Como visitar as Pirâmides no Cairo

Como visitar as Pirâmides – O complexo das Pirâmides de Gizé é a atração turística mais famosa de todo o Egito. O famoso trio das Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos formam o cartão postal mais conhecido de todo o país. Sendo que a Pirâmide de Quéops, também chamada de “A Grande Pirâmide” é o única Maravilha do Mundo Antigo que ainda resiste, linda, soberana e imponente, mesmo nos dias atuais.

Além disso, o mistério que envolve a construção das Pirâmides fascina: a exatidão matemática de suas medidas, a perfeição do alinhamento junto aos pontos cardeais e mais, a precisão utilizada em sua construção só seriam possíveis com conhecimentos científicos que surgiram muito tempo depois em nossa civilização. Ainda hoje elas representam um grande mistério e admirá-las de pertinho é uma experiência que merece ser vivida.

Como visitar as Pirâmides

Onde se hospedar no Cairo

Se você estiver buscando uma opção de hospedagem econômica e super bem localizada no Cairo, nós indicamos o Ismailia House Inn. O hotel fica bem no coração da praça Tahrir e oferece quartos duplos por USD 10 e quartos individuais por USD 6. Contudo nestas opções o banheiro é compartilhado.

Entretanto, se você quiser acordar com vista para as Pirâmides, nós indicamos o Giza Pyramids View Inn. Por USD 50 você terá um quarto super confortável para dormir e ainda tomará seu café da manhã (incluído na diária) olhando para a atração mais famosa de todo o Egito!

Além disso, ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Como visitar as Pirâmides no Cairo – Meios de transporte

Para se chegar até o Completo das Pirâmides de Gizé (composto pelas Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos + Esfinge) você tem algumas opções. Falaremos delas a seguir.

1 – Contratar um tour

Esta foi minha opção em 2013, quando estive no Egito em meio à Primavera Árabe. Quem aí se lembra? O Egito estava em meio ao período que hoje é conhecido a grande “Revolução”. A praça Tahrir recebia milhões de pessoas todos os dias, em protesto contra o governo, dentre outras questões. O Cairo estava um caos e eu acabei contratando um tour para visitar as Pirâmides na ocasião.

Além disso, as comodidades de se contratar um tour são diversas: carros com ar condicionado que te buscam em seu hotel, te levam até os principais pontos e te trazem de volta confortavelmente. Entretanto, muitos tours ainda oferecem o acompanhando de um guia, o que é muito bacana. Mas também é a opção mais cara, já que um tour de um dia pelas Pirâmides (incluindo Saqqara e Memphis) pode custar entre USD 30 até USD 90 por pessoa.

Como visitar as Pirâmides
Como visitar as Pirâmides

2 – Ir de Táxi

Esta é outra opção bastante cômoda. Independentemente de onde você estiver hospedado, pegar um táxi e saltar na porta do complexo também não exigirá muito esforço.

Contudo vale lembrar que nem todos os taxistas ligam o taxímetro no Egito, golpe muito comum, aliás. Ou seja, no momento em que eles perceberem que você é turista (sua cara ou o seu sotaque vão lhe denunciar amigo, sorry), uma corrida de USD 10 pode se transformar facilmente em USD 20 ou USD 30.

Além disso, considere que o Cairo tem um trânsito mega caótico, do centro até as pirâmides uma corrida dura em média 30 minutos, mas isso pode se transformar em até 2 horas a depender das condições do trânsito. Tenha isso em mente caso tenha horários específicos para ir e voltar. Se tiver um voo ou ônibus para outra cidade já agendados, por exemplo.

✅ Dica 1 – Diferentemente do Brasil, aqui no Cairo as corridas de táxi são mais baratas do que as corridas de Uber. Talvez seja pela situação atual dos veículos, que no geral são carros mais antigos, não muito bem conservados e na maioria das vezes sem ar condicionado;

Dica 2 – Tente simular a corrida no APP do Uber e use o valor para negociar com o taxista;

✅ Dica 3 – Para pegar um táxi basta colocar o pé na rua. São centenas circulando por toda a cidade para lá e para cá, 24 horas por dia. Se não conseguir uma boa negociação com o primeiro taxista, agradeça e tente o seguinte.

Faça já seu Seguro para garantir uma viagem tranquila pelo Egito. Contratando seu Seguro aqui pelo Blog além de ganhar um descontinho nós ainda recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a mantê-lo no ar, recheado de dicas!

3 – Ir de Uber

Como falamos mais acima, o Uber funciona super bem no Cairo. Os carros são novos, com ar condicionado e tem até a versão Uber Lambreta, que aliás, nós achamos o máximo! É um tipo de moto-táxi Uber. Para quem estiver viajando sozinho o preço pode valer a pena 😃

E assim como no caso dos táxis, caso tenha algum compromisso estabelecido considere o trânsito na hora de ir e voltar.

✅ Dica 1 – Você pode ter dificuldade na hora de identificar o veículo solicitado através do Uber pois os números nas placas são em árabe. Então escolha uma rua mais tranquila ou algum ponto de referência mais fácil (tipo um restaurante) na hora de solicitar a corrida;

✅ Dica 2 – Assim como no Brasil há a opção de pagar com dinheiro ou com cartão de crédito. Mas lembre-se que no caso do cartão o valor da corrida será convertido para USD e você ainda pagará IOF.

4 – Ir de metrô + minivan

Assim como em qualquer grande cidade do mundo, no Cairo o metrô pode ficar super cheio nos horários de pico, mas pode te ajudar muito na hora de fugir do trânsito caótico.

A estação de metrô que chega mais perto das Pirâmides é a Estação Giza. Porém, da estação até a entrada do complexo tem mais 10 km a serem percorridos.

Além disso, o bilhete de metrô custa apenas EGP 2,00, que equivalem a USD 0,11, e o mesmo deve ser mantido com você durante toda a corrida, já que para sair da estação você deverá inseri-lo definitivamente na catraca de saída.

✅ Dica 1 – Clique aqui para baixar o mapa do metrô do Cairo em PDF;

✅ Dica 2 – Ao descer na Estação Giza você já encontrará uma série de minivans que fazem o trajeto até as Pirâmides. Se não quiser enfrentar a muvuca, dê uns passos adiante;

✅ Dica 3 – Na hora de pegar a minivan faça uma Pirâmide juntando as duas mãos para sinalizar o destino que deseja, já que a probabilidade do motorista não falar inglês é enorme;

✅ Dica 4 – Além das minivans, neste ponto você também poderá seguir até o complexo pegando um táxi ou chamando um Uber;

✅ Dica 5 – O metrô leva cerca de 15 minutos da estação Sadat até Giza. Salte na estação Giza (ou El-Giza), que é a segunda estação depois da estação Cairo University. Em Giza Suburbs você ficará mais distante.

Como visitar as Pirâmides
Como visitar as Pirâmides – Mapa do metrô do Cairo

5 – Ir de ônibus

Talvez esta seja a opção mais desafiadora, já que os ônibus não possuem placas indicativas, o motorista e cobrador provavelmente não falarão inglês e nem sempre há um ponto de ônibus específico nas ruas.

Mas o lado bom é que mesmo sem falar um “A” em árabe você pode sinalizar com as mãos que deseja ir até as Pirâmides. Como falei mais acima, una as duas mãos formando uma Pirâmide. A mímica é uma linguagem universal e todos irão lhe entender…hahaha.

Nós vimos dois ônibus que saem de um ponto atrás do Museu do Cairo. São as linhas de ônibus número 355 e 357. A tarifa custa EGP 2,50, que equivalem a USD 0,15.

✅ Dica 1 – Os pontos de ônibus como conhecemos no Brasil são quase inexistentes por aqui. Atrás (bem nas costas) do Museu do Cairo passa uma rua bem movimentada. Você poderá pegar o ônibus ali, Veja foto abaixo;

✅ Dica 2 – Se você não tiver muito tempo ou se estiver com pressa por qualquer motivo, esqueça essa opção.

Como visitar as Pirâmides
Ponto específico onde passa o ônibus

6 – Como nós fizemos

Nós criamos o blog para tentar impedir que outras pessoas cometam os mesmos erros que nós cometemos, às vezes 🙈

E nossa humilde opinião, para visitar as Pirâmides de Gizé e a Esfinge um guia não se faz necessário. Se você ler bastante já será suficiente para entender aquilo tudo que verá no local. Porém, muitas pessoas incluem o Memphis Museum e o Complexo de Saqqara no mesmo dia de visitação. E conosco não foi diferente.

Nós negociamos em nosso hotel Transporte + Guia para nos acompanhar durante um dia inteiro de visita à Gizé incluindo Saqqara e Memphis. Pagamos EGP 200,00 por pessoa, que equivale a USD 12.  Confirmamos diversas vezes se neste valor estava incluído o transporte e também o GUIA e nos disseram que sim. Mas, advinha só? Era “Pegadinha do Malandro” 😒

Não acho que tenha sido má fé, acho que foi mais um problema da barreira da linguagem, já que o moço do hotel não falava bem inglês. Só sei que no final das contas não tivemos guia nenhum e acabamos pagando EGP 150,00 por pessoa pelo transporte de um dia. Seria mais barato ter ido de táxi. Mas fica o aprendizado.

Como visitar as Pirâmides – Dicas valiosas!

Seguem algumas dicas que poderão lhe ajudar:

✅ O complexo das Pirâmides possui duas entradas. A entrada principal estará sempre lotada de gente, fuja dela. Tente chegar pela entrada da Esfinge, que fica bem em frente a um KFC;

✅ Reserve um dia inteiro ou pelo menos 6 horas para visitar as Pirâmides de Gizé;

✅ Contrate um guia para visitar Saqqara ou o Complexo de Djoser, como também é conhecido. Uma visita sem um guia não fará nenhum sentido, já que o local tem muita história e poucas placas informativas;

✅ Embora tenha uma série de pessoas lhe dizendo o contrário, é possível chegar caminhando até o platô de onde é possível ver as 3 Pirâmides alinhadas. Não precisa ir de camelo nem de charrete;

✅ Tenha paciência! Por último a mais valiosa de todas as dicas: leve amor no coração e muita paciência. Porque desde sua chegada até na hora de ir embora você esbarrará com dezenas de vendedores tentando lhe vender passeios de camelo, de cavalo, souvenirs e etc., e isso pode ser muito chato, já que nem sempre um “não” mais firme e educado resolve. Nós continuávamos andando, sorrindo e ignorando. Afinal, as pessoas estão ali para ganhar a vida né? Não deixe isso te irritar a ponto de estragar a sua viagem. Esses dias li o relato de uma holandesa que odiou as Pirâmides por conta desse assédio dos vendedores. Bom, no mínimo você já vai avisado.

Lembre-se do Seguro Viagem!

Pelo amor de Osíris! Não viaje para a terra dos Faraós sem seguro! Primeiro porque o Seguro Viagem te garante uma trip sem preocupações, especialmente para países mais complicados, como o Egito. Segundo porque ele te auxilia até se a sua mala for extraviada ou se o seu voo for cancelado, por exemplo. Uma baita mão na roda!

E não é caro não, viu gente!? Tem Seguro Viagem por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções.

Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação!

Como conhecer o Egito sem passar raiva e sem gastar muito

O Egito é um dos meus países favoritos nesse mundo e você jamais vai me ouvir falando mal dele. Mas se você estiver viajando para o país pela primeira vez, eu me sinto na obrigação de ser honesta e muito franca contigo: o Egito não é para qualquer um. Nesse sentido, basta dar um “google” para encontrar relatos de pessoas que só passaram raiva por lá, gente que foi enganada, roubada, que se sentiu assediada, dentre outras coisas.

Dessa maneira, ter um guia ou alguém em quem se possa confiar é essencial para que não haja frustrações e aborrecimentos desnecessários em sua viagem. Por isso, pensando em ajudar os leitores aqui do blog, eu entrei em contato com um grande amigo que mora no Cairo, o Aly. Além de ser guia de turismo, o Aly fala português fluente e é um egiptólogo de mão cheia. Mas não somente, ele trabalha com preços bem abaixo dos valores cobrados pelas agências de turismo, e desenvolveu um pacote de 10 dias com valores ótimos, especialmente se você disser que pegou o contato dele aqui pelo blog.

Desta forma você poderá conhecer todas as maravilhas do Egito, sabendo que não vai passar raiva, e o melhor de tudo: sem ter que pagar uma fortuna por isso – Clique AQUI para ver mais informações.

Veja mais sobre o Egito…

Um viagem pelo Egito é o sonho de muita gente, e sempre foi o meu. Ficamos encantados com o país desde o primeiro dia. E depois de morar por aqui por 3 meses nós escrevemos alguns relatos que poderão lhe ajudar:

Dicas práticas

Informações que podem te ajudar

Tudo sobre os Templos e como visitar cada um deles

🌎  Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.