Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Dahab – o paraíso dos mochileiros no Egito

Quando um amigo nos disse que tinha se encantado por Dahab nossa primeira reação foi pensar: “como é possível nós nunca termos sequer ouvido falar de Dahab antes!?”. Foi então que começamos a ler sobre esse pequeno paraíso que fica na Península do Sinai, no Egito.

Lemos diversos relatos de pessoas que tinham ido à Dahab para ficar alguns dias e acabaram ficando meses, até anos por lá. E nós acabamos fazendo parte das estatísticas, já que fomos até Dahab com a intenção de ficar 2 semanas e acabamos ficando 2 meses.

Neste post nós vamos listar as 12 principais atrações dessa charmosa cidade egípcia banhada pelo Mar Vermelho.

Dahab

Os encantos de Dahab

Onde se hospedar em Dahab

Dahab tem opções de hospedagem por USD 5,00 e até opções para quem quiser se hospedar de graça!

Clique aqui para encontrar as melhores e mais econômicas opções de hotéis em Dahab.

O Booking.com tem várias ofertas de hospedagem em Dahab. Fazendo sua reserva por aqui você não paga nada a mais por isso, mas nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas!

O que fazer em Dahab: 12 principais atrações

Mas afinal, você deve estar se perguntando, o que é que Dahab tem de tão especial?

Só o Mar Vermelho e a paisagem dos arredores já seriam motivos suficientes para que qualquer pessoa quisesse ficar por lá por anos e anos. Mas Dahab tem ainda outro fator importantíssimo para quem gosta de viajar gastando pouco: o baixo custo!

Em Dahab você encontra opções de restaurantes, hotéis e passeios a preços super atrativos! A cidade é um verdadeiro paraíso para os mochileiros de plantão. Vem ver 😃

1 – Subir o Monte Sinai

Subir o Monte Sinai faz parte do sonho de muitos viajantes, sejam eles religiosos ou não. Nós chegamos ao Egito depois de uma viagem de 15 dias por Israel e em nossa primeira semana em Dahab nós já fechamos o tour para subir o famoso monte.

Os passeios para subir o Monte Sinai partem de Dahab às 23h. A chegada até a base acontece por volta das 2h da manhã e a subida dura em torno de 4 horas. É uma subida exaustiva que acontece no meio da madrugada. Mas a recompensa é que ao chegar no topo do Monte Sinai você é presenteado com um belíssimo nascer do sol. E na descida você ainda poderá visitar o Monastério de Santa Catarina.

➡️ Veja o relato completo sobre nossa subida ao Monte Sinai (incluindo dicas de como economizar no passeio), basta clicar aqui.

O nascer do sol visto do topo do Monte Sinai

2 – Nadar na Laguna

Confesso que entrar nessa água cristalina e quentinha foi um dos pontos altos de nossa passagem por Dahab. Mas caso você não curta muito a combinação “água salgada e lama”, pois o fundo da lagoa é rico em argila, saiba que só a paisagem já é de tirar o fôlego!

Na verdade “Laguna” é o nome de toda a área no entorno da lagoa, mas carinhosamente estamos chamando a lagoa de Laguna, já que não conseguimos descobrir se ele tem afinal, outro nome.

Uma caminhada do centro de Dahab até a Laguna dura em média 30 minutos. Mas o bacana é que em Dahab você pode alugar bicicletas, falaremos mais abaixo.

3 – Alugar uma bicicleta

E por falar em bicicleta, Dahab tem diversos pontos que são acessíveis de bike: a Laguna, o Blue Hole e etc. Alugar uma bicicleta na cidade é super barato e pode te ajudar a se locomover gastando bem pouco e ainda queimando calorias. Olha que beleza!?

O aluguel de uma bicicleta custa em média USD 4,00 por dia, mas a depender do período de locação você pode até conseguir negociar por menos. E para quem for morar por um tempo maior na cidade, saiba que o custo de uma bicicleta nova gira em torno de USD 150,00. Temos amigos que compraram uma bike nova e depois venderam a mesma quando saíram da cidade. É uma boa opção!

4 – Curtir uma Praia

Dahab tem uma particularidade que você irá notar logo ao chegar. Toda a orla central é cercada por restaurantes, tendo apenas alguns poucos pontos que dão acesso ao mar.

Você pode aproveitar o Mar Vermelho dentro d’água ou basta escolher um dos inúmeros restaurantes da orla e desfrutar de uma ótima infraestrutura, com preços justos, comida boa e até cerveja gelada.

Eu ouvi “cerveja gelada”???

As praias do centro de Dahab possuem pequenas faixas rochosas. Mas se você curte praia com areia para esticar a canga ao sol, basta caminhar por 40 minutinhos em direção a Laguna – passe a Laguna e continue caminhando. Por lá você encontrará uma praia quase deserta com uma boa faixa de areia, olha só:

5 – Aprender Kite ou Windsurf

Em Dahab há dias em que o vento domina o cenário. Isso pode estragar um dia de praia, mas também pode ser uma ótima oportunidade para a prática do kitesurf ou do windsurf.

O mais comum na cidade são centros de mergulho, mas você também encontrará escolas e lugares para alugar os equipamentos necessários para a prática destes esportes em dias de ventania. Seguem algumas sugestões:

Escolas de Kitesurf em Dahab

Escolas de Windsurf em Dahab

É seguro viajar pelo Egito

Não deve ser maravilhoso praticar qualquer esporte NESTE mar!?

6 – Mergulhar no Mar Vermelho

Nós já fomos para a Tailândia, Filipinas, Bahamas e diversos outros destinos paradisíacos no Brasil. Sempre pensamos em mergulhar mas os altos preços dos cursos de mergulho eram fatores impeditivos para nós.

E não é que em Dahab nossos problemas acabaram!? 😍

Eita que mergulhador bonito, sô!

Foi em Dahab que nós encontramos os melhores preços para fazer cursos de mergulho, desde o básico até os módulos mais avançados.

Como nós nunca tínhamos mergulhado na vida, nosso primeiro passo foi fazer o Open Water (que é o curso básico) com certificação PADI. Nós pagamos USD 200,00 por pessoa e ainda tivemos acomodação gratuita durante os dias de curso. Fala se não é uma maravilha!?

Nós fizemos o curso com o pessoal do 7 Heaven Divers e recomendamos muito. Eles são super profissionais e cuidaram direitinho da gente ☺️

O 7 Heaven Divers ainda conta com instrutores que falam inglês, russo, coreano e japonês

7 – Aprender Freedive

Você já ouviu falar do mergulho em apneia? O mergulho livre, mergulho em apneia ou freedive é a modalidade em que o mergulhador usa o ar retido nos pulmões para descer a grandes profundidades sem utilizar cilindros de ar comprimido.

Nós fizemos um curso de freedive em Dahab e adoramos! Descobrimos que freedive é mais que mergulho, é um estilo de vida que envolve até meditação. É muito legal e você precisa experimentar também!

Há diversas escolas espalhadas pela cidade. O AIDA 2 (um dos cursos básicos) custa em média USD 250,00 por pessoa.

Lázaro praticando freedive

Dahab recebe as principais competições mundiais do esporte todos os anos. Por isso é bastante comum cruzar com vários mergulhadores detentores de recordes mundiais andando pelas ruas da cidade.

Abaixo estão os links para os principais centros de freedive em Dahab:

O Bruno foi o nosso instrutor de Freedive em Dahab

8 – Fazer Snorkeling no Blue Hole

Se você é ligado em mergulho com cilindro com certeza você já deve ter ouvido falar do Blue Hole.

O lugar, infelizmente, é bem famoso pelas mortes que já ocorreram no local. Não há uma contagem oficial mas estima-se que mais de 130 mergulhadores tenham perdido suas vidas no Blue Hole nos últimos 15 anos 😔

Blue Hole

O fascínio dos mergulhadores pelo Blue Hole, e também o seu maior perigo, está na parte chamada de “The Arch”. Um túnel subterrâneo que conecta o Blue Hole ao mar aberto a uma profundidade de 52 metros.

Bom, seja lá como for, apenas mergulhadores profissionais se atrevem a tentar achar “O Arco”. A maioria dos mergulhadores que vão até o Blue Hole ficam somente observando os lindos corais que tem por lá. E há também a opção de praticar snorkeling, que foi o que nós fizemos, e valeu super a pena!

Os táxis até o Blue Hole custam em média EGP 40,00, ou USD 2,00 por pessoa. Mas dá para ir até lá de bicicleta também. E se você não tem os equipamentos para fazer snorkeling não se preocupe! Dá para alugar por lá mesmo a precinhos bem camaradas 😉

Lázaro fazendo snorkeling no Blue Hole

9 – Ver tartarugas em Ras Abu Galum

Aiiii gente! Imagine que coisa mais linda poder ver essas lindezas de pertinho? Em Ras Abu Galum você poderá ver tartarugas, corais e diversas espécies de peixinhos coloridos.

Em Dahab você consegue contratar passeios de 1 ou 2 dias para Ras Abu Galum. Dá até para dormir no meio do deserto! E os valores giram em torno de USD 20,00 por pessoa.

Foto: @younggun_llama

10 – “Esticar” até Blue Lagoon

Um passeio até Ras Abu Galum quase sempre inclui uma passadinha em Blue Lagoon, especialmente aqueles com pernoite no deserto.

Juntando os dois passeios em um único dia ou indo em dias separados, não importa. Só não deixe de conhecer esse canto pacífico do Mar Vermelho, onde o silêncio e a paz imperam.

Blue Lagoon

11 – Fazer um passeio até Three Pools

Se neste ponto do post (ou da viagem) você ainda não se cansou de peixes coloridos, água cristalina e corais maravilhosos, então reserve logo um passeio para conhecer Three Pools. Mergulho e snorkeling são as principais atividades a se fazer por lá.

De Dahab até Three Pools são 10 km e, a depender de sua disposição, dá para ir de bicicleta. Os passeios de carro custam em média USD 5,00 por pessoa.

12 – Experimentar os deliciosos restaurantes

Em que outro lugar desse mundo você conseguiria fazer uma super refeição completa por pouco mais de USD 3,00!?

Pois saiba que em Dahab você consegue comer deliciosos peixes frescos por esse valor, além de opções de frango, koshary e muito mais!

➡️ Veja nesse post nossa lista dos melhores restaurantes de Dahab.

Informações úteis sobre Dahab

Abaixo estão algumas informações úteis que poderão lhe ajudar a planejar sua viagem para Dahab:

Posso usar biquíni em Dahab?

Temos recebido diversas mensagens de meninas perguntando se é permitido usar biquíni em Dahab.

Pois saiba que é sim! Embora o país seja de maioria muçulmana e siga as regras do Islã, em Dahab (assim como em Sharm el-Sheikh e Hurghada) as mulheres podem usar biquíni normalmente.

Melhores lugares para fazer compras em Dahab

Assim como em qualquer cidade turística do mundo, os restaurantes e supermercados localizados na região mais central são sempre os mais caros.

Para economizar em Dahab procure fazer suas compras nos supermercados e quitandas que ficam em Assalah, que é um bairro local e bem menos turístico. Por lá você também encontrará uma série de restaurantes com ótimos preços.

Como se locomover em Dahab

Fácil! Pelo centro de Dahab você se locomoverá facilmente caminhando. E para as distâncias maiores tem os táxis locais.

Os táxis de Dahab não possuem taxímetros e muitas vezes nem indicação de que aquele veículo é realmente um táxi. Muitos moradores locais passarão com seus veículos por você perguntando se você precisa de táxi. Para falar a verdade, os táxis de Dahab funcionam como se fossem caronas pagas…rs.

Utilizamos algumas vezes e foi super seguro. Corridas curtas custam em média EGP 20,00, que equivalem a USD 1,00. Corridas mais longas, até o Blue Hole por exemplo, custam em média EGP 40,00, ou USD 2,00.

Caminhar por Dahab ainda te reservará belas supresas, como essa!

Como ir de Dahab para o Cairo (ou vice-versa)

Muitas pessoas que chegam a Dahab tem como destino final o Cairo, que é de onde normalmente partem os voos para outros países.

Se você pretende ir de Dahab para o Cairo ou vice-versa, saiba que tem boas opções de ônibus que fazem o trajeto. Podemos citar as empresas Go Bus e Blue Bus. Os tickets para um ônibus com ar condicionado e super confortável custam em média EGP 280,00, que equivalem a USD 15,00.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Egito. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro. Aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código: CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Contratando seu Seguro aqui pelo Blog, além de você ganhar um descontinho nós ainda recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar!

Gostou? Veja também nossas demais publicações sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Gostou deste post? Passe o mouse e salve-o no Pinterest para ler depois:

15 comentários sobre “O que fazer em Dahab – o paraíso dos mochileiros no Egito

  1. Carla lima

    Olá… passei por Dahab saindo do Egito e indo pra Jordânia e me apaixonei. Quero voltar pra ficar no mesmo resort, o Le Meridien. Mas ele fica um pouco afastado. O q vc sugere para essa trip? Dahab + Israel ? Dahab + Sharm el-Sheikh (desembarque, inclusive) ? Outra opção …
    um abç…

    1. CASAL WANDERLUST

      Eu AMEIIII Dahab! Logo, sou suspeita para responder 🙂
      Chegamos em Dahab para ficar 5 dias e acabamos ficando 2 meses…hehehe.
      Gostei mais de Dahab do que de Sharm, para ser sincera. Mas em Sharm tem mais opções de resorts.
      Uma visita a Israel tb valeria a pena! Amigos nossos saíram de Dahab e foram até Jerusalém, parando em Eilat e para ver o Mar Morto logo depois, antes de chegar em Jerusalém. Gostaram bastante! Nós fizemos o caminho inverso, olha:

      https://casalwanderlust.com.br/cruzando-fronteira-entre-israel-e-egito-de-eilat-para-dahab-de-onibus/

  2. Tanaguchi

    Passando aqui pra agradecer. Estou montando minha trip Israel, Jordania e Egito e seu blog tem ajudado muito. Suas informações estão muito melhores do que a maioria, acabo caindo aqui quase todo dia. Parabens mesmo e obrigado ^^

    1. CASAL WANDERLUST

      Oláaaaa Tanaguchi,

      Quer me fazer chorar, é? rs. Hoje mesmo tava aqui desanimadaaaa…
      Escrever um blog é tarefa complicada, sabe? A maioria de nós (blogueiros) quase não ganha $$ com isso e as vezes não temos sequer reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas quando a gente recebe uma msg como essa a gente se enche de motivação para continuar!

      MUITO obrigada!

      Camila

  3. Daniel da Costa

    Poxa, seus relatos nos ajudam tanto, já li tudo o que é post que vocês fizeram. Desde já, eu agradeço muito pelo tempo e dedicação. Muito obrigado.

    Eu estou com uma dúvida, eu tinha planejado ficar dois dias em alguma cidade do Sinai, a princípio seria dois dias em Dahab, você acha que valeria a pena eu ajeitar no meu roteiro mais um dia para eu conhecer Sharm el-Sheikh e dois dias em Dahab? OU Sharm seria dispensável que que vou ficar em Dahab?

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Daniel, tudo bem?
      MUITO obrigada pela mensagem tão carinhosa. Ficamos super felizes em poder ajudar.
      Olha…o que tem de mais legal em Sharm el-Sheikh são os resorts all included por preços ótimos! Nós ficamos em um que custou USD 20 por pessoa com tudo incluído, até cerveja…hehehe. Nós amamos!
      Mas, com pouco tempo eu ficaria apenas em Dahab.
      Nós moramos dois meses em Dahab e AMAMOS!
      Tem ótimos restaurantes, hotéis com ótimos preços, cursos de mergulho e uma vibe incrível. Vc vai adorar Dahab!
      Abração

  4. luispedrobet

    Olá Casal! Tudo bem!?

    Ótimo post! Estou montando meu roteiro pra Israel e Egito e este blog tem me ajudado muito. Obrigado!

    Estou planejando ir de Israel para Dahab e de Dahab pro Cairo, e depois tenho que fazer o caminho inverso para voltar para Israel. Tudo isso em uma viagem de 12 dias.

    Pesquisando sobre os ônibus Dahab/Cairo me surgiram algumas dúvidas:

    Quanto tempo de viagem de ônibus de Dahab – Cairo? (Vi relatos de 12 – 13 horas de viagem devido as paradas)

    Vocês acham que os ônibus noturnos são seguros/valem a pena? Li que as estradas são bem perigosas.

    Abraços!

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Luis, tudo bem?
      Sim, as viagens de Dahab para o Cairo (ou vice-versa) podem durar de 8 a 13 horas mesmo, por conta de paradas na estrada (controles militares de segurança). Fizemos o trajeto algumas vezes e o tempo de viagem era sempre diferente, chegamos a parar 8 vezes, teve outras em que paramos apenas 1, difícil saber…rs. Para ter uma margem de segurança considere 12h de viagem.
      Quanto a segurança, o que eu posso fazer é te falar sobre a nossa experiência:
      Achamos a estrada bem OK – entretanto considere que nosso parâmetro de comparação é a África e a Ásia, acredito que quando comparamos com viagens de ônibus pelas estradas da Europa já fica mais complicado…rs. Entretanto das diversas vezes que fizemos este trajeto não tivemos nenhum problema.
      Abração

  5. Jairo

    Boa noite Casal Wanderlust!

    Excelente o relato de vcs! Realmente foi o mais completo e interessante sobre a região que li até agora 🙂

    Estarei por essas bandas em novembro/2019, sendo os três países finais do roteiro, respectivamente: Israel, Jordânia e Egito. Tenho curso Open Water Diver e sempre tento encaixar uns mergulhos em minhas viagens. Tenho interesse de sair por Aqaba, passar por Dahab, Sharm el-Sheikh e então seguir para Cairo ou Hurghada.

    Dúvidas:
    1) eu sei que vcs não exploraram muito Aqaba, mas pelo pouco visto a cidade aparenta ser interessante para turistas/mochileiros? Os preços eram melhores do que em Dahab?

    2) eu vi que tem a opção de ferry partindo de Aqaba para Taba e Nuweiba. Sabe se é fácil conseguir transporte dessas cidades para Dahab?

    3) é facil/barato o transporte de Dahab para Sharm el-Sheikh?

    4) vc tem alguma informação sobre o ferry de Sharm el-Sheikh para Hurghada?

    5) vc acha que é importante reservar hotéis/transportes com antecedência? Ou há uma oferta bem superior a procura, dando certa segurança de fechar na véspera?

    6) em sua percepção, essas cidades tem pessoas viajando sozinhas? Ou são destinos mais famílias/casais?

    Desculpe-me pelo monte de pergunta, srsrs. Inicio meu mochilão no final de setembro e ainda estou coletando informações sobre os países que decidi visitar… e ao ler o seu blog surgiu uma esperança de conseguir essas informações atualizadas e bem explicadas. Provavelmente terei que cortar uma das 3 cidades de meu roteiro para não ficar muito corrido.

    1. CASAL WANDERLUST

      Olá Jairo, tudo bem?
      Seguem nossos comentários:

      Perguntas 1 e 2 – Nós não ficamos em Aqaba, por isso não sabemos lhe informar.

      3) É sim! Tem ônibus de Dahab para Sharm el-Sheiki e custa barato.

      4) Não temos, infelizmente.

      5) Nós sempre reservamos hotéis apenas para a primeira noite e depois saímos pesquisando pelas cidades, com exceção de alta temporada na Europa, mas este não é o caso por aqui. Considere que sempre podem rolar boas negociações pessoalmente, especialmente neste canto do mundo.

      6) Vimos ambos, viajantes solos e famílias. Dahab tem MUITO mochileiro viajando sozinho.

      Espero ter ajudado.

      Abração!

      Camila

    2. Daniel da Costa

      Jairo, acrescentando:

      Um pré-requisito básico para viajar a países árabes é PACIÊNCIA. Exemplo, saí do Cairo às 23h30 rumo à Dahab, cheguei em Dahab depois de 12h, o problema é a parada nos check points, o jeito sempre é ter paciência.

      Sobre o Ferryboat entre o Egito e Jordânia, considerei enormemente essa opção, no final desisti ao acompanhar alguns relatos sobre, algo como muita demora para partida, sem horário fixo.

      Sobre o ferry entre Sharm el-Sheikh para Hurghada… quando fui (junho/2019) estava desativo, então você vai ter que procurar informações antes se estão funcionando. Eu voltei para o Cairo de trem, depois peguei um bus para Sharm el-Sheikh. Foi de boa.

      Como a Camila disse, em Dahab você vê de tudo, eu fui para lá sozinho, curti muito, fiquei na dúvida entre Sharm el-Sheiki e lá, segui a dica da Camila, fiquei em Dahab, não me arrependi, só me arrependi de não ter destinado mais tempo. rs

  6. Priscila Rodrigues de Souza

    Bom dia, casal. Estou consumindo o blog de vcs por completo (conheci há pouco tempo). Portanto, gostaria de parabenizar imensamente a dedicação de tempo, esforço e muita colaboração de dividir conosco todo esse conhecimento de vcs. Sei que é um trabalho de esforço gigantesco com um retorno ínfimo, mas saibam que há pessoas, assim como eu, que admiram seu trabalho e seu blog, keep going! É somente uma mensagem de apreciação mesmo! Grata!

    BTW, achei interessantíssimo a maneira que fazem a reserva. Estou me planejando e faço as reservas completas do período, na maioria pelo Airbnb, mas achei a dica de vcs uma nova alternativa.
    Forte abraço,
    Priscila.

    1. CASAL WANDERLUST

      Priscilaaaaaaaaaaaa,
      Se soubesse como a gente fica FELIZ com esse tipo de mensagem!!!
      Vc nem imagina!
      Posso te dizer que ganhamos o ANO lendo tanto carinho traduzidos em palavras tão gentis!
      MUITO obrigada, de coração mesmo!!!
      Posso te pagar uma cerveja um dia desses? hehehe
      Bjão!
      Camila & Lázaro

Deixe uma resposta