Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Curiosidades sobre o Egito

Passamos três meses perdidos na beleza deste incrível país entre março e junho de 2018 e vamos contar aqui algumas das curiosidades sobre o Egito.

Você sabia que parte do pagamento para as pessoas que trabalharam na construção das pirâmides era feito em cerveja? E que Cleópatra não era tão somente admirada por sua “beleza”? Ou ainda, que até cocô era usado como anticoncepcional? Veja tudo isso nesse post!

Curiosidades sobre o Egito

Curiosidades sobre o Egito

Situado no norte do continente africano, o Egito continua sendo um dos países que mais despertam a curiosidade das pessoas. Quer seja pelos mistérios que ainda envolve a construção das pirâmides ou por outros aspectos mais “atuais” de sua cultura. A terra dos faraós mexe com o imaginário de todos nós. Reunimos abaixo 11 curiosidades sobre o Egito.

1. O Egito está em dois continentes

Assim como a Rússia, o Egito faz parte de uma pequena lista de países que são considerados transcontinentais, ou seja, cujo território abarca terras em mais de um continente. Este conceito desconsidera as partes do território não contíguas, como partes integrantes distantes, possessões ultramarinas e casos semelhantes, como a Guiana Francesa, Havaí, Ceuta e Melilla, Gibraltar ou Guam.

Geograficamente todo o território do Egito que fica a oeste do Canal de Suez pertence ao continente africano e toda a Península do Sinal, que fica do lado leste do canal, já faz parte da Ásia, tornando-o a única nação transcontinental da África.

2. Cerveja como salário?

Mais e mais pesquisadores acreditam que os grandes monumentos egípcios, como as pirâmides de Giza, foram construídas por trabalhadores “assalariados”, por assim dizer, e não por escravos. Pelo menos não somente por escravos. E para felicidade dos cervejeiros de plantão, aqui está a parte mais deliciosa das curiosidades sobre o Egito:

Parte do pagamento diário destes trabalhadores era feito em cerveja! Isso aí, cada trabalhador recebia uma porção diária de pão e dois vasos de dois litros de cerveja por dia.

A cerveja até então possuía um baixo teor alcoólico e funcionava muito mais como um alimento. Era rica em carboidratos e sais minerais, tão necessários para repor os líquidos e energia perdidos durante um dia extenuante de trabalho debaixo do calor do deserto. Além disso, ingerir a bebida fermentada dos deuses (isso mesmo, alguns deuses do Egito também recebiam cerveja como oferenda) era muito mais seguro do que beber as águas cheias de parasitas e doenças do Nilo. Os antigos egípcios já pareciam saber que trabalhadores felizes era chave para alta produtividade!

Curiosidades sobre o Egito

3. Igualdade de gênero no Antigo Egito

Apesar do Antigo Egito ainda ser uma sociedade dominada pelos homens, onde havia uma hegemonia masculina em determinados postos na administração do estado e exército, as mulheres eram vistas como iguais em diversos aspectos da sociedade.

Diferente do que acontecia na Grécia antiga, por exemplo, as egípcias participavam do comércio, podiam possuir e herdar bens e propriedades, garantir empréstimos e testemunhar em juízo. E apesar das dificuldades, algumas mulheres conseguiram se firmar em altos postos, como as faraós Hatshepsut e as Cleópatras.

4. Não se pode perder a primeira venda do dia

Talvez seja um esteriótipo, mas para os egípcios, assim como para a maioria dos povos árabes, a barganha faz parte da vida cotidiana. E talvez a melhor hora para se barganhar uma compra seja no início da manhã.

Isso porque os egípcios acreditam que se você perder (não conseguir concretizar a primeira venda), o dia não será lucrativo. Desta maneira, arme-se com sua cara de pau e lábia e vá à luta, ou melhor, as compras!

E aqui vai outra dica, sempre ofereça primeiro um terço do valor pedido e vá subindo até chegarem a um preço que atenda aos dois lados.

5. Os Antigos egípcios inventaram o Photoshop

Não, não iremos falar que os egípcios já tinham computadores e softwares para edição de imagens devido a uma interação com alienígenas, nada disso. Não que não acreditemos que os antigos deuses pudessem ser astronautas. Sabe-se lá que que aconteceu a 4000 anos atrás.

Mas o fato é que os faraós já se faziam retratar nas paredes dos templos e em esculturas em sua forma idealizada, por assim dizer. Sabe todos aqueles corpos esbeltos e sem uma gota de gordura que vemos nas imagens? Pois bem, não era bem assim…

A verdade é que os faraós, assim como toda a nobreza, não faziam nenhum tipo de atividade física que não o levantamento de copo e garfo. E isso, associado a uma dieta à base de pão, cerveja, vinho e mel, não resulta facilmente em corpos sarados. Muito pelo contrário, exames realizados em varias múmias levaram à conclusão de que diversos faraós eram obesos. Ou seja, os faraós já nos enganavam muito antes das revistas masculinas.

