Roteiro de 2 dias em Bagan – Guia Completo!

Veja neste post nosso Roteiro de 2 dias em Bagan, o cartão postal do Myanmar. Aqui você encontra as principais atrações, dicas de onde comer, o melhor lugar para beber cerveja barata, onde se hospedar, como se locomover, além de fotos inspiradoras. Porque olha, Bagan foi um dos lugares mais fotogênicos que nós já visitamos na vida! Vem ver que coisa mais linda.

Myanmar
Roteiro de 2 dias em Bagan – O nascer do sol mais lindo do mundo!

O que fazer em Bagan

Bagan é a antiga capital do reino de Pagan, reino este que unificou e governou o que hoje conhecemos como Myanmar durante os séculos 9 e 13. Além disso, foi nesta região que o Budismo Theravada foi instituído e com isso diversos templos foram construídos. Por isso, em seus tempos gloriosos, estima-se que Bagan teve mais de 10.000 templos em seu território. Entretanto, invasões do Império Mongol reduziram a cidade a um pequeno vilarejo, e estas invasões somadas a uma sequência de terremotos fizeram com que o número de templos fosse reduzido a pouco mais de 2.200. O que já um monte, né? Vamos combinar…rs.

Por isso o sítio arqueológico de Bagan muitas vezes é comparado a Machu Picchu e Angkor Wat, justamente por sua grandeza e essa beleza infinita. Bagan já foi um lugar intocado, é verdade. Mas mesmo com o avanço do turismo você ainda encontrará menos visitantes por aqui do que em outros países do sudeste asiático.

Roteiro de 2 dias em Bragan – Sol nascendo em Bagan

Onde se hospedar em Bagan

A cidade base para explorar o sítio arqueológico de Bagan é Nyaung-U. Nós nos hospedamos no Gold Star Guest House. Pagamos USD 16 por dia em um quarto duplo com ar condicionado e banheiro privativo. E a diária ainda incluía um café da manhã bem gostoso que era servido todos os dias no rooftop do prédio.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Nosso quarto no Gold Star Guest House

Mas caso você queira ver outras opções de hotéis, veja a seleção que nós preparamos para você, basta clicar aqui. Lembrando que ao utilizar o Booking.com você pode efetuar suas reservas em reais (R$) fugindo assim do IOF. E em muitos casos é possível fazer o cancelamento gratuitamente, caso seja necessário.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Dia 1

Abaixo listarei as atrações que nós visitamos nesses 2 dias em Bagan. Além disso, vou indicar os nomes dos lugares da maneira como eles aparecem no Google Maps e/ou Maps.Me., aí é só salvar nos APPs e montar o seu próprio roteiro! Sim, eu sei. Eu sou super legal 😆

Roteiro de 2 dias em Bagan – Dhammayangyi

Nascer do sol em Bagan

O nascer do sol em Bagan é uma das coisas mais lindas que você vai ver em toda sua vida. E a depender do seu horário de chegada em Nyaung-U você pode se programar para fazer isso logo no primeiro dia de passeio. Mas como nós havíamos chegado na tarde anterior, corremos para alugar a moto e deixar tudo certo para acordar às 5h da manhã para chegar no local a tempo. E olha, valeu a pena!

Além disso, também é possível fazer um voo de balão para ver o sol nascer. Mas por conta do preço elevado (falarei melhor mais abaixo) nós optamos por permanecer em terra firme, e confesso que não nos arrependemos. Veja só:

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Sol nascendo em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bragan – Sol nascendo em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bragan
Roteiro de 2 dias em Bragan – Sol nascendo em Bagan 

Melhor lugar para ver o nascer do sol em Bagan

Aí é que está! É complicado indicar um lugar para ver o nascer e o pôr do sol em Bagan, já que desde 2017 o governo fechou o acesso à maioria do templos onde era possível subir.

Os templos maiores continuam fechados e acho que assim permanecerão por um bom tempo. Contudo, o governo abre o acesso para uns templos menores, depois fecha e muda para outros e assim vai. 

Por isso a melhor maneira de descobrir quais acessos estão liberados é perguntando para a população e/ou guias locais. Mas em todo caso, veja abaixo a locação exata do local que escolhemos no Maps. Me:

Roteiro de 2 dias em Bagan – O pontinho azul mostra o local exato

Htilominlo Temple

Depois de ver o sol nascendo nós voltamos para o hotel para tomar café e descansar. Com as energias recarregadas, nossa primeira parada do dia foi no Templo Htilominlo.

Ele está em reparo desde o terremoto de 2016. O templo possui 4 andares, mas as áreas superiores estão fechadas para visitação. Dentro do templo existem 4 gigantes estátuas douradas de Buda, uma para cada entrada do prédio. E do lado de fora do templo há uma série de barraquinhas e lojas vendendo lembrancinhas, comida, roupas e etc.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Htilominlo Temple

Kheyminga Temple

Depois seguimos até o Kheyminga Temple, com vários templos menores nos arredores. Paramos a moto e seguimos andando por ali.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Kheyminga Temple

Templo sem nome…rs

Depois paramos em uns templos sem nome. E eu só estou mencionando este fato para te dizer que você vai passar por infinitos templos durante seus dias em Bagan.

Lembra que são mais de 2.000? Então, o lance é que alguns deles simplesmente não têm o nome indicado nem no Google Maps, nem no Maps.Me. Por isso faça uma caça aos templos e seja feliz!

Roteiro de 2 dias em Bagan – Cada um dessas pagodas continha uma imagem de Buda dentro

Ananda Temple

Templo de Ananda é considerado a maior obra-prima de Bagan. E de fato ele é o maior e o mais bem preservado de todos os templos que nós visitamos. Tudo bem que algumas restaurações grotescas foram feitas, mas ainda assim eu o elegi como sendo o mais bonito.

O nome “Ananda” deriva do nome de um primo de primeiro grau de Buda. E a história da construção do templo remonta à uma lenda de 8 monges da Índia que visitaram Bagan.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Ananda Temple

Na visita os monges comentaram sobre uma caverna nos Himalaias que tinha uma vista super bonita para um templo na neve. O rei, tendo ficado impressionado com a visão imaginária, teria mandado construir este templo nos mesmos moldes do templo relatado pelos monges. Reza a lenda que ele também teria mandado executar os arquitetos, para que a obra não fosse replicada em nenhum outro lugar do mundo.

Olha mais uma semelhança com a história do Taj Mahal. Será que no passado era moda mandar matar as pessoas depois da realização de uma grande obra?

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Ananda Temple – Detalhes

Thatbyinnyu Temple

Depois das cores do Ananda seguimos até o Templo Thatbyinnyu, um dos primeiros templos de vários andares construídos em Bagan. O topo do templo era um ótimo local para assistir ao nascer do sol, mas em 2017 o acesso ao topo de diversos templos foi fechado.

O nome Thatbyinnyu significa onisciência em Pali, e aqui representa a onisciência de Buda.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Thatbyinnyu Temple

Shwe San Daw Pagoda

De lá seguimos para a Shwe San Daw Pagoda, onde também era possível subir para ver o nascer do sol. Porém, atualmente o acesso às escadas está fechado.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Shwe San Daw Pagoda

Alodawpyi Pagoda

Nossa último templo visitado neste primeiro dia foi a Alodawpyi Pagoda. Fizemos apenas uma passagem rápida por ali, já que o momento mais bonito do dia estava prestes a acontecer!

Roteiro de 2 dias em Bagan – Alodawpyi Pagoda Bagan

Pôr do Sol em Bagan

Eu definitivamente não sou o tipo de pessoa que vai à praia e aplaude o pôr do sol. Mas em Bagan confesso que me emocionei bastante. Na verdade eu quase chorei. 😭

Assistir a estes dois momentos do dia, o nascer e o pôr do sol, é o ponto alto de uma passagem por Bagan. Por isso posso dizer que estes foram os momentos mais inesquecíveis de nossa viagem pelo Myanmar. As fotos falam por si, veja:

Roteiro de 2 dias em Bagan – Pôr do sol em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Pôr do sol em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Pôr do sol em Bagan

Melhor lugar para ver o pôr do Sol em Bagan

Aqui vale o mesmo discurso referente ao nascer do sol. O governo libera o acesso a alguns templos e fecha o acesso a outros. Segue abaixo o local que escolhemos para ver o pôr do sol e sua localização exata no Maps.Me.

Roteiro de 2 dias em Bagan – O pontinho azul mostra o local exato

Roteiro de 2 dias em Bagan – Dia 2

Nós poderíamos ter escolhido outro ponto bacana para ver o sol nascendo de novo, mas ficamos com preguiça de acordar novamente às 5h da manhã…rs. Em todo caso esta é uma boa opção para você começar esse segundo dia.

Shwezigon Pagoda

A Shwezigon Pagoda é a mais dourada, mais imponente e mais colorida atração de Bagan. E sua localização central permite que, a depender de onde você estiver hospedado, seja possível ir caminhando até lá.

Nós vistamos a Shwezigon Pagoda no nosso segundo dia em Bagan, mas também é possível deixar a visita para a manhã do terceiro dia, antes de pegar o ônibus para mudar de cidade.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Shwezigon Pagoda

Templo com pinturas bonitas em seu interior

Depois da pagoda dourada nós seguimos o Maps.Me até este templo com a seguinte descrição: “very pretty Temple with amazing murals inside”.

Ficamos curiosos com o nome e não nos arrependemos de seguir até lá, já que o templo realmente possui pinturas bem coloridas em seu interior. Mas o acesso à parte interna está fechado, pelo menos quando estivemos por lá tinha um cadeado enorme no portão de entrada. Tiramos essa foto através da grade.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Repare nas pinturas internas

Dhammayangyi Temple

Nossa próxima parada foi no Templo Dhammayangyi. Ele é enorme e você poderá avistá-lo de diversos pontos de Bagan. Contudo, o Templo Dhammayangyi não é famoso apenas por sua imponência, mas também pela história cruel que remonta à sua construção.

Reza a lenda que o rei Narathu mandou construir o templo por ter ficado com a consciência pesada depois de sufocar seu pai e seu irmão até a morte. E também por ter executado uma de suas esposas, uma princesa de descendência indiana, porque ela realizava rituais hindus. Eu hein!? 😳

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Dhammayangyi Temple

Sulamani Temple

Templo Sulamani também estava passando por reformas, por isso você pode ver os tapumes verdes do topo. A história aqui se repete: ele é um dos templos mais famosos de Bagan. Talvez porque no passado era possível subir no seu topo para ver o nascer ou o pôr do sol. Mas ele também figura a lista dos templos que atualmente mantém fechado o acesso para o rooftop.

Além disso, o Sulamani possui pinturas bem preservadas nas paredes de seu interior e é um dos templos mais impressionantes, na minha opinião.

Roteiro de 2 dias em Bagana
Roteiro de 2 dias em Bagan – Sulamani Temple

Não se esqueça do Seguro Viagem!

Além de ser obrigatório em muitos países e exigido na imigração, o Seguro Viagem ainda te garante uma trip sem preocupações, já que ele te dá cobertura até se a sua mala for extraviada. Uma super mão na roda!

E não é caro, gente! Tem seguro por valores irrisórios, menos de R$ 80,00 para uma viagem de 10 dias. Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Por isso nossa sugestão é fazer uma boa busca através da Segurospromo, um site que compara preços e te apresenta uma série de opções. Além disso, ao utilizar nosso código CASALWANDERLUST5 você ainda ganha 5% de desconto na hora! Faça já sua cotação clicando aqui ou no link abaixo:

Pyathatgyi Temple

Seguimos para o “quadradão” Pyathagyi Temple. Este também era um dos templos famosos que permitia que as pessoas tivessem acesso ao seu topo. Mas advinha o que já não pode mais!? Isso aí mesmo, adivinhão! hahahaha. Nada de subir no rooftop deste templo. 😜

O que eu acho uma boa, sabia? Assim como não é permitido subir nas pirâmides do Egito, pela questão da conservação, acho ótimo rolar a mesma proibição aqui em Bagan.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Pyathagyi Pagoda

Myauk Guni

Depois fomos até o Myauk Guni, um templo relativamente pequeno, mas que vale a visita.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Myauk Guni

Gawdawpalin

Gawdawpalin é o segundo templo mais alto de Bagan. Ele foi seriamente danificado pelo terremoto de 1975, tendo que passar por uma extensiva restauração nos últimos anos.

Cuidado que o Maps.me pode te levar para uma versão errada deste templo.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Gawdahpalin

Bupaya Pagoda

Bupaya é um templo com uma bonita vista para o rio Irrawaddy. Foi construído por um rei que, segundo uma lenda, teria conseguido acabar com uma praga que assolava esta região. A praga era uma planta no formato da pagoda e ele a teria construído no exato local onde conseguiu erradicar a praga.

Mas a Pagoda que podemos ver hoje é a reconstrução da versão original, que também foi totalmente destruída durante o terremoto de 1975.

Roteiro de 2 dias em Bagan – Bupaya Pagoda

Como se locomover em Bagan

Definitivamente a melhor maneira de se locomover em Bagan é alugando uma moto elétrica, tipo uma scooter, sabe?. Só que ao invés de pôr gasolina você carrega a bichinha na tomada. Olha que maravilha!?

Uma moto elétrica nova tem autonomia de 60 km, que são suficientes para você rodar o dia inteiro. Entretanto, se a moto não for tão nova assim, talvez você tenha que trocá-la por outra no decorrer do dia. Mas neste caso é só voltar até o local de locação e trocar por outra moto com a bateria cheia, e isso pode ser feito a qualquer momento do dia, sem custo adicional.

A locação custa em média MMK 8.000,00 por dia, que equivale a USD 5.30. Porém, com a indicação dos nossos amigos do blog Mundo Sem Fim, nós encontramos este local onde a locação custou MMK 6.000,00, ou USD 4.00.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Melhor lugar para alugar a moto elétrica em Bagan

Outra opção seria alugar uma bicicleta, mas lembre-se que são mais de 2.000 templos e que os mais importantes são bem distantes uns dos outros. Mas se você tiver dias sobrando em Bagan vale a pena alugar uma bike e sair pedalando sem rumo. O aluguel da bicicleta custa em média MMK 2.000,00, ou seja, USD 1.30.

Como ir de Mandalay para Bagan

Para ir de Mandalay até Bagan nós pegamos um micro-ônibus. Pagamos MMK 9.000,00 pela passagem, que equivale a USD 6.00. A viagem de Mandalay para Bagan durou 4 horas.

Nós compramos o bilhete no nosso hotel, o Apex Hotel Mandalay. O valor foi o mesmo que vimos em agências espalhadas pela cidade e ainda incluía o transporte até a estação de onde saia o micro-ônibus.

Porém, como Bagan é a principal atração do país, não se preocupe! Você encontrará ônibus saindo das principais cidades e em diversos horários todos os dias.

Onde comer bem e barato em Bagan

Bagan tem opções de restaurante para todos os gostos e bolsos. Você encontra desde comida típica asiática até pizzas e hambúrgueres bem saborosos.

Mas eu deixarei duas indicações aqui: de um restaurante local, com comida deliciosa e baratinha e também de um restaurante localizado na rua principal, onde você encontra chopp super barato!

Vou começar pela cerveja barata, lógico. O Novel Restaurant fica na rua central de Bagan, e é lá onde você poderá beber chopp por MMK 850,00, míseros USD 0.50. O Novel Restaurant abre todos os dias das 9h às 22h30m.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Cerveja por USD 0.50 no Novel Restaurant

Mas nós gostamos mesmo é de comer em restaurantes mais simples, de famílias locais. Porque achamos que é uma maneira bacana de fazer um turismo mais consciente, apoiando o pequeno produtor e fazendo a roda da economia girar para quem realmente mais precisa.

Por isso nós almoçamos e jantamos todos os dias no Spice Restaurant. Um lugar simples, mas com uma comida deliciosa, ótimos preços e um atendimento sensacional.

Encontramos o Spice ao acaso, passando na rua onde ele fica. Ele não aparece nem no Google Maps para você ter uma idéia. Mas fica bem em frente ao hotel Thiri Mingalar, e este sim você acha no mapa. O Spice Restaurant abre todos os dias das 10h às 22h30m.

Roteiro de 2 dias em Bagan
Roteiro de 2 dias em Bagan – Spice Restaurant 

Como se vestir

As principais atrações de Bagan são templos e pagodas, ou seja, monumentos religiosos onde as pessoas vão para meditar e fazer suas orações. São lugares sagrados onde mostrar demais o corpo pode ser visto como falta de respeito. Por isso existe um dress code:

Mulheres – blusas regata, tomara que caia (ou com decotão), saias e shorts curtos não são bem-vindos;

Homens – em alguns templos o Lázaro pôde entrar com uma bermuda com comprimento abaixo dos joelhos, em outros não. Camiseta regata também não pode.

A maioria dos templos empresta um tecido para você cobrir o corpo, caso esteja com uma roupa inadequada. Mas se você quiser andar precavido, coloque uma canga na bolsa/mochila, ela servirá como lenço para cobrir os ombros e como saia longa para cobrir as pernas.

Outra dica bacana: você vai precisar tirar o sapato para entrar em TODOS os templos. Vá de chinelo que será bem mais prático. Ah! E não pode entrar nem de meias nos templos.

Melhor época para visitar Bagan

A melhor época para visitar Bagan é o período entre novembrofevereiro, quando o clima está mais seco e ainda não tão quente. Os meses de março e abril trazem temperaturas mais elevadas.

Nós estivemos no Myanmar em fevereiro e achamos o clima perfeito, com dias de sol e céu azul. Mas a humidade relativa do ar estava bem baixa, e para ajudar na hora de dormir eu colocava uma toalha molhada do lado da cama.

Não se esqueça do Seguro Viagem!

Vou falar de novo: não me vá viajar pelo sudeste asiático sem seguro! Clique AQUI para obter sua cotação com DESCONTO. Ou clique no link abaixo ⤵️

Espero que tenha gostado. Aproveite e veja também:

🌍 Acompanhe nossa viagem de volta ao mundo através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/casalwanderlustoficial

Salve no Pinterest para ler mais tarde:

Roteiro de 2 dias em Bagan

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.