Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Templo de Dendera: um day trip partindo de Luxor

Se você estiver viajando por Luxor e tiver um tempinho extra, saiba que dois dos templos mais bonitos e melhor preservados de todo o Egito estarão bem pertinho de você: o Templo de Dendera e o Templo de Abydos.

O Templo de Dendera fica a 1h30m de Luxor e o trajeto pode ser feito em um único dia se você contratar um tour ou o serviço de um táxi. Sendo possível também chegar até lá usando transporte público, se tempo não for um problema.

Nós fizemos esse day tour partindo de Luxor em abril de 2018 e vamos contar aqui como foi a experiência de visitar esses dois belíssimos templos.

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10,00 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

E foi também no Happy Land que encontramos os melhores valores para os passeios em Luxor e arredores. Super indicamos!

Encontre seu hotel em Luxor clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a manter o blog recheado de dicas 😊

O Templo de Dendera

O Templo de Dendera foi construído no século I a.C. pelo rei Ptolomeu e pela rainha Cleópatra II, já após a conquista do Egito por Alexandre, o Grande. O templo foi erigido na antiga vila de Dendera, nas mediações da atual cidade de Qena.

Entrada do Templo de Dendera

O templo foi destinado a adoração de Hathor, a deusa do amor, da música, da maternidade e da alegria. E Hathor corresponde à deusa Afrodite, na mitologia grega.

A deusa Hathor recebendo oferendas

O Templo de Dendera é um dos templos mais bem preservados de todo o Egito, sendo possível ver vários de seus desenhos e hieróglifos em suas cores originais.

Detalhe para o teto e colunas ainda super coloridos:

Sua área cobre uma superfície de 40.000 km2 e é cercado por uma muralha de tijolos. Dentro da muralha ainda há várias outras estruturas, incluindo um outro templo dedicado ao nascimento da deusa Ísis, uma pequena mammisi (birth house, casa de parto) romana construída a mando de Trajano ou Nero (não se sabe ao certo), um sanatorium (local para cura) e um lago sagrado.

O prédio principal contém uma sequência de três salas, incluindo dois corredores que isolam o grande santuário. E a iluminação dentro do salão principal é fornecida através de pequenas aberturas quadradas nas enormes paredes.

As colunas da câmara principal são adornadas com cabeças da deusa Hathor:

Detalhes das colunas e teto do Templo de Dendera

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

O Templo Sagrado

Hathor também era considerada a deusa da cura, por isso a presença do sanatorium (local de cura) nas mediações do templo. Peregrinos iam ao Templo de Dendera em busca de cura para as  mais diversas doenças através das águas sagradas do lago do templo.

As águas se tornavam sagradas após serem lançadas sobre estátuas com inscrições de textos sagrados e posteriormente eram usadas para banho ou fazer unguentos que eram aplicados pelos sacerdotes da deusa.

O sanatorium ainda contava com bancos onde os enfermos podiam dormir na esperança de sonhar com os deuses esperando que estes pudessem ajudá-los.

As Criptas

Peça para os guias, que normalmente ficam dentro do Templo de Dendera, para lhe deixar acessar as criptas secretas. O acesso às criptas se dá através de um alçapão e um estreito corredor que te levará para debaixo da terra, para debaixo do templo. É uma das experiências mais bacanas da visitação!

Ao contrário de outras criptas, as de Dendera são decoradas em relevo. Aparentemente as paredes das criptas foram decoradas antes dos blocos terem sido colocados no local.

Decoração nas paredes da cripta

Deusa Hathor

Lâmpadas Elétricas?

O Templo de Dendera ficou famoso na atualidade devido as gravuras que muitos acreditam representar lâmpadas elétricas. E é nas paredes das criptas do templo que você poderá ver as mais belas gravuras.

Estas das fotos abaixo:

Você vê uma lâmpada elétrica?

Todavia, egiptólogos acreditam que a imagem simbolize apenas um pilar djed, antigo símbolo egípcio para estabilidade, e uma flor de lótus com uma cobra dentro, retratando aspectos da mitologia egípcia.

A teoria de que seria uma lâmpada se dá pelo fato de que os egípcios, para enfatizar objetos importantes, os representavam em tamanhos bem maiores que os reais. Por isso parece se tratar de uma lâmpada gigante. Mas aí fica a critério da sua imaginação 😉

Ou não?

O telhado do Templo de Dendera

Subindo um estreito corredor de escadas você poderá acessar o telhado do templo que, devido às alturas desiguais dos quartos abaixo, foi construído em terraços.

No telhado, no canto sudoeste, há um quarto, e é lá que você verá outra gravura famosa, o Zodíaco de Dendera, uma representação das casas do zodíaco feita no teto.

O original foi removido por franceses durante a invasão de Napoleão e está em exibição no museu do Louvre. Em seu local foi colocado um réplica de gesso.

O disco zodíaco de Dendera

Como Chegar

O templo fica a 2 km do centro da cidade de Qena, que por sua vez está a aproximadamente 60 km de Luxor. Pode-se chegar facilmente a Qena de trem desde Luxor e uma vez na cidade pegar um táxi ou tuk-tuk até Dendera.

Nós optamos por dividir um táxi com outras pessoas do hotel, pois queríamos fazer Dendera e Abydos no mesmo dia. Pagamos EGP 320,00, ou USD 18,00 por pessoa pelo transporte.

Mapa do Templo de Dendera. Fonte: http://www.touregypt.net

Quanto Custa

A entrada para o templo custa EGP 80,00 ou USD 4,50.

O Templo de Dendera em 10 fotos

Detalhes das colunas

Da qualidade dos relevos

Das cores do teto

Das gravuras no interior das câmaras

templo de dendera

Templo do Ano Novo

Melhor época para Visitar o Templo de Dendera

Os meses de verão no Egito são bastante quentes. E a região do deserto fica particularmente escaldante nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Fuja destes meses e tente fugir dos feriados de final do ano e Páscoa, quando o país é invadido por europeus.

Os meses de março, outubro e novembro são ideias para a visita, pois o clima está agradável e não há muitos turistas.

Fonte: https://www.meteoblue.com/

Gostou? Veja também nossas demais publicações sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 comentários sobre “Templo de Dendera: um day trip partindo de Luxor

  1. Sandro Melo

    Muito bacana esses posts sobre o Egito, é um país que quero muito conhecer.

    Contudo, minha esposa é muito preocupada com a segurança.

    O que vcs acharam? Tiveram algum problema? Alguma sensação de perigo?

    Obg e abs, Sandro Melo

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Sandro, tudo bem?
      Estamos há 3 meses no Egito é só temos coisas boas para relatar. Nenhuma sensação de perigo, muito pelo contrário. Aqui andamos com celular e câmera fotográfica na mão, coisa que no Brasil não faço nem a pau 🙁
      Vcs vão amar o país e posso ajudá-los com dicas de guias e o que mais precisarem!
      Abração

Deixe uma resposta