O que fazer em Sigiriya e Dambulla – Sri Lanka

Por ser mundialmente conhecido por suas belas praias, as atrações do centro do Sri Lanka muitas vezes são preteridas por seus visitantes. Localizadas a aproximadamente 80 km de Kandy, as cidades de Sigiriya e Dambulla fazem parte da área conhecida como Triângulo Cultural no país e são famosas por abrigarem monumentos considerados Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Uma visita ao Sri Lanka não estaria completa sem ver o que mais o país tem a mostrar além de seu mar de água calma e cristalina. E foi pensando nisso que visitamos as cidades de Sigiriya e Dambulla em nossa passagem pelo antigo Reino do Ceilão. E elas realmente fazem jus à fama.

Sigiriya e Dambulla

Foto de dentro do Cave Temple

Roteiro de 2 dias em Sigiriya e Dambulla

Sigiriya e Dambulla são duas das cidades mais importantes, culturalmente falando, do Sri Lanka. E junto com as cidades de Anuradhapura e Polonnaruwa, formam o famoso triângulo cultural do país. Com cada uma das cidades tendo um site com status de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Mas deixemos de papo e vamos logo ao que interessa!

Sirigiya e Dambulla

Monges na Piduranga Rock

A Lion Rock ou Sigiriya

Localizada a 17 km de Dambulla está a antiga cidade de Sigiriya ou, como também é conhecida, a Lion Rock. Um dos cartões postais do país.

A cidade de Sigiriya foi fundada por volta de 500 a.C. e originariamente idealizada como uma fortaleza para proteção do rei Kashyapa. Rei este que assassinou seu pai em conluio com o comandante do exército local. Seu meio-irmão, o legítimo herdeiro de direito do trono, conseguiu fugir para Índia, de onde jurou retornar e vingar a morte do pai. Temendo pelo retorno do seu meio irmão, Kashyapa mandou construir sobre o topo plano de uma rocha de 200 metros de altura a fortaleza de Sigiriya.

Sigiriya e Dambulla

A Lion Rock

A fortaleza tinha a forma de um leão, com a cabeça e patas esculpidas na rocha. As pedras que formavam a cabeça caíram há mais de um século, mas ainda é possível observar as patas, que eram chamadas de Lion Gate por guardarem o portão que dava acesso à parte superior.

Atualmente ainda é possível observar as ruínas dos palácios no topo da montanha. Assim como as ruínas das estruturas que fortificavam a cidade em sua base. Sigiriya é considerada um dos mais importantes exemplos de cidades planejadas da antiguidade.

Sigiriya e Dambulla

Patas do Lion Gate e afrescos de Sigiriya. Imagens Wikipedia

Como chegar: nós pegamos um ônibus em Dambulla até Sigiriya. A passagem custou menos de USD 1,50.Quanto custa: o valor da entrada para a atração é um pouco salgado, custa USD 30,00. O que leva muitos visitantes a escalarem uma rocha vizinha, de onde se tem uma bela vista de Sigiriya por um precinho bem mais camarada. 

Pidurangala Rock

A poucos menos de 1 km da entrada de Sigiriya está localizada a Pidurangala Rock. Outro gigante que tem uma vista maravilhosa para a Lion Rock do seu topo.

A Pindurangala Rock não tem o aspecto histórico que Sigiriya possui, mas tem um apelo natural muito mais forte. A vista de lá de cima é incrível. E seu topo também é recomendado como o melhor lugar para ver o nascer do sol na região.

Sigiriya e Dambulla

A Mila e a Sigiriya Rock ao fundo

Na base da rocha funciona um templo budista e por isso você é convidado a remover seus sapatos até passar por ele. A maior parte da subida é super tranquila, levará uns 20 minutos e é feita quase que completamente por degraus.

Sigiriya e Dambulla

Escadas de Pidurangala Rock

No caminho você ainda passará por uma estátua gigante de um Buda reclinado. Essa área já era usada por monges budistas a muitos séculos atrás.

Quase chegando ao topo, há uma pequena parte onde você precisará usar certa força nos braços para subir. Mas nada muito difícil. Estivemos por lá em um domingo e a pedra estava cheia de famílias locais, inclusive com crianças fazendo o trajeto.

Dica importante: Se puder, evite a Pidurangala Rock aos finais de semana.

Sigiriya e Dambulla

Buda Reclinado Pidurangala Rock

Como chegar: pegamos um ônibus em Dambulla até Sigiriya. A passagem custou menos de USD 1,50. Descemos do ônibus e fomos caminhando até lá.

Quanto custa: O custo do ingresso para subir a Pidurangala Rock é de USD 3,00.

Cave Temple

O Cave Temple de Dambulla é o maior e melhor preservado templo dentro de uma caverna em todo o Sri Lanka. As cavernas ficam no alto de uma pedra com mais de 160 metros de altura. O templo é, na verdade, um complexo composto por 5 cavernas independentes com estátuas e pinturas sobre a vida de Buda. São 153 estátuas no total. Algumas pinturas e estátuas datam do século I a.C.

A visita ao templo foi uma das atividades mais legais que fizemos em Sigiriya e Dambulla. Na verdade, foi o templo mais legal que visitamos no Sri Lanka.

A fachada do templo

As duas últimas cavernas mais afastadas da entrada foram transformadas em templo somente no século XVIII e são menos impressionantes que as primeiras. Por isso, recomendamos que você faça a visita do fundo para a frente. Assim, você deixará as melhores cavernas para o final.

Sigiriya e DambullaFoto de dentro do Cave Temple

Sigiriya e Dambulla

Foto dentro do Cave Temple

Sigiriya e Dambulla

Foto dentro do Cave Temple

Sigiriya e Dambulla

Foto dentro do Cave Temple

Como chegar: nós nos hospedamos em Dambulla e fomos caminhando até o templo.

Quanto custa: o custo do ingresso para visitar o Cave Temple é de USD 10,00.

Golden Temple em Dambulla

Logo ao pé da escadaria que leva ao Cave Temple, fica o Golden Temple de Dambulla. Muitas vezes confundido ou usado como sinônimo do Cave Temple, o Golden Temple é muito mais recente. Dentro dele ainda fica um museu do Budismo. Vale a pena a visita.

Sigiriya e Dambulla

Golden Temple Dambulla

Como chegar: nós nos hospedamos em Dambulla e fomos caminhando até o templo.

Quanto custa: a visitação é de graça.

Onde se hospedar em Sigiriya e Dambulla

Nós achamos melhor ficar hospedados em Dambulla e fazer um bate e volta até Sigiriya. E acho que a decisão foi acertada.

Em Dambulla, nós ficamos hospedados no Lotus Inn Tourist Resort. Apesar do nome, o estabelecimento é uma guest house bem simples, mas que fica a 700 metros do Golden e Cave Temple. É bem OK para passar um ou dois dias. Pagamos USD 6,00 por um quarto com banheiro privativo e ventilador.

Mas caso você queira outras opções, veja a seleção de hotéis que nós preparamos, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Sigiriya e Dambulla

Nosso quarto no Lotus Inn Dambulla

Como chegar em Sigiriya e Dambulla

Dambulla é uma parada obrigatória para quem deseja chegar à Sigiriya. A não ser que você esteja em uma excursão ou alugue um táxi. Comentaremos duas maneiras de chegar até lá:

  • De ônibus até Dambulla

Há ônibus saindo desde Colombo e Kandy para Dambulla. De Kandy são 4h de viagem e os ônibus saem a cada 20 minutos da rodoviária em frente a estação de trem. O custo da passagem é em torno de USD 1,00.

  • De ônibus até Sigiriya

De Dambulla saem ônibus de hora em hora para Sigiriya e as passagens custam por volta de USD 0,20. Os ônibus param bem em frente a estradinha que leva para a Lion e para a Pidurangala Rock. Você pode ir andando até as atrações ou contratar um dos tuk tuks que ficam por ali aguardando por turistas. 

  • De tuk tuk até Sigiriya

De Dambula até Sigiriya você pode contratar o serviço de um tuk tuk. O custo de um tuk tuk para te levar e trazer de Sigiriya será em torno de USD 12,00

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe um comentário