Sri Lanka: informações práticas para sua viagem
O Sri Lanka é uma pequena ilha situada próximo ao sul da Índia. Você provavelmente já deve ter visto o Sri Lanka no mapa e se perguntado: “o que será que tem para se fazer nesse país!?”. Ao menos esse era o nosso questionamento quando decidimos incluir o antigo Ceilão em nosso roteiro de viagem pela Ásia.
Mas para nossa surpresa, em pouco tempo descobrimos que o Sri Lanka tem de tudo: safáris, lindas praias, montanhas, calor e frio na mesma época do ano, comidas deliciosas e as pessoas mais gentis que encontramos nesses mais de 14 meses na estrada.
Por isso, reunimos nesse post informações práticas para lhe ajudar a planejar sua viagem para o país. Por aqui você encontra dicas do que fazer, onde se hospedar, média de gastos e muito mais. Vamos lá?
Visto para o Sri Lanka
Brasileiros precisam de visto para visitar o Sri Lanka. Mas o processo é MUITO simples, permitindo que você faça tudo pela internet de maneira bem rápida. O custo é de USD 35.
O primeiro passo é clicar neste link e preencher um formulário para obter o ETA (Electronic Travel Authorization), uma Autorização Eletrônica de Viagem. Após o pagamento da taxa você receberá a confirmação em até 72 horas. Mas nós recebemos o e-mail super rápido.
Além disso, de posse do ETA o visto propriamente dito será emitido em sua chegada ao país. Mas relaxa, pois o processo de imigração é super simples e o que mais nos chamou a atenção é que o visto tem data e hora para expirar. Veja:
O que fazer no Sri Lanka
Nós passamos um mês no Sri Lanka e visitamos as localidades listadas abaixo – clique nos links para ver os roteiros completos, cidade por cidade:
- Colombo – cidade grande com templos, parques, museus, mesquitas e mercados
- Sigiriya – o cartão postal do país com a Lion Rock – bate e volta de Dambulla
- Dambulla – Cave Temple e a hospedagem é mais barata do que em Sigiriya
- Hikkaduwa – tem praias para fazer snorkelling e ver tartarugas de pertinho
- Galle – cidade histórica – fizemos um bate e volta de Unawatuna
- Unawatuna – tem praias super bonitas e hospedagem barata
- Mirissa – também tem lindas praias e cerveja barata
- Kandy – uma das principais atrações do país, mas não vimos muita graça
- Nuwara Eliya – montanhas e clima mais frio – nossa melhor experiência no Sri Lanka
- Ella – as famosas plantações de chá, lindas paisagens de trem e diversas atrações
Vacinas necessárias para visitar o Sri Lanka
Você, amigo camarada brasileiro, precisará apresentar o certificado de vacinação contra febre amarela logo ao chegar no aeroporto. Por isso, antes mesmo da imigração você será direcionado a um centro de controle de saúde onde, o agente lhe fará algumas perguntas, pedirá para ver o certificado e te liberará em poucos minutos. Só depois dessa averiguação é que você poderá se dirigir para a imigração.
Telefonia e Internet
Novamente bateremos na mesma tecla: não vale a pena comprar os chips internacionais de internet ilimitada que são vendidos no Brasil por preços absurdos. Logo ao desembarcar no Bandaranaike International Airport você já encontrará alguns quiosques que vendem chips das principais operadoras de telefonia do país. Mas já anota aí que as melhores são a Dialog e a Mobitel.
Compramos um pacote de 6 GB por dia (3 GB para usar durante o dia e mais 3 GB para usar durante a noite), estranho, né? Mas a maioria dos pacotes são vendidos assim.
Pagamos USD 4 pelo pacote que durou 30 dias nesse esquema. SIM, você leu certinho: 4 dólares para 30 dias de internet. Uma pechincha! Porém, a Airtel não tinha bom sinal em todas as cidades, por isso recomendamos que você opte pela Dialog ou pela Mobitel, os valores dos pacotes são bem parecidos.
As Pessoas
As pessoas do Sri Lanka foram as mais simpáticas que nós tivemos contato nesses mais de 14 meses viajando pelo mundo. Um povo solícito, amigo, de sorriso fácil. Ficamos encantados com a cordialidade do povo srilankês.
Foi um dos únicos países onde as pessoas se aproximavam de nós com a genuína intenção de bater papo, fazer amizade e oferecer ajuda. Saímos de lá com o coração apertado pois nossa vontade era de ficar mais tempo, só pela alegria de conviver com pessoas tão bacanas.
Comidas Típicas do Sri Lanka
Graça ao senhor bom Deus aqui no Sri Lanka eles não usam muito coentro (diferentemente da Índia). A princípio imaginamos que a comida fosse similar à comida indiana, mas fomos super surpreendidos, já que a culinária dos dois países é bem diferente. E isso é ótimo para quem colocou os dois países na mesma viagem, passou primeiro pela Índia e saiu de lá enjoado do curry.
Short Eats
Sabe os salgadinhos que nós temos no Brasil? Coxinhas, esfirras, pastéis e etc.? Por aqui eles são conhecidos como “short eats”. Os valores variam bastante, mas custam em média LKR 60,00, que equivalem a USD 0.30.
Os Short Eats são fritos ou assados e vendidos em todo canto. Em alguns restaurantes você senta-se à mesa e eles trazem uma bandeja com alguns tipos. Você escolhe os que quer comer e paga apenas por aqueles que consumir. Os que sobrarem voltam para o balcão 😂
Kottu
O prato típico do Sri Lanka que eu mais gostei e que nós comíamos quase todo dia foi o Kottu, ou Koththu. Uma mistura maluca de roti (uma espécie de pão que também é famoso na Índia) com vegetais, frango, queijo, ovo ou frutos do mar e que pode ou não vir acompanhado de um molho picante sabor frango. Um prato que pode ser compartilhado por dois, a depender do tamanho, custa em média USD 1.80.
Rice and Curry
A culinária do Sri Lanka evoluiu em torno do arroz. Por isso a refeição preferida pelos locais é o Rice and Curry, um prato enorme de arroz branco acompanhado de porções de carnes ao molho – uma espécie de ensopado que também pode ser de frango, de vegetais ou frutos do mar.
Acomodação no Sri Lanka
Nós visitamos o Sri Lanka durante o mês de outubro, na baixa temporada. Pagamos em média USD 9 por quartos duplos com banheiro privativo e com ar condicionado.
Busque seu hotel pelo Sri Lanka clicando aqui. O Booking.com oferece ofertas em diversas cidades e em muitas reservas você não precisa pagar nada adiantado, o pagamento é feito 100% ao chegar na acomodação.
Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas? Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️
Moeda do Sri Lanka
A moeda utilizada no Sri Lanka é a Rúpia Cingalesa.
Em janeiro de 2020 a cotação era de 1 USD para LKR 175,00.
Cartões de Crédito e ATMs
Os hotéis mais simples, assim como os pequenos restaurantes, raramente aceitam cartões de crédito.
Mas a boa notícia é que você pode sacar moeda local nos diversos ATMs espalhados por todas as cidades do Sri Lanka.
Meios de Locomoção no Sri Lanka
Você já deve ter ouvido falar das lindas paisagens que podem ser vistas durante as viagens de trem pelo Sri Lanka, certo?
A mais famosa rota de trem, que possui as mais belas paisagens, está entre as cidades de Kandy e Ella.
Ainda não há um sistema de vendas online. Os bilhetes são vendidos com antecedência nas estações de trem onde é possível comprar lugares reservados na primeira, segunda e terceira classes, o que nós recomendamos muito, especialmente durante a alta temporada.
No mais também dá para viajar pelo país de ônibus. As passagens são super baratas! O único problema é o calor durante os dias de verão intenso, já que os ônibus não tem, em sua grande maioria, o conforto do ar condicionado.
Dentro das cidades uma boa opção para locomover-se pra lá e pra cá são os tuk-tuks. Mas negocie MUITO BEM o valor antes da corrida iniciar, já que o primeiro preço que eles pedem normalmente é 4x o valor justo 😒 O Uber funciona super bem em cidades como Colombo e Negombo.
Preços
Há países onde alguns comerciantes possuem duas tabelas de preços, uma para locais e outra para turistas. Isso acontece em restaurantes e pequenos mercados, mas especialmente nos ônibus e trens.
No Sri Lanka os valores cobrados de turistas e locais é o mesmo, inclusive nos ônibus e nos trens. A única exceção são os tuk-tuks. Mas o que eu achei mais bacana é que, assim como na Índia, alguns produtos vem com os preços prefixados na embalagem. Confira sempre antes de pagar.
Água
Em algumas cidades do Sri Lanka nós até bebemos água da torneira. Mas não indicamos.
Uma garrafa de 1,5 litros custa em média LKR 70,00, que equivalem a USD 0.40. Mas a geração de resíduos neste caso é um problema 😣
Tomadas no Sri Lanka
O padrão de tomada usado no Sri Lanka é o do tipo D, o modelo de 3 pinos que lembra o da África do Sul. Mas não se assuste! Na maioria das casas e hotéis onde nos hospedamos nós encontramos esse tipo foto abaixo:
Preço da Cerveja no Sri Lanka
Desde o Nepal estávamos encontrando preços não muito amigáveis para o elixir dos deuses 😔 Mas aqui no Sri Lanka nós fomos muito felizes!
A cerveja local mais famosa é a Lion. Nos restaurantes uma garrafa de 600 ml custa em média LKR 500,00 que equivalem a USD 3. Mas a boa notícia é que nas liquor stores (lojas apropriadas para venda de bebidas alcóolicas) elas são vendidas por LKR 160,00, que equivalem a USD 0.90. Em todas as cidades conseguirmos comprar cerveja mais barata nestas lojas.
Melhor Época para Visitar o Sri Lanka
Em geral, a melhor época para visitar o Sri Lanka é entre os meses de dezembro a maio, já que esta é a estação seca nas áreas costeiras do oeste e sul. Entretanto, em dezembro, especialmente no período de Natal e Ano Novo é a mais alta temporada, e isso significa preços mais altos por todo lado. A baixa temporada é de junho a agosto quando chegam as monções.
Por isso, abril e maio são os melhores meses para percorrer todo o país. Mas considere que o clima no mundo está mudando. Teoricamente em outubro não estaria mais chovendo na parte norte do Sri Lanka, mas em 2018 choveu bastante, por isso não conhecemos esta parte do país. Ou seja, mesmo levando em conta as estações e o período das monções na hora de panejar sua viagem, você ainda precisará contar com um pouco de sorte para pegar somente dias lindos e ensolarados.
Quanto Custa Viajar para o Sri Lanka
O país é barato, especialmente se você estiver por lá na baixa temporada. O que nós achamos um pouco caro foram algumas atrações turísticas. Por exemplo, para subir a Lion Rock o valor do ticket é de USD 30,00.
Nossa média de gastos no Sri Lanka foi de USD 15 por dia, por pessoa. Neste valor incluímos todos os gastos com hospedagem, alimentação, deslocamentos, atrações turísticas e cervejas. Excluindo apenas a passagem aérea para chegar até lá. Nós fomos até o Sri Lanka em um voo da cia aérea indiana IndiGo. Pagamos USD 113, por pessoa.
Segurança
O Sri Lanka é um país seguro para se visitar. Nós nos sentimos muito confortáveis por todas as cidades por onde passamos.
Lembre-se do Seguro Viagem!
O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Especialmente porque o Seguro te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!
E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️
Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:
Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:
- 7 melhores praias do Sri Lanka
- Roteiro de 1 dia em Galle
- Roteiro de 1 dia em Colombo
- Top 10 atrações de Mirissa
- O que fazer em Kandy
- O que fazer em Ella
- O que fazer em Nuwara Eliya
- O que fazer em Hikkaduwa
- O que fazer em Unawatuna
- Conheça Sigiriya e Dambula
- 20 curiosidades sobre o Sri Lanka
- 10 Principais atrações do Sri Lanka
🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial
Pelo fato da população não falar inglês, achou necessário contratar agência de turismo em algum momento?
Não acho necessário, não. Mesmo porque sempre tem alguém que arranha um inglês para te ajudar. Sem contar que em último caso uma boa mímica resolve tudo 😉
Abração!
Camila
Estamos planejando uma viagem de uma semana apenas pelo Sri Lanka. Assim, qual cidade você recomendaria escolher, Ella ou Nuwara Eliya? Obrigado!
oi Érico,
Com certeza, Ella
Nuwara Eliya só se sobrar um tempinho.
Abração!
Estou indo no final de abril vou ficar em colombo sri lanca. Da para fazer o passeio de trem e tb da para conhecer muitos lugares