Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

Egito: informações práticas para sua viagem

Amor de muitas outras vidas! Essa a única explicação que tenho para definir meus sentimentos pelo Egito. O país mais barato por onde nós passamos até agora definitivamente ganhou o meu coração.

Depois de passar mais de três meses no Egito, decidi escrever esse post com informações bem práticas que lhe ajudarão a planejar sua viagem para a terra dos faraós.

Como chegar

Não há voos diretos do Brasil para o Egito. A Ethiopian Airlines oferece voos com escala em Adis Abeba, a Emirates com escala em Dubai, a Alitalia com escala em Roma, e por aí vai.

Dá para fazer uma dobradinha (fazendo um stopover em algum outro país) em sua viagem para o Egito. É só pesquisar com calma e aproveitar a oportunidade para, de repente, conhecer outros destinos em uma única viagem.

Visto para o Egito

Brasileiros precisam de visto para visitar o Egito. E embora haja divergências de informações até mesmo no site do Itamaraty, é possível SIM obter o visto egípcio na chegada no aeroporto do Cairo.

Perto da área de imigração tem um banco onde você comprará um selo no valor de USD 25,00 e logo em seguida obterá o visto para permanência de 30 dias no país. Simples assim.

A confusão se deu depois que o governo egípcio informou em 2015 que cidadãos de alguns países, inclusive do Brasil, deveriam solicitar o visto previamente. Porém, a decisão foi revogada meses depois até que o país esteja preparado para informatizar o sistema de emissão de vistos.

Visto egípcio obtido no aeroporto do Cairo

Idioma

O idioma oficial é o árabe egípcio. Mas não se assuste! Especialmente nas cidades mais turísticas a língua dificilmente será um problema, já que boa parte das pessoas fala inglês.

Dureza mesmo você enfrentará na hora de pedir um Uber, por exemplo. Já que as letras e os números nas placas dos veículos são em árabe. Por essa e diversas outras razões, decorar os números em árabe vai lhe ajudar muito:

Água

Em Dahab e Sharm el-Sheiki, por exemplo, a água que sai da torneira é meio salgada. É salobre, como diz o Lázaro. E nas demais cidades do Egito não é aconselhável o consumo de água que não seja filtrada.

Nós compramos água em garrafas de 1,5 litros por EGP 5,00, que equivalem a USD 0,30. Mas sempre que possível nós comprávamos garrafões maiores, de 11 litros, por EGP 15,00, ou USD 0,85.

A parte ruim de não poder beber água da torneira, além dos gastos extras, é a geração de lixo. A solução pode ser uma garrafinha que vimos um indiano usando por aqui, ela tinha um filtro interno. Você já viu algo parecido? Estamos em busca dela para comprar.

Moeda

A moeda do Egito é o Pound, o Egyptian Pound (EGP).

Em Maio de 2018 a cotação do Egyptian Pound era de 1,00 USD = 18,00 EGP.

Egyptian Pounds

Como trocar dólares por pounds

Se você viajou até o Egito com dólares americanos na carteira, sabia que trocar a moeda no país é super fácil.

Existem as casas de câmbio espalhadas pelas ruas de quase todas as cidades mas também é possível trocar os dólares diretamente nos ATMs (caixas eletrônicos) de maneira muito simples.

E a boa notícia é que a taxa de conversão é super boa. Bem perto da cotação oficial. Veja como:

Como se locomover

Entre as principais cidades do Egito você poderá viajar de avião (maneira mais cômoda e mais cara), mas também é possível viajar de trem ou de ônibus.

As principais cidades egípcias possuem aeroportos e a malha ferroviária atende super bem. Todavia os ônibus que ligam as grandes cidades costumam ser bem confortáveis. E em todos estes casos você pode efetuar as reservas online. Seguem os principais sites:

Locomoção entre as cidades

O Egito possui diferentes tipos de trens. Alguns bem antigos e mal conservados e outros bem mais novos e rápidos. Você pode escolher entre cabines de primeira classe nos chamados “sleeper trains” onde você poderá viajar e dormir confortavelmente, até poltronas com baixíssimo custo nas segundas classes dos trens comuns.

Para se ter uma ideia de valores, um bilhete para o sleeper train do Cairo para Aswan ou Luxor custa em média USD 80,00 e uma passagem na segunda classe de um trem convencional custa EGP 70,00, ou USD 4,00.

Porém, na bilheteria do Cairo eles se recusarão a lhe vender um bilhete para o trem convencional. E vão lhe forçar a pagar os USD 80,00 para o trem de turista. Mas se você quiser viajar de maneira mais barata, veja no post abaixo como economizar:

➡️  Clique aqui para ver nosso post específico sobre os trens do Egito.

Trens Egito

Poltronas da segunda classe do trem que pegamos de Alexandria para Aswan

Locomoção dentro das cidades

No Cairo você poderá se locomover utilizando o Uber, táxis, ônibus, minivans ou metrô. Utilizamos todas estas opções e só tivemos certa dificuldade com os ônibus e minivans por conta da língua. Os ônibus não tem placas indicativas em inglês e o cobrador e motorista nem sempre falam o idioma. Porém, para destinos comuns como as Pirâmides e a Praça Tahrir, nós anotávamos o nome do lugar em árabe e mostrávamos para o motorista ou para o cobrador. Funcionou super bem!

O bilhete do metrô custa EGP 2,00, ou USD 0,12; uma corrida de minivan custa em média EGP 3,00, ou USD 0,17 e uma corrida de ônibus custa EGP 4,00, ou USD 0,23. Inacreditavelmente o táxi pode ser até mais barato que o Uber. O problema é que nem sempre os motoristas ligam o taxímetro e sempre tentam cobrar mais caro de turistas 😒 Uma corrida de 30 km com o Uber custa em média EGP 80,00, ou USD 4,50, e de táxi vai custar entre 10 e 15% menos, desde que não tentem te enganar.

Melhores meses para visitar o Egito

Os melhores meses para visitar o Egito são os meses entre novembro e abril. Nós estivemos no país entre os meses de março e maio, e em maio já começou a ficar beeeem quente.

Entre os meses de junho e agosto as temperaturas podem atingir os incríveis 50 graus em Aswan, por exemplo 😱

Se puder, fuja desta época!

Melhor epoca para visitar o Egito

Compras

Se você quiser comprar lembrancinhas, papiros, luminárias, tapetes e peças de decoração egípcias, saiba que por aqui é tudo MUITO barato. Especialmente se você negociar bastante.

Evite comprar qualquer coisa no aeroporto e em lojas próximas das atrações turísticas. No Cairo, o melhor lugar para fazer compras é o mercado Khan el-Khalili. Reserve ao menos uma tarde por lá.

Tomadas

O padrão de tomada aqui no Egito é o C, este da foto abaixo.

Tomadas Egito

Meio velhinha essa tomada aí da foto, aliás…rs

O que fazer no Egito

Nós passamos 3 meses no Egito e ainda saímos de lá com aquele gostinho de quero mais, sabe? Para quem gosta de história e cultura tem:

Para os amantes do mar (praia, mergulho e resorts) tem:

  • Hurghada
  • Sharm el-Sheikh
  • Dahab
  • Marsa Alam

Para quem curte natureza tem:

Segurança

Tenho recebido muitas perguntas com relação à segurança de uma mulher viajando sozinha pelo Egito. Eu já estive sozinha por aqui em 2013 e desta vez, embora eu não esteja sozinha, cruzei com muitas (MUITAS) meninas viajando nesta condição pelo país. O máximo que elas me relataram é que foram cantadas, receberam olhares e piadinhas sem graça, mas nada de mais sério, digamos assim.

Comigo e com o Lázaro também não aconteceu nada de ruim. Muito pelo contrário, nos sentimos bastante seguros por todas as cidades por onde passamos. A única parte ruim são os golpes aplicados aos turistas. Veja mais sobre este tema clicando no link abaixo.

