Como ir do Cairo até Luxor de trem (ou vice-versa)

Como ir do Cairo até Luxor de trem? “Compre seu bilhete e vá!”. Esta seria a resposta mais fácil para esta pergunta. Só que infelizmente não é tão simples assim. Especialmente porque você pode acabar pagando muito mais caro do que deveria.

Neste post nós daremos uma super dica de como pagar mais barato no bilhete de trem do Cairo para Luxor. E também um breve relato sobre como é viajar pelo Egito de trem.

Como ir do Cairo até Luxor de trem
Como ir do Cairo até Luxor de trem – Estação de trem do Cairo

Onde se hospedar no Cairo

Se você estiver buscando uma opção de hospedagem econômica e super bem localizada no Cairo, nós indicamos o Ismailia House Inn. Bem no coração da praça Tahrir e com uma super vista (diga-se de passagem), o Ismailia oferece quartos duplos por USD 10 e quartos individuais por USD 6. Nestas opções o banheiro é compartilhado. Mas eles possuem opções com banheiros privativos também. Obs.: só não se assuste com o elevador 😬

Mas caso queira ver outras boas opções clique aqui para ver a seleção de hotéis que nós preparamos.

Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Como ir do Cairo até Luxor de trem?

Por medidas de segurança que passaram a ser tomadas depois de atentados terroristas que ocorreram no Egito em um passado recente, o governo impôs algumas regras na venda de bilhetes para os trens que vão do Cairo até Luxor e também até Aswan.

Não dá para afirmar que se trata apenas de uma medida de segurança ou se é só uma maneira de se ganhar mais dinheiro. Mas o fato é que um estrangeiro simplesmente não consegue comprar bilhetes para os trens convencionais nas bilheterias do Cairo.

Ao chegar na bilheteria com seu sotaque e sua cara de estrangeiro o atendente simplesmente se recusará a lhe vender bilhetes para os trens convencionais. E você será obrigado a comprar um bilhete no valor de USD 80.00 para o “sleeper train”, o trem noturno com cabines e camas.

Se dinheiro não for um problema, ótimo! Não tem nada de errado em pegar o trem noturno. Aliás, ele é bem confortável. Mas se você quiser fazer esta mesma viagem, em trens igualmente confortáveis, com poltronas acolchoadas e ar condicionado, saiba que você pode pagar MUITO menos.

Como comprar o bilhete de trem do Cairo para Luxor

As mesmas regras que comentaremos abaixo sobre os bilhetes de trem do Cairo para Luxor também valem para o trajeto Cairo x Aswan.

Já que o atendente da bilheteria se recusará a lhe vender um ticket para os trens mais comuns (e mais baratos), veja aqui algumas opções para você comprar o seu bilhete:

1 – Comprar o bilhete online

Como ir do Cairo até Luxor de trem – A maneira mais rápida, fácil e menos burocrática é fazer a compra dos bilhetes online. Para isso basta acessar o site oficial da Egyptian National Railways.O site tem opção de tradução para o inglês, é super interativo e fácil de usar.

Não precisa ter nacionalidade egípcia e nem cartão de crédito local. Basta entrar no site e criar seu cadastro. Comprar o bilhete online pode ser um processo meio chato. Por isso fizemos um passo-a-passo ara lhe ajudar. Basta clicar no link abaixo:

➡️ Como comprar bilhetes de trem no Egito – (online) passo-a-passo

Dica importantíssima 1: as vendas de tickets online só são liberadas 15 dias antes da data da viagem. Ou seja, você não vai conseguir comprar com muita antecedência.

Dica importantíssima 2: Imprima o bilhete, já que muitas vezes os funcionários do trem exigem que o mesmo esteja impresso.

2 – Pedir para um local comprar o bilhete para você

Se por qualquer motivo você não conseguir comprar o bilhete online, uma possível solução é pedir para que um egípcio compre o bilhete para você na bilheteria do Cairo.

Para esta opção tente pedir ajuda para o seu hotel, já que a língua pode ser uma barreira para você solicitar ajuda a qualquer pessoa na rua ou na estação. Até mesmo porque, nos dias atuais também é difícil confiar em um desconhecido, infelizmente.

Se você estiver hospedado em um Airbnb ou Couchsurfing, melhor ainda! Seus hosts poderão lhe ajudar nesta missão facilmente. Lembrando que se você estiver hospedado em um hotel é provável que o mesmo peça uma pequena comissão para lhe ajudar 😒

3 – Utilizar as máquinas de vendas na estação

Uma terceira opção é comprar o bilhete nas máquinas de venda automática que ficam dentro da estação do Cairo.

Elas possuem opções em inglês (ufa!), mas o grande problema é que nem sempre estão funcionando. Pelo menos quando estivemos por lá tinha algumas fora de uso ou em manutenção.

4 – Embarcar no trem e pagar depois

Como ir do Cairo até Luxor de trem – E a quarta opção é simplesmente embarcar no trem, sem bilhete nenhum, e pagar pelo mesmo diretamente ao funcionário do trem quando este lhe abordar.

Vimos muitas pessoas que fizeram isso no Cairo e nas demais paradas do trem pelo caminho. Mas o grande inconveniente desta opção é que você não terá lugar marcado. Ficará a mercê de ter um lugarzinho sobrando para se sentar. Sem contar que não deve ser nada agradável fazer uma viagem de mais de 10 horas de pé, caso o trem fique lotado 😁

Como ir do Cairo até Luxor de trem – Quanto custa

Se você optar por fazer o trajeto Cairo x Luxor nos trens convencionais, ao invés de pagar USD 80,00 você pagará USD 6.50 para ir na primeira classe, ou USD 3.40 para ir na segunda classe.

Uma super economia, né?

Como é viajar pelo Egito de trem?

Nós viajamos bastante de trem pelo Egito. Durante os 3 meses que passamos no país não pegamos nenhum voo. Fizemos tudo por via terrestre utilizando trens e ônibus. Viajamos nas primeiras e segundas classes dos trens e gostamos muito.

O “Speed AC Spanish” é um dos trens mais novos, modernos e com ar condicionado. Existem trens mais antigos que fazem algumas rotas e temos relatos de amigos que já viajaram quase de graça nos compartimentos de carga dos trens. Porém, achamos esta opção roots demais.

Como ir do Cairo até Luxor de trem
Como ir do Cairo até Luxor de trem – Poltronas da segunda classe do trem que pegamos de Alexandria para Aswan

Como ir do Cairo até Luxor de trem – a Estação de Trem do Cairo

A estação de trem do Cairo é bonita, num primeiro momento. Mas se você reparar bem vai notar que ela é meio desorganizada e suja.

Mas a primeira impressão é bem boa, vai?

Como ir do Cairo até Luxor de trem
Como ir do Cairo até Luxor de trem – Interior da estação de trem do Cairo

Outras dicas práticas

  • Durante o horário de pico no Cairo a segunda classe do trem, a AC2, pode ser um aperto e uma confusão danada. Neste caso é melhor pegar a AC1;
  • Se você não fuma, tente pedir para evitar o 4o vagão. As pessoas deixam a porta aberta e toda fumaça entra ali. Pode ser uma experiência bem frustrante;
  • Se estiver viajando com muita bagagem tente chegar mais cedo para entrar no trem com calma e achar um lugar para acomodar as malas;
  • Vá com certa antecedência para pegar o trem. Você terá que passar por detectores de metais e, dependendo, terá que percorrer um longo trecho até a estação.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

6 Comentários

  1. Amei as dicas! Estava planejando usar avião dentro do Egito porém o trem é muito mais barato e a gente ainda economiza uma noite no hotel hahaha

  2. Olá, para ir do Cairo para Aswan, de trem. O que acham? Não estou encontrando informações ou estou confusa.