O que fazer em Hikkaduwa – Sri Lanka
Separada de Colombo por apenas 98 km de estrada ou ferrovia, Hikkaduwa é uma das praias mais famosas do Sri Lanka. E não é por menos, com o mar cristalino, tranquilo e boa comida, é simplesmente impossível não amar o lugar. A cidade também foi uma das paradas do saudoso Anthony Bourdain no seu show “No Reservations”. Vale a pena conferir.
Mas nem tudo são flores. Hikkaduwa foi um dos vilarejos mais afetados quando um tsunami atingiu o país em 2004, matando milhares de pessoas e deixando ainda mais desabrigadas. Na época, a tragédia foi amplamente coberta pela imprensa internacional, mas o foco maior foi na Indonésia, país mais impactado.
Onde se hospedar em Hikkaduwa
Em Hikkaduwa nós ficamos no Navora Home Stay, uma habitação com ar condicionado, banheiro privativo, e uma varandinha onde tomávamos uma cerveja no fim do dia. Pagamos USD 11 o casal. Super recomendamos!
Mas caso você não queira se hospedar lá, veja a seleção de hotéis que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.
Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?
Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
O que fazer em Hikkaduwa
Hikkaduwa foi uma das nossas praias preferidas no Sri Lanka. Mas vale ressaltar que não visitamos as praias do lado leste devido a ser o período de chuva por lá. Ainda assim, nós passamos por quase 10 diferentes praias do sul-sudoeste do país. O que nos dá uma ideia bastante boa do que se tem por essas bandas. Mas deixemos de papo e vamos ao que interessa.
Curtir a praia
A praia de Hikkaduwa foi uma das mais bonitas que vimos no país. Com a água cristalina e tranquila, é uma ótima pedida para quem gosta de tomar um sol. Existem também algumas opções de restaurantes para quem prefere ficar sentando bebendo uma cervejinha e apreciando a vista.
E da praia mesmo já é possível ver uma das maiores atrações da região. Há um grupo de 3 ou 4 tartarugas que estão sempre perto da praia dando um show. Algumas pessoas chegam a alimentá-las com algas marinhas, mas é proibido tocá-las.
Mergulho e Snorkeling em Hikkaduwa
Hikkaduwa foi a praia em que vimos uma maior diversidade de animais marinhos. Aqui é onde fica o famoso Hikkaduwa Coral Santuário, a menos de 1 km da areia. O lugar é lindo, cheio de peixes coloridos e tartarugas. Na praia mesmo é possível alugar o equipamento de snorkel e ir nadando até os corais, ou contratar um barquinho pra te levar até lá. Os barcos normalmente custam USD 12 por umas 2 horas de passeio incluindo todos os equipamentos.
Para quem gosta do mergulho, além dos diversos pontos com corais, ainda há alguns naufrágios na região. Vale muito a pena checar. A temporada oficial de mergulho é de novembro a abril, mas estivemos por lá no final de outubro e já tinham vários barcos saindo levando turistas para mergulhar.
Fazer um bate e volta até Galle
De Hikkaduwa é possível fazer um bate e volta até a cidade de Galle. Há vários ônibus que fazem o trajeto em diversos horários. Os bilhetes custam menos de USD 2 por pessoa.
A principal atração de Galle é o Galle Fort, um Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO. Mas as praias, igrejas, mesquitas também fazem a viagem valer a pena. Nós adoramos!
➡️ Veja aqui nosso post completo do roteiro de 1 dia em Galle.
Fazer um bate e volta até Unawatuna
Unawatuna fica a apenas 25 km de Hikkaduwa e é um dos principais destinos turísticos do Sri Lanka. Este pequeno vilarejo à beira-mar oferece uma série de opções legais de hotéis, bares e restaurantes.
As cidades são interligadas por trem, mais a maneira mais conveniente e barata de ir de uma para outra é de ônibus. Vários ônibus fazem esse trajeto regularmente e a viagem de ida e volta não custará mais de USD 2. Também é possível ir de tuk-tuk, mas o preço dependerá de sua habilidade de negociação.
➡️ Veja aqui nosso post completo do roteiro de 1 dia em Unawatuna.
Visitar o Tsunami Photo Museum
É um museu particular com fotos e relatos do que foi a maior tragédia natural do país. O tsunami aconteceu no dia 26 de dezembro de 2014 e teve seu epicentro perto da ilha de Sumatra, na Indonésia. Foram mais de 300 mil pessoas mortas em todo o mundo em decorrência de suas ondas devastadoras. E pelo menos 50 mil delas foram do Sri Lanka.
O museu ainda carece de um pouco mais de organização e estrutura, mas as fotos e relatos expostos são mais do que suficientes para se ter uma clara idéia do tamanho impacto da tragédia. Você pode obter maiores informações no blog do próprio museu. A visita é mais que recomendada.
Tsunami Honganji Vihara e Thelwatta Temple
No caminho para o museu, a apenas 900 m de distância, fica o Tsunami Honganji Vihara. O monumento em forma de uma estátua de Buda foi erigido com a ajuda do Templo Honganji de Kyoto, Japão, e é uma homenagem as mais de 2000 vitimas do tsunami na região. O monumento tem 30 metros de altura e foi baseado no Buda de Bamiyan, estátua talhada nas pedras e destruída pelo Taliban em março de 2001 no Afeganistão.
O Thelwatta Temple é outra atração que fica a somente 500m do Museu do Tsunami e também dispõe de várias estátuas de Buda. Sendo a mais famosa a de um Buda inclinado com quase 10m de comprimento.
Melhor época para visitar Hikkaduwa
A melhor época para visitar a parte sul do Sri Lanka é entre os meses de dezembro e março, quando há menos chance de chuva. Mas dezembro e o início de janeiro também são os períodos de alta temporada, com mais turistas e preços mais elevados.
Nós estivemos em Unawatuna em outubro de 2018 e pegamos algumas chuvas no fim do dia. Mas nada que atrapalhasse nossos planos.
Como Chegar
Hikkaduwa tem uma estação de trem com seu mesmo nome e fica a somente 98 km desde Colombo. Se você preferir, dá pra ir de ônibus ou contratar um taxi particular. Mas a viagem de trem é super segura e barata, e você ainda terá um visual lindo do mar em parte do caminho.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Especialmente porque o Seguro te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:
- Sri Lanka – tudo o que você precisa saber
- 7 melhores praias do Sri Lanka
- Roteiro de 1 dia em Galle
- Roteiro de 1 dia em Colombo
- Top 10 atrações de Mirissa
- O que fazer em Kandy
- O que fazer em Ella
- O que fazer em Nuwara Eliya
- O que fazer em Unawatuna
- Conheça Sigiriya e Dambula
- 20 curiosidades sobre o Sri Lanka
- 10 Principais atrações do Sri Lanka
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Deixe um comentário