➡️ Veja nesse post nosso relato sobre viajar pelo Egito em segurança e como evitar os golpes aplicados aos turistas!

Preço da cerveja

E tem cerveja no Egito? Opa! Tem sim senhor! 😀

Na maioria dos restaurantes você não encontrará o elixir do deuses, infelizmente. Mas nos restaurantes mais caros e nos grandes hotéis isso não será um problema. Para nós, pobres mortais que viajamos tentando economizar, dá para comprar cervejas nas liquor stores espalhadas pelas grandes cidades. Uma long neck de 500 ml custa em média EGP 20,00, ou USD 1,15.

Muitos restaurantes não vendem cerveja por não possuírem a licença necessária. Mas a maioria não se importa se você comprar em outro lugar e levar. Alguns oferecem até baldes de gelo.

Cerveja Egito

A Stella é uma das cervejas egípcias, mas tem a Sakara também – que é bem boa, aliás!

Telefonia e Internet

Esqueça os fantásticos chips de internet ilimitada que custam o olho da cara. Aqui no Egito você consegue comprar um chip local + um pacote de dados de 8 GB por EGP 150,00, ou USD 8,50. E este pacote será suficiente para 30 dias. Claro, a depender de quantas fotos você poste nas redes sociais por dia 🙈

As operadores de telefonia mais famosas por aqui são a Vodacom e a Orange.

Comida típica

Tem muita comida típica por aqui. Especiarias, temperos, doces, diversas opções para agradar os mais distintos paladares.

Mas a comida típica que nós mais comemos e mais gostamos em todo o Egito foi o Koshary.

Vendido em carrinhos pelas ruas ou em grandes restaurantes, o Koshary é uma mistura de arroz, macarrão, lentilha e grão-de-bico. Tudo isso misturado em um molho vermelho com vinagre de alho e coberto de cebola frita bem sequinha. Uma delícia! E o melhor de tudo: baratinho. Uma cumbuca dessas aí da foto custa em média EGP 15,00, ou USD 0,80. 😋

Koshary Egito

O Koshary

Saúde na viagem

Nós fizemos um Seguro Viagem para nos precavermos durante essa trip de volta ao mundo.

Temos uma amiga que teve uma crise renal nos Estados Unidos e se não fosse pelo seguro viagem ela teria desembolsado USD 25.000,00! Já pensou!? Nós não quisemos arriscar.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Quanto custa viajar pelo Egito

Nossa média de gastos no Egito foi de USD 17,00 por pessoa, por dia. Neste valor estão incluídas as cervejas, hospedagens, atrações turísticas, transportes, alimentação, etc., tudinho.

Onde se hospedar no Egito

Clique no link abaixo para encontrar sua hospedagem pelo Egito. O Booking tem várias ofertas, você não paga nada a mais por isso e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas!

Booking.com

Roupas

Apesar de ser um país de maioria muçulmana e que segue os costumes e regras do Islã, no geral as pessoas aqui no Egito são relativamente livres na hora de se vestir. É cada vez menor a quantidade de mulheres que aderem ao hijab (véu que cobre a cabeça) ou ao niqab (véu que cobre o rosto deixando apenas os olhos à mostra).

Nós mulheres não precisamos usar véu para sair às ruas, mas mostrar demais o corpo pode chamar atenção desnecessária, especialmente em cidades grandes como o Cairo. E acredite, isso pode tornar sua viagem um tanto desconfortável porque vão te olhar como se você fosse um E.T. Aliás, vão te olhar de qualquer maneira, mas de minissaia será pior…rs.

