É seguro viajar pelo Egito? Dicas de quem viajou 3 meses pelo país, de maneira independente

Estou viajando pela terra dos faraós há 3 meses e tenho recebido diversas mensagens de pessoas perguntando se é seguro viajar pelo Egito.

Esta é minha segunda visita ao país e estar aqui sempre foi meu sonho, desde criança. Por este motivo resolvi escrever esse post, para compartilhar tudo o que tenho vivido nesses mais de 90 dias viajando pelo Egito de maneira independente. E também para tentar mostrar que é seguro viajar pelo Egito sim!

É seguro viajar pelo Egito
É seguro viajar pelo Egito

Onde se hospedar no Cairo

Se você estiver buscando uma opção de hospedagem econômica e super bem localizada no Cairo, nós indicamos o Ismailia House Inn. O hotel fica bem no coração da praça Tahrir e oferece quartos duplos por USD 10 e quartos individuais por USD 6. Contudo nestas opções o banheiro é compartilhado.

Entretanto, se você quiser acordar com vista para as Pirâmides, nós indicamos o Giza Pyramids View Inn. Por USD 50 você terá um quarto super confortável para dormir e ainda tomará seu café da manhã (incluído na diária) olhando para a atração mais famosa de todo o Egito!

Mas caso queira ver outras boas opções, clique AQUI para ver a seleção de hotéis que nós preparamos para você. Lembrando que ao utilizar o Booking.comvocê não paga nada a mais por isso mas nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog recheado de dicas.

É seguro viajar para o Egito?

Entre os anos de 2011 e 2013 o Egito passou por um período bastante conturbado. A Primavera Árabe, a derrubada do presidente Mohamed Morsi, os incidentes ocorridos na Praça Tahrir durante os protestos que marcaram o país e outras tantas notícias ruins divulgadas pela mídia. Tudo isso fez com o turismo no Egito despencasse nos últimos anos.

Para piorar, em um passado recente ainda ocorreram atentados no Sinai, em Sharm el-Sheikh e até em templos, como o ocorrido no Templo de Hatshepsut em 1997. Todos esses fatos ainda assustam as pessoas que pensam em viajar para o país.

O Egito, infelizmente, ainda não faz parte da lista dos países mais seguros para se viajar. Mas, se você pensar no cenário atual, países como França, Inglaterra e Estados Unidos tem apresentado os mesmos perigos atualmente, devido aos atentados terroristas que podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar. Então, nesse mundo maluco onde estamos vivendo, é bastante difícil afirmar que um país é absolutamente seguro para se viajar 😑

Minha experiência viajando pelo Egito

O que posso dizer é que nestes 3 meses viajando por todo o Egito não nos aconteceu  nada de ruim. Muito pelo contrário. Nos sentimos bastante seguros por todas as cidades por onde passamos: CairoAswanAlexandriaLuxor, Dahab e etc. Lembrando que estamos viajando de maneira independente (sem contratar pacotes de agências) e utilizando transporte público: trens, ônibus e minivans.

Todos os dias andamos com celular e câmera fotográfica na mão. Coisa que em alguns lugares do Brasil eu não faria nunca, infelizmente. E em muitos hotéis e hostels nós não trancamos a mochila, deixamos o celular carregando quando saímos, etc., e até agora não tivemos problema algum.

É seguro viajar pelo Egito sozinha?

Tenho recebido diversas mensagens de mulheres perguntando se é seguro viajar pelo Egito sozinha.

Eu já viajei sozinha por aqui em 2013 e desta vez, embora eu não esteja sozinha, cruzei com muitas (MUITAS) meninas viajando nesta condição pelo país. Mulheres de Taiwan, da China, da Coreia, Inglaterra e muitas brasileiras. Faço questão de conversar com todas para saber como elas estão se sentindo e o que elas têm vivenciado por aqui.

É seguro viajar pelo Egito – Foto da minha viagem pelo Egito em 2013

Quase todas relataram que foram cantadas, que receberam olhares e ouviram piadinhas sem graça, mas nada de mais sério, digamos assim. Teve uma amiga brasileira que foi seguida dentro do museu do Cairo, mas ela ameaçou chamar a polícia e o rapaz saiu correndo.

Infelizmente a maioria dos homens por aqui ainda é bastante machista. Alguns nos olham como se fôssemos mercadoria. Às vezes falam com o Lázaro sobre mim como se eu fosse um relógio ou algum objeto que ele pudesse trocar, quando ficar enjoado, sabe? Então, é bastante comum olharem para uma mulher ocidental, especialmente sozinha, desta maneira também, como se ela fosse um objeto qualquer.

Sei que muitas mulheres tem essa mesma preocupação com a segurança. Se é seguro viajar pelo Egito sozinha. Eu, especialmente agora, me sentiria bastante confortável em voltar para o país em uma viagem comigo mesma, sem companhia. Mesmo porque, vale lembrar que você nunca estará sozinha. É incrível como acabamos fazendo amigos pelo mundo!

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Os golpes mais comuns no Egito

Assim como em cidades turísticas como Salvador, Cidade do México e Bali, por exemplo, pelo Egito você precisará ter atenção especial quanto aos golpes comumente aplicados aos turistas, especialmente nas principais atrações do país. Listarei aqui alguns dos golpes mais comuns:

O falso amigo

Os vendedores sempre tentarão chamar a sua atenção e muitas vezes eles serão exageradamente insistentes.

O golpe do falso amigo funciona assim: eles se aproximam, perguntam sua nacionalidade e quando você diz que é do Brasil eles dizem que amam o Brasil, que adoram o Neymar e vão logo dizendo que querem te dar um cartão de visitas e/ou te oferecem um chá. Neste momento eles te levam até a loja deles e logo começam uma chantagem emocional para que você compre algo.

Nada de errado até aí, pode ser uma estratégia meio torta de vendas. Mas o fato é que você ficará bastante constrangido em sair de lá sem comprar nada. E normalmente você pagará mais caro pelo item nesta condição. Já que não teve tempo de pesquisar o preço antes.

O presente que não é presente

Parecido com o golpe do falso amigo, neste caso eles se aproximam e dizem que querem te dar um presente. Uma camiseta, uma toalha de mesa, um lenço, não importa. Às vezes até enfiam o item na sua bolsa dizendo que é um presente. Mas não é. É apenas uma chance de te pedir dinheiro.

Nesta situação não tenha medo de ser rude. Se não quiser comprar o item devolva-o e siga andando sem tentar se explicar demais.

Preços em outra moeda

A moeda do Egito é o Pound Egípcio. E outro tipo de golpe bastante comum é quando eles te falam o preço em Pounds da Inglaterra, te fazendo pensar que o item é baratinho.

Exemplo: te oferecem um lenço por 5 “Pounds”, aí você pensa que são Pounds Egípcios, algo perto de USD 0,30. Só que quando você vai pagar eles dizem que são Pounds da Inglaterra (libras esterlinas), o que faz com o mesmo lenço saia por USD 7.

Esse é só um exemplo besta, mas esse golpe também ocorre na hora de te vender passeios, pacotes, serviços e etc. Portanto fique sempre atento. Quem já passou pelo Marrocos vai tirar o Egito de letra! Mas a primeira impressão pode assustar bastante.

Passeios de camelo

A maioria das pessoas que vem para o Egito sonha em tirar aquela foto típica em cima de um camelo com as pirâmides ao fundo. Eu mesma fiz isso em 2013 😑 Shame on me…

A exploração de animais nas áreas turísticas não é legal. Tenho aprendido muito sobre turismo consciente e desde então evito todo tipo de atividade que cause danos a animais. Ok, muitos dizem que os camelos não sofrem com essa atividade, que são animais preparados e etc. Mas me incomoda pensar que o bicho passa o dia todo abaixando e levantando turistas.

Mas, caso você queira muito a tal foto, ou a experiência, saiba que os donos dos camelos podem pedir USD 5,00 para você subir no bicho e quando você se cansar e quiser descer eles podem pedir mais USD 100,00 para te deixar descer. Sim, é ridículo. Mas acontece MUITO!

Táxis sem taxímetros

A maioria dos táxis não possuem taxímetros. E quando possuem, o motorista se recusa a ligar. E quando liga pode ser que ele dê uma volta enorme para te levar a seu destino final.

O Uber já chegou no Cairo, por exemplo. E isso ajuda demais! Até mesmo na hora de pegar um táxi. Lembrando que na cidade os táxis podem ser mais baratos que um Uber.

Simule a corrida no APP do Uber e use o valor para negociar com o taxista. E em cidades sem Uber use o Maps.Me ou o Google Maps para acompanhar a rota feita pelo motorista. Se ele estiver dando voltas desnecessárias você irá perceber.

Como evitar os golpes no Egito

Fique bem atento o tempo todo, preste atenção nos detalhes e pesquise bastante os preços antes de comprar qualquer coisa ou contratar qualquer passeio. Consulte ao menos 3 empresas ou 3 lojas antes de bater o martelo em qualquer compra, seja de bens ou serviços.

Em Luxor nós indicamos o Happy Land Hotel. O dono, e nosso amigo, é super honesto e os preços oferecidos pelos passeios são super justos.

No Cairo e em Luxor nós indicamos o Aly como guia. O Aly fala português fluente e é uma pessoa em quem eu confio muito:

  • Aly +971 564361215 ou +20 111 858 7999

E em Dahab nós indicamos o pessoal do 7 Heaven Hotel. Tanto para hospedagem quanto para cursos de mergulho. Eles têm os melhores preços da cidade.

Mas afinal, é seguro viajar pelo Egito?

É seguro viajar pelo Egito sim! Em Dahab por exemplo você sequer irá se preocupar com segurança. Sua única preocupação será com o sol, para não tostar debaixo dele enquanto admira o belíssimo Mar Vermelho.

É seguro viajar pelo Egito
É seguro viajar pelo Egito – O Mar Vermelho, em Dahab

Luxor eu também achei uma cidade super segura e tranquila. No Cairo andamos de metrô, saímos a noite, usamos táxis e Uber. Em Alexandria, a segunda maior cidade do país, nós nos sentimos muito confortáveis também.

A maior chateação em uma viagem pelo Egito são os golpes que os vendedores tentam aplicar a todo momento. E a chave para uma viagem incrível pelo país é vir com o coração aberto. E pensar que ao contrário de países e cidades que estão saturados de turistas, por aqui os egípcios precisam e querem que você visite o país. É seguro viajar pelo Egito. E uma viagem por aqui é uma experiência que você merece viver!

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

10 Comentários

  1. Adorei o site de vcs, muito informativo! Estou planejando essa viagem para ano que vem e já estou atenta ao contato dos guias que vcs indicaram!
    Onde vcs ficaram hospedados no Cairo?

  2. Estamos viajando ao Egito amanhã em um pacote contratado na CVC (Cairo, Luxor, Aswan, com passeio de feluca no Nilo) e gostamos muito das informações que vocês colocaram no website! Parabéns por auxiliar as pessoas em suas viagens! Nosso muito obrigado pessoal!!!

  3. Sensacional o blog de vocês.. Um sonho!

    Vocês sabem se tem alguma maneira de ir do Cairo a Sharm el Sheikh a não ser de avião? Alguma sugestão de onde encontrar essa informação? Vamos em Set/19. Obrigada!!

  4. Gostei muito do Egito e nosso guia foi o Aly…formado pela Universidade do Cairo em História da Arte,já trabalha a muitos anos como guia,fala muito bem o português e já participou de expedições arqueológicas…nos guiou muito bem!