20 Curiosidades sobre o Sri Lanka

Você sabia que Sri Lanka é o novo nome do antigo Ceilão? Já ouviu falar que o país é um dos maiores produtores de chá do mundo? Que foi o país onde uma mulher tornou-se primeiro-ministro pela primeira vez? Ou ainda, você sabia que o Sri Lanka também teve influência portuguesa e que por isso mais de 100 palavras de seu vocabulário são em português? Veja esta e outras 20 curiosidades sobre o Sri Lanka.

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Nine Arches Bridge, em Ella

As pessoas mais simpáticas que encontramos!

Não vamos contar como curiosidade mas com sim como um fato: as pessoas mais acolhedoras, simpáticas e gentis que nós encontramos em nossa viagem até agora foram as pessoas do Sri Lanka.  O povo srilankês conquistou nosso coração, definitivamente.

Quem nasce no Sri Lanka é srilankês – e não “cingalês”, como dizem, erroneamente, muitos dicionários. Cingalês é o nome da língua e da etnia majoritárias no Sri Lanka. No entanto, nem todos os srilankeses são cingaleses: cerca de 10% dos habitantes do Sri Lanka pertencem à etnia tâmil.

1 – Água de coco “quente”

Uma das primeiras curiosidades sobre o Sri Lanka já vai fazer muito brasileiro torcer o nariz, assim como eu torci o meu.

A água de coco vendida nas praias e nos restaurantes vêm de um coco laranja. Mas nenhum problema até aí, certo? É só a cor do coco. A parte que me pareceu mais estranha é que eles são vendidos in natura, ou seja, em temperatura ambiente, e não gelados e deliciosos como nós estamos acostumados. Os gringos pareciam não se importar, mas eu não gostei não.

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka

2 – Homens usam saia

Os homens no Sri Lanka usam uma espécie de saia, são os chamados sarongues.

O sarongue original é um tubo de tecido dobrado e amarrado na cintura em comprimentos diferentes, dependendo do que o usuário está fazendo. No Sri Lanka, você verá homens de todas as culturas usando sarongues. Desde motoristas de tuk tuk, pescadores, cozinheiros e até mais recentemente, homens de negócios.

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka – um senhor , sua bicicleta e seu sarongue

3 – Influência portuguesa “oras pois”

O primeiro desembarque português no Sri Lanka ocorreu em 1505, quando a armada comandada por Lourenço de Almeida, ancorou na baía de Galle para abrigar-se de um temporal.

➡️ Falando em Galle, veja nosso post completo sobre a cidade clicando aqui.

Porém, nossos amigos portugueses não ficaram muito tempo por lá. Se no Brasil o domínio português durou mais de 300 anos, no Sri Lanka ele durou apenas entre 144. Depois disso, o país foi dominado pelos holandeses (1658-1880) e depois pelos britânicos (1880 até 1948).

O que sobrou de herança foram mais de 100 palavras de origem portuguesa que são usadas até hoje. Assim como sobrenomes portugueses tais como Rocha, Silva, Pereira e etc.

4 – Primeira fábrica da Lipton

Você sabia que a Lipton Tea foi fundada no Sri Lanka? Pois é. Em 1890, o comerciante Sir Thomas Lipton, nascido em Glasgow, comprou um pedaço de uma plantação de chá em uma região próxima a Ella e começou a exportar folhas de chá diretamente para suas lojas no Reino Unido.

A área da plantação cresceu e hoje em dia é também uma atração turística do país.

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka – Eu e meu amigo, Sir Thomas Lipton

5 – Um dos maiores produtores de chá do mundo

E por falar em chá… Você sabia que o Sri Lanka é um dos maiores produtores de chá do mundo? Ele fica atrás apenas de seus gigantes vizinhos, a Índia e a China.

Se considerarmos o tamanho da concorrência, lembrando que o Sri Lanka é apenas pouco maior que o Estado da Paraíba, podemos dizer que estar nesse lugar da lista significa que o Sri Lanka produz chá pra chuchu.

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Plantação de chá em Nuwara Eliya

6 – Poder alugar Tuk Tuk

O Tuk Tuk é uma adaptação de uma de moto, com de 3 rodas e cabine para transporte de passageiros ou mercadorias. É um meio de transporte muito comum nos países asiáticos. E no Sri Lanka você pode alugar um Tuk Tuk só pra você!

A locação de um Tuk Tuk custa em média USD 15 por dia, incluindo o seguro. Para nosso estilo de viagem ficaria meio caro, mas imagino que deva ser uma experiência super bacana poder percorrer o país com um bichinhos desses. Né não?

mirissa
Curiosidades sobre o Sri Lanka – Vamo ai?

7 – Antigo Ceilão

Você sabia que o Sri Lanka costumava ser chamado de Ceilão? Na verdade, nos muitos milhares de anos que compõem a história do Sri Lanka, a ilha teve muitos nomes diferentes.

Da palavra árabe “saheelan” vieram as muitas variações. Celião em português, Selan em espanhol, Selon em francês. O nome foi posteriormente formalizado como Ceilão quando a ilha se tornou uma colônia britânica. E Ceilão é o nome que foi usado para nomear o famoso chá e muitos outros produtos exportados da ilha para terras distantes.

O país mudou seu nome para Sri Lanka quando se tornou uma república em 1972.

8 – O país tem de tudo!

O Sri Lanka é um país que agrada aos mais variados perfis de viajantes. Por lá você encontra parques para fazer safáris, montanhas, praias belíssimas, regiões mais frias, mais quentes. Ou seja, é um prato cheio. E mais bacana é que por conta de seu território não tão grande, em poucos dias você consegue explorar boa parte do país.

Ah! E o Sri Lanka ainda é considerado o único país do mundo onde é possível ver o maior mamífero terrestre do mundo, o elefante, e o maior mamífero marinho, a baleia azul, em um único dia.

hermanus whale
Curiosidades do Sri Lanka – Uma baleia dando tchau para você

9 – A lágrima da Índia

O Sri Lanka recebe o apelido de “lágrima da Índia”. E uma olhada rápida no mapa nos faz entender o por quê.

O Sri Lanka parece mesmo estar se afastando da Índia como uma gota de água no meio do Oceano Índico, olha:

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka – Mapa do Sri Lanka

10 – Respeito à imagem de Buda

As imagens de Budas espalhadas por todos os templos do Sri Lanka devem ser respeitadas. Em diversos templos é possível ver placas pedindo para que as pessoas não deem as costas para as imagens ou estátuas de Buda na hora de tirar fotos.

A exigência por respeito é tamanha que em 2010 o cantor Akon foi impedido de entrar no Sri Lanka. A confusão se deu depois que um de seus vídeos (Sexy Bitch, dele com o David Guetta ) mostrou uma festa na piscina que continha uma estátua do Buda ao fundo. O videoclipe gerou protestos violentos na capital do país, Colombo. Akon foi inclusive banido do Sri Lanka 😳

Curiosidades sobre o Sri Lanka – Veja a imagem de Buda lá atrás

11 – Bandeira mais antiga do mundo

A Bandeira do Sri Lanka, também conhecida como Bandeira do Leão, é uma das bandeiras mais lindas na minha opinião. E ela é considerada uma das mais antigas do mundo, datada de 162 aC.

Acredita-se também que seja a única bandeira do mundo a reconhecer diferentes crenças religiosas, com as 4 folhas amarelas representando o budismo, a faixa laranja o hinduísmo e as verdes o islamismo.

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka – Bandeira do Sri Lanka

12 – Primeira mulher Primeiro-Ministro

Em julho de 1960, Sirimavo Bandaranaike, líder do Partido da Liberdade do Sri Lanka, conquistou a vitória nas eleições gerais e tornou-se a primeira mulher do mundo a ocupar o cargo de primeiro-ministro

Ela serviu o país por três mandatos antes de renunciar em agosto de 2000 por problemas de saúde. Morreu aos 84 anos em consequência de um ataque cardíaco.

13 – Maior taxa de alfabetização no sul da Ásia

O Sri Lanka atribui grande importância à educação e torna-a um direito fundamental na sua Constituição. O país tem uma taxa de alfabetização de 90%, tornando-se o mais alto no sul da Ásia, bem como um dos mais altos de todo o continente.

14 – Adam’s Peak – lugar onde Adão caiu do Paraíso

Cristãos acreditam que foi ali que Adão caiu, quando Deus o baniu do paraíso, lá nas histórias do Antigo Testamento na Bíblia. Mas não somente, no budismo, o pico é conhecido como Sri Pada, que significa pegada sagrada, e acredita-se que tenha sido deixado por Buda quando ele estava indo para o paraíso. Para os hindus ele é a pegada do deus Shiva.

Mesmo sem saber quem é que tem razão, o fato é que Adam’s Peak, ou Pico de Adão, é um dos destinos mais conhecidos do Sri Lanka.

15 – Canela

Além de ser um grande produtor de chá, o Sri Lanka sempre foi famoso pela canela, um ingrediente indispensável para muitos de seus alimentos deliciosos.

Sri Lanka era o principal produtor e exportador de canela do mundo antigo, transportando as especiarias até Roma. Hoje, ele continua sendo o terceiro maior produtor atrás apenas da Indonésia e da China. Olha a China aí de novo!

16 – Lion Rock

O Sri Lanka é o lar da Sigiriya Rock Fortress, ou Lion Rock, uma gigantesca rocha que se eleva a 200 metros das planícies.

Construído há mais de mil anos, e Patrimônio Mundial da UNESCO, é a atração mais popular de todo o Sri Lanka.

Sigiriya e Dambulla
Lion Rock

17 – A mais antiga árvore plantada pelo homem

A árvore mais antiga plantada pelo ser humano, e não por semeadura natural, está em Anuradhapura, uma das antigas capitais do Sri Lanka. É um figo sagrado, uma árvore de dois mil e setecentos anos chamada Sri Maha Bodhiya.

A árvore foi plantada em 288 aC. Dizem que sua árvore-mãe é a famosa árvore Bodhi sob a qual Buda alcançou a iluminação quando estava meditando.

Curiosidades sobre o Sri Lanka
Curiosidades sobre o Sri Lanka

18 – Guerra Civil

O Sri Lanka estave envolvido em uma guerra civil que durou 25 anos, onde morreram cerca de 70.000 pessoas. O conflito terminou em maio de 2009, quando as forças do governo tomaram a última fortaleza do Tigre Tâmil.

Mas hoje é super seguro viajar pelo país. Nós passamos 30 dias lá e amamos.

19 – Sexo? Oi?

Um dos fatos mais picantes sobre o Sri Lanka é que ele figura o terceiro lugar de uma lista curiosa do Google.

Há uma maneira de verificar qual a palavra mais buscada em uma região ou país e, de acordo com os dados do Google de 2004 até a atualidade, e a palavra “sexo” foi mais buscada no Sri Lanka do que em qualquer outro país do mundo – atrás apenas de Bangladesh.

20 – Curiosidades sobre o Sri Lanka – Tsunami

O Sri Lanka foi o segundo país mais atingido pelo tsunami que ocorreu em 2004 no Oceano Índico. Mais de 30.000 pessoas foram mortas com mais de meio milhão de desabrigados.

E o fato mais curioso é que os animais de todo o Sri Lanka sentiram o tsunami que se aproximava até uma hora antes do país ser atingido. Os relatórios incluem elefantes fugindo da praia e flamingos voando para um lugar mais alto no Parque Nacional de Yala.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Especialmente porque o Seguro te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.