Por outro lado, em cidades litorâneas como Dahab, Hurghada e Sharm el-Sheikh usar shorts, regatas e biquíni é bem comum e normal. Ufa! ☺️

Espero ter ajudado. Aproveite e veja nossos outros posts sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

8 comentários sobre “Egito: informações práticas para sua viagem

  1. Yedda

    Olá! Irei para o Egito com pacote de 12 dias em junho/19. Eu estou levando uns 400 dólares para gastar com comida, presentes e afins, mesmo que a maioria dos dias do pacote tem a comida incluída. Uma dúvida que eu queria tirar é quanto dólares vocês converteram em libras egípcias? Uma sugestão de valor, pois tenho medo de converter metade e ver que não precisava disso. A maioria das coisas vcs pagaram em libras egípcias?

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Yedda, tudo bem?
      Nós pagamos tudo em libras egípcias: compras, comida, bebidas, entradas, gorjetas, etc. Porém, sabemos que alguns lugares, especialmente os passeios (tours), aceitam pagamentos em dólares e até mesmo em euros. Mas eu acho que pagando em moedas mais fortes as chances de te passarem a perna é maior, sabe? Por exemplo, se um ímã de geladeira custa, em moeda local, algo equivalente a USD 0,60 eles vão te pedir USD 1,00. E por aí vai…

      Eu sugiro que você troque apenas USD 100,00 em um primeiro momento. Digo isso porque você terá as refeições incluídas em seu pacote, certo? Sabe me dizer se o valor das entradas para os templos também estão incluídas? Eu imagino que sim. Você vai gastar apenas com lembrancinhas e bebidas se for isso mesmo.

      Eu sempre opto por trocar poucos dólares no início e ir “sentindo” como será minha média de gastos no decorrer dos dias.
      Nós somos mochileiros e gastamos MUITO pouco no Egito.

      Outra coisa bacana é que trocar dólares por lá é super fácil. Dá até para fazer através dos ATMs (caixas eletrônicos) de alguns bancos.
      Dá uma olhada nesse vídeo que nós fizemos enquanto trocávamos dólares por pounds:

      No seu lugar eu trocaria apenas USD 100,00 🙂

      Abração!

      1. Yedda

        Nossa muito obrigada!

        A maioria está incluída sim, até pensão completa num cruzeiro está. Só as bebidas e uns dias de jantar que não. Os templos pelo que entendi também estão incluídos, tem umas visitas opcionais que vc paga a parte, como entrar na sala das múmias do museu do Cairo (algo assim),visitar Alexandria e assim vai. Essas visitas separei a parte os valores. Minha primeira vez que irei viajar para o exterior e sozinha ainda, terá um guia e grupo de pessoas, mas eu nunca entrei em um aeroporto. Será a primeira vez de tudo!

        O vídeo é muito interessante, irei assistir mais.

        Agradeço muito pela resposta e pela atenção.

  2. valeria

    Oi eu e minha mae estamos querendo ir p Egito no final de setembro-19. Estou pesquisando bastante na internet. Já pedi orçamentos para agencias locais como Memphis e também com agencias brasileiras. Mas os valores estão bem altos!!!!. Voce indicaria alguma. Também estamos em duvida e receio sobre qual melhor pais para fazermos a conexão. Gostariamos de uma dica. obgda. Valéria

    1. CASAL WANDERLUST

      Oi Valeria, tudo bem?
      Não tenho como te indicar uma agência porque não viajamos com agências, sempre que possível fazemos nossas viagens de maneira independente. Não me sinto confortável em recomendar um serviço que não utilizei, entende?
      Porém, tenho o contato de dois guias no Egito, cujos quais conheço pessoalmente e confio bastante. Vou deixar o contato abaixo. E ambos falam português.
      Quanto ao melhor para fazer conexão, aí depende…eu sempre escolho por onde a passagem for mais barata…hehehe 😉
      – Kelly +351 916 569 350
      – Aly + 971 56 436 1215
      Abração!

    2. Yedda

      Oi Valéria! Se me permite estou indo com a Maktub Travel. Tem um pacote deles que é Low Cost (baixo custo), 12 dias. Dá uma entrada no site deles. Não sei como é por conta, se compensa ou não, só to indicando esta Agência que me deixou super segura e valeu muito em conta.

Deixe uma resposta