Qual a melhor época para viajar para a Índia?

A melhor época para viajar para a Índia é entre os meses de novembro e abril. Nesta época do ano as temperaturas são mais amenas em boa parte do país e é também a época mais seca, ou seja, sem chuvas.

A Índia, assim como outros países asiáticos, é bastante afetada pelo regime das monções que ocorre entre os meses de junho a setembro. Se você puder evitar essa época, ótimo. Mas caso só possa viajar nestes meses, saiba que nem tudo está perdido. Nós estivemos por lá no período das chuvas e escrevemos este post para contar como foi e, principalmente, para lhe dar ideias de como aproveitar o país sem se molhar. Vamos lá?

Melhor época para viajar para a Índia

Melhor época para viajar para a Índia – o Taj Mahal entre nuvens e sol em Agosto 

Melhor época para viajar para a Índia

Como falamos mais acima, a melhor época para viajar para a Índia é entre os meses de novembro e abril. Já que os meses de verão, entre junho e setembro, são acompanhados de um calor inimaginável e também é a época das famosas monções.

Como é Viajar pela Índia durante as Monções?

A Índia é um país enorme e o clima muda bastante de uma região para outra. Amigos do Brasil que só tinham férias em agosto (que teoricamente está entre os piores meses para visitar o país) foram nos encontrar na Índia e nós conseguimos fazer um roteiro bem seco. Mesmo no meio da época das chuvas.

Neste roteiro nós priorizamos a região do Rajastão e a parte Norte da Índia. Isso tudo porque o sul do país, especialmente a região de Kerala foi severamente afetada pelas chuvas em 2018. 😔

melhor época para viajar para a Índia

Monções em Kerala, agosto de 2018. Fonte: https://www.hindustantimes.com/

O que fazer na Índia durante as Monções

Provavelmente durante esses meses você não conseguirá visitar a parte sul do país por conta das chuvas. Em 2018 a região de Kerala, por exemplo, recebeu um nível de chuvas bem acima do esperado, houve enchentes e muitos danos por lá.

Mas por outro lado, há uma parte da Índia que só é possível visitar justamente durante o período das monções. Podemos citar Leh. A região montanhosa mais ao norte do país fica coberta de neve durante boa parte do ano, inclusive as estradas são fechadas. E é durante o período das monções que você terá acesso a esta parte incrível da Índia.

Outras opções são a região do Rajastão e da Caxemira. Nós nos surpreendemos bastante com a região da Caxemira, inclusive. Mas você também pode fazer um curso de Yoga em Rishkesh ou um curso de budismo e meditação em Dharamshala, que foi exatamente o que nós fizemos.

Melhor época para viajar para a Índia – dias coloridos e ensolarados na Caxemira

Como é visitar Agra durante as Monções

As monções também são responsáveis por dias nublados, cinzentos e sem graça. O lado bom é que nos dias nublados o sol não incomoda tanto, mas por outro lado as fotos dos cartões postais saem sem cor, sem graça e sem vida.

Nós chegamos em Agra e o recepcionista do hostel onde nos hospedamos já nos deu a pior notícia: nos disse que no dia anterior tinha chovido horrores na cidade. Fomos dormir desanimados mas ainda assim acordamos bem cedo no dia seguinte para visitar a atração mais famosa da Índia, o Taj Mahal.

Nós tivemos a maior sorte e logo nas primeiras horas do dia o sol deu o ar da graça.

➡️ Veja aqui nosso post completo com todas as atrações de Agra.

Melhor época para viajar para a Índia

Melhor época para viajar para a Índia – Taj Mahal com sol em agosto

Como é visitar o Rajastão durante as Monções

Na região do Rajastão nós não pegamos nenhum milímetro de chuva. Foram dias quentes e ensolarados. Dias bem quentes, aliás. Com médias passando dos 35 graus.

Visitamos as principais atrações da cidade em um roteiro de dois dias.

➡️ Veja aqui nosso post completo com todas as atrações de Jaipur.

melhor época para viajar para a Índia

Melhor época para viajar para a Índia – olha o solzão no Amber Fort, em Jaipur, em agosto

Como é visitar New Delhi durante as Moções

A previsão do tempo era desanimadora. Em todos os sites que consultamos as notícias eram de chuvas torrenciais em New Delhi durante o período em que estaríamos na cidade. Porém, em um lance de pura sorte nós pegamos uma semana com dias mesclados entre céu aberto com sol e dias nublados.

Andamos por toda parte de Uber e tuk-tuk, caprichamos no protetor solar e não saímos molhados de nenhuma atração.

➡️ Veja aqui nosso post completo com todas as atrações de New Delhi

melhor época para viajar para a Índia

Melhor época para viajar para a Índia – dia lindo de sol no Lotus Temple, em agosto

Como é visitar Pushkar durante as Monções

Nós fizemos um bate e volta de Jaipur até Pushkar. Pegamos muita chuva na estrada mas na cidade mais sagrada da Índia o tempo só estava nublado, não nos molhamos.

Aliás, a única coisa de ruim que nos aconteceu durante nossa passagem por Pushkar foi termos caído no golpe do lago. Por isso fizemos um post caprichado para que você não caia na mesma cilada, olha só:

➡️  Fizemos um post completo sobre Pushkar e o golpe do lago, clique aqui para ver.

Melhor época para viajar para a Índia – dia nublado e cinzento em Pushkar

Como é visitar Rishikesh durante as Monções

Em Rishikesh nós pegamos bastante chuva, mas isso não atrapalhou nossa estadia na cidade já que estávamos hospedados em um ashram e nosso foco eram as aulas de Yoga.

➡️ Veja aqui nosso post completo com todas as atrações de Rishikesh

Rishikesh é o paraíso do Yoga na Índia e a cidade possui um incontável número de centros que oferecem desde cursos de formação até ashrams onde você pode se hospedar apenas para praticar. Mesmo com as chuvas nós conseguimos andar pela cidade durante o dia e explorar as principais atrações. E mesmo em meio ao tempo ruim, até que conseguimos breves momentos de sol. Como este:

Melhor época para viajar para a Índia – dia ensolarado em Rishikesh em agosto

Como é visitar a Caxemira durante as Monções

A região da Caxemira foi a que mais nos surpreendeu nesta viagem pela Índia. Primeiro porque não imaginávamos que era uma área segura para se visitar, e segundo porque não sabíamos que iríamos encontrar lugares tão lindos por lá.

Durante os meses de inverno a Caxemira fica coberta de neve e com temperaturas que chegam a -20 graus. Mas durante o verão o sol reina e é possível visitar os famosos Jardins Mugóis de Srinagar. E foi exatamente isso que nós fizemos.

➡️ Veja aqui nosso post completo com todas as atrações de Srinagar

Melhor época para viajar para a Índia – o Jardim Shalimar Bagh, em Srinagar

Outra opção do que fazer na Índia durante as Monções

Como nós também tínhamos alguns dias em setembro nós fizemos um curso de introdução ao budismos em Dharamshala, no Tushita. Foi uma experiência ímpar e que nós recomendamos muito se você estiver buscando algo mais espiritual durante sua passagem pela Índia.

O clima na região de Dharamshala é delicioso nesta época do ano. É mais frio e serve de refresco para o corpo e para a alma depois de ter perambulado pelo país no calor das demais cidades.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Índia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque!  Faça já sua cotação clicando aqui.

Nossa conclusão depois de viajar pela Índia durante as monções:

Podemos dizer que 90% do tempo que passamos na Índia entre os meses de agosto e setembro foram secos. Não conseguimos explorar o sul do país por conta das chuvas mas curtimos bastante o roteiro que fizemos.

Ao planejar sua viagem para a Índia considere que durante os meses de junho e julho o calor pode tornar sua vida mais difícil. Lembre-se de se hidratar e abusar do protetor solar.

No mais, te desejamos muita sorte! Assim como nós tivemos!

Dia bem cinzento e chuvoso em New Delhi

Gostou? Aproveite e veja todos nossos posts sobre a Índia:

Dicas que vão te ajudar:

Dicas do que fazer:

Como se locomover:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário