Roteiro de dois dias em Madri, Espanha

Fiz intercâmbio acadêmico em Madri há alguns anos. Na época passei um semestre e meio estudando em uma faculdade local. Foi um divisor de águas pra mim. E agora, depois de quase 11 anos, voltei a visitar a cidade e a reencontrar um grande amigo que fiz quando por lá estive pela primeira vez.

E pra aproveitar este clima meio nostálgico, preparamos este post com um roteiro “super guay” de dois dias nessa cidade maravilhosa.

Onde se hospedar em Madri

Nós nos hospedamos no VP Plaza España Design. O hotel fica a 1 minuto a pé da estação de metrô Plaza de España.

Caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Nosso quarto no VP Plaza España Design

Roteiro de dois dias em Madri – Dia 1

Gran Vía

Um dos principais cartões postais da cidade, a Gran Vía não pode faltar em nenhum roteiro de Madri. Ela é tão importante que vai aparecer duas vezes aqui. Logo no início, para que você tenha uma vista da avenida durante o dia, e também à noite, para que você a possa ver toda iluminada.

A Gran Via foi construída no início do século XIX, possibilitando conectar o centro da cidade à Plaza de España.

Atualmente encontramos cinemas, restaurantes e lojas de roupas e calçados por ali. Algumas lojas com preços ótimos inclusive! Mas resista à tentação das compras por agora, para não passar o resto do dia com sacolas na mão.

DICA DE OURO: Procure pelo El Corte Inglês da Plaza Callao, do lado da Gran Vía. O último andar da loja possibilita uma vista panorâmica da cidade e da avenida. Vale a pena conferir!

Puerta de Sol

Outro ponto bem famoso da cidade. É aqui que desde 1959 se encontra o Ponto Zero das estradas do país. Aqui também é onde se faz a contagem regressiva para o ano novo, usando o relógio da Real Casa de Correos.

Como se não fossem motivos suficientes para uma visita, ainda é nesta parte de Madrid onde fica a famosa “Estátua da Ursa”, símbolo da cidade, e também o letreiro do “Tio Pepe” – a propaganda de vinho mais fotografada do mundo…hehehê.

Roteiro de 2 dias em Madrid

Puerta de Sol – O letreiro do “Tio Pepe” e o Ponto Zero

Madrid

A Estátua da Ursa – Símbolo da cidade de Madrid

Plaza Mayor

A Plaza Mayor fica bem no centro de Madri, a poucos metros da Puerta de Sol. A praça foi construída no local onde funcionava o, então, mercado mais popular da vila. Até hoje ainda acontece uma feira aos domingos pela manhã e uma feira de Natal, montada próximo ao feriado.

A praça é retangular, sendo toda ela rodeada por edifícios de 3 andares e sua entrada se dá por 9 arcos.

Além de dar lugar a feiras, a praça já foi palco de coroações reais, execuções públicas, beatificação de santo e até para touradas! Melhor que muitas arenas multiuso de hoje em dia 😄

Madrid

Plaza Mayor

Mercado de San Miguel

Bem no centro de Madri é onde está localizado o famoso Mercado de San Miguel. A atual estrutura de ferro foi construída entre os anos de 1913 a 1916 e revitalizada em 2009. Conferindo um ar mais cult e requintado ao prédio.

A beleza do prédio é grande, com suas colunas de ferro e grandes janelas de vidro. Mas o mais interessante mesmo são os vários tipos de tapas, cervejas e vinhos que podem ser degustados em seu interior. Se a caminhada pela Gran Via, Puerta del Sol e Plaza de España te deu fome, este é um ótimo lugar pra comer. Só não espere encontrar quitutes muito baratos por lá 😬

Madrid

Mercado de San Miguel

Catedral de La Almudena

Construída no local de uma mesquita quando da retomada de Madri dos mouros, a catedral é a sede episcopal da diocese da cidade. Seu nome é oriundo da palavra árabe al-mudayna, que significa cidadela.

Sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromântico na cripta. A Catedral foi consagrada pelo Papa João Paulo II em 1993.

Sua fachada principal fica voltada para o Palácio Real, nossa próxima parada.

Catedral de La Almudena

Palácio Real

Construído onde originariamente era uma fortaleza dos mouros, o Palácio Real, ou do Oriente como é também conhecido, é a residência oficial do rei de Espanha. Apesar do mesmo morar efetivamente no Palácio de Zarzuela.

O palácio é aberto a visitações, exceto quanto está recebendo algum evento oficial. Nos seus arredores ainda estão os Jardins de Sabatini, a Praça do Oriente e o Campo Mouro. Além da própria Catedral de Almudena.

Madrid

Palácio Real

Plaza De España

A Praça de Espanha é uma das mais importantes de Madri. É dali que sai a Gran Vía e onde estão dois edifícios emblemáticos da capital, a Torre de Madrid e o Edifício Espanha.

Ali também estão as estatuas que homenageiam o escritor Miguel de Cervantes e sua grande criação, Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Foto mais que obrigatória!!!!

Madrid

As estátuas de Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança

Templo de Debod

O Templo de Debod é um dos poucos templos egípcios que podem ser vistos, em sua versão completa, fora do Egito. Ele é único na Espanha.

O templo é muito bonito e é algo totalmente inesperado para estar no meio de uma cidade europeia. Além de ser um excelente palco para ver o pôr do sol.

Ele foi construído no século IV a.C. em homenagem ao deus Amun e ficava ao sul da cidade egípcia de Aswan até a metade do século XX. Porém, o templo precisou ser desmontado devido a construção da nova represa de Aswan. Ele foi levado primeiro para Alexandria, de onde depois seguiu para a Espanha. A doação foi em reconhecimento pela colaboração da Espanha na salvação dos templos de Abu Simbel.

➡️ Neste mesmo ano nós estivemos no Egito visitando o Templo de Abu Simbel. Clique aqui para ver o post com todas as informações.

madrid

Templo de Debod

Gran Vía

Depois de ver o pôr do sol no Templo de Debod, é hora de voltar à Gran Via com ela toda iluminada, já no início da noite.

O cenário é completamente diferente daquele visto pela manhã. As luzes e os letreiros luminosos dão outro ar a avenida. Você pode aproveitar para ir ao cinema, assistir um musical ou se entregar às compras. A escolha é sua! 😉

Gran Vía iluminada à noite

Roteiro de dois dias em Madri – Dia 2

Parque do Retiro

Criado por volta do ano de 1630, o Parque do Retiro é o principal parque de Madri. Possui uma área de 125 hectares e mais de 15.000 árvores plantadas. É um ótimo refúgio verde bem no centro da cidade.

Além de seus campos e árvores o parque ainda conta com o Lago Grande, onde se pode alugar um barquinho para sair remando, e os Palácios de Cristal e de Vidro, onde atualmente funcionam salas de arte. Sem falar do grandioso Monumento à Alfonso XII, bem atrás do lago, e da Avenida da Argentina, ou das estátuas, com as estátuas dos reis do país.

O Parque do Retiro é um ótimo lugar para um passeio sem pressa de pelo menos umas 2 horas. E ótima escolha para um piquenique também.

Parque do Retiro

Puerta de Alcalá

Mais antigo do que o Arco do Triunfo na França e o Brandenburg Gate na Alemanha, a Porta de Alcalá foi construída em 1778 para ser a entrada da cidade.

A porta é formada por três arcos com duas portas retangulares em cada ponta. Ela fica bem próxima ao Parque do Retiro e é bem difícil de não ser notada.

Puerta de Alcalá

Plaza e Fonte de Cibeles

Se você é torcedor do Real Madrid, você já deve ter visto alguma comemoração deste time espanhol na Plaza de Cibeles.

A Plaza de Cibeles é um dos principais cartões postais da cidade. Tendo sua fonte como grande atração.

A praça ainda é cercada por edifícios super importantes e belos, como: o Banco de Espanha, o Palácio das Telecomunicações, a Casa de América e o Palácio de Buenavista.

Roteiro de 2 dias em Madri

Palácio das Telecomunicações

Fuente de Neptuno

Assim como Cibeles, a Fonte de Neptuno está entre as mais bonitas da cidade. E não rivaliza somente em beleza. Rivaliza também no futebol. Já que é aqui, a poucos metros da Fonte de Cibeles, que os torcedores do Atlético de Madrid vem comemorar os títulos do clube.

Madrid

Fuente de Neptuno

Museu do Prado e Reina Sofia

Como o roteiro é de somente dois dias, acredito que você terá a difícil tarefa de escolher entre ir ao Museu do Prado ou ao Reina Sofia. Ambos os museus são excepcionais e ficam a menos de 15 minutos andando um do outro.

O Museu do Prado é o maior e mais importante da Espanha e tem em seu acervo pinturas de Goya, Velazquez e El Greco. Além de inúmeros trabalhos de pintores renomados italianos como: Caravaggio, Botticellli, Tintoreto e Rafael.

Já o Reina Sofia é mais voltado para pinturas e artistas do século XX, para a arte moderna. Tendo quadros dos espanhóis Picasso, Dali e Miró. E Guernica, o grande mural de Picasso, está exposto aqui.

Se tiver tempo, visite os dois 😄

💰 Dica para economizar

Museu do Prado – entrada gratuita de segunda a sábado após às 18h e domingo após às 17h

Reina Sofia – entrada gratuita de segunda a sábado após às 19h e domingo após às 13h30.

Lembre-se do Seguro Viagem!

O seguro viagem é obrigatório em uma viagem para a Europa. Nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções de seguro, aí é só escolher a melhor opção para seu tipo de viagem. E utilizando nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora!

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pela Europa. Utilizando o código promocional CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora!

Dica Extra de Madri – Feira do Rastro

Todos os domingos e feriados acontece a Feira do Rastro no bairro de La Latina, em Madri. É uma feira que já acontece há mais de 400 anos e tem de tudo, roupas, objetos antigos, livros, artesanato e etc. É um ótimo lugar para passar a manhã de domingo e terminar tomando uma cerveja com tapas nos bares nos arredores da feira.

Fique esperto somente com seus objetos de valor. Como a feira é muito concorrida, às vezes há ocorrências dos famosos “pick pockets”, os batedores de carteira.

Gostou? Aproveite e veja também:

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

5 Comentários