Templo de Dendera: um day trip partindo de Luxor

Se você estiver viajando por Luxor e tiver um tempinho extra, saiba que dois dos templos mais bonitos e melhor preservados de todo o Egito estarão bem pertinho de você: o Templo de Dendera e o Templo de Abydos.

O Templo de Dendera fica a 1h30m de Luxor e o trajeto pode ser feito em um único dia se você contratar um tour ou o serviço de um táxi. Sendo possível também chegar até lá usando transporte público, se tempo não for um problema.

Nós fizemos esse day tour partindo de Luxor e vamos contar aqui como foi a experiência de visitar esses dois belíssimos templos.

Templo de Dendera
Templo de Dendera

Onde se hospedar em Luxor

Em Luxor nós nos hospedamos no Happy Land Hotel. Porque foi o valor mais econômico que encontramos tanto para hospedagem quanto para os passeios. Nós pagamos USD 10 por um quarto duplo com banheiro privativo e um delicioso café da manhã.

Mas caso queira ver outras boas opções em Luxor, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você não paga nada a mais por isso mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

O Templo de Dendera

O Templo de Dendera foi construído no século I a.C. pelo rei Ptolomeu e pela rainha Cleópatra II, já após a conquista do Egito por Alexandre, o Grande.

O templo foi erigido na antiga vila de Dendera, nas mediações da atual cidade de Qena.

Templo de Dendera
Entrada do Templo de Dendera

Além disso, o templo foi destinado a adoração de Hathor, a deusa do amor, da música, da maternidade e da alegria. E a deusa Hathor corresponde à deusa Afrodite, na mitologia grega. Sabia disso?

Templo de Dendera
A deusa Hathor recebendo oferendas

Mas não somente, o Templo de Dendera é um dos templos mais bem preservados de todo o Egito, sendo possível ver vários de seus desenhos e hieróglifos em suas cores originais.

Detalhe para o teto e colunas ainda super coloridos:

Templo de Dendera
Detalhes das colunas e do teto bem preservado do Templo de Dendera

Sua área cobre uma superfície de 40.000 km2 e é cercado por uma muralha de tijolos. Além disso, dentro das muralhas ainda há várias outras estruturas, incluindo um outro templo dedicado ao nascimento da deusa Ísis, uma pequena mammisi (birth house, casa de parto) romana construída a mando de Trajano ou Nero (não se sabe ao certo), um sanatorium (local para cura) e um lago sagrado.

Templo de Dendera

O prédio principal contém uma sequência de três salas, incluindo dois corredores que isolam o grande santuário. Contudo, a iluminação dentro do salão principal é fornecida através de pequenas aberturas quadradas nas enormes paredes.

As colunas da câmara principal são adornadas com cabeças da deusa Hathor:

Templo de Dendera
Detalhes das colunas e teto do Templo de Dendera

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

O Templo Sagrado

Hathor também era considerada a deusa da cura, por isso a presença do sanatorium (local de cura) nas mediações do templo. Peregrinos iam ao Templo de Dendera em busca de cura para as  mais diversas doenças através das águas sagradas do lago do templo.

As águas se tornavam sagradas após serem lançadas sobre estátuas com inscrições de textos sagrados e posteriormente eram usadas para banho ou fazer unguentos que eram aplicados pelos sacerdotes da deusa.

Além disso, o sanatorium ainda contava com bancos onde os enfermos podiam dormir na esperança de sonhar com os deuses esperando que estes pudessem ajudá-los.

Templo de Dendera
Templo de Dendera

As Criptas

Peça para os guias, que normalmente ficam dentro do Templo de Dendera, para lhe deixar acessar as criptas secretas. O acesso às criptas se dá através de um alçapão e um estreito corredor que te levará para debaixo da terra, para debaixo do templo. É uma das experiências mais bacanas da visitação!

Mas ao contrário de outras criptas, as de Dendera são decoradas em relevo, aparentemente as paredes das criptas foram decoradas antes dos blocos terem sido colocados no local.

Decoração nas paredes da cripta
Templo de Dendera
Deusa Hathor

Lâmpadas Elétricas?

Mas o Templo de Dendera ficou famoso na atualidade devido as gravuras que muitos acreditam representar lâmpadas elétricas. E é nas paredes das criptas do templo que você poderá ver as mais belas gravuras.

Estas das fotos abaixo:

Você vê uma lâmpada elétrica?

Todavia, egiptólogos acreditam que a imagem simbolize apenas um pilar djed, antigo símbolo egípcio para estabilidade, e uma flor de lótus com uma cobra dentro, retratando aspectos da mitologia egípcia.

Entretanto, a teoria de que seria uma lâmpada se dá pelo fato de que os egípcios, para enfatizar objetos importantes, os representavam em tamanhos bem maiores que os reais. Por isso parece se tratar de uma lâmpada gigante. Mas aí fica a critério da sua imaginação 😉

Ou não?

O telhado do Templo de Dendera

Subindo um estreito corredor de escadas você poderá acessar o telhado do templo que, devido às alturas desiguais dos quartos abaixo, foi construído em terraços.

No telhado, no canto sudoeste, há um quarto, e é lá que você verá outra gravura famosa, o Zodíaco de Dendera, uma representação das casas do zodíaco feita no teto.

Entretanto, o original foi removido por franceses durante a invasão de Napoleão e está em exibição no museu do Louvre, em seu local foi colocado um réplica de gesso.

O disco zodíaco de Dendera

Como Chegar

O templo fica a 2 km do centro da cidade de Qena, que por sua vez está a aproximadamente 60 km de Luxor. Pode-se chegar facilmente a Qena de trem desde Luxor e uma vez na cidade pegar um táxi ou tuk-tuk até Dendera.

Nós optamos por dividir um táxi com outras pessoas do hotel, pois queríamos fazer Dendera e Abydos no mesmo dia. Pagamos EGP 320,00, ou USD 18 por pessoa pelo transporte.

Mapa do Templo de Dendera. Fonte: http://www.touregypt.net

Quanto Custa

A entrada para o templo custa EGP 80,00 ou USD 4,50.

O Templo de Dendera em 10 fotos

Detalhes das colunas
Da qualidade dos relevos
Das cores do teto
Das gravuras no interior das câmaras
templo de dendera
Templo do Ano Novo

Melhor época para Visitar o Templo de Dendera

Os meses de verão no Egito são bastante quentes. E a região do deserto fica particularmente escaldante nos meses de junho, julho, agosto e setembro. Por isso fuja destes meses e também tente fugir dos feriados de final do ano e Páscoa, quando o país é invadido por europeus.

Os meses de março, outubro e novembro são ideias para a visita, pois o clima está agradável e não há muitos turistas.

Fonte: https://www.meteoblue.com/

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 Comentários

  1. Muito bacana esses posts sobre o Egito, é um país que quero muito conhecer.

    Contudo, minha esposa é muito preocupada com a segurança.

    O que vcs acharam? Tiveram algum problema? Alguma sensação de perigo?

    Obg e abs, Sandro Melo

    • Oi Sandro, tudo bem?
      Estamos há 3 meses no Egito é só temos coisas boas para relatar. Nenhuma sensação de perigo, muito pelo contrário. Aqui andamos com celular e câmera fotográfica na mão, coisa que no Brasil não faço nem a pau 🙁
      Vcs vão amar o país e posso ajudá-los com dicas de guias e o que mais precisarem!
      Abração