Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Como comprar bilhetes de trem na Índia

Nenhuma visita à Índia está completa sem uma viagem de trem pelo país. Apesar das inúmeras imagens que circulam na internet de trens superlotados, com passageiros se pendurando nas portas e em cima do trem, o país possui a terceira maior rede de trens do mundo e você poderá viajar confortavelmente sentado em um vagão climatizado em um trem na Índia.

Mesmo distâncias maiores como Delhi para Varanasi ou Mumbai podem ser facilmente transpostas usando os trens noturnos, com ar-condicionado e cadeiras ou camas reservadas.

Contudo, apesar da viagem em si poder ser muito prazeirosa e barata, nem sempre é fácil comprar os bilhetes de trem na Índia com antecedência. E muitos dos trechos tem os tickets esgotados com meses de antecipação. Principalmente quando se trata das datas dos festivais.

E foi pensando nisso que resolvemos escrever este guia mostrando as diversas maneiras de comprar bilhetes de trem na Índia. Assim, o viajante que irá de maneira independente pode escolher qual opção mais se encaixa em seu estilo de viagem. Segue com a gente!

Como comprar bilhetes de trem na Índia

Existem várias maneiras para comprar um bilhete de trem na Índia. E aqui vamos explicar como cada uma delas funciona. Começando pela compra online, que acreditamos ser a que mais interessa a viajantes estrangeiros.

Como comprar bilhetes de trem na Índia pela internet

Como dito acima, os trens ligando as principais cidades da Índia costumam ter seus assentos esgotados com meses de antecedência. Então, se você está viajando com um roteiro fixo, é melhor comprar seus tickets o quanto antes. Os bilhetes ficam disponíveis para compra 120 dias antes da data da viagem. Contudo, alguns trechos mais curtos somente disponibilizam os bilhetes com 30, ou até mesmo, 15 dias antes da viagem. Veja abaixo os principais sites para compra:

  • Indian Railways

    A Indian Railways é a empresa estatal que controla o transporte de trem no país. O site oficial para compra é o www.irctc.co.in. No site você poderá consultar os trajetos, horários e preços. Além de poder comprar seu bilhete, é claro. O único problema é que você precisará fazer um cadastro antes de efetuar a compra. E para efetivação do cadastro é necessário informar um código que é enviado por SMS para o número de telefone que você cadastrou. Nós fizemos o nosso quando ainda estávamos no Egito e recebemos o código SMS sem problemas. Contudo, já ouvimos relatos de pessoas que não conseguiram concluir o cadastro porque não receberam o código, apesar de terem feito inúmeras tentativas. Veja aqui um passo-a-passo para o registro.

  • 12go.asia

O 12go.asia é um site de venda de tickets online que já atendia a Tailândia e o Vietnam e agora vende bilhetes para a Índia também. O sistema é fácil, confiável e simples. Funciona exatamente como para compra de uma passagem de avião. Obviamente eles cobram uma comissão pelo serviço. Porém, a comissão é pequena e seguramente muito mais barata do que uma agência de viagem cobraria. E sempre há a opção de verificar primeiro o preço no site oficial da Indian Railway e confirmar se o valor da comissão é realmente aceitável. Há outros sites não oficiais de venda de bilhetes online, mas não usamos e não temos como recomendar.

Comprar direto nas estações de trem

Se você já está na Índia, é sempre possível comprar seu bilhete direto na estação de trem. As estações de New Delhi, Mumbay, Calcutta, Agra, Jaipur, Varanasi, além do aeroporto internacional de Delhi, possuem um “International Tourist Bureau”  onde os turistas estrangeiros podem comprar seus tickets sem a confusão e filas dos guichês tradicionais. Além da vantagem da salinha com atendimento especial, os trajetos mais usados por viajantes ainda contam com uma quota de bilhetes especial para turistas. Ou seja, as principais rotas tem uma quantidade de tickets reservadas para turistas estrangeiros. Mas não se engane, estes tickets também acabam cedo.

A Indian Railways ainda separou uma pequena quantidade de tickets, chamados Tatkal. Os bilhetes Tatkal (palavra hindi para imediato), são bilhetes que são vendidos somente com 24h de antecedência da data da viagem. É mais uma opção para quem não conseguiu comprar o ticket com antecedência. Contudo, note que estes ingressos são vendidos com um ágio de 75,00 a 300,00 rúpias. E assim como a cota turística, os ingressos Tatkal também estão disponíveis para compra online.

Comprar nas Agências de Viagem

A terceira opção é utilizar uma agência de viagem para comprar seus bilhetes. Se você já está organizando sua viagem com uma, os bilhetes estarão incluídos e talvez você não pague um ágio tão grande. Contudo, se você está usando a agência somente para compra do bilhete, seguramente estará pagando uma comissão maior. Sua agência no Brasil pode organizar isso pra você, mas segue aqui o contato do dono de uma agência na Índia que utilizamos e eles foram super honestos e confiáveis. Seu nome é Mahesh e o número de telefone (e WhatsApp) dele é o + 91 99977 79433.

As classes do trem

Os trens na Índia normalmente possuem 8 diferentes classes. Todavia, nem todos os trens terão todas as classes.

As classes mais usadas por estrangeiros são:

  • Air-conditioned first class (AC1 or 1A): primeira classes com ar-condicionado e cabines com 2 ou 4 camas;
  • Air-conditioned 2-tier (AC2 or 2A): segunda classes com ar-condicionado e baias com 4 camas;
  • Air-conditioned 3-tier (AC3 or 3A): terceira classe com ar-condicionado e baias com 6 camas. Sendo que a do meio fica recolhida durante o dia, para que a cama inferior possa ser usada como banco;
  • AC Executive chair class (EC): cadeiras confortáveis em vagões com ar-condicionado. As cadeiras são organizadas em sets de 2, viradas umas para os outras. Ou seja, você viaja olhando no do outro coleguinha na sua frente;
  • AC Chair class (CC): cadeiras organizadas em sets de 2 e 3 assentos em vagões com ar-condicionado. Você viaja olhando a nuca da pessoa na sua frente 😂

Tipos de bilhete de trem na Índia

A Indian Railways possui um sistema próprio para emissão de bilhetes. Após a venda dos tickets com reserva confirmada (CNF), ainda são vendidos bilhetes como “Reservation Against Cancellation” (RAC) e, depois que os RAC´s são vendidos, os “Waitlisted” (WL).

A diferença é que os bilhetes vendidos como RAC tem o embarque garantido. Talvez você tenha que ir sentado, dividindo um banco que se transformaria em uma cama a noite, mas irá embarcar. Já no caso do WL, você não tem permissão de embarque, a não ser que algum passageiro tenha cancelado sua compra com antecedência, elevando um bilhete da categoria RAC para confirmado (CNF), e em consequência, o seu ticket de WL para RAC. Toda essa movimentação pode ser consultada online no dia ou véspera de sua viagem.

Onde se hospedar pela Índia

Nós fizemos um post super legal dando dicas de onde se hospedar em New Delhi. Clique aqui  para conhecer um pouco mais sobre os bairros mais indicados para turistas.

Veja também a seleção de hotéis que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para a Índia. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Nós temos amiga que teve uma crise renal em Atlanta e se não fosse pelo seguro viagem ela teria que arcar com uma conta de USD 25.000,00. Já pensou? Não arrisque!  Faça já sua cotação clicando aqui.

Veja todos nossos posts sobre a Índia:

Dicas que vão te ajudar:

Dicas do que fazer:

Como se locomover:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

4 comentários sobre “Como comprar bilhetes de trem na Índia

  1. frederic rieger

    obrigado pelas dicas de site, eu nao consegui comprar direto no site da railway porque eles nao estavam aceitando meus cartoes brasileiros, usei o outro site

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Frederic, tudo bem?
      É mesmo? Qual site você usou? Posso indicar aqui para outras pessoas que também possam ter problemas.
      Deu tudo certo no final? Custou muito mais caro?
      Abração!

  2. Diego Araujo

    Gostaria de agradecer a dicas do casal, comprei pelo site 12go e foi uma mão na roda, se tivesse visto antes não tinha nem perdido tempo no site oficial… forte abraço

Deixe uma resposta