Roteiro de 1 dia em Colombo – Dica de viagem!

O Sri Lanka sofreu influência de vários outros países estrangeiros. Foi colônia de Portugal, da Holanda e da Inglaterra. Sem contar seu vizinho gigante, a Índia, de onde saíram algumas ondas de emigrantes. Atualmente percebe-se uma presença crescente de chineses, devido ao grande volume de investimentos deste gigante asiático no país. E toda essa mistura pode ser vista em sua capital econômica, Colombo.

Além disso esta cidade portuária já era conhecida desde a antiguidade, por ali passaram gregos, persas, romanos e árabes comercializando especiarias e pedras preciosas. E atualmente Colombo é o coração econômico do Sri Lanka. Uma cidade moderna com quase 6 milhões de habitantes. Nós gostamos muito da cidade. Fizemos um bate e volta partindo de Negombo e visitamos todas as atrações listadas abaixo caminhando, em um único dia.

Foto do alto do Seema Temple

O que fazer em Colombo – no Sri Lanka

Colombo é uma cidade grande, super movimentada e relativamente cara, comparada com o restante do país. Sua área portuária e central, que mais parece um grande mercado, contrasta com a zona do Galle Face Green que tem grandes avenidas, hotéis e prédios imponentes.

Além disso, na região do Galle Face Green é onde se está construindo um super projeto, uma nova cidade portuária no estilo da Marina Bay de Dubai. Um obra inovadora, orçada em USD 15 bilhões que está sendo financiada pelo governo chinês. Quando terminada, seguramente será a principal atração da cidade. Mas enquanto isso, vamos ao que Colombo tem a oferecer hoje.

Colombo
Estátua de Buda no Gangaramaya Temple

Onde se hospedar em Colombo

Nós preferimos ficar hospedados em Negombo, cidade mais tranquila e que fica mais perto do aeroporto. Ficamos hospedados no Aurora Beach Hostel. A pousada fica super bem localizada, a somente 100 metros da praia e próxima a vários restaurantes e cafés. Pagamos USD 9 pela diária do quarto de casal com ar condicionado. Super recomendamos!

Colombo
Quarto do nosso hotel em Negombo

Além disso, você sabia que ao fazer suas reservas aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a mantê-lo no ar recheado de dicas?

Pois é, reservando seu hotel aqui pelo blog nós ganhamos uma pequena comissão que nos ajuda a continuar trazendo dicas fresquinhas pra você! Por isso que tal clicar no link abaixo e ajudar a gente? ⤵️

A Jami Ul-Alfar ou Mesquita Vermelha

Apesar da maioria dos habitantes do Sri Lanka se declararem budistas, em Colombo os muçulmanos são maioria. E essa grande população muçulmana se reflete no número de mesquitas na capital. São diversas, mas a mais famosa é a Mesquita Vermelha.

Construída em 1909, seu estilo arquitetônico é uma mistura de gótico e neo clássico e suas cores vermelhas e branca deixam o prédio ainda mais bonito. Há uma entrada específica para os turistas não muçulmanos, que podem entrar somente até o hall principal.

A Red Mosque

O Parlamento Antigo

O prédio do Parlamento Antigo é o atual escritório do presidente do país. Foi aqui onde funcionou até 1983 o parlamento nacional, antes de ser mudado para a cidade de Sri Jayawardenepura, dentro da zona metropolitana de Colombo. Inaugurado em 1930, o prédio é herança da passagem inglesa no país e foi originalmente construído para abrigar o então Conselho Legislativo do Ceilão. Ceilão era como o Sri Lanka era chamado  até sua independência em 1948. 

Colombo
O Parlamento Antigo

Gangaramaya Temple

O Gangarama Temple é uma das principais atrações de Colombo, sendo o templo budista mais importante da capital. Além disso, por aqui também funciona um museu com diversas estátuas de Buda em ouro e pedras preciosas, outros objetos relacionados ao budismo e até mesmo uma coleção de carros antigos.

Ah, e dentro do templo tem ainda uma relíquia que abriga o que é considerado um “tufo” de cabelo que acreditam ser do Buda. A entrada para o complexo custa menos de USD 2.

Colombo
Templo de Gangaramaya

Beira Lake

O Beira Lake é uma das principais atrações de Colombo e seu nome em português vem da influência de Portugal no país. E essa é uma das curiosidades que escrevemos neste outro post:

➡️ 20 curiosidades sobre o Sri Lanka.

Construído em 1521 para proteger o forte português de ataques dos demais reis locais, o lago tinha mais de 1,65 km² originariamente. Mas com o passar do tempo ele foi perdendo área e foi até dividido, por isso hoje existe o Beira Lake East e o Beira Lake South-West.

Além disso, é dentro do Beira Lake South-West que ficam duas outras atrações da cidade, o templo de Seema Malaka, que faz parte do Gangarama Temple (o ingresso do Gangarama também dá acesso ao Seema) e a Ilha dos Namorados.

Colombo
Seema Malaka Temple

Viharamahadevi Park

O maior e mais antigo parque público da capital, o Viharamahadevi Park, é parada obrigatória para quem quer descansar um pouco sentando na sombra de uma árvore.

Construído pelos ingleses, seu nome original era Victoria Park. Ornado com várias fontes e até mesmo uma grande estátua de Buda, seguramente será local de alguns momentos agradáveis de descanso durante o seu day trip pela cidade.

Colombo
Viharamahadevi Park

Prefeitura de Colombo ou Town Hall

Localizada bem em frente a estátua de Buda do Viharamahadevi Park, está a prefeitura de Colombo.

Construída em 1928, durante o governo dos britânicos, o belo prédio chama ainda mais atenção pela sua semelhança com a Casa Branca em Washington. Nós achamos que lembra. Você concorda?

colombo
Prédio da prefeitura ao fundo

Nelum Pokuna Mahinda Rajapaksa Theatre

Ali pertinho também está o novo teatro e centro cultural de Colombo, construído em 2005. Ele tem em seu design único o seu grande diferencial.

O projeto foi inspirado em um viveiro de lótus com o formato de uma flor com oito pétalas que era parte do palácio do rei Parakramabahu, o Grande. Um dos últimos reis a conseguir unificar todos os reinados do país no século XII.

Colombo
Teatro Nelum Pokuna

Lotus Tower

Também conhecida como Colombo Lotus Tower, é o segundo maior prédio do sul do continente asiático, com 350 metros de altura. Fica atrás somente do INS Kattabomman na Índia.

Com o objetivo principal de funcionar como uma grande antena de rádio e TV, seu formato em forma de uma flor de lótus simboliza dois aspectos: pureza, a flor de lótus é o símbolo da pureza no budismo e, também, representaria o “desabrochar” do desenvolvimento econômico do país. A torre ainda possui um deck para observação da cidade a 248 metros de altura.

Colombo
Beira Lake com a Lotus Tower ao fundo

Independence Memorial Hall

Monumento nacional erigido em comemoração a independência do país da Inglaterra, ocorrida em 4 de fevereiro de 1948. Situado próximo ao Independence Square Mall, o memorial é muito visitado por estudantes das universidades vizinhas e por atletas amadores que usam a área para fazer exercícios físicos.

Colombo
Independence Commemoration Hall – Foto by By Charaka Ranasinghe

Murugan Hindu Temple

O maior e mais antigo templo Hindu de Colombo é também uma das atrações mais visitadas da cidade. Construído por volta de 1880, em honra de Lord Murugan. Sua principal característica é a torre na entrada do templo que conta a história de vários deuses Hindus em ornamentos super coloridos.

Colombo
Murugan Hindu Temple

Galle Face Green

O Galle Face Green é uma grande área verde, na verdade um grande gramado, à beira-mar. Um parque que se estende por 500 metros na orla do centro financeiro e comercial da cidade.

É um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol enquanto se come alguma comida local vendida em um dos vários quiosques da região. Por isso é uma boa maneira de terminar seu dia na capital do antigo reino do Ceilão. Obs.: eles também vendem cerveja por lá, é só procurar!

Colombo
Pôr do sol Galle Face Green

Como Chegar

Colombo fica a aproximadamente 39 km de Negombo e existem trens e ônibus conectando as duas cidades. Sendo que os horários de ônibus são muito mais frequentes do que os de trem.

Os ônibus saem do terminal rodoviário de Negombo e a tarifa custa USD 0.50 para os convencionais e USD 1 para as vans com ar condicionado.

Como se locomover

Nós visitamos as atrações mencionadas acima caminhando. Salvamos os pontos no APP Maps.Me e perdemos várias calorias andando para lá e para cá.

Se você não estiver disposto a andar tanto quanto nós andamos você pode utilizar os serviços de Tuk Tuk, Táxis ou até mesmo Uber, que funciona super bem, aliás.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O Seguro Viagem é indispensável em uma viagem para o Sri Lanka. Especialmente porque o Seguro te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Gostou? Veja todos os nossos posts sobre o Sri Lanka:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.