Curiosidades sobre o Egito

Ramsés II todo magro e esbelto matando inimigos nas paredes do Templo de Abu Simbel

6. Beijinhos entre homens

Atualmente o Egito é um país de maioria muçulmana, devido a invasão árabe ocorrida por volta do ano 600 d.C.. E que apesar do Alcorão, livro sagrado do Islã, orientar que as mulheres devam cobrir quase a totalidade de seu corpo quando na rua e que cumprimentos mais “afetivos” (entenda-se como beijo e abraços) entre homens e mulheres podem ser considerados ofensivos, os homens são muito mais pra “frentex” entre eles.

Normalmente os egípcios cumprimentam seus amigos, homens, com três beijos no rosto. E uma das curiosidades sobre o Egito que talvez chame sua atenção é que não é difícil encontrar amigos andando de mãos dadas pelas ruas do país. Mas carinhos trocados entre casais em locais públicos não são bem vistos. Vá entender… né?

7. Construindo uma nova capital

Pois é, não é que os egípcios estão construindo do zero uma nova cidade que deverá ser a nova capital do pais!?

A nova cidade ainda não tem nome, mas já está em construção e abrigará em torno de 5 milhões de habitantes quando estiver pronta. O projeto tem um custo estimado de USD 45 milhões e tem como objetivo aliviar o contingente populacional do Cairo, atual capital do país. O Cairo abriga atualmente mais de 20 milhões de pessoas e tem uma previsão de chegar a 40 milhões em 2050. É muita gente 😱

8. Fezes de crocodilo como anticoncepcional

Se você pensava em já ter escutado falar de alguns métodos anticoncepcionais estranhos, aqui vai mais um pra sua lista.

Talvez a mais estranha das curiosidades sobre o Egito seja esta. Você sabia que os antigos egípcios usavam fezes de crocodilo, isso mesmo FEZES, vulgo merda, como método para prevenção da gravidez? 😂

As mulheres inseriam o excremento do animal na vagina antes do ato sexual. Imagino a surpresa que o indivíduo devia ter ao tentar dar um beijinho “lá”, nas preliminares. Mas o mais interessante é que pesquisadores descobriram que a fezes do crocodilo é alcalina, assim como os espermicidas usados atualmente. Ou seja, apesar de esquisito, o método devia funcionar!

9. Uber Lambreta

Não, o Uber não está vendendo este delicioso fruto do mar no Egito. O que não deixa de ser uma pena, porque uma lambreta com uma cervejinha tem seu valor. O serviço em questão é de transporte em nestas pequenas motos, tão famosas na Itália. E considerando o preço, normalmente metade do Uber X e os grandes engarrafamentos que tem em Cairo, o serviço até parece uma boa opção.

Só faça um seguro de vida antes, porque o trânsito na cidade é louco. Não vimos um único carro sem um arranhão/batida durante nossa estadia na capital do país. Não é um tipo de serviço para os fracos do coração… hehehe.

10. Cleópatra era famosa por sua beleza, só que não!

A mais contraditória das curiosidades sobre o Egito: Você sabia que apesar do mito sobre a beleza da última rainha do Egito ter atravessado séculos e ter inspirado diversas obras de arte e tratamentos de belezas, pesquisas modernas apontam que seu poder de sedução estava muito mais relacionado a sua inteligência e oratória do que a seus atributos físicos?

Cleópatra, assim como grande parte da nobreza egípcia, tinha sobrepeso, um nariz bastante pretuberante e um queixo pontudo. Não condizendo exatamente com o padrão de beleza ocidental. O estudo ainda coincide com os escritos do historiador grego Plutarco, que disse que a rainha do Egito não era bonita em um sentido convencional, mas tinha a capacidade de enfeitiçar com seu discurso. Fica a dica meninos e meninas!

11. A última das 7 maravilhas do mundo antigo

E aqui está a mais antiga das curiosidades sobre o Egito:

A Grande Pirâmide de Gizé, ou a Pirâmide de Quéops, não apenas é a mais velha das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, mas também a única que sobrevive até hoje. Um provérbio árabe captura perfeitamente a resistência das pirâmides: “O homem teme o tempo, e o tempo teme as pirâmides”.

Mas não é somente o fato desta estrutura resistir até hoje que impressiona, o monumento que já tem mais de 4000 anos de idade foi a estrutura construída mais alta do mundo por mais de 3800 anos. Sua massa é de aproximadamente 5,9 milhões de toneladas, sendo que alguns blocos sozinhos pesam mais de 10 tons. Tudo isso mais o mistério sobre o método construtivo que possibilitou a realização desse monstro nos levam a única questão possível: Seriam os antigos deuses astronautas?

Gostou? Veja também nossas demais publicações sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

4 comentários sobre “Curiosidades sobre o Egito

  1. Fernando Galo

    Meus parabéns por concretizarem esse sonho e muito obrigado por compartilharem essas informações!

    Irei ao Egito em Novembro.

    Vocês chegaram a ir ao Sudão?!

    Muito obrigado e grande abraço.

    Fernando
    Viçosa – MG

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Fernando, tudo bem?
      Infelizmente não fomos para o Sudão. Tínhamos evidências em nosso passaporte que tínhamos passado por Israel e ficamos receosos de não conseguir o visto.
      Mas visitar o Sudão é um sonho nosso! Ainda vamos realizar…hehehê.
      Abração pra vc!

Deixe uma resposta