Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Kom Ombo: um lindo templo pertinho de Aswan, no Egito

Localizado a 47 km de Aswan e a aproximadamente 160 km de Luxor, o Templo de Kom Ombo é único em todo Egito. E é também uma das principais atrações da região.

Sua singularidade reside no fato de ser o único templo duplo no país, dedicado a dois deuses. Cada lado do templo de Kom Ombo está dedicado a uma divindade diferente. O lado oeste do templo é dedicado ao deus falcão Hórus, deus dos céus e protetor dos reis. Já o lado leste era dedicado ao deus crocodilo Sobek, deus do Nilo, da fertilidade e criador do mundo.

Kom ombo Temple

Templo de Kom Ombo

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10,00 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

E foi também no Happy Land que encontramos os melhores valores para os passeios em Luxor e arredores. Super indicamos!

Encontre seu hotel em Luxor clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso, mas nos ajuda a manter o blog recheado de dicas 😊

O Templo de Kom Ombo

O templo que pode ser visitado hoje em dia foi construído na era Ptolomaica do Egito, entre os anos 180 a 47 a.C., quando Kom Ombo foi transformada na capital administrativa da província. Contudo, há vestígios de um templo muito mais antigo datado da 18a dinastia, construído pelo rei Tuthmosis III e pela rainha Hatshepsut, chamado Ber Sobek, que significa: “a casa do deus Sobek”.

Sobek, o deus crocodilo

O culto à Sobek era forte nesta região do país, devido principalmente ao grande número de crocodilos que ficavam a margem do rio perto da área do templo.

O fato do templo ser destinado a dois deuses refletiu em sua arquitetura. Sua estrutura consiste em dois templos paralelos com todos os componentes das estruturas religiosas dos antigos egípcios presentes em ambos.

Desta forma, existem duas entradas ligando a um hall dividido ao meio por colunas com ilustrações dos dois deuses em cada lado. Uma sala de adoração específica para cada deus com uma câmara subterrânea em cada uma delas.

Hórus do lado esquerdo e Sobek do lado direito

Falando com os deuses no templo

As câmaras subterrâneas são um dos aspectos mais interessantes e curiosos do templo. Com uma entrada secreta, a câmara era localizada embaixo da sala de adoração de cada deus.

A sala de adoração, que continha a estátua de seu deus correspondente, era acessada somente pelo faraó. Que ia ali em busca de respostas para questões importantes.

O sacerdote do templo, por sua vez, acessava a câmara secreta e ali ficava, escondido. Desta forma, quando os faraós oravam pedindo orientação dos deuses, quem lhes respondia eram os sacerdotes, fazendo-se passar pela divindade. Sendo assim, quem realmente decidia o que deveria ser feito, em muitos casos, eram os sacerdotes.

O faraó era bastante enganado nesse sentido. Ele achava que estava falando com os deuses quando na verdade estava apenas seguindo ordens do atrevido sacerdote que se escondia nas câmaras subterrâneas e secretas do templo 😆

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Instrumentos cirúrgicos no Antigo Egito?

Outro fato interessante relacionado ao Templo de Kom Ombo é que ali está o que se acredita ser umas das primeiras representações de instrumentos médicos e de cirurgia do mundo.

Os antigos egípcios acreditavam que Hórus também era um médico. E Kom Ombo era conhecido por seus poderes de cura e as pessoas faziam peregrinações até lá para serem curadas.

Do lado esquerdo a representação de uma mulher grávida e os instrumentos cirúrgicos do lado direito

Na parede de trás do templo existem as primeiras representações conhecidas de instrumentos cirúrgicos precisos. Dentre os instrumentos que podem ser claramente vistos na foto acima estão: bisturis, fórceps, tesouras, e curetas.

Além de frascos de medicamentos e prescrições médicas, foto abaixo. Os egípcios nesta época possuíam a medicina mais avançada do globo terrestre.

Lista de medicamentos

“Nilômetro”

Nos arredores do templo de Kom Ombo ainda podem ser visto um “nilômetro” e um museu onde são expostas parte das mais de 300 múmias de crocodilos achadas nas imediações do templo.

O nilômetro era um poço ligado por canais ao Rio Nilo que tinha a função de medir o nível do rio e, assim, saber a altura em que as águas do rio chegariam durante sua cheia.

Esta informação era importantíssima para a administração do estado. Pois, quanto mais terras fossem inundadas, maior seria a área de plantio e, consequentemente, os valores dos tributos a serem cobrados.

Nilômetro

Crocodilos Mumificados

Um grande número de crocodilos perambulou pela área dentro e ao redor do Templo de Kom Ombo.

Mais de 300 múmias de crocodilo foram encontradas no templo de Kom Ombo e agora podem ser visitadas no vizinho Museu dos Crocodilos Mumificados.

Templo de Kom Ombo em 10 fotos

Muito do templo foi destruído pelas cheias e por terremotos. Assim como parte das pedras foram removidas para uso em outras construções. Algumas das gravuras também foram danificadas por católicos coptas quando da utilização do templo como igreja, já nos séculos IV e V d.C.

Contudo, o que ainda pode ser visto é uma parte magnífica da história. As colunas e paredes são belamente adornadas com gravuras representando ambos os deuses, faraós e cenas do cotidiano. Tendo algumas, inclusive, mantido um pouco de suas cores originais.

Cleopatra

Hórus

Instrumentos cirúrgicos

Detalhe das cores do teto

Ritual de purificação

Como chegar

A cidade de Kom Ombo pode ser facilmente alcançada de trem desde Luxor ou Aswan, sendo esta a opção mais barata. Há vários horários de trem com valores diferentes.

Contudo, ainda há o serviço de táxi e tours que podem ser utilizados para ir direto ao templo.

Como nós fizemos

Caso você decida fazer um Cruzeiro pelo Rio Nilo, de Luxor para Aswan ou vice-versa, saiba que o Templo de Kom Ombo é uma das paradas do cruzeiro.

Nós visitamos o templo durante o cruzeiro que fizemos. Aliás, o cruzeiro pelo Rio Nilo é super bacana e super barato!

Clique aqui para ver o post completo incluindo dicas de como pagar mais barato.

Quanto Custa

O custo do ingresso que dá acesso ao Templo de Kom Ombo e ao Museu com as Múmias de Crocodilo é de EGP 80,00 ou USD 4,50.

Melhor época para visitar Kom Ombo

Os meses de verão no Egito são bastante quentes. E a região do deserto fica particularmente escaldante nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Fuja destes meses e tente fugir dos feriados de final do ano e Páscoa, quando o país é invadido por europeus.

Os meses de março, outubro e novembro são ideias para a visita, pois o clima está agradável e não há muitos turistas.

Fonte: https://www.meteoblue.com/

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Egito. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código: CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Contratando seu Seguro aqui pelo Blog, além de você ganhar um descontinho nós ainda recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar!

Gostou? Veja também nossas demais publicações sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe uma resposta