O que fazer em Hikkaduwa – Sri Lanka

Separada de Colombo por apenas 98 km de estrada ou ferrovia, Hikkaduwa é uma das praias mais famosas do Sri Lanka. E não é por menos, com o mar cristalino, tranquilo e boa comida, é simplesmente impossível não amar o lugar. A cidade também foi uma das paradas do saudoso Anthony Bourdain no seu show “No Reservations”. Vale a pena conferir.

Mas nem tudo são flores. Hikkaduwa foi um dos vilarejos mais afetados quando um tsunami atingiu o país em 2004, matando milhares de pessoas e deixando ainda mais desabrigadas. Na época, a tragédia foi amplamente coberta pela imprensa internacional, mas o foco maior foi na Indonésia, país mais impactado.

Nós passamos por lá em outubro de 2018 e vamos contar aqui tudo que vimos neste pequeno pedaço do paraíso.

Hikkaduwa

Trecho da linha de trem em Hikkaduwa

O que fazer em Hikkaduwa

Hikkaduwa foi uma das nossas praias preferidas no Sri Lanka. Mas vale ressaltar que não visitamos as praias do lado leste devido a ser o período de chuva por lá. Ainda assim, nós passamos por quase 10 diferentes praias do sul-sudoeste do país. O que nos dá uma ideia bastante boa do que se tem por essas bandas. Mas deixemos de papo e vamos ao que interessa.

Curtir a praia

A praia de Hikkaduwa foi uma das mais bonitas que vimos no país. Com a água cristalina e tranquila, é uma ótima pedida para quem gosta de tomar um sol. Existem também algumas opções de restaurantes para quem prefere ficar sentando bebendo uma cervejinha e apreciando a vista.

E da praia mesmo já é possível ver uma das maiores atrações da região. Há um grupo de 3 ou 4 tartarugas que estão sempre perto da praia dando um show. Algumas pessoas chegam a alimentá-las com algas marinhas, mas é proibido tocá-las.

Hikkaduwa

Praia de Hikkaduwa com o Coral Santuário ao fundo

Mergulho e Snorkeling em Hikkaduwa

Hikkaduwa foi a praia em que vimos uma maior diversidade de animais marinhos. Aqui é onde fica o famoso Hikkaduwa Coral Santuário, a menos de 1 km da areia. O lugar é lindo, cheio de peixes coloridos e tartarugas. Na praia mesmo é possível alugar o equipamento de snorkel e ir nadando até os corais, ou contratar um barquinho pra te levar até lá. Os barcos normalmente custam USD 12,00 por umas 2 horas de passeio incluindo todos os equipamentos.

Para quem gosta do mergulho, além dos diversos pontos com corais, ainda há alguns naufrágios na região. Vale muito a pena checar. A temporada oficial de mergulho é de novembro a abril, mas estivemos por lá no final de outubro e já tinham vários barcos saindo levando turistas para mergulhar.

Hikkaduwa

Tartaruga em Hikkaduwa

Fazer um bate e volta até Galle

De Hikkaduwa é possível fazer um bate e volta até a cidade de Galle. Há vários ônibus que fazem o trajeto em diversos horários. Os bilhetes custam menos de USD 2,00 por pessoa.

A principal atração de Galle é o Galle Fort, um Patrimônio Histórico Mundial da UNESCO. Mas as praias, igrejas, mesquitas também fazem a viagem valer a pena. Nós adoramos!

➡️ Veja aqui nosso post completo do roteiro de 1 dia em Galle.

O Galle Lighthouse ao fundo

Fazer um bate e volta até Unawatuna

Unawatuna fica a apenas 25 km de Hikkaduwa e é um dos principais destinos turísticos do Sri Lanka. Este pequeno vilarejo à beira-mar oferece uma série de opções legais de hotéis, bares e restaurantes.

As cidades são interligadas por trem, mais a maneira mais conveniente e barata de ir de uma para outra é de ônibus. Vários ônibus fazem esse trajeto regularmente e a viagem de ida e volta não custará mais de USD 2,00. Também é possível ir de tuk-tuk, mas o preço dependerá de sua habilidade de negociação.

➡️ Veja aqui nosso post completo do roteiro de 1 dia em Unawatuna.

Unawatuna

Jungle Beach em Unawatana

Unawatuna

Pôr do sol em Unawatuna

Visitar o Tsunami Photo Museum

É um museu particular com fotos e relatos do que foi a maior tragédia natural do país. O tsunami aconteceu no dia 26 de dezembro de 2014 e teve seu epicentro perto da ilha de Sumatra, na Indonésia. Foram mais de 300 mil pessoas mortas em todo o mundo em decorrência de suas ondas devastadoras. E pelo menos 50 mil delas foram do Sri Lanka.

O museu ainda carece de um pouco mais de organização e estrutura, mas as fotos e relatos expostos são mais do que suficientes para se ter uma clara idéia do tamanho impacto da tragédia. Você pode obter maiores informações no blog do próprio museu. A visita é mais que recomendada.

Hikkaduwa

Fotos museu do Tsunami

Tsunami Honganji Vihara e Thelwatta Temple

No caminho para o museu, a apenas 900 m de distância, fica o Tsunami Honganji Vihara. O monumento em forma de uma estátua de Buda foi erigido com a ajuda do Templo Honganji de Kyoto, Japão, e é uma homenagem as mais de 2000 vitimas do tsunami na região. O monumento tem 30 metros de altura e foi baseado no Buda de Bamiyan, estátua talhada nas pedras e destruída pelo Taliban em março de 2001 no Afeganistão.

O Thelwatta Temple é outra atração que fica a somente 500m do Museu do Tsunami e também dispõe de várias estátuas de Buda. Sendo a mais famosa a de um Buda inclinado com quase 10m de comprimento.

Hikkaduwa

Tsunami Honganji Vihara monumento

Melhor época para visitar Hikkaduwa

A melhor época para visitar a parte sul do Sri Lanka é entre os meses de dezembro e março, quando há menos chance de chuva. Mas dezembro e o início de janeiro também são os períodos de alta temporada, com mais turistas e preços mais elevados.

Nós estivemos em Unawatuna em outubro de 2018 e pegamos algumas chuvas no fim do dia. Mas nada que atrapalhasse nossos planos.

Onde se hospedar em Hikkaduwa

Em Hikkaduwa nós ficamos no Navora Home Stay, uma habitação com ar condicionado, banheiro privativo, e uma varandinha onde tomávamos uma cerveja no fim do dia. Pagamos USD 11,00 o casal. Super recomendamos!

Mas caso você não queira se hospedar lá, veja a seleção de hotéis que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Hikkaduwa

Nosso quarto no Navora Home Stay em  Hikkaduwa

Como Chegar

Hikkaduwa tem uma estação de trem com seu mesmo nome e fica a somente 98 km desde Colombo. Se você preferir, dá pra ir de ônibus ou contratar um taxi particular. Mas a viagem de trem é super segura e barata, e você ainda terá um visual lindo do mar em parte do caminho.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário