Um casal em uma viagem de volta ao mundo!

O que fazer em Pai – Opções de Roteiros, Passeios e Custos

Procurando o que fazer em Pai, a cidadezinha mais fofa da Tailândia? Então este post poderá lhe ajudar. Nós fomos até Pai com intenção de ficar 2 dias e acabamos ficando mais de uma semana, de tanto que nós gostamos.

Pai é uma cidade que fica no norte da Tailândia e que está cada vez mais presente no roteiro das pessoas que viajam pelo país. Por lá você não encontra tantas atrações quanto nas vizinhas Chiang Mai e Chiang Rai, mas acho que é justamente aí que seu charme ainda se esconde.

O que fazer em Pai

Onde se hospedar em Pai

Em Pai nós nos hospedamos no JJ&J Garden. Pagamos USD 13.00 por um quarto enorme com ar condicionado, banheiro privativo, TV, geladeira e até piscina. Os donos são uns fofos e nós gostamos muito.

Caso queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

O que fazer em Pai

Pai é uma cidadezinha tranquila e para explorá-la você tem duas opções: alugar uma scooter ou contratar um tour.

Nós sempre optamos por fazer nossos passeios de maneira independente e fugindo dos tours. Mas em Pai nós vimos que contratar um tour valeria a pena, financeiramente falando, vou detalhar melhor mais abaixo, peraí. Nós compramos um tour de 1 dia e visitamos as principais atrações da cidade na companhia de uma galera super animada.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Pôr do sol no Canyon – Coisa mais LINDA, né?

Big White Buddha – Wat Phra That Mae Yen

Logo ao chegar em Pai você já vai ver a enorme Estátua Branca de Buda que fica no alto de uma colina. Ela pode ser vista de diferentes pontos da cidade e é uma de suas principais atrações.

Nossa primeira parada foi por lá. Para chegar até o topo é preciso subir 353 degraus. Mas relaxa! Não tem nada de desesperador, até eu dei conta…rs. Em dias de céu limpo e sem fumaça a vista de lá de cima é bem bonita. Mas como nós estivemos em Pai na época das queimadas, tinha uma camada cinza cobrindo a vista. As pessoas também costumam ir até o local para ver o nascer e o pôr do sol.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – White Buddha

Como chegar: nós fomos até lá com o tour. Mas o White Buddha fica a 3 km do centro da cidade. É uma caminhada de 1h, se você estiver disposto. E lembre-se do 353 degraus…rs.

Quanto custa: a entrada é gratuita, mas você precisa estar vestido de acordo, sem shorts ou saia curtos e os ombros também devem ser cobertos.

Kiu Lom View Point

Nossa segunda parada com o tour foi no Kiu Lom View Point. E como eu disse mais acima, era época das queimadas e a vista não estava tão bonita assim. Mas com tudo verdinho deve ser incrível!

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – View Point – Note os galhos queimados ali atrás

Mas a parte mais legal do View Point com certeza foi essa roda gigante “diferentona” que se movimenta com o peso e de com acordo com o movimento dos participantes. Ficamos um tempão por ali girando na roda e ajudando quem chegava a se divertir também.

Obs.: pode ser perigoso na hora de descer. Todos que estiverem brincando têm que ter consideração com o colega que ficar por último, ou ele pode se machucar! Mas foi uma delícia voltar a ser criança por alguns minutos.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Olha que Roda Gigante mais maluca!?

Tham Lod Cave

Depois seguimos para a Tham Lod Cave, o ponto alto do tour na minha opinião. Nós já tínhamos visitado uma caverna gigante durante nossa passagem pela África do Sul, e eu confesso que adoro esse tipo de passeio.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Lod Cave Pai

Não é possível visitar a Lod Cave por conta própria, e é aqui que o tour já começa a valer a pena. Para visitar as 3 cavernas você precisa de um guia e o valor para uma turma de 3 pessoas é de THB 450,00, incluindo o passeio de jangada no final (USD 14). O preço total do tour é THB 500,00 (USD 15.70). Ou seja, se você estiver sozinho o tour já vale super a pena, mas falarei melhor a este respeito mais abaixo.

O QUE FAZER EM PAI

O que fazer em Pai – Lod Cave

O guia leva consigo uma lamparina e você segue caverna adentro. Se você nunca viu morcegos na vida esta será uma grande oportunidade. Tem vários por lá.

Ao contrário das cavernas que visitamos na África do Sul, por aqui os guias não explicam muito sobre o local. A explicação é limitada a apontar algumas formações de estalactites e estalagmites que lembram o formato de alguns animais e só. Não espere muito neste sentido.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Lod Cave – As jangadas que atravessam a caverna de um lado para outro

É possível visitar as 3 cavernas somente na época seca (entre os meses de novembro e abril). E a parte mais legal do passeio é atravessar a caverna de um lado a outro com uma jangada feita de bambu. Mas esta travessia não é possível durante a época das chuvas.

Como chegar: a Tham Lod Cave fica a 35 km de Pai e nós fomos até lá com o tour. Mas é possível ir com uma scooter alugada.

Quanto custa: o valor da entrada estava incluído no tour, mas os preços são:

  • Caverna 1 – THB 150,00 (USD 4.70) para um grupo de até 3 pessoas;
  • Caverna 1 e 2 – THB 200,00 (USD 6.30) para um grupo de até 3 pessoas;
  • Caverna 1, 2, 3 + passeio de jangada no final – THB 450,00 (USD 14.00) para um grupo de até 3 pessoas;
  • Durante a época das chuvas só é possível visitar uma caverna.

Sai Ngam Hot Spring

Quando eu ouvi que iríamos para um lugar de águas termais (água quente) já me deu preguiça na hora. Porque piscina de água quente num calor de 40 graus não soa como algo bacana, né?

Mas para minha grata surpresa, a água não era assim tão quente e até que ficar de molho na água morninha foi uma boa pedida. Tanto que fui a última pessoa a deixar o local.

O que fazer em pai

O que fazer em Pai – Sai Ngam Hot Spring

Existem outras termais em Pai mas a Sai Ngam Hot Spring (que também é conhecida como Secret Hot Spring) é a mais limpinha de todas. A água é cristalina e o lugar é super bacaninha. O ponto ruim é que agora começaram a cobrar para entrar no parque que dá acesso ao local.

E foi aqui que nós concluímos que contratar um tour realmente vale a pena em Pai. A Sai Ngam Hot Spring fica dentro de um parque e, atualmente, a entrada para o parque custa THB 200,00 (USD 6.30) + THB 20,00 para entrar nas piscinas + THB 20,00 para estacionar a moto.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Sai Ngam Hot Spring

Como chegar: Sai Ngam Hot Spring fica a 15 km de Pai e nós fomos até lá com o tour. Mas é possível ir com uma scooter alugada.

Quanto custa: é preciso pagar para entrar no parque e nas piscinas, veja:

  • Entrada para o parque – THB 200,00 (USD 6.30)
  • Entrada para as piscinas – THB 20,00 (USD 0.63)
  • Estacionamento – THB 20,00 (USD 0.63)

Mo Paeng Waterfall

Nosso tour teoricamente passaria pela Cachoeira Mo Paeng, mas ela estava seca e nós acabamos pulando a atração.

Eu fiquei triste porque a esta altura já tava um calor de matar e tudo o que eu mais queria era a refrescância das águas geladinhas de uma cachoeira. Mas… vai ficar para uma próxima.

Na época das cheias também vale a pena visitar as outras cachoeiras de Pai, como a Hua Chang Waterfall e a Mae Yen Waterfall.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Mo Paeng Waterfall – Créditos para a foto: https://mychiangmaitour.com

Como chegar: a cachoeira fica a 8 km de Pai e nós fomos até lá com o tour. Mas é possível ir com uma scooter alugada.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Pai Canyon

E a última parada do tour é no Pai Canyon, onde você poderá ver um incrível pôr do sol.

Mas se prepare porque vai ter mais umas 300 pessoas por lá com a mesma intenção…rs. Porém, mesmo o lugar sendo cheio de gente para o pôr do sol, ainda assim é uma ótima pedida para terminar o dia.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Canyon

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Canyon

O que fazer em Pai – Canyon

Como chegar: nós fomos até lá com o tour. Mas é possível ir com uma scooter alugada ou até de carona.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Walking Street – o PARAÍSO da comida

Andando pela ruazinha principal de Pai durante o dia fica até difícil de imaginar como ela ganha uma nova cara durante a noite. Todos os dias depois das 18h a rua se enche de barraquinhas de comida.

Por ali você encontra os deliciosos smoothies, panquecas, espetinhos, sanduíches, noodles, Pad Thai, rotis e até sushis, que você compra por unidade pagando míseros THB 5,00!

➡️ Veja aqui o post com todas as comidinhas que nós provamos e o melhor lugar para beber cerveja em Pai.

o que fazer em pai

O que fazer em Pai – Walking Street

Templos em Pai

Assim como outras cidades da Tailândia, Pai tem um monte de templos. E, como alguns deles ficam dentro da cidade, dá para conhecê-los caminhando, sem ter que alugar moto e nem contratar um tour.

Wat Luang

Construído por volta de 1800, o Wat Luang fica bem pertinho da Walking Street e nós fomos caminhando até lá.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Wat Luang

Como chegar: nós fomos caminhando até o templo.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Wat Klang

O Wat Klang é um dos templos mais ativos de Pai.

Também no centrinho do vilarejo, é super fácil de ir caminhando até lá.

O que fazer em Pai – Wat Klang

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Wat Klang

Como chegar: nós fomos caminhando até o templo.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Wat Pa Kham

E por último nós passamos no Wat Pa Kham.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Wat Pa Kham

Como chegar: nós fomos caminhando até o templo.

Quanto custa: a entrada é gratuita.

Existem dois outros templos em Pai que nós acabamos não visitando. O Wat Nam Hoo

e o Wat Sri Donchai.

Ponte de Bambu e Plantações de Arroz

Como estivemos em Pai na época seca nós não conseguimos visitar as plantações de arroz e a famosa ponte de bambu. Mas nossos amigos Michel e Rebecca do Égua da Viagem estiveram por lá e disponibilizaram essa foto lindona para nós incluirmos aqui:

O que fazer em Pai – Ponte de Bambu

WW2 Memorial Bridge

A WW2 Memorial Bridge é uma ponte que foi construída em 1942 pelos japoneses para transportar mercadorias e soldados da Tailândia para o Myanmar durante a Segunda Guerra Mundial.

Porém, a ponte que você pode visitar hoje não é a original de 1942. Esta nova versão foi construída em 1975 e agora faz parte das atrações de Pai.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – WW2 Memorial Bridge

Vale a pena contratar um tour em Pai?

Nós achamos que sim. Em primeiro lugar porque sai mais barato visitar as atrações de Pai com o tour do que de maneira independente, alugando uma scooter. E segundo porque é uma boa oportunidade de fazer amigos.

O tour custa THB 500,00 por pessoa, que equivale a USD 15.70. Existem opções com diferentes roteiros mas a maioria inclui o Buda Branco, a Lod Cave, Águas Termais, View Point, o Canyon, Cachoeira e almoço.

E aí é que está! Para a Lod Cave você teria que pagar pelo guia e pelo passeio de jangada. O valor sairia mais ou menos THB 150,00 por pessoa (o valor fechado para um grupo de 3 pessoas é THB 450,00). Se você estiver sozinho, ou em casal, e não encontrar mais pessoas para compor o grupo de 3 você já se lascou.

E para completar, as termais Sai Ngam que cobravam apenas THB 20,00 para entrar, agora cobram THB 200,00 só para você ter acesso ao parque nacional onde ela está inserida, Ou seja, somando a entrada da Lod Cave e da Sai Ngam já dá quase o valor total do tour. E somando o valor do almoço, do aluguel da scooter e da gasolina ficaria até mais caro.

Melhor lugar para alugar uma scooter em Pai

Você pode fazer o tour com uma agência e alugar uma scooter para explorar a região no dia seguinte, já que o tour não cobre tooooodas as atrações de Pai.

O aluguel de uma scooter em Pai gira em torno de THB 100,00 e THB 200,00 por 24 horas de locação. A maioria das locadores exigem que você deixe o passaporte como garantia, mas a aYa Service te dá a opção de deixar o passaporte ou um valor caução de THB 2.000,00. Aí você pode escolher o que melhor lhe convém.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Aya Service

Cuidado com os golpes!

Por toda a Tailândia existem diversos lugares que alugam a scooter, apreendem seu passaporte em garantia e na hora de devolver a moto e pegar o passaporte de volta é um auê!

Se quiser ser precavido, faça um vídeo da scooter com o seu celular na hora de pagar a moto (isso vale para aluguel de carros também). Filme TUDO, dê um bom zoom nos riscos existentes e guarde o vídeo. Assim você registra todos os arranhões que já estavam lá e não tem como “inventarem” danos que você não causou.

Como chegar

Para ir até Pai você obrigatoriamente terá que passar por Chiang Mai. E a estrada para Pai tem (PASME) 762 curvas! 😱 Até eu que nunca enjoo nas viagens fiquei verde.

As minivans saem de Chiang Mai para Pai de hora em hora da Arcade Bus Terminal. O bilhete custa THB 150,00, o equivalente a USD 4.70. E nós fomos até a rodoviária de Grab.

➡️ Veja mais neste post sobre como ir de Chiang Mai para Pai.

Para voltar para Chiang Mai você pode comprar a passagem na própria rodoviária que fica na Walking Street, em Pai. O valor é o mesmo, THB 150,00.

Também é possível ir de Pai até o Laos, inevitavelmente passando por Chiang Mai. A viagem que inclui boas horas de ônibus e até em um barco (para Luang Prabang) custa THB 1.750,00 por pessoa. A aYa Service (a mesma da locação da scooter) também vende essa viagem. Clique aqui para ver mais.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Rodoviária de Pai

ATM e Câmbio

Existem diversos ATMs em Pai e também lugar para trocar dólares ou euros. Fique tranquilo que a cidade é pequena mas oferece todas as facilidades que você precisa para ser feliz. Só não tem cinema…rs.

Onde comer em Pai

Pai tem uma série de restaurantes, mas quem nos acompanha a algum tempo sabe que a gente gosta mesmo é de comida de rua, né?

➡️ Veja neste post todas as delícias que nós provamos em Pai – por precinhos MARAVILHOSOS!.

Sushi por THB 5,00 – míseros USD 0.15 cada

Melhor época para visitar Pai

A melhor época para visitar a Tailândia é entre os meses de novembro e abril, período da seca, sem chuva para molhar seus dias de férias.

Porém, o fim de fevereiro até meados de abril é conhecido como o período das queimadas. Os fazendeiros tacam fogo na roça e a qualidade do ar fica bem ruim. A pele fica mais seca que o deserto do Saara e a maioria das pessoas usa máscaras para se proteger.

Nós estivemos em Pai bem nessa época e não foi muito legal não. Mas, se não tiver outro jeito, saiba que não é o fim do mundo também. Nós sobrevivemos…rs.

O que fazer em Pai

O que fazer em Pai – Fonte:https://www.meteoblue.com/

Gostou? Aproveite e veja também:

Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook:

🌍 https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

2 comentários sobre “O que fazer em Pai – Opções de Roteiros, Passeios e Custos

Deixe uma resposta