O que fazer em Dahab – o paraíso dos mochileiros no Egito
Quando um amigo nos disse que tinha se encantado por Dahab nossa primeira reação foi pensar: “como é possível nós nunca termos sequer ouvido falar de Dahab antes!?”. Foi então que começamos a ler sobre esse pequeno paraíso que fica na Península do Sinai, no Egito.
Além disso, durante nossas pesquisas, vimos diversos relatos de pessoas que tinham ido à Dahab para ficar alguns dias e acabaram ficando meses, até anos por lá. E olha, já vou te contar, nós acabamos fazendo parte das estatísticas, já que fomos até Dahab com intenção de ficar 2 semanas e acabamos ficando 2 meses…rs.
Por isso neste post nós listamos as 12 principais atrações desse charmoso pedacinho do Egito, banhado pelo belíssimo Mar Vermelho.
Onde se hospedar em Dahab
Dahab tem opções de hospedagem que começam em USD 5 e até opções para quem quiser se hospedar de graça!
Clique aqui para encontrar as melhores e mais econômicas opções de hotéis em Dahab.
O Booking.com tem várias ofertas de hospedagem em Dahab. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você não paga nada a mais por isso, mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.
O que fazer em Dahab – 12 Principais Atrações
Mas afinal, você deve estar se perguntando, o que é que Dahab tem de tão especial?
Só o Mar Vermelho e a paisagem dos arredores já seriam motivos suficientes para que qualquer pessoa quisesse ficar por lá por anos e anos. Mas Dahab tem ainda outro fator importantíssimo para quem gosta de viajar gastando pouco: o baixo custo!
Em Dahab você encontra opções de restaurantes, hotéis e passeios a preços super atrativos! A cidade é um verdadeiro paraíso para os mochileiros de plantão. Vem ver 😃
1 – Subir o Monte Sinai
Subir o Monte Sinai faz parte do sonho de muitos viajantes, sejam eles religiosos ou não. Nós chegamos ao Egito depois de uma viagem de 15 dias por Israel e em nossa primeira semana em Dahab nós já fechamos o tour para subir o famoso monte.
Os passeios para subir o Monte Sinai partem de Dahab às 23h. A chegada até a base acontece por volta das 2h da manhã e a subida dura em torno de 4 horas. É uma subida exaustiva que acontece no meio da madrugada. Mas a recompensa é que ao chegar no topo do Monte Sinai você é presenteado com um belíssimo nascer do sol. E na descida você ainda poderá visitar o Monastério de Santa Catarina.
2 – Nadar na Laguna
Confesso que entrar nessa água cristalina e quentinha foi um dos pontos altos de nossa passagem por Dahab. Mas caso você não curta muito a combinação “água salgada e lama”, pois o fundo da lagoa é rico em argila, saiba que só a paisagem já é de tirar o fôlego!
Na verdade “Laguna” é o nome de toda a área no entorno da lagoa, mas carinhosamente estamos chamando a lagoa de Laguna, já que não conseguimos descobrir se ele tem afinal, outro nome.
Uma caminhada do centro de Dahab até a Laguna dura em média 30 minutos. Mas o bacana é que em Dahab você pode alugar bicicletas, falaremos mais abaixo.
3 – Alugar uma bicicleta
E por falar em bicicleta, Dahab tem diversos pontos que são acessíveis de bike: a Laguna, o Blue Hole e etc. Alugar uma bicicleta na cidade é super barato e pode te ajudar a se locomover gastando bem pouco e ainda queimando calorias. Olha que beleza!?
O aluguel de uma bicicleta custa em média USD 4 por dia, mas a depender do período de locação você pode até conseguir negociar por menos. E para quem for morar por um tempo maior na cidade, saiba que o custo de uma bicicleta nova gira em torno de USD 150. Temos amigos que compraram uma bike nova e depois venderam a mesma quando saíram da cidade. É uma boa opção!
4 – Curtir uma Praia
Dahab tem uma particularidade que você irá notar logo ao chegar, toda a orla central é cercada por restaurantes, tendo apenas alguns poucos pontos que dão acesso ao mar.
Você pode aproveitar o Mar Vermelho dentro d’água ou basta escolher um dos inúmeros restaurantes da orla e desfrutar de uma ótima infraestrutura, com preços justos, comida boa e até cerveja gelada.
As praias do centro de Dahab possuem pequenas faixas rochosas. Mas se você curte praia com areia para esticar a canga ao sol, basta caminhar por 40 minutinhos em direção a Laguna – passe a Laguna e continue caminhando, por lá você encontrará uma praia quase deserta com uma boa faixa de areia, olha só:
5 – Aprender Kite ou Windsurf
Em Dahab há dias em que o vento domina o cenário. Isso pode estragar um dia de praia, mas também pode ser uma ótima oportunidade para a prática do kitesurf ou do windsurf.
O mais comum na cidade são centros de mergulho, mas você também encontrará escolas e lugares para alugar os equipamentos necessários para a prática destes esportes em dias de ventania. Seguem algumas sugestões:
Escolas de Kitesurf em Dahab
- Dahab Dream Kite
Dahab Stars
Soul Kiters
Escolas de Windsurf em Dahab
6 – Mergulhar no Mar Vermelho
Nós já fomos para a Tailândia, Filipinas, Bahamas e diversos outros destinos paradisíacos no Brasil. Sempre pensamos em mergulhar mas os altos preços dos cursos de mergulho eram fatores impeditivos para nós.
E não é que em Dahab nossos problemas acabaram!? 😍
Foi em Dahab que nós encontramos os melhores preços para fazer cursos de mergulho, desde o básico até os módulos mais avançados.
Como nós nunca tínhamos mergulhado na vida, nosso primeiro passo foi fazer o Open Water (que é o curso básico) com certificação PADI. Nós pagamos USD 200 por pessoa e ainda tivemos acomodação gratuita durante os dias de curso. Fala se não é uma maravilha!?
Nós fizemos o curso com o pessoal do 7 Heaven Divers e recomendamos muito. Eles são super profissionais e cuidaram direitinho da gente ☺️
7 – Aprender Freedive
Você já ouviu falar do mergulho em apneia? O mergulho livre, mergulho em apneia ou freedive é a modalidade em que o mergulhador usa o ar retido nos pulmões para descer a grandes profundidades sem utilizar cilindros de ar comprimido.
Nós fizemos um curso de freedive em Dahab e adoramos! Descobrimos que freedive é mais que mergulho, é um estilo de vida que envolve até meditação. É muito legal e você precisa experimentar também!
Há diversas escolas espalhadas pela cidade. O AIDA 2 (um dos cursos básicos) custa em média USD 250 por pessoa.
Além disso, Dahab recebe as principais competições mundiais do esporte todos os anos. Por isso é bastante comum cruzar com vários mergulhadores detentores de recordes mundiais andando pelas ruas da cidade.
Abaixo estão os links para os principais centros de freedive em Dahab:
8 – Fazer Snorkeling no Blue Hole
Se você é ligado em mergulho com cilindro com certeza você já deve ter ouvido falar do Blue Hole.
O lugar, infelizmente, é bem famoso pelas mortes que já ocorreram no local. Não há uma contagem oficial mas estima-se que mais de 130 mergulhadores tenham perdido suas vidas no Blue Hole nos últimos 15 anos 😔
Mas o fascínio dos mergulhadores pelo Blue Hole, e também o seu maior perigo, está na parte chamada de “The Arch”, um túnel subterrâneo que conecta o Blue Hole ao mar aberto a uma profundidade de 52 metros.
Entretanto, seja lá como for, apenas mergulhadores profissionais se atrevem a tentar achar “O Arco”, e a maioria dos mergulhadores que vão até o Blue Hole ficam somente observando os lindos corais que tem por lá. Mas se você não mergulha, não tem problema, pois tem também opção de praticar snorkeling, que foi o que nós fizemos, aliás.
Os táxis até o Blue Hole custam em média EGP 40,00, ou USD 2 por pessoa. Mas dá para ir até lá de bicicleta também. E se você não tem os equipamentos para fazer snorkeling não se preocupe! Dá para alugar por lá mesmo a precinhos bem camaradas 😉
9 – Ver tartarugas em Ras Abu Galum
Aiiii gente! Imagine que coisa mais linda poder ver essas lindezas de pertinho? Em Ras Abu Galum você poderá ver tartarugas, corais e diversas espécies de peixinhos coloridos.
Em Dahab você consegue contratar passeios de 1 ou 2 dias para Ras Abu Galum. Dá até para dormir no meio do deserto! E os valores giram em torno de USD 20 por pessoa.
10 – “Esticar” até Blue Lagoon
Um passeio até Ras Abu Galum quase sempre inclui uma passadinha em Blue Lagoon, especialmente aqueles com pernoite no deserto.
Juntando os dois passeios em um único dia ou indo em dias separados, não importa. Só não deixe de conhecer esse canto pacífico do Mar Vermelho, onde o silêncio e a paz imperam.
11 – Fazer um passeio até Three Pools
Se neste ponto do post (ou da viagem) você ainda não se cansou de peixes coloridos, água cristalina e corais maravilhosos, então reserve logo um passeio para conhecer Three Pools. Mergulho e snorkeling são as principais atividades a se fazer por lá.
De Dahab até Three Pools são 10 km e, a depender de sua disposição, dá para ir de bicicleta. Os passeios de carro custam em média USD 5 por pessoa.
12 – Experimentar os deliciosos restaurantes
Em que outro lugar desse mundo você conseguiria fazer uma super refeição completa por pouco mais de USD 3!?
Pois saiba que em Dahab você consegue comer deliciosos peixes frescos por esse valor, além de opções de frango, koshary e muito mais!
➡️ Veja nesse post nossa lista dos melhores restaurantes de Dahab.
Informações úteis sobre Dahab
Abaixo estão algumas informações úteis que poderão lhe ajudar a planejar sua viagem para Dahab:
Posso usar biquíni em Dahab?
Temos recebido diversas mensagens de meninas perguntando se é permitido usar biquíni em Dahab.
Pois saiba que é sim! Embora o país seja de maioria muçulmana e siga as regras do Islã, em Dahab (assim como em Sharm el-Sheikh e Hurghada) as mulheres podem usar biquíni normalmente.
Melhores lugares para fazer compras em Dahab
Assim como em qualquer cidade turística do mundo, os restaurantes e supermercados localizados na região mais central são sempre os mais caros.
Para economizar em Dahab procure fazer suas compras nos supermercados e quitandas que ficam em Assalah, que é um bairro local e bem menos turístico. Por lá você também encontrará uma série de restaurantes com ótimos preços.
Como se locomover em Dahab
Fácil! Pelo centro de Dahab você se locomoverá facilmente caminhando. E para as distâncias maiores tem os táxis locais.
Mas os táxis de Dahab não possuem taxímetros e muitas vezes nem indicação de que aquele veículo é realmente um táxi. Por isso muitos moradores locais passarão com seus veículos por você perguntando se você precisa de táxi, porque na verdade os táxis de Dahab funcionam como se fossem caronas pagas…rs.
Além disso, corridas curtas custam em média EGP 20,00, que equivalem a USD 1, corridas mais longas, até o Blue Hole por exemplo, custam em média EGP 40,00, ou USD 2.
Como ir de Dahab para o Cairo (ou vice-versa)
Muitas pessoas que chegam a Dahab tem como destino final o Cairo, que é de onde normalmente partem os voos para outros países.
Se você pretende ir de Dahab para o Cairo ou vice-versa, saiba que tem boas opções de ônibus que fazem o trajeto. Podemos citar as empresas Go Bus e Blue Bus. Os tickets para um ônibus com ar condicionado e super confortável custam em média EGP 280,00, que equivalem a USD 15.
Lembre-se do Seguro Viagem!
Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!
E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.
Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!
Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito
O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.
Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.
Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.
Veja mais sobre o Egito
Dicas Práticas
- O que fazer no Cairo
- O que fazer em Luxor
- Onde se hospedar em Dahab
- Onde comer em Dahab
- Aswan e o Templo de Abu Simbel
- White Desert: um dos destinos mais lindos do Egito
- Cave Church e a Cidade do Lixo
- Cruzeiro pelo Rio Nilo – como economizar
- Subindo o Monte Sinai
- Cruzando a fronteira entre Israel e Egito
Informações que podem te ajudar
- Informações práticas sobre o Egito
- É seguro viajar pelo Egito?
- 10 motivos para você AMAR o Egito
- Quanto custa viajar pelo Egito
- Curiosidades sobre o Egito
- Como visitar as Pirâmides
- Como tirar o visto egípcio em Eilat, Israel
- Como renovar o visto egípcio no Cairo
- Como ir do Cairo até Luxor de trem
- Como comprar bilhetes de trem no Egito
- Workaway e nosso trabalho na África
Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles:
🌎 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Gostou deste post? Passe o mouse e salve-o no Pinterest para ler depois:
Olá… passei por Dahab saindo do Egito e indo pra Jordânia e me apaixonei. Quero voltar pra ficar no mesmo resort, o Le Meridien. Mas ele fica um pouco afastado. O q vc sugere para essa trip? Dahab + Israel ? Dahab + Sharm el-Sheikh (desembarque, inclusive) ? Outra opção …
um abç…
Eu AMEIIII Dahab! Logo, sou suspeita para responder 🙂
Chegamos em Dahab para ficar 5 dias e acabamos ficando 2 meses…hehehe.
Gostei mais de Dahab do que de Sharm, para ser sincera. Mas em Sharm tem mais opções de resorts.
Uma visita a Israel tb valeria a pena! Amigos nossos saíram de Dahab e foram até Jerusalém, parando em Eilat e para ver o Mar Morto logo depois, antes de chegar em Jerusalém. Gostaram bastante! Nós fizemos o caminho inverso, olha:
https://casalwanderlust.com.br/cruzando-fronteira-entre-israel-e-egito-de-eilat-para-dahab-de-onibus/
Passando aqui pra agradecer. Estou montando minha trip Israel, Jordania e Egito e seu blog tem ajudado muito. Suas informações estão muito melhores do que a maioria, acabo caindo aqui quase todo dia. Parabens mesmo e obrigado ^^
Oláaaaa Tanaguchi,
Quer me fazer chorar, é? rs. Hoje mesmo tava aqui desanimadaaaa…
Escrever um blog é tarefa complicada, sabe? A maioria de nós (blogueiros) quase não ganha $$ com isso e as vezes não temos sequer reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas quando a gente recebe uma msg como essa a gente se enche de motivação para continuar!
MUITO obrigada!
Camila
Poxa, seus relatos nos ajudam tanto, já li tudo o que é post que vocês fizeram. Desde já, eu agradeço muito pelo tempo e dedicação. Muito obrigado.
Eu estou com uma dúvida, eu tinha planejado ficar dois dias em alguma cidade do Sinai, a princípio seria dois dias em Dahab, você acha que valeria a pena eu ajeitar no meu roteiro mais um dia para eu conhecer Sharm el-Sheikh e dois dias em Dahab? OU Sharm seria dispensável que que vou ficar em Dahab?
Olá Daniel, tudo bem?
MUITO obrigada pela mensagem tão carinhosa. Ficamos super felizes em poder ajudar.
Olha…o que tem de mais legal em Sharm el-Sheikh são os resorts all included por preços ótimos! Nós ficamos em um que custou USD 20 por pessoa com tudo incluído, até cerveja…hehehe. Nós amamos!
Mas, com pouco tempo eu ficaria apenas em Dahab.
Nós moramos dois meses em Dahab e AMAMOS!
Tem ótimos restaurantes, hotéis com ótimos preços, cursos de mergulho e uma vibe incrível. Vc vai adorar Dahab!
Abração
Olá Casal! Tudo bem!?
Ótimo post! Estou montando meu roteiro pra Israel e Egito e este blog tem me ajudado muito. Obrigado!
Estou planejando ir de Israel para Dahab e de Dahab pro Cairo, e depois tenho que fazer o caminho inverso para voltar para Israel. Tudo isso em uma viagem de 12 dias.
Pesquisando sobre os ônibus Dahab/Cairo me surgiram algumas dúvidas:
Quanto tempo de viagem de ônibus de Dahab – Cairo? (Vi relatos de 12 – 13 horas de viagem devido as paradas)
Vocês acham que os ônibus noturnos são seguros/valem a pena? Li que as estradas são bem perigosas.
Abraços!
Olá Luis, tudo bem?
Sim, as viagens de Dahab para o Cairo (ou vice-versa) podem durar de 8 a 13 horas mesmo, por conta de paradas na estrada (controles militares de segurança). Fizemos o trajeto algumas vezes e o tempo de viagem era sempre diferente, chegamos a parar 8 vezes, teve outras em que paramos apenas 1, difícil saber…rs. Para ter uma margem de segurança considere 12h de viagem.
Quanto a segurança, o que eu posso fazer é te falar sobre a nossa experiência:
Achamos a estrada bem OK – entretanto considere que nosso parâmetro de comparação é a África e a Ásia, acredito que quando comparamos com viagens de ônibus pelas estradas da Europa já fica mais complicado…rs. Entretanto das diversas vezes que fizemos este trajeto não tivemos nenhum problema.
Abração
Boa noite Casal Wanderlust!
Excelente o relato de vcs! Realmente foi o mais completo e interessante sobre a região que li até agora 🙂
Estarei por essas bandas em novembro/2019, sendo os três países finais do roteiro, respectivamente: Israel, Jordânia e Egito. Tenho curso Open Water Diver e sempre tento encaixar uns mergulhos em minhas viagens. Tenho interesse de sair por Aqaba, passar por Dahab, Sharm el-Sheikh e então seguir para Cairo ou Hurghada.
Dúvidas:
1) eu sei que vcs não exploraram muito Aqaba, mas pelo pouco visto a cidade aparenta ser interessante para turistas/mochileiros? Os preços eram melhores do que em Dahab?
2) eu vi que tem a opção de ferry partindo de Aqaba para Taba e Nuweiba. Sabe se é fácil conseguir transporte dessas cidades para Dahab?
3) é facil/barato o transporte de Dahab para Sharm el-Sheikh?
4) vc tem alguma informação sobre o ferry de Sharm el-Sheikh para Hurghada?
5) vc acha que é importante reservar hotéis/transportes com antecedência? Ou há uma oferta bem superior a procura, dando certa segurança de fechar na véspera?
6) em sua percepção, essas cidades tem pessoas viajando sozinhas? Ou são destinos mais famílias/casais?
Desculpe-me pelo monte de pergunta, srsrs. Inicio meu mochilão no final de setembro e ainda estou coletando informações sobre os países que decidi visitar… e ao ler o seu blog surgiu uma esperança de conseguir essas informações atualizadas e bem explicadas. Provavelmente terei que cortar uma das 3 cidades de meu roteiro para não ficar muito corrido.
Olá Jairo, tudo bem?
Seguem nossos comentários:
Perguntas 1 e 2 – Nós não ficamos em Aqaba, por isso não sabemos lhe informar.
3) É sim! Tem ônibus de Dahab para Sharm el-Sheiki e custa barato.
4) Não temos, infelizmente.
5) Nós sempre reservamos hotéis apenas para a primeira noite e depois saímos pesquisando pelas cidades, com exceção de alta temporada na Europa, mas este não é o caso por aqui. Considere que sempre podem rolar boas negociações pessoalmente, especialmente neste canto do mundo.
6) Vimos ambos, viajantes solos e famílias. Dahab tem MUITO mochileiro viajando sozinho.
Espero ter ajudado.
Abração!
Camila
Ajudou sim, obrigado!!
🙂
Jairo, acrescentando:
Um pré-requisito básico para viajar a países árabes é PACIÊNCIA. Exemplo, saí do Cairo às 23h30 rumo à Dahab, cheguei em Dahab depois de 12h, o problema é a parada nos check points, o jeito sempre é ter paciência.
Sobre o Ferryboat entre o Egito e Jordânia, considerei enormemente essa opção, no final desisti ao acompanhar alguns relatos sobre, algo como muita demora para partida, sem horário fixo.
Sobre o ferry entre Sharm el-Sheikh para Hurghada… quando fui (junho/2019) estava desativo, então você vai ter que procurar informações antes se estão funcionando. Eu voltei para o Cairo de trem, depois peguei um bus para Sharm el-Sheikh. Foi de boa.
Como a Camila disse, em Dahab você vê de tudo, eu fui para lá sozinho, curti muito, fiquei na dúvida entre Sharm el-Sheiki e lá, segui a dica da Camila, fiquei em Dahab, não me arrependi, só me arrependi de não ter destinado mais tempo. rs
Obrigada pelos ótimos complementos, Dani!
Bom dia, casal. Estou consumindo o blog de vcs por completo (conheci há pouco tempo). Portanto, gostaria de parabenizar imensamente a dedicação de tempo, esforço e muita colaboração de dividir conosco todo esse conhecimento de vcs. Sei que é um trabalho de esforço gigantesco com um retorno ínfimo, mas saibam que há pessoas, assim como eu, que admiram seu trabalho e seu blog, keep going! É somente uma mensagem de apreciação mesmo! Grata!
BTW, achei interessantíssimo a maneira que fazem a reserva. Estou me planejando e faço as reservas completas do período, na maioria pelo Airbnb, mas achei a dica de vcs uma nova alternativa.
Forte abraço,
Priscila.
Priscilaaaaaaaaaaaa,
Se soubesse como a gente fica FELIZ com esse tipo de mensagem!!!
Vc nem imagina!
Posso te dizer que ganhamos o ANO lendo tanto carinho traduzidos em palavras tão gentis!
MUITO obrigada, de coração mesmo!!!
Posso te pagar uma cerveja um dia desses? hehehe
Bjão!
Camila & Lázaro