura ambiente, e não gelados e deliciosos como nós estamos acostumados. Os gringos pareciam não se importar, mas eu não gostei não.

2 – Homens usam saia
Os homens no Sri Lanka usam uma espécie de saia, são os chamados sarongues.
O sarongue original é um tubo de tecido dobrado e amarrado na cintura em comprimentos diferentes, dependendo do que o usuário está fazendo. No Sri Lanka, você verá homens de todas as culturas usando sarongues. Desde motoristas de tuk tuk, pescadores, cozinheiros e até mais recentemente, homens de negócios.

3 – Influência portuguesa “oras pois”
O primeiro desembarque português no Sri Lanka ocorreu em 1505, quando a armada comandada por Lourenço de Almeida, ancorou na baía de Galle para abrigar-se de um temporal.
➡️ Falando em Galle, veja nosso post completo sobre a cidade clicando aqui.
Porém, nossos amigos portugueses não ficaram muito tempo por lá. Se no Brasil o domínio português durou mais de 300 anos, no Sri Lanka ele durou apenas entre 144. Depois disso, o país foi dominado pelos holandeses (1658-1880) e depois pelos britânicos (1880 até 1948).
O que sobrou de herança foram mais de 100 palavras de origem portuguesa que são usadas até hoje. Assim como sobrenomes portugueses tais como Rocha, Silva, Pereira e etc.
4 – Primeira fábrica da Lipton
Você sabia que a Lipton Tea foi fundada no Sri Lanka? Pois é. Em 1890, o comerciante Sir Thomas Lipton, nascido em Glasgow, comprou um pedaço de uma plantação de chá em uma região próxima a Ella e começou a exportar folhas de chá diretamente para suas lojas no Reino Unido.
A área da plantação cresceu e hoje em dia é também uma atração turística do país.

5 – Um dos maiores produtores de chá do mundo
E por falar em chá… Você sabia que o Sri Lanka é um dos maiores produtores de chá do mundo? Ele fica atrás apenas de seus gigantes vizinhos, a Índia e a China.
Se considerarmos o tamanho da concorrência, lembrando que o Sri Lanka é apenas pouco maior que o Estado da Paraíba, podemos dizer que estar nesse lugar da lista significa que o Sri Lanka produz chá pra chuchu.

6 – Poder alugar Tuk Tuk
O Tuk Tuk é uma adaptação de uma de moto, com de 3 rodas e cabine para transporte de passageiros ou mercadorias. É um meio de transporte muito comum nos países asiáticos. E no Sri Lanka você pode alugar um Tuk Tuk só pra você!
A locação de um Tuk Tuk custa em média USD 15 por dia, incluindo o seguro. Para nosso estilo de viagem ficaria meio caro, mas imagino que deva ser uma experiência super bacana poder percorrer o país com um bichinhos desses. Né não?

7 – Antigo Ceilão
Você sabia que o Sri Lanka costumava ser chamado de Ceilão? Na verdade, nos muitos milhares de anos que compõem a história do Sri Lanka, a ilha teve muitos nomes diferentes.
Da palavra árabe “saheelan” vieram as muitas variações. Celião em português, Selan em espanhol, Selon em francês. O nome foi posteriormente formalizado como Ceilão quando a ilha se tornou uma colônia britânica. E Ceilão é o nome que foi usado para nomear o famoso chá e muitos outros produtos exportados da ilha para terras distantes.
O país mudou seu nome para Sri Lanka quando se tornou uma república em 1972.
8 – O país tem de tudo!
O Sri Lanka é um país que agrada aos mais variados perfis de viajantes. Por lá você encontra parques para fazer safáris, montanhas, praias belíssimas, regiões mais frias, mais quentes. Ou seja, é um prato cheio. E mais bacana é que por conta de seu território não tão grande, em poucos dias você consegue explorar boa parte do país.
Ah! E o Sri Lanka ainda é considerado o único país do mundo onde é possível ver o maior mamífero terrestre do mundo, o elefante, e o maior mamífero marinho, a baleia azul, em um único dia.

9 – A lágrima da Índia
O Sri Lanka recebe o apelido de “lágrima da Índia”. E uma olhada rápida no mapa nos faz entender o por quê.
O Sri Lanka parece mesmo estar se afastando da Índia como uma gota de água no meio do Oceano Índico, olha:

10 – Respeito à imagem de Buda
As imagens de Budas espalhadas por todos os templos do Sri Lanka devem ser respeitadas. Em diversos templos é possível ver placas pedindo para que as pessoas não deem as costas para as imagens ou estátuas de Buda na hora de tirar fotos.
A exigência por respeito é tamanha que em 2010 o cantor Akon foi impedido de entrar no Sri Lanka. A confusão se deu depois que um de seus vídeos (Sexy Bitch, dele com o David Guetta ) mostrou uma festa na piscina que continha uma estátua do Buda ao fundo. O videoclipe gerou protestos violentos na capital do país, Colombo. Akon foi inclusive banido do Sri Lanka 😳

11 – Bandeira mais antiga do mundo
A Bandeira do Sri Lanka, também conhecida como Bandeira do Leão, é uma das bandeiras mais lindas na minha opinião. E ela é considerada uma das mais antigas do mundo, datada de 162 aC.
Acredita-se também que seja a única bandeira do mundo a reconhecer diferentes crenças religiosas, com as 4 folhas amarelas representando o budismo, a faixa laranja o hinduísmo e as verdes o islamismo.

12 – Primeira mulher Primeiro-Ministro
Em julho de 1960, Sirimavo Bandaranaike, líder do Partido da Liberdade do Sri Lanka, conquistou a vitória nas eleições gerais e tornou-se a primeira mulher do mundo a ocupar o cargo de primeiro-ministro
Ela serviu o país por três mandatos antes de renunciar em agosto de 2000 por problemas de saúde. Morreu aos 84 anos em consequência de um ataque cardíaco.
13 – Maior taxa de alfabetização no sul da Ásia
O Sri Lanka atribui grande importância à educação e torna-a um direito fundamental na sua Constituição. O país tem uma taxa de alfabetização de 90%, tornando-se o mais alto no sul da Ásia, bem como um dos mais altos de todo o continente.

14 – Adam’s Peak – lugar onde Adão caiu do Paraíso
Cristãos acreditam que foi ali que Adão caiu, quando Deus o baniu do paraíso, lá nas histórias do Antigo Testamento na Bíblia. Mas não somente, no budismo, o pico é conhecido como Sri Pada, que significa pegada sagrada, e acredita-se que tenha sido deixado por Buda quando ele estava indo para o paraíso. Para os hindus ele é a pegada do deus Shiva.
Mesmo sem saber quem é que tem razão, o fato é que Adam’s Peak, ou Pico de Adão, é um dos destinos mais conhecidos do Sri Lanka.
15 – Canela
Além de ser um grande produtor de chá, o Sri Lanka sempre foi famoso pela canela, um ingrediente indispensável para muitos de seus alimentos deliciosos.
Sri Lanka era o principal produtor e exportador de canela do mundo antigo, transportando as especiarias até Roma. Hoje, ele continua sendo o terceiro maior produtor atrás apenas da Indonésia e da China. Olha a China aí de novo!
16 – Lion Rock
O Sri Lanka é o lar da Sigiriya Rock Fortress, ou Lion Rock, uma gigantesca rocha que se eleva a 200 metros das planícies.
Construído há mais de mil anos, e Patrimônio Mundial da UNESCO, é a atração mais popular de todo o Sri Lanka.

17 – A mais antiga árvore plantada pelo homem
A árvore mais antiga plantada pelo ser humano, e não por semeadura natural, está em Anuradhapura, uma das antigas capitais do Sri Lanka. É um figo sagrado, uma árvore de dois mil e setecentos anos chamada Sri Maha Bodhiya.
A árvore foi plantada em 288 aC. Dizem que sua árvore-mãe é a famosa árvore Bodhi sob a qual Buda alcançou a iluminação quando estava meditando.

18 – Guerra Civil
O Sri Lanka estave envolvido em uma guerra civil que durou 25 anos, onde morreram cerca de 70.000 pessoas. O conflito terminou em maio de 2009, quando as forças do governo tomaram a última fortaleza do Tigre Tâmil.
Mas hoje é super seguro viajar pelo país. Nós passamos 30 dias lá e amamos.
19 – Sexo? Oi?
Um dos fatos mais picantes sobre o Sri Lanka é que ele figura o terceiro lugar de uma lista curiosa do Google.
Há uma maneira de verificar qual a palavra mais buscada em uma região ou país e, de acordo com os dados do Google de 2004 até a atualidade, e a palavra “sexo” foi mais buscada no Sri Lanka do que em qualquer outro país do mundo – atrás apenas de Bangladesh.

20 – Curiosidades sobre o Sri Lanka – Tsunami
O Sri Lanka foi o segundo país mais atingido pelo tsunami que ocorreu em 2004 no Oceano Índico. Mais de 30.000 pessoas foram mortas com mais de meio milhão de desabrigados.
E o fato mais curioso é que os animais de todo o Sri Lanka sentiram o tsunami que se aproximava até uma hora antes do país ser atingido. Os relatórios incluem elefantes fugindo da praia e flamingos voando para um lugar mais alto no Parque Nacional de Yala.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Especialmente porque o Seguro te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:
Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:
- Sri Lanka – tudo o que você precisa saber
- 7 melhores praias do Sri Lanka
- Roteiro de 1 dia em Galle
- Roteiro de 1 dia em Colombo
- Top 10 atrações de Mirissa
- O que fazer em Kandy
- O que fazer em Ella
- O que fazer em Nuwara Eliya
- O que fazer em Hikkaduwa
- O que fazer em Unawatuna
- Conheça Sigiriya e Dambula
- 10 Principais atrações do Sri Lanka
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Gostei muito da reportagem conte mais sobre sri lanka
Obrigada pelo carinho, Patrícia 🙂