Conheça o belíssimo Templo de Edfu, no Egito

Situado entre Luxor e Aswan, a aproximadamente 115 km de ambas as cidades, está o Templo de Edfu. O segundo maior templo do Egito e um dos mais bonitos e melhor preservados de todo o país.

Veja neste post detalhes de como chegar, custos, dicas e lindas fotos deste belíssimo templo egípcio.

Edfu Temple Cruzeiro pelo Nilo
Edfu Temple

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

Mas caso queira ver outras boas opções em Luxor, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você não paga nada a mais por isso mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

O Templo de Edfu

O Templo de Edfu também é conhecido como Templo de Hórus, nome do deus falcão ao qual o templo é dedicado.

Hórus representado nas paredes da entrada do Templo de Edfu

A cidade de Edfu, por sua vez, era conhecida pelos gregos como “Apollopolis Magna”, pois estes associavam o deus Hórus com o deus grego Apollo.

Assim como os templos de Dendera e Kom Ombo, o templo de Edfu foi construído durante a época Ptolomaica no Egito. Além disso, sua construção levou 180 anos, começando no ano de 237 e terminando somente no ano de 57 a.C.

Detalhes das colunas e do teto

Também assim como em Kom Ombo, o templo foi construído em cima das ruínas de outro templo muito mais antigo e menor, dedicado a Hórus. E onde os egípcios acreditam que a grande batalha entre Hórus e seu tio Seth aconteceu.

O complexo mede 137 metros de comprimento, 79 metros de largura e possui um Pilono gigantesco (portal com duas torres) que atinge 37 metros de altura. Ele é composto basicamente por uma entrada principal, dois halls e um santuário.

Do lado oeste da entrada principal está também uma Mamisi (casa de parto/nascimento), onde anualmente era celebrado um festival em homenagem ao nascimento do deus Hórus e do faraó.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

O Templo de Edfu

Contudo um dos pontos altos da visita ao templo é o pilono, um dos maiores e mais bem preservados de todo o Egito, decorado com cenas do Faraó Ptolomeu VIII subjugando seus inimigos em frente à Hórus.

Cenas representadas na entrada do templo

Ainda na entrada do templo estão duas estátuas de Hórus, em sua forma de falcão, feitas de granito cinzento.

Hórus representado em forma de falcão

O interior do Templo de Edfu

Logo após está o pátio principal, que era aberto a todos e onde as pessoas podiam deixar suas oferendas. Por isso nas paredes deste pátio podem ser vistas cenas do festival da União Divina, que acontecia uma vez por ano. O festival retratava a união de Hórus com a deusa Hathor e culminava com a chegada da estátua de Hathor trazida do Templo de Dendera, a 180km dali.

Passando ao santuário, ao final do templo, ainda pode ser visto um pedestal de granito cinza polido, onde a estátua de Hórus era deixada e em frente deste está sua barca sagrada.

Arca sagrada de Hórus

Também assim como em Kom Ombo, há um “Nilômetro” nos arredores do Templo de Edfu. O “Nilômetro” era conectado ao rio Nilo por canais e assim podiam medir os níveis das cheias. Desta maneira era possível determinar a quantidade de terra que seria cultivável e, consequentemente, o valor dos tributos a serem cobrados.

A tecnologia sempre sendo usada para cobrar impostos, desde os tempos mais antigos 😫

Nilômetro

Além disso, o Templo de Edfu foi usado até finais do século IV d.C., quando já sob o domínio romano, o culto dos demais deuses que não o deus cristão foi proibido em todo o império.

Seu estado de preservação se deve principalmente ao fato do mesmo ter sido “enterrado” pelas areias do deserto até 1860, quando o trabalho de desenterra-lo foi iniciado.

Interior do Templo de Edfu

Como Chegar

O Templo de Edfu é uma parada para quem, assim como nós, fizer o Cruzeiro pelo Rio Nilo entre Aswan e Luxor ou vice-versa.

O cruzeiro para na cidade e desde lá é possível pegar uma charrete por EGP 120,00 ou USD 6,70 (ida e volta, valores de abril de 2018). Você é meio “forçado” a pegar a charrete, chegando lá você sentirá a “pressão”. Mas é possível tentar negociar um táxi por ali também.

Entretanto, para quem não for fazer o cruzeiro, outra opção é ir de trem até a estação de Edfu, tanto de Luxor como de Aswan. O bilhete de trem não deve sair mais que EGP 30,00 ou USD 1,70 e da estação é só pegar um táxi ou um tuk-tuk até o templo.

O templo fica a aproximadamente 4 km desde a estação de trem. O valor do táxi vai depender de sua habilidade para negociar.

Quanto Custa

O custo da entrada para o templo foi de EGP 100,00 ou USD 5,60 por pessoa em abril de 2018.

O Templo de Edfu em 10 fotos

Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu
Templo de Edfu

Melhor época para visitar Edfu

Os meses de verão no Egito são bastante quentes. E a região do deserto fica particularmente escaldante nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Fuja destes meses e tente fugir dos feriados de final do ano e Páscoa, quando o país é invadido por europeus.

Os meses de marçooutubro e novembro são ideias para a visita, pois o clima está agradável e não há muitos turistas.

Fonte: https://www.meteoblue.com/

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário