Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como ir de Dharamshala para Srinagar e para Leh

Nós passamos algumas semanas em Dharamshala, na verdade entre McleodGanj e Bagsu. Logo depois, aproveitando que estávamos na melhor temporada para visitar o norte da Índia, decidimos ir de ônibus até Srinagar e depois até Leh, na região de Ladakh. Veja neste post como ir de Dharamshala para Srinagar, como é a viagem e quanto custa. E também como seguir viagem de Srinagar para Leh.

Como ir de Dharamshala para Srinagar e Leh
Como ir de Dharamshala para Srinagar

Como ir de Dharamshala para Srinagar

Uma opção mais cômoda para ir de Dharamshala até Srinagar é pegar um voo até New Delhi e de New Delhi voar para Srinagar. Ou ainda, pegar um ônibus noturno de Dharamshala para New Delhi e depois um voo para Srinagar. Estas são boas opções para quem tem menos tempo e mais dinheiro para investir.

Porém, para quem gosta de viajar por terra, assim como nós, é possível fazer o trajeto de ônibus. Gastando menos, incluindo uma boa dose de aventura e apreciando lindas paisagens pelo caminho. Vem ver!

Como ir de Dharamshala para Srinagar
Como ir de Dharamshala para Srinagar – Paisagens pelo caminho

Como ir de Dharamshala para Jammu

O primeiro ponto que você precisa saber é que não tem ônibus direto de Dharamshala para Srinagar, primeiro você terá que parar em Jammu e em Jammu pegar outro transporte até Srinagar.

O ônibus que nós pegamos em Dharamshala era um ônibus público. Aliás os ônibus públicos são bem mais baratos que os ônibus de turismo convencionais. O único ponto ruim é que eles não são muito confortáveis. Mas a passagem custou bem pouco, apenas INR 270,00 por pessoa, que equivale a USD 3.80.

➡️ Você pode consultar os preços e os horários dos ônibus públicos clicando aqui neste link.

Todas as agências de viagem em Mcleodganj, Bagsu ou em Dharamshala vendem o bilhete de ônibus para Jammu por um preço praticamente tabelado. O ônibus sai da rodoviária de Dharamshala e, se você estiver hospedado em Mcleodganj um táxi até lá custará em torno de INR 450,00.

Como é a viagem de Dharamshala para Jammu

O ônibus saiu às 9h40m da manhã da rodoviária de Dharamshala. Paramos rapidamente em Paramkot e seguimos viagem no calorão. Falo isso porque o ônibus não tinha ar condicionado – Jesus me socorra!

A viagem durou 6h no total.

Como ir de Dharamshala para Srinagar
Como ir de Dharamshala para Srinagar – Os ônibus…rs

Chegada em Jammu

Esta foi nossa segunda visita à esta parte da Índia e confesso que desta vez deu bem mais trabalho…

A estrada que dá acesso à região da Caxemira pode ser fechada a qualquer momento de acordo com as condições climáticas (neve e chuva), por conta de deslocamento de pedras na pista e também por questões de segurança. Ocorre que, quando tem comboios do exército na estrada eles param os demais carros por horas e horas. Tudo isso para que nenhum veículo civil se aproxime dos veículos do exército.

Comboio do exército fechando a estrada

A Caxemira é uma região que ainda enfrenta conflitos entre indianos e paquistaneses. Mas antes que você se assuste, saiba que os conflitos ocorrem nas regiões fronteiriças onde o acesso é proibido para turistas. Ou seja, mesmo que você queira você não chegará nem perto.

Enfim, exatamente por conta destes conflitos é que a estrada pode ser fechada sem maiores avisos. Então esteja preparado para o perrengue. Ok? rs.

Como ir de Jammu para Srinagar

Chegamos em Jammu às 16h e não encontramos ônibus (nem públicos, nem de turismo) seguindo para Srinagar no mesmo dia. E aí é que está…

Ao chegar em Jammu umas 200 pessoas (sem exagero) vieram falar conosco oferecendo seus serviços de transporte. E o pior é que cada uma delas nos deu informações divergentes com relação aos horários de ônibus e a condição da estrada.

Esperamos até as 19h e, depois de várias pessoas terem tentado nos enganar, finalmente decidimos pegar um táxi compartilhado com mais 4 pessoas (6 no total) para seguir para nosso destino final.

O táxi compartilhado custou INR 1.000,00 por pessoa, que equivale a USD 14.00.

Obs.: dias depois conhecemos um casal de argentinos que pegaram um ônibus de Jammu para Srinagar às 15h deste mesmo dia. Eles pagaram INR 450,00 pelo bilhete.

Como é a viagem de Jammu para Srinagar 

Logo depois de Udhampur todos os carros e caminhões pararam. Ficamos parados das 2h até às 6h da manhã esperando a estrada reabrir. Tivemos duas informações quanto ao motivo da parada. Primeiro nos disseram que estrada estava fechada por conta do deslizamento de pedras, depois disseram que o fechamento foi por conta de questões relacionadas à segurança. Na verdade nós nunca saberemos o motivo real.

Seguimos viagem pela estrada que está atualmente em processo de construção, um caos! Beiramos precipícios assustadores mas em compensação as paisagens eram incríveis! 

como ir de dharamshala para srinagar
Como ir de Dharamshala para Srinagar – Paisagens pelo caminho

Controle policial depois de Jammu

Pouco antes do Jawahar Tunnel nós paramos para fazer o registro dos nossos passaportes em um ponto de controle. O nosso carro “morreu” e não queria mais ligar (desgraça pouca é bobagem, né gente!?). Porém, os guardas do posto policial ajudaram a empurrar o carro e no final até pediram para tirar foto com a gente.

Como ir de Dharamshala para Srinagar
Como ir de Dharamshala para Srinagar – Controle policial depois de Jammu

Quanto tempo dura a viagem de Jammu para Srinagar

Saímos de Jammu às 21h na esperança de fazer uma viagem de pouco mais de 200 km em 12 horas – o que já seria um tempo absurdo. Contudo a viagem durou bem mais que isso! Hahaha. Foram 19h no total 😳

O que fazer em Srinagar

Nós já estivemos em Srinagar por duas vezes. A cidade é cheia de jardins floridos e diversas outras atrações. Clique no link abaixo para ver um post específico repleto de dicas:

➡️ Veja aqui nosso post completo com TODAS as atrações de Srinagar.

Jardins Mogóis de Srinagar

O que faríamos diferente 

Não fez o menor sentido pegar um táxi noturno e ter dormido dentro dele na estrada. Então o que nós faríamos diferente em uma próxima vez seria dormir em Jammu e pegar um ônibus na manhã seguinte para Srinagar.

Os ônibus públicos custam em média INR 300,00 por pessoa. Eles não são confortáveis mas o preço é bem camarada, né? Também tem opção de minivans e táxis compartilhamos, onde você poderá até negociar um bom preço.

Mas, caso você queira se aventurar desta mesma maneira, deixarei aqui algumas dicas valiosas:

  • Certifique-se de quantas pessoas o motorista colocará no táxi compartilhado. Acredite: eles conseguem colocar 12 pessoas onde há espaço para somente 6;
  • Confirme bem o preço do táxi compartilhado antes da viagem começar. Isso evita surpresas desagradáveis no final;
  • Existem ônibus privados que fazem o trajeto de Jammu para Srinagar. Se puder opte por estes, que são mais confortáveis;
  • Tente sentar-se na janela para ver as lindas paisagens.

Como ir de Srinagar para Leh

Contudo nosso destino final nesta aventura não era Srinagar, mas Leh, na região de Ladakh.

Veja no post abaixo como nós fizemos para ir de Srinagar até Leh. No post você encontra todas as informações, custos, dicas e muitas fotos:

➡️ Veja neste post como ir de Srinagar para Leh – informações, fotos e custos.

É isso! Espero que este post possa lhe ajudar! Aproveite para ver todos nossos posts sobre a Índia:

Dicas que vão te ajudar:

Dicas do que fazer:

Como se locomover:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta