Como renovar o visto do Egito no Cairo

Decidiu passar mais de 30 dias no Egito? Pois então saiba que você precisará renovar o seu visto, que normalmente tem validade de apenas um mês. Veja neste post como renovar o visto do Egito no Cairo.

Se você preferir poderá contratar uma agência ou um guia egípcio para lhe ajudar neste processo. Mas se quiser solicitar a extensão do visto por conta própria e sem pagar nenhuma taxa adicional, então as informações abaixo poderão lhe ajudar.

Onde se hospedar no Cairo

Se você estiver buscando uma opção de hospedagem econômica e super bem localizada no Cairo, nós indicamos o Ismailia House Inn. Bem no coração da praça Tahrir e com uma super vista (diga-se de passagem), o Ismailia oferece quartos duplos por USD 10,00 e quartos individuais por USD 6,00. Nestas opções o banheiro é compartilhado. Mas eles possuem opções com banheiros privativos também. Obs.: só não se assuste com o elevador 😬

Mas caso queira ver outras boas opções clique aqui para ver a seleção de hotéis que nós preparamos.

Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Como renovar o visto do Egito – Primeiro dia

O processo vai demorar dois dias. Por isso dividimos o post entre dia 1 e dia 2. Vamos lá:

1 – Primeiro passo

Encha-se de muito amor no coração e paciência e siga até o edifício do governo chamado Mogamma. Trata-se de um prédio enorme que fica no meio da Praça Tahrir, não tem como não encontrá-lo, veja:

Como renovar o visto do Egito

Como renovar o visto do Egito – O edifício Mogamma, no coração da Praça Tahrir

Ao chegar no Mogamma você passará por um detector de metais e entrará em um dos prédios mais lotados de todo o país 😅 Respire fundo e vamos lá!

Se você não se antecedeu, ou seja, se não providenciou previamente as cópias do seu passaporte e uma foto 3×4, não se preocupe! No piso térreo do edifício há uma série de lugares onde você poderá providenciar as cópias e a foto.

Com fotos e cópias em mãos, siga até o primeiro andar. Vá pela escada porque é mais rápido que esperar pelo elevador.

2 – Primeiro andar do Mogamma

Chegando no primeiro andar siga o fluxo e pegue um formulário que é distribuído por uns policiais que ficam próximos (bem ao lado) do guichê número 32, bem de frente a uma saída de emergência. Este formulário aqui da foto, olha:

Formulário para renovação do Visto Egípcio

Como renovar o visto do Egito – Formulário para renovação do Visto Egípcio

➡️ Dica: preencha o formulário colocando um endereço de qualquer hotel da praça Tahir. Nós colocamos o endereço de nosso couchsurfer em Novo Cairo e a mulher nos mandou para uma delegacia que ficava a horas dali. Então pegamos um novo formulário, colocamos o endereço de um hotel na praça e deu tudo certo 😰

Após preencher o formulário volte até os policiais.

3 – Assinatura e aprovação do formulário

Os policiais irão verificar as informações preenchidas no formulário, irão perguntar o motivo pelo qual você deseja estender o visto e, se concordarem, irão assinar o mesmo.

4 – Guichês 14, 13 ou 12

Siga até os guichês de número 14, 13 ou 12 (tanto faz) no final do corredor, no mesmo andar. Fique na fila e apresente os seguintes documentos: cópia do passaporte, cópia do visto anterior, uma foto 3×4, formulário preenchido e assinado pelos policiais e seu passaporte original. Fique atento pois vai ter um monte de gente tentando furar a fila 😒

Após conferência dos documentos apresentados o atendente irá emitir uma espécie de boleto para pagamento da taxa referente à extensão do visto.

Como renovar o visto do Egito – Os guichês 14, 13 e 12 

5 – Pagamento da taxa

Saia do guichê e vire na próxima esquerda, no mesmo andar. Siga pelo corretor até encontrar o banco. Pague a taxa e volte para o para os guichês 14, 13 ou 12… 😂

Calma! Estamos quase quase lá!

Como renovar o Visto Egípcio no Cairo

Como renovar o visto do Egito – Comprovante para pagamento da taxa de renovação do Visto

Apresente os papéis, juntamente com o comprovante de pagamento, novamente nos guichês 14, 13 ou 12.

O atendente irá conferir tuuuudo de novo, vai lhe devolver o passaporte juntamente com este papel abaixo e lhe pedir para que volte no dia seguinte 😂

Como renovar o visto do Egito

Como renovar o visto do Egito

Como renovar o visto do Egito – Segundo dia

Se o processo for bem rápido você pode até conseguir resolver tudo em um único dia. Mas não conte com isso.

No segundo dia você terá que voltar ao primeiro andar do Mogamma e entregar seu passaporte juntamente com o comprovante de pagamento. Só que desta vez a entrega deverá ser feita no guichê número 38 ou 40. Estes aí da foto abaixo:

Como renovar o visto do Egito

Como renovar o visto do Egito – Guichês número 38 e 40

E aí é que está o ponto… Eles só recebem os passaportes entre às 9h e às 11h da manhã. Se o passo a passo do dia anterior terminar antes das 11h você pode até tentar entregar os documentos no mesmo dia. Mas acho bem difícil 😬

Os passaportes são entregues entre às 9h e 11h da manhã e você poderá retirá-los entre às 13h e 15h.

Se não quiser pegar filas e tumultos desnecessários, entregue seu passaporte lá pelas 10h e pegue-o de volta às 14h. Nesse meio tempo você pode visitar o museu do Cairo, por exemplo.

Na hora de retirar os passaportes é aquela confusão. As pessoas se aglomeram no guichê, o atendente chama as pessoas pelo nome e provavelmente você não reconhecerá seu próprio nome quando lhe chamarem devido ao sotaque, enfim…rs.

Nós voltamos para buscar o nosso passaporte às 14:30 e já não tinha mais ninguém por lá ☺️ Olha só que beleza:

Como renovar o visto do Egito

Como renovar o visto do Egito – Beeeem mais vazio que o habitual

Dica valiosa!

Leve essa frase com você (no celular, escrita em um papel, impressa, tatuada 😂 como quiser), mas leve. Pois caso você fique muito perdido lá dentro isso poderá lhe ajudar:

أنا برازيلي وأريد تجديد تأشيرتي السياحية.

Está escrito em árabe: “Sou brasileiro e quero renovar meu visto de turista”.

Quanto custa para renovar o visto do Egito

A renovação do visto custa EGP 570, ou USD 32,00.

Quanto tempo dura a extensão

Depende de quanto tempo você solicitar. Temos amigos que solicitaram uma extensão de 6 meses e conseguiram. Nós pedimos 3 meses e após respondermos a uma série de perguntas acabamos conseguindo também.

O que levar para renovar o visto do Egito

  • 1 foto 3×4;
  • Cópia do visto antigo;
  • Cópia da página do seu passaporte que contém seus dados pessoais;
  • Passaporte original.

O que não levar

Evite levar os itens abaixo pois você não poderá entrar com eles no primeiro andar do edifício:

  • Câmera fotográfica (incluindo a GoPro);
  • Canivete 😂 sim, nós tínhamos um canivete pequeno na mochila;
  • Pau de selfie.

Como chegar

Se você estiver hospedado na Praça Tahrir, maravilha! Caso esteja hospedado em algum lugar mais distante você pode optar por ir de metrô, de ônibus ou de Uber, que funciona perfeitamente aqui no Cairo. A estação de metrô da Praça Tahrir é a Sadat.

O bilhete de metrô custa EGP 2,00, ou USD 0,11, uma passagem de ônibus custa EGP 2,50, ou USD 0,14 e uma corrida de Uber custa bem barato também. Para se ter uma ideia de valores do Uber, uma corrida de 20 km custa em média EGP 75,00, ou USD 4,20.

Pensa em visitar Sharm El Sheikh?

Se sim, maravilha também. Nós ouvimos dizer que a renovação do visto egípcio é feita de maneira bem mais simples em Sharm El Sheikh. Porém, renovar o visto no Cairo é mais prático para quem já está pela cidade visitando as pirâmides, por exemplo. Esse foi o nosso caso e por isso optamos por fazer o processo por lá.

Gostou? Veja também nossas demais publicações sobre o Egito:

Dicas práticas:

Informações que podem te ajudar:

Tudo sobre os Templos e como visitar em cada um deles:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

8 Comentários

  1. Ola boa tarde!
    Meu nome é Elisângela, eu gostaria de tirar uma dúvida, o formulário para preenchimento da renovação de visto, deverá ser preenchido em português?
    Desde já agradeço pela atenção!
    Elisângela

    • Olá Elisangela!
      A maior parte dos dados são suas informações pessoais, nome, endereço e etc., essas colocamos em português. Mas sempre que possível nós preenchemos esses formulários com palavras em inglês. Por exemplo: nacionalidade – ao invés de brasileira nós colocamos Brazilian. Etc…
      Abração!

  2. Olá pessoal. Eu e minha esposa vamos ao Egito no final deste ano e estamos lendo TODOS os posts de vocês, que são sensacionais, didáticos, preciosos e nem sei mais que adjetivos positivos merecem. Vocês são os responsáveis por pensarmos em pedir renovação do visto por mais 30 dias, então tenho uma pergunta: somente no Cairo e em Sharm El Sheik dá para solicitar a renovação, ou nas grandes cidades, como Alexandria, ou em qualquer cidade (mesmo pequena) isto seria possível)?

    • Olá Marcelo, tudo bem?
      Que máximo! Vcs vão amar o Egito! Escrevi estes posts com o coração porque eu amo demais esse país ❤️

      Olha, não tenho certeza. Mas estou lendo aqui em alguns fóruns do Lonely Planet que é possível renovar em Alexandria e Luxor, mas realmente não sei te dizer, já que esses fóruns do Lonely às vezes são uma grande furada…rs. Precisaria pesquisar melhor, mas olhando por cima aqui no Google eu não achei mtas informações.

      Quando moramos em Dahab todos os estrangeiros que estavam por ali renovavam o visto ou no Cairo ou em Sharm. Inclusive nos disseram que em Sharm o processo era menos demorado. Mas eu realmente só posso falar com propriedade sobre o processo no Cairo, que foi onde fizemos.
      Abração!

  3. Boa tarde,
    Parabéns pela iniciativa e conteúdo .
    Vocês saberiam me dizer, ou conhece alguém que consiga atualizar certidões egípicias ?
    Grato
    Mauro Elias