Sri Lanka: informações práticas para sua viagem

O Sri Lanka é uma ilha situada próximo ao sul da Índia. Você provavelmente já deve ter visto o Sri Lanka no mapa e se perguntado: “o que será que tem para se fazer nesse país!?”. Ao menos esse era o nosso questionamento quando decidimos incluir o antigo Ceilão no roteiro de nossa viagem pela Ásia.

Tamanha foi nossa surpresa quando descobrimos que o Sri Lanka tem de tudo: safáris, lindas praias, montanhas, calor e frio na mesma época do ano, comidas deliciosas e as pessoas mais gentis que encontramos nesses mais de 14 meses na estrada.

Nine Arches Bridge, em Ella, sri lanka

Nine Arches Bridge, em Ella

Reunimos nesse post informações práticas para lhe ajudar a planejar sua viagem para o país. Aqui você encontra dicas do que fazer, onde se hospedar, média de gastos e muito mais. Vamos lá?

Visto para o Sri Lanka

Brasileiros precisam de visto para visitar o Sri Lanka. Mas o processo é MUITO simples. Você faz tudo pela internet de maneira bem rápida. O custo é de USD 35,00.

Clicando neste link você irá preencher um formulário para obter o ETA (Electronic Travel Authorization), uma Autorização Eletrônica de Viagem. Após o pagamento da taxa você receberá a confirmação em até 72 horas. Nós recebemos super rápido. De posse do ETA o visto propriamente dito é emitido em sua chegada ao país. O processo de imigração é super simples e o que mais nos chamou a atenção é que o visto tem data e hora para expirar. Veja:

visto sri lanka

Nosso visto expirava exatamente às 13h34 do dia 31/10/2018…rs

O que fazer no Sri Lanka

Nós passamos um mês no Sri Lanka e visitamos as localidades listadas abaixo – clique nos links para ver os roteiros completos, cidade por cidade:

Vacinas

Você, amigo camarada brasileiro, precisará apresentar o certificado de vacinação contra febre amarela ao chegar no aeroporto. Antes mesmo da imigração você será direcionado a um centro de controle de saúde. O agente fará algumas perguntas, pedirá para ver o certificado e te liberará em poucos minutos. Só depois dessa averiguação é que você poderá se dirigir para a imigração.

Telefonia e Internet

Novamente bateremos na mesma tecla: não vale a pena comprar os chips internacionais de internet ilimitada que são vendidos no Brasil. Logo ao desembarcar no Bandaranaike International Airport você encontrará algumas opções de quiosques que vendem chips das principais operadoras de telefonia do país. As melhores são a Dialog e a Mobitel.

Nós já estávamos usando a operadora Airtel na Índia e resolvemos arriscar. Compramos um pacote de 6 GB por dia (3 GB para usar durante o dia e mais 3 GB para usar durante a noite), estranho, né? Mas a maioria dos pacotes são vendidos assim.

Pagamos USD 4,00 pelo pacote que durou 30 dias nesse esquema. SIM, você leu certinho: 4 dólares para 30 dias de internet. Uma pechincha! Porém, a Airtel não tinha bom sinal em todas as cidades, por isso recomendamos que você opte pela Dialog ou pela Mobitel, os valores dos pacotes são bem parecidos.

melhor internet sri lanka

Chips da operadora Dialog

As Pessoas

As pessoas do Sri Lanka foram as mais simpáticas que nós tivemos contato nesses mais de 14 meses viajando pelo mundo. Um povo solícito, amigo, de sorriso fácil. Ficamos encantados com a cordialidade do povo srilankês.

Foi um dos países onde as pessoas se aproximavam de nós com a genuína intenção de bater papo, fazer amizade e oferecer ajuda. Saímos de lá com o coração apertado pois nossa vontade era de ficar mais tempo, só pela alegria de conviver com pessoas tão bacanas.

sri lanka

Uma senhora super simpática que parou para conversar com a gente em Ella

Comidas Típicas do Sri Lanka

Graça ao senhor bom Deus aqui no Sri Lanka eles não usam muito coentro (diferentemente da Índia). A princípio imaginamos que a comida fosse similar à comida indiana, mas fomos super surpreendidos. A culinária dos dois países é bem diferente. E isso é ótimo para quem colocou os dois na mesma viagem, passou primeiro pela Índia e ficou enjoado do curry.

  1. Short Eats

Sabe os salgadinhos que nós temos no Brasil? Coxinhas, esfirras, pastéis e etc.? Por aqui eles são conhecidos como “short eats”. Os valores variam bastante, mas custam em média LKR 60,00, que equivalem a USD 0,30.

Os Short Eats são fritos ou assados e vendidos em todo canto. Em alguns restaurantes você senta-se à mesa e eles trazem uma bandeja com alguns tipos. Você escolhe os que quer comer e paga apenas por aqueles que consumir. Os que sobrarem voltam para o balcão 😂

short eats sri lanka

Enroladinhos de peixe, samosas assadas e fritas e enroladinhos de vegetais

  1. Kottu

O prato típico que eu mais gostei e que nós comíamos quase todo dia era o Kottu, ou Koththu. Uma mistura maluca de roti (uma espécie de pão que também é famoso na Índia) com vegetais, frango, queijo, ovo ou frutos do mar e que pode ou não vir acompanhado de um molho picante sabor frango. Um prato que pode ser compartilhado por dois, a depender do tamanho, custa em média USD 1,80.

O melhor Kottu que nós comemos em Ella

  1. Rice and Curry

A culinária do Sri Lanka evoluiu em torno do arroz. E a refeição preferida pelos locais é o Rice and Curry. Um prato enorme de arroz branco acompanhado de porções de carnes ao molho – uma espécie de ensopado que também pode ser de frango, de vegetais ou frutos do mar.

Acomodação no Sri Lanka

Nós visitamos o Sri Lanka durante o mês de outubro, na baixa temporada. Pagamos em média USD 9,00 por quartos duplos com banheiro privativo e com ar condicionado.

Busque seu hotel pelo Sri Lanka clicando aqui. O Booking.com oferece ofertas em diversas cidades e em muitas reservas você não precisa pagar nada adiantado, o pagamento é feito 100% ao chegar na acomodação. Além do mais, fazendo suas reservas pelo Booking você paga em Reais (R$) evitando assim de pagar IOF e nós ganhamos uma pequena comissão que nos permite manter o blog recheado de dicas.

Moeda do Sri Lanka

A moeda utilizada no Sri Lanka é a Rúpia Cingalesa.

Em outubro de 2018 a cotação era de 1 USD para LKR 175,00.

rupia cingalesa sri lanka

Rúpias Cingalesas

Cartões de Crédito e ATMs

Os hotéis mais simples, assim como os pequenos restaurantes, raramente aceitam cartões de crédito.

Mas a boa notícia é que você pode sacar moeda local nos diversos ATMs espalhados por todas as cidades do Sri Lanka.

Meios de Locomoção no Sri Lanka

Você já deve ter ouvido falar das lindas paisagens que podem ser vistas durante as viagens de trem pelo Sri Lanka, certo?

A mais famosa rota de trem, que possui as mais belas paisagens, está entre as cidades de Kandy e Ella.

trains sri lanka

Trem de Kandy para Ella

Ainda não há um sistema de vendas online. Os bilhetes são vendidos com antecedência nas estações de trem onde é possível comprar lugares reservados na primeira, segunda e terceira classes, o que nós recomendamos muito, especialmente durante a alta temporada.

No mais também dá para viajar pelo país de ônibus. As passagens são super baratas! O único problema é o calor durante os dias de verão intenso, já que os ônibus não tem, em sua grande maioria, o conforto do ar condicionado.

Dentro das cidades uma boa opção para locomover-se pra lá e pra cá são os tuk-tuks. Mas negocie MUITO BEM o valor antes da corrida iniciar, já que o primeiro preço que eles pedem normalmente é 4x o valor justo 😒 O Uber funciona super bem em cidades como Colombo e Negombo.

Preços

Há países onde alguns comerciantes possuem duas tabelas de preços, uma para locais e outra para turistas. Isso acontece em restaurantes e pequenos mercados, mas especialmente nos ônibus e trens.

No Sri Lanka os valores cobrados de turistas e locais é o mesmo, inclusive nos ônibus e nos trens. A única exceção são os tuk-tuks. Mas o que eu achei mais bacana é que, assim como na Índia, alguns produtos vem com os preços prefixados na embalagem. Confira sempre antes de pagar.

Preço da cerveja prefixado no fundo da lata

Água

Em algumas cidades do Sri Lanka nós até bebemos água da torneira. Mas não indicamos.

Uma garrafa de 1,5 litros custa em média LKR 70,00, que equivalem a USD 0,40. Mas a geração de resíduos neste caso é um problema 😣

Tomadas no Sri Lanka

O padrão de tomada usado no Sri Lanka é o do tipo D, o modelo de 3 pinos que lembra o da África do Sul. Mas não se assuste! Na maioria das casas e hotéis onde nos hospedamos nós encontramos esse tipo foto abaixo:

tomada sri lanka

Modelo de tomada que encontramos por todo o Sri Lanka

Preço da Cerveja no Sri Lanka

Desde o Nepal estávamos encontrando preços não muito amigáveis para o elixir dos deuses 😔  Mas aqui no Sri Lanka nós fomos muito felizes!

A cerveja local mais famosa é a Lion. Nos restaurantes uma garrafa de 600ml custa em média LKR 500,00 que equivalem a USD 3,00. Mas a boa notícia é que nas liquor stores (lojas apropriadas para venda de bebidas alcóolicas) elas são vendidas por LKR 160,00, que equivalem a USD 0,90. Em todas as cidades conseguirmos comprar cerveja mais barata nestas lojas.

cerveja sri lanka

A Lion, uma cerveja lager super boa!

Melhor Época para Visitar o Sri Lanka

Em geral, a melhor época para visitar o Sri Lanka é entre os meses de dezembro a maio, já que esta é a estação seca nas áreas costeiras do oeste e sul. Porém, em dezembro, especialmente no período de Natal e Ano Novo é a mais alta temporada, e isso significa preços mais altos por todo lado. A baixa temporada é de junho a agosto quando chegam as monções.

Abrilmaio são os melhores meses para percorrer todo o país. Mas considere que o clima no mundo está mudando. Teoricamente em outubro não estaria mais chovendo na parte norte do Sri Lanka, mas em 2018 choveu bastante, por isso não conhecemos esta parte do país. Ou seja, mesmo levando em conta as estações e o período das monções na hora de panejar sua viagem, você ainda precisará contar com um pouco de sorte para pegar somente dias lindos e ensolarados.

Quanto Custa Viajar para o Sri Lanka

O país é barato, especialmente se você estiver por lá na baixa temporada. O que nós achamos um pouco caro foram algumas atrações turísticas. Por exemplo, para subir a Lion Rock o valor do ticket é de USD 30,00.

Nossa média de gastos no Sri Lanka foi de USD 15,00 por dia, por pessoa. Neste valor incluímos todos os gastos com hospedagem, alimentação, deslocamentos, atrações turísticas e cervejas. Excluindo apenas a passagem aérea para chegar até lá. Nós fomos até o Sri Lanka em um voo da cia aérea indiana IndiGo. Pagamos USD 113,00, por pessoa.

Segurança

O Sri Lanka é um país seguro para se visitar. Nós nos sentimos muito confortáveis por todas as cidades por onde passamos.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é indispensável em uma viagem para diversos destinos, e para o Sri Lanka não é diferente